21/07/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de população, do processo de ocupação e de organização do lugar em que o aluno vive.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
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PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) é importante discutir com os alunos o processo de ocupação e organização do lugar em que vivem e o papel da população na ocupação desses paisagens. Sendo assim, é necessário possibilitar aos alunos momentos de análise do lugar em que vivem para que possam, tendo como ponto de partida o seu dia a dia, compreender a sociedade.
Em sala, converse com os alunos sobre a importância de conhecermos os lugares e a população que o ocupa. Professor(a) proponha uma conversa e procure identificar o lugar em que os alunos nasceram. Solicite que registrem no caderno as descobertas e realizem as atividades propostas.
1. Provoque os alunos, por meio das seguintes perguntas:
Os alunos devem responder o nome do município em que nasceram.
Os alunos devem informar o nome do país em que nasceram.
Aproveite as respostas dos alunos para explicar que, a naturalidade refere-se ao município e a nacionalidade ao país de origem da pessoa, e em seguida, desenvolva as atividades a seguir:
2. A partir das respostas obtidas, elabore um quadro, na lousa, para anotar a origem dos alunos, conforme modelo a seguir (Figura1).
Figura 1: Modelo de quadro origem dos alunos
ALUNO(A) |
MUNICÍPIO |
ESTADO |
PAÍS |
|
Fonte: autora, 2013
3. Solicite aos alunos que organizem os dados e procurem identificar:
4. Agora, oriente-os para que organizem outro quadro com os dados obtidos, segue modelo (Figura 2):
Figura 2: Modelo tabela município de origem dos alunos
MUNICÍPIOS DE ORIGEM |
NÚMERO DE ALUNOS |
MUNICÍPIO EM QUE VIVEMOS
OUTROS MUNICÍPIOS |
Fonte: autora, 2013
Comentário: Professor(a), a Cartografia Temática, que é uma área da Geografia, evidencia uma diferença entre quadro e tabelas. Os quadros apresentam dados qualitativos e as tabelas dados quantitativos, esteticamente são abertas dos lados, segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) diferentemente dos quadros.
5. Depois, oriente os alunos na elaboração de um gráfico de coluna simples tendo como referência as duas categorias: município em que vivem e outros municípios. Segue exemplo (Figura 3 - 4):
Figura 3: Exemplo de tabela dos municípios de origem dos alunos
MUNICÍPIOS DE ORIGEM |
NÚMERO DE ALUNOS |
MUNICÍPIO EM QUE VIVEMOS OUTROS MUNICÍPIOS |
18 07 |
fonte: autora, 2013
Comentário: Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com a Matemática, colaborando na orientação dos alunos em atividades como: tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
6. Agora, questione os alunos:
O que os dados do gráfico mostram? Escreva com suas palavras.
Comentário: Professor(a) solicite aos alunos que nasceram em outro estado que realizem uma pesquisa com seus familiares para descobrir por qual motivo mudaram para outro lugar. Na aula seguinte, possibilite aos alunos que apresentem o que descobriram.
SEGUNDO MOMENTO
Proponha aos alunos as atividades que seguem:
1. Volte no quadro de origem dos alunos e organize um novo quadro com as contendo as seguintes informações: estado em que vivemos e outros estados (figura 5).
Figura 5: Modelo tabela estado de origem dos alunos
ESTADOS DE ORIGEM |
NÚMERO DE ALUNOS |
ESTADO EM QUE VIVEMOS
OUTROS ESTADOS |
Fonte: autora, 2013
2. Depois, elabore um gráfico de colunas simples, conforme o modelo a seguir (figura 6), tendo como referência as duas categorias: estado em que vivem e outros estados.
Figura 6: modelo de gráfico de colunas simples.
Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Disponível em: maio de 2013
3. Agora responda:
4. Utilizando o Atlas Geográfico (figura 7), realize as atividades à seguir:
Figura 7: Atlas Geográfico
Imagem: Mapa Político do Brasil
Disponível em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg
Acesso em: maio de 2013
5. Escreva, em ordem alfabética, o nome dos estados em que os alunos nasceram.
6. Em relação ao estado em que vivem escreva o nome dos estados que se localizam ao:
Norte______________ Nordeste ___________________
Sul________________ Noroeste____________________
Leste ______________ Sudeste______________________
Oeste_______________ Sudoeste_____________________
TERCEIRO MOMENTO
Professor, em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (Disponível no endereço web http://censo2010.ibge.gov.br/ ) realizou o XII Censo Demográfico para conhecer a população brasileira. O resultado mostrou que o Brasil possui, aproximadamente, 190.732.694 habitantes. Aproveitando esta metodologia instigue os alunos a conhecerem a população de alunos da escola no turno em que estudam.
1. Para tanto, oriente-os para que realizem as seguintes etapas:
Figura 8: Modelo de quadro origem dos alunos por sala de aula pesquisada
ALUNO(A) |
MUNICÍPIO |
ESTADO |
PAÍS |
|
Fonte: autora, 2013
2. Organize um quadro (figura 9) com os dados dos municípios em que os alunos nasceram por sala pesquisada:
Figura 9: Modelo tabela município de origem dos alunos
MUNICÍPIOS DE ORIGEM |
NÚMERO DE ALUNOS |
MUNICIPIO EM QUE VIVEMOS
OUTROS MUNICIPIOS |
Fonte: autora, 2013
3. Organize um quadro (figura 10) com os dados dos estados em que os alunos nasceram por sala pesquisada:
Figura 10: Modelo tabela estado de origem dos alunos
ESTADOS DE ORIGEM |
NÚMERO DE ALUNOS |
ESTADO EM QUE VIVEMOS
OUTROS ESTADOS |
|
Fonte: autora, 2013
4. Elabore dois gráficos de coluna simples tendo como referência os dados das tabelas: município de origem dos alunos e estado de origem dos alunos.
5. Tendo como referência os dados pesquisados, responda no caderno as seguintes questões:
Professor(a) leve para a sala de aula um mapa Político do Brasil e coletivamente identifique os estados citados na pesquisa e, se possível, os mapas dos estados identificados na pesquisa para que se localize os municípios citados.
Comentário: Como o trabalho foi realizado tendo como metodologia a pesquisa, sugere-se que todos os dados dos gráficos sejam organizados em cartazes e que os mesmos fiquem em exposição na escola com o objetivo de divulgar o trabalho investigativo dos alunos para toda a comunidade escolar. Seria interessante também deixar um mapa Politico do Brasil junto aos dados para que os alunos ao observarem e analisarem os dados localizando os estados identificados na pesquisa.
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
IBGE TEEN
Disponível em: http://teen.ibge.gov.br/censo/censo-2010
Acesso em: junho de 2013
Construção e Interpretação de gráficos de colunas
Disponível em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Acesso em: maio de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Cinco estrelas 1 classificações
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24/07/2013
Cinco estrelasA aula é muito interessante, gostei da ideia. Ela possibilita o estudo sobre a população do município, localização destes no mapa, construção de gráficos. É uma atividade bastante abrangente. Parabéns.