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Educação Física Virtual: o movimento dos jogos on line

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar jogos e esportes “Reais” e “Virtuais”.
  • Explorar os movimentos virtuais dos jogos on line.
  • Comparar as diferenças e semelhanças existentes entre os jogos “Reais”e “Virtuais”.
  • Compartilhar conhecimentos e recursos sobre jogos on line com seus colegas e alunos de outras escolas.
Duração das atividades
11 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos de navegação em sites da internet.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:  Jogos e Esportes on line: Educação Física "Virtual"

1. O professor iniciará a aula de forma provocativa e surpreenderá os alunos com um convite para uma aula diferente: uma vivência da Educação Física "Virtual".

Será esclarecido que em vez de irem para uma quadra como sempre é feito, a aula será virtual! Todos os movimentos serão realizados utilizando computadores e internet!

Após o esclarecimento acima, o professor encaminhará os alunos para o Laboratório de Informática (Netebook – Projeto Um Computador por Aluno/UCA) e solicitará que eles acessem alguns sites específicos de jogos e esportes on line.

O professor informará a dinâmica do jogo:

1º Momento: os alunos deverão se organizar em duplas e desafiar seu colega para os jogos abaixo. O tempo de duração de cada vivência será no máximo 15 minutos, cada dupla jogará apenas uma vez. 

2º Momento: Os alunos irão repetir o jogo desafiando outra dupla.

Clique nas imagens para acessar o jogo

jogo basquete on line

Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Basketball-Slam/. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

futebol on line

Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Roby-Baggio-Magical-Kicks/. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

2. Após a vivência dos jogos o professor abrirá uma roda de conversa para uma discussão sobre os seguintes pontos:

  • O que os alunos acharam dos níveis de dificuldades dos jogos: fácil, difícil, moderado? Por quê?
  • Qual o nível de conhecimento e vivência dos alunos em relação aos jogos?
  • Quem conhece jogos mais desafiantes?

3. Diante das respostas das questões acima, o professor identificará, junto com a turma, os conhecimentos que podem ser aprofundados.

Assim, terá o motivo necessário para convidar a turma para uma pesquisa sobre: os jogos mais desafiantes.

O professor comunicará que essa pesquisa terá início na próxima aula.

 

Aulas 2 e 3: Pesquisando novos jogos: entre o "Real" e o "Virtual"...

1. O professor organizará a turma em grupos (máximo de 05 alunos por grupo) e solicitará como tarefa de casa, uma pesquisa sobre jogos e esportes on line: esportes ou jogos.

  • Exemplo de Esportes: voleibol, basquete, futebol etc.
  • Exemplo de Jogos: boliche, queimada, bandeirinha estourada etc.

O professor afirmará que, para esse estudo, somente serão aceitos esportes e jogos que respeitem os seguintes critérios:

a) Jogos e esportes que não estejam postados em sites que também apresentem imagens com conteúdos impróprios (ex.: imagens eróticas).

b) Não serão aceitos jogos e esportes que façam apologia à violência.

c) Cada grupo selecionará apenas dois jogos ou esportes.

Nessa atividade, os alunos deverão registrar o nome, tempo duração e link onde dos jogos e esportes on line foram encontrados. A critério do professor, eles poderão ainda trazer cópia em pen drive ou CD.

Ao final da orientação, o professor informará que os alunos terão até a próxima aula para trazer os jogos e esportes on line.

 

Sugestões de links para pesquisa:

Jogos de queimado: http://www.ojogos.com.br/jogos/queimado/queimado.html?gclid=CJXUvK7cqLgCFSgV7AodVGEAVQ. Acesso em 11 de julho de 2013.

All Star Dodgeball: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/All-Star-Dodgeball/. Acesso em 11 de julho de 2013.

Sports Heads - Volleyballl: http://clickjogos.uol.com.br/jogos/sports-heads-volleyball/. Acesso em 11 de julho de 2013.

