16/07/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de paisagem urbana e sociedade.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) é importante possibilitar aos alunos momentos de análise da realidade em que vive. Para tanto, o uso das histórias em quadrinhos torna-se uma possibilidade pedagógica no processo de formação dos alunos que estão em processo de alfabetização.
O computador é uma importante ferramenta na construção do conhecimento. Aproveite este recurso para incentivar os alunos a buscarem informações e as transformá-las em conhecimento.
1. No laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem a história em quadrinhos Educação no trânsito não tem idade da turma da Mônica. O endereço da web é http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm. Caso a escola não possua o laboratório de informática a história em quadrinhos poderá ser impressa e distribuída para os alunos.
Imagem: Ilustração HQ Educação do trânsito não tem idade - Turma da Mônica
Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm
Acesso em: junho de 2013
2. Solicite aos alunos que leiam a história em quadrinhos.
3. Durante a leitura anotem, no caderno, as palavras desconhecidas.
4. Depois que concluir a leitura da história em quadrinhos, solicite a eles que acessem a internet para encontrar o significado das palavras desconhecidas; como sugestão, ver definição em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx. Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Peça para que leiam as definições encontradas e, juntos, elaborem o significado das palavras desconhecidas. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.
SEGUNDO MOMENTO
1. Converse com os alunos sobre:
2. Converse com os alunos sobre as questões que são tratadas na história em quadrinhos e a relação com o dia a dia. Organize o ambiente para que apresentem o que compreenderam da história em quadrinhos, em especial, as questões que envolvam a melhoria do trânsito do lugar em que vivem.
3. Solicite que elaborem, no caderno, um quadro apresentando o que está correto e o que pode melhorar no trânsito da história em quadrinhos:
Imagem: Modelo de quadro
O QUE ESTÁ CORRETO | O QUE PODE MELHORAR |
|
4. Converse sobre o que poderia ser feito para melhorar os problemas do trânsito apresentados na história em quadrinhos.
TERCEIRO MOMENTO
Professor(a), incentive os alunos a conhecerem o lugar em que vivem, a identificarem os possíveis problemas e a buscarem soluções. Para tanto, sugere-se as atividades a seguir, subdivididas em três etapas:
ETAPA 1
ETAPA 2
ETAPA 3
Comentário: Professor(a) o informativo elaborado pelos alunos tem como objetivo materializar e divulgar os conhecimentos adquiridos.
Então, mãos a obra!
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
Guia do programa criança segura pedestre
Disponível em: http://www.criancasegurapedestre.org.br/legislacao/1/1/pedestre-normas.html
Acesso em: junho de 2013
Código de trânsito brasileiro
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm
Acesso em: maio de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Quatro estrelas 1 classificações
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16/07/2013
Quatro estrelasmuitobom para trabalhar com o 3º ano