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A população do lugar em que vivo

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Conhecer a população do lugar em que vive;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes à população do lugar em que vive;
  • Exercitar o processo de organização da população do lugar em que vive.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de população, do processo de ocupação e de organização do lugar em que o aluno vive.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

ATIVIDADE Fi

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) é importante discutir com os alunos o processo de ocupação e organização do lugar em que vivem e o papel da população na ocupação desses paisagens. Sendo assim, é necessário possibilitar aos alunos momentos de análise  do lugar em que vivem para que possam, tendo como ponto de partida o seu dia a dia, compreender a sociedade.

Em sala, converse com os alunos sobre a importância de conhecermos os lugares e a população que o ocupa. Professor(a) proponha uma conversa e procure identificar o lugar em que os alunos nasceram. Solicite que registrem no caderno as descobertas e realizem as atividades propostas.

1. Provoque os alunos, por meio das seguintes perguntas:

  • Você é natural de onde?

Os alunos devem responder o nome do município em que nasceram.

  • Qual a sua nacionalidade?

Os alunos devem informar o nome do país em que nasceram.

Aproveite as respostas dos alunos para explicar que, a naturalidade refere-se ao município e a nacionalidade ao país de origem da pessoa, e em seguida, desenvolva as atividades a seguir:

 

2. A partir das respostas obtidas, elabore um quadro, na lousa, para anotar a origem dos alunos, conforme modelo a seguir (Figura1).

Figura 1: Modelo de quadro origem dos alunos

ALUNO(A)

MUNICÍPIO

ESTADO

PAÍS

     

 

 

Fonte: autora, 2013

 

3. Solicite aos alunos que organizem os dados e procurem identificar:

  • Quantos alunos nasceram no município em que vivem?
  • Quantos alunos vieram de outros municípios?

 

4. Agora, oriente-os para que organizem outro quadro com os dados obtidos, segue modelo (Figura 2):

Figura 2: Modelo tabela município de origem dos alunos 

MUNICÍPIOS DE ORIGEM

NÚMERO DE ALUNOS

MUNICÍPIO EM QUE VIVEMOS

 

OUTROS MUNICÍPIOS

 

Fonte: autora, 2013

 

Comentário: Professor(a),  a Cartografia Temática, que é uma área da Geografia, evidencia uma diferença entre quadro e tabelas. Os quadros apresentam dados qualitativos e as tabelas dados quantitativos, esteticamente são abertas dos lados, segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) diferentemente dos quadros.

         

5. Depois, oriente os alunos na elaboração de um gráfico de coluna simples tendo como referência as duas categorias: município em que vivem e outros municípios. Segue exemplo (Figura 3 - 4):

Figura 3: Exemplo de tabela dos municípios de origem dos alunos

MUNICÍPIOS DE ORIGEM

NÚMERO DE ALUNOS

MUNICÍPIO EM QUE VIVEMOS

OUTROS MUNICÍPIOS

18

07

fonte: autora, 2013

Figura 4: Exemplo de gráfico município de origem dos alunos
GRAFICO MEU
Fonte: autora, 2013.
 

Comentário: Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com a Matemática, colaborando na orientação dos alunos em atividades como: tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

 

6. Agora, questione os alunos:

O que os dados do gráfico mostram? Escreva com suas palavras.

Comentário: Professor(a) solicite aos alunos que nasceram em outro estado que realizem uma pesquisa com seus familiares para descobrir por qual motivo mudaram para outro lugar. Na aula seguinte, possibilite aos alunos que apresentem o que descobriram.

 

SEGUNDO MOMENTO

Proponha aos alunos as atividades que seguem:

1. Volte no quadro de origem dos alunos e organize um novo quadro com as contendo as seguintes informações: estado em que vivemos e outros estados (figura 5).

Figura 5: Modelo tabela estado de origem dos alunos

ESTADOS DE ORIGEM

NÚMERO DE ALUNOS

ESTADO EM QUE VIVEMOS

 

OUTROS ESTADOS

 

Fonte: autora, 2013

 

  2. Depois, elabore um gráfico de colunas simples, conforme o modelo a seguir (figura 6), tendo como referência as duas categorias: estado em que vivem e outros estados.

Figura 6: modelo de gráfico de colunas simples.

Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples

Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Disponível em: maio de 2013 

 

3. Agora responda:

  • Quantos alunos nasceram no estado em que vocês vivem?
  • Quantos alunos nasceram em outros estados?
  • Por qual motivo você ou outro colega mudaram de estado.

