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Vermelho, Amarelo e Verde: pode passar para o trânsito respeitar

 

16/07/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Compreender o que é o trânsito;
  • Perceber que as pessoas e os automóveis fazem parte da organização do trânsito;
  • Entender que existe uma legislação que regulamenta o trânsito;
  • Exercitar o respeito às regras do trânsito do lugar em que vive.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de paisagem urbana e sociedade.  

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I. 

ATIVIDADE

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) é importante possibilitar aos alunos momentos de análise da realidade em que vive. Para tanto, o uso das histórias em quadrinhos torna-se uma possibilidade pedagógica no processo de formação dos alunos que estão em processo de alfabetização.

O computador é uma importante ferramenta na construção do conhecimento. Aproveite este recurso para incentivar os alunos a buscarem informações e as transformá-las em conhecimento.

1. No laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem a história em quadrinhos Educação no trânsito não tem idade da turma da Mônica. O endereço da web é http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm.   Caso a escola não possua o laboratório de informática a história em quadrinhos poderá ser impressa e distribuída para os alunos.

  hq transito

Imagem: Ilustração HQ Educação do trânsito não tem idade - Turma da Mônica

Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm

Acesso em: junho de 2013

2. Solicite aos alunos que leiam a história em quadrinhos.

3. Durante a leitura anotem, no caderno, as palavras desconhecidas.

4. Depois que concluir a leitura da história em quadrinhos, solicite a eles que acessem a internet para encontrar o significado das palavras desconhecidas; como sugestão, ver definição em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx. Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Peça para que leiam as definições encontradas e, juntos, elaborem o significado das palavras desconhecidas. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.

 

SEGUNDO MOMENTO

1. Converse com os alunos sobre:

  • Qual o título da história em quadrinhos?
  • Quem são os personagens principais?
  • Qual o assunto tratado na história em quadrinhos?
  • O que deve ser feito antes de atravessar a rua?
  • Qual o lugar mais seguro para o pedestre atravessar a rua?
  • Que equipamento de segurança os passageiros devem usar no interior dos veículos?
  • O motorista pode trafegar na velocidade que quiser com o seu veículo?
  • Vocês conhecem o semáforo? Qual a sua função no trânsito?

 

2. Converse com os alunos sobre as questões que são tratadas na história em quadrinhos e a relação com o dia a dia. Organize o ambiente para que apresentem o que compreenderam da história em quadrinhos, em especial, as questões que envolvam a melhoria do trânsito do lugar em que vivem. 

3. Solicite que elaborem, no caderno, um quadro apresentando o que está correto e o que pode melhorar no trânsito da história em quadrinhos:

Imagem: Modelo de quadro

O QUE ESTÁ CORRETO  O QUE PODE MELHORAR
 

 

 

 

4. Converse sobre o que poderia ser feito para melhorar os problemas do trânsito apresentados na história em quadrinhos.  

 

TERCEIRO MOMENTO

Professor(a), incentive os alunos a conhecerem o lugar em que vivem, a identificarem os possíveis problemas e a buscarem soluções. Para tanto, sugere-se as atividades a seguir, subdivididas em três etapas:

ETAPA 1

  1. Solicite que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre os principais problemas existentes no trânsito do lugar em que vivem e sugestões de soluções dos problemas apresentados;
  2. No dia combinado, os alunos apresentarão os resultados da pesquisa;
  3. Anote na lousa os possíveis problemas apresentados pelos alunos e as sugestões para a sua solução.
  4. Converse com os alunos sobre as suas percepções sobre o trânsito e o que poderiam fazer para contribuir para a melhoria do trânsito do lugar em que moram. Também anote na lousa suas falas;

ETAPA 2

  1. Coletivamente, elaborem um relatório com os problemas apresentados para ser encaminhado para o responsável pelo trânsito;
  2. Individualmente, peça aos alunos que elaborem informativos para a comunidade escolar com informações sobre os problemas diagnosticados, por eles, e as soluções para os mesmos;

ETAPA 3

  1. Convide um profissional responsável pelo trânsito do lugar (pode ser um policial militar ou um agente de trânsito) para receber uma cópia do relatório com os problemas apresentados. Solicite uma palestra que trate dos problemas apontados pela comunidade escolar na pesquisa realizada pelos alunos;
  2. No dia combinado, no momento após a palestra, os informativos poderão ser entregues pelos alunos a comunidade presente.

Comentário: Professor(a) o informativo elaborado pelos alunos tem como objetivo materializar e divulgar os conhecimentos adquiridos.

Então, mãos a obra!

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Guia do programa criança segura pedestre

Disponível em: http://www.criancasegurapedestre.org.br/legislacao/1/1/pedestre-normas.html

Acesso em: junho de 2013

 

Código de trânsito brasileiro

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a importância de conhecer a realidade do lugar em que vive;
  5. A capacidade de levantar, organizar e analisar dados com o objetivo de conhecer a realidade do lugar em que vive;
  6. A habilidade de realizar trabalho em grupo e de propor mudanças para a melhoria do lugar em que vive.
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