Disco Bowling. Boliche: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Disco-Bowling/. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

2. Em seguida, ainda nesta aula, os alunos serão convidados a vivenciar no "mundo real" aqueles jogos e esportes que eles praticaram “virtualmente” na aula anterior.

Será feita uma votação, no caso do exemplo da Aula 1 acima, entre o Basquete e o Futebol para a prática dos mesmos nessa aula.

 

basquetebol real e virtual

Fonte: http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/407/305/img.terra.com.br/i/2012/05/24/2351732-8206-rec.jpg. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

futebol real e virtual

Fonte: http://pt.fifa.com/mm//Photo/WorldFootball/General/01/60/44/14/1604414_FULL-LND.jpg. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

Ao final da vivência, os alunos serão convidados a conversar sobre as diferenças e similaridades entre a vivência desta aula e a da primeira (esportes virtuais).

Algumas perguntas poderão desencadear as falas dos alunos:

a) Qual forma de jogar (real ou virtual) você gostou mais de praticar?

b) Quais habilidades são necessárias para o jogo virtual e que não aparecem no jogo real? E o contrário?

Não será necessário esgotar essa discussão nesse momento, já que ela será necessária posteriormente quando os alunos trouxerem suas pesquisas.

 

Aulas 4, 5, 6 e 7: Socializando os jogos on line pesquisados: novas vivências da Educação Física "Virtual"

1. Nessa aula, o professor direcionará os alunos novamente ao Laboratório de Informática, para que cada grupo apresente o resultado da sua pesquisa. Essa apresentação respeitará alguns condicionantes, a saber: cada grupo terá apenas 12 minutos para apresentar o jogo, socializar o link e permitir que os colegas vivenciem os jogos e esportes selecionados. Eles vivenciarão apenas o jogo ou o esporte apresentado pelos grupos (máximo 10 minutos de vivência).

É possível que três grupos tenham condição de socializar seus links nesta atividade, para que na próxima aula, os demais tenham sua oportunidade.

Após a apresentação dos grupos e o acesso de todos aos links dos jogos on line socializados, a turma fará uma discussão sobre os jogos com base nos critérios de pesquisa exigidos pelo professor no item 1 da aula 2.

2. Na aula seguinte, será a vez de mais três grupos apresentarem o resultado da sua pesquisa, o que permitirá mais uma discussão com base nos critérios que direcionou a pesquisa.

3. Na próxima aula, o professor convidará os alunos para selecionarem três jogos ou esportes da Educação Física "Virtual" das pesquisas dos grupos, para serem praticados na educação física "Real". Dois deles serão vivenciados nessa aula, e o outro será destinado para vivência da aula seguinte.

4. Na aula seguinte, realizar a vivência do último jogo on line. Em seguida, numa roda de conversa, o professor deve discutir com os alunos sobre as características do último jogo com base nos critérios supracitados.

 

Aula 8: Construção do quadro comparativo entre o jogo “Real”e “Virtual”

1. O professor, nessa aula, conduzirá uma discussão com os alunos para formação de um Quadro Comparativo das características da Educação Física "Virtual" e a "Real" com base nas vivências e discussões feitas até a presente aula. O quadro será construído junto com os alunos e os mesmos o registrarão no caderno de Educação Física. Serão dedicados, pelo menos, 30 minutos para essa discussão.

Sugestão de instrumento para Quadro Comparativo:

Categorias Educação Física "Virtual" Educação Física "Real "
Semelhanças Citar elementos comuns Citar elementos comuns
Diferenças Citar elementos distintos Citar elementos distintos
     
Características Específicas    
Esportes Explicar e citar exemplo Explicar e citar exemplo
Jogos Explicar e citar exemplo Explicar e citar exemplo

Fonte: elaboração do autor, 11 de julho de 2013.

Atenção!! O objetivo dessa discussão é que os alunos compreendam que a despeito da comparação feita, na verdade, não existem dois tipos de Educação Física, pois, aquela que estamos chamando didaticamente de "Virtual" é tão real quanto a outra, diferenciando apenas na realidade (local e instrumento) distinta da outra dita "Real". Ambas possibilitam construir conhecimentos, desenvolver habilidades e despertam pensamentos e emoções.

