Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A modificação das paisagens e o processo de urbanização

 

16/07/2013

Autor y Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Conhecer o processo de produção e modificação das paisagens;
  • Perceber a relação existente entre a modificação das paisagens e o processo de urbanização;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes à população urbana do lugar em que vivo.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de paisagem, paisagem urbana e população.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

 ATIVIDADE

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) é importante discutir com os alunos o processo de produção e modificação das paisagens e o papel dos seres humanos neste processo. Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de análise da (re)organização das paisagens para que possam compreender o papel dos seres humanos neste processo que é contínuo.

Apresente para os alunos a imagem abaixo. Ela retrata o processo de modificação de uma paisagem. Retome com os alunos os conceitos de paisagem, paisagem natural e paisagem humanizada. Acesse a aula "As paisagens do meu lugar (UCA)" no endereço web http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31083 para retomar estes conceitos.

 

Solicite que observem e analisem as imagens com atenção.

 

Imagem: Modificação das paisagens

Fonte: disponível no site: http:// http://files.geogra-falando.webnode.com/200000028-d9fd4daf78/Paisagem.jpg

acesso em: junho de 2013 

Agora, oriente os alunos na realização das atividades a seguir:

 

1. Elabore um quadro apresentando os elementos naturais e os elementos humanizados presentes em cada uma das imagens.

 

Imagem: Modelos de quadros para analise das paisagens

 

Imagem A 

ELEMENTOS NATURAIS ELEMENTOS HUMANIZADOS 
 

 

 

 

 

 

 

Imagem B

ELEMENTOS NATURAIS ELEMENTOS HUMANIZADOS
 

 

 

 

 

 

 

Imagem C

ELEMENTOS NATURAIS ELEMENTOS HUMANIZADOS
 

 

 

 

 

 

 

 

Comentário: Esta atividade contribui para o desenvolvimento da atenção dos alunos e para o processo de produção da escrita.

 

2. Apresentação dos resultados: possibilite que os alunos apresentem suas produções. Na lousa elabore os mesmos quadros e solicite que contem o que escreveram no caderno. Anote, nos quadros, os elementos identificados pelos alunos, sempre que necessário retorne as imagens para esclarecer possíveis dúvidas.

 

SEGUNDO MOMENTO

1. Coletivamente, instigue os alunos a identificar os elementos que repetiram nos quadros. Nomeie um aluno e solicite-o que faça uma lista com estes elementos.

 

2. Aproveite para conversar com os alunos sobre:

a. O que as imagens das paisagens mostram?

b. Por que alguns elementos apareceram repetidos nas imagens?

c. Por qual motivo esta paisagem foi sofrendo modificações?

d. Quais os possíveis problemas ambientais que estas paisagens podem apresentar?

 

3. Solicite que, individualmente, organizem a conversa em forma de uma produção de texto em que relatam o processo de modificação da paisagem analisada.

 

Comentário: O estudo das imagens (paisagens) possibilita o desenvolvimento da observação e da analise das modificações provocadas pelos seres humanos nas paisagens. A observação  das paisagens, pelos alunos, possibilita o desenvolvimento de um olhar crítico sobre as várias mudanças identificadas no dia a dia que podem ou não trazer consequências para a natureza e a sociedade. A produção escrita, que pode ser objeto de avaliação, é uma, entre outras formas de sistematização do conhecimento, ler e escrever é responsabilidade de todas as áreas do conhecimento

 

TERCEIRO MOMENTO

O processo de percepção e análise das paisagens passa também pela sua produção. Neste trabalho, os alunos deverão desenhar duas paisagens: natural e humanizada. Sendo assim, desenvolva as etapas da atividade proposta:

 

1. Organize a turma de alunos em duplas;

 

2. Explique que o trabalho será realizado em várias etapas e em dupla, mas cada aluno ficará responsável por uma etapa. Esta atividade poderá ser realizada em casa com alguns momentos em sala de aula. Siga as instruções:

a. Distribua para cada dupla uma cartolina, se necessário solicite que tragam de casa;

b. Os alunos deverão decidir quem iniciará a atividade. Neste primeiro momento, um dos alunos deverá desenhar uma paisagem natural;

c. Depois, deverá apresentar o desenho para seu colega de dupla, justificando o trabalho realizado. O seu parceiro deverá anotar as observações apresentadas;

d. Organize um painel com o tema “Paisagens Naturais”, que deverá ficar em exposição por uma semana;

e. No fim da exposição entregue o desenho para o outro aluno da dupla que deverá transformar a paisagem natural desenhada em uma paisagem humanizada;

f. Como feito anteriormente, ele também deverá apresentar o desenho para seu colega de dupla, justificando o trabalho realizado e seu parceiro deverá anotar as observações apresentadas;

g. Organize um painel com o tema “Transformação das Paisagens Naturais”, que deverá ficar em exposição por uma semana.

 

3. Para concluir a atividade, as duplas deverão elaborar e apresentar, aos colegas de sala, um relatório coletivo apresentando as observações realizadas nos trabalhos.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Transformação de paisagens natural pelos homens

Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/transformacao-das-paisagens-naturais-pelo-homem/

Acesso em: junho de 2013

 

O que é uma paisagem

Disponível em: http://www.escolakids.com/paisagem.htm

Acesso em: junho de 2013

 

O conceito geográfico de paisagem e as representações sobre a ilha de Santa Catarina Feitas por viajantes dos séculos XVIII e XIX

Disponível em: http://www.geograficas.cfh.ufsc.br/arquivo/ed06/ed06_art06.pdf

Acesso em: junho de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  5. A capacidade de observar, organizar, analisar e produzir o conhecimento.  
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.