 

4. Utilizando o Atlas Geográfico (figura 7), realize as atividades à seguir:

  • Localize o mapa Político do Brasil;
  • No mapa Politico do Brasil localize o estado em que vivem;
  • No mapa Político do Brasil localize outros estados em que os alunos nasceram. 

Figura 7: Atlas Geográfico

  mapa brasil

Imagem: Mapa Político do Brasil

Disponível em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg

Acesso em: maio de 2013

 

5. Escreva, em ordem alfabética, o nome dos estados em que os alunos nasceram.

 

6. Em relação ao estado em que vivem escreva o nome dos estados que se localizam ao:

Norte______________                               Nordeste ___________________

Sul________________                               Noroeste____________________

Leste ______________                              Sudeste______________________

Oeste_______________                            Sudoeste_____________________

 

TERCEIRO MOMENTO

Professor, em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (Disponível no endereço web http://censo2010.ibge.gov.br/ ) realizou o XII Censo Demográfico para conhecer a população brasileira. O resultado mostrou que o Brasil possui, aproximadamente, 190.732.694 habitantes. Aproveitando esta metodologia instigue os alunos a conhecerem a população de alunos da escola no turno em que estudam.

 

1. Para tanto, oriente-os para que realizem as seguintes etapas:

  • Faça um levantamento do número de turmas existentes na escola no turno que estudam;
  • Organize a sala em grupos para que cada um visite uma das salas de aula;
  • No dia combinado com todos os profissionais da escola cada grupo deverá visitar uma sala de aula da escola;
  • Em sala deverão explicar o motivo da visita e perguntar para os alunos onde eles nasceram (município e estado).
  • Em sala de aula organizem um quadro (figura 8) com os dados de cada sala pesquisada.

Figura 8: Modelo de quadro origem dos alunos por sala de aula pesquisada

ALUNO(A)

MUNICÍPIO

ESTADO

PAÍS

     

 

 

 

 

Fonte: autora, 2013

 

2. Organize um quadro (figura 9) com os dados dos municípios em que os alunos nasceram por sala pesquisada:

Figura 9: Modelo tabela município de origem dos alunos

MUNICÍPIOS DE ORIGEM

NÚMERO DE ALUNOS

MUNICIPIO EM QUE VIVEMOS

 

 

 

OUTROS MUNICIPIOS

 

Fonte: autora, 2013

 

3. Organize um quadro (figura 10)  com os dados dos estados em que os alunos nasceram por sala pesquisada:

Figura 10: Modelo tabela estado de origem dos alunos

ESTADOS DE ORIGEM

NÚMERO DE ALUNOS

ESTADO EM QUE VIVEMOS

 

OUTROS ESTADOS

 

  Fonte: autora, 2013

 

4. Elabore dois gráficos de coluna simples tendo como referência os dados das tabelas: município de origem dos alunos e estado de origem dos alunos.

5. Tendo como referência os dados pesquisados, responda no caderno as seguintes questões:

  • Qual a  naturalidade da maioria dos alunos da escola?
  • Este município localiza-se em que estado do Brasil?
  • Que outros estados brasileiros foram identificados na pesquisa? Faça uma lista em ordem alfabética.

 

Professor(a) leve para a sala de aula um mapa Político do Brasil e coletivamente identifique os estados citados na pesquisa e, se possível, os mapas dos estados identificados na pesquisa para que se localize os municípios citados.

Comentário: Como o trabalho foi realizado tendo como metodologia a pesquisa, sugere-se que todos os dados dos gráficos sejam organizados em cartazes e que os mesmos fiquem em exposição na escola com o objetivo de divulgar o trabalho investigativo dos alunos para toda a comunidade escolar. Seria interessante também deixar um mapa Politico do Brasil junto aos dados para que os alunos ao observarem e analisarem os dados localizando os estados identificados na pesquisa.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

IBGE TEEN

Disponível em: http://teen.ibge.gov.br/censo/censo-2010

Acesso em: junho de 2013

 

Construção e Interpretação de gráficos de colunas

Disponível em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a importância de conhecer a realidade do lugar em que vive;
  5. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  6. A capacidade de levantar, organizar e analisar dados com o objetivo de conhecer a realidade do lugar em que vive.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • maria helena da cunha ribeiro, COL EST DR HELIO SOUZA BUENO , Tocantins - disse:
    mcunharibeiro@uol.com.br

    24/07/2013

    Cinco estrelas

    A aula é muito interessante, gostei da ideia. Ela possibilita o estudo sobre a população do município, localização destes no mapa, construção de gráficos. É uma atividade bastante abrangente. Parabéns.


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