2. Após os alunos preencherem o Quadro Comparativo das características da Educação Física "Virtual" e a "Real", o professor conduzirá a turma para vivência do terceiro jogo mais votado para a prática da Educação Física "Real".

 

Aula 9: A Educação Física "Virtual" nas Redes Sociais: compartilhando jogos on line

1. Diante da variedade de jogos pesquisados e vivenciados tanto no mundo "Virtual" como no "Real", os alunos, caso já não sejam, deverão se cadastrar em uma rede social à escolha da turma (YouTube e Facebook), para socializarem os vídeos e o Quadro Comparativo com os alunos de outras escolas.

you tube

Fonte da Imagem: http://www.lehigh.edu/google/youtube_icon.png. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

  face

Fonte da Imagem: http://img.historiadigital.org/2012/04/Historia-Digital-Facebook.jpg. Acesso em 11 de julho de 2013.

Obs.: Para garantir o foco no objetivo das aulas, o professor fará contato prévio com determinada escola e solicitará uma parceria com outro professor para que esse contato ocorra. Os alunos serão avisados que as postagens feitas fora do rol de alunos dessa escola, não serão contempladas neste nosso trabalho.

 

2. Nas Redes Sociais os alunos trabalharão em grupos para compartilhar jogos on line com colegas de outras escolas e os chamar para desafios. Eles também deverão postar o Quadro Comparativo e solicitar que seus colegas adicionados nas redes postem comentários.

Veja como é fácil trabalhar com essas Redes Sociais. Logo abaixo temos sugestões de tutoriais:

 

Tutorial para You Tube (postar vídeos):

video youtube Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=5-NPi5sAZIs.  Acesso em 11 de julho de 2013. Duração: 4 min 45 seg.

 

 

Tutorial para Facebook (comunidades):

comunidade face  Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jVi0n286Xf0. Acesso em 11 de julho de 2013. Duração 10 min 27 seg.

 

3. Com o auxílio do professor, os alunos farão um convite prévio aos alunos da escola parceira sobre a feira de Jogos Virtuais que ainda irão organizar. O convite posteriormente será formalizado pelo professor.

 

Aulas 10 e 11: Organização da Feira dos Jogos Virtuais: apresentação dos dados da pesquisa

1. Nessa aula, o professor convidará os alunos para socializarem seus jogos e conhecimentos em um espaço público presencial.

Os grupos, portanto, serão provocados a organizarem a Feira de Jogos Virtuais, para a qual eles poderão convidar os colegas de sua instituição de ensino, assim como, os de outras escolas que eles já estão se comunicando via Rede Social.

Sugestão de organização grupos de trabalho para organização da Feira dos Jogos Virtuais, considerando a existência de 05 grupos de pesquisa:

Grupo 01 e 02 - Equipe de Comunicação:

Essa equipe, sob a orientação do professor, será responsável pelos convites aos membros internos (colegas, pais, técnicos e professores) e externos (colegas de outras escolas que fizeram contatos pelas redes sociais). Além de enviar os convites pelo formato mais comum (bilhetes, cartazes e emails) também postarão nas Redes Sociais dos seus colegas o convite para o evento.

Grupos 03 e 04 - Equipe de Estrutura do Evento:

Sob a orientação do professor, essa equipe será responsável pela logística da Feira. Reservar os locais e materiais necessários para realização do evento, inclusive os games e conexão à internet.

Grupo 5 - Equipe de Cultura e Mídias:

Equipe responsável por garantir as apresentações culturais, no dia do evento, ligadas ao tema Jogos Virtuais. Assim como os conteúdos dos games que estarão à exposição do público tanto nos computadores conectados à rede como nos consoles.

2. Os grupos deverão utilizar o espaço dessa aula e da aula seguinte para concluir os preparativos. Obviamente serão necessários outros momentos e horários encontros entre os grupos e com o professor.

 

Aula 12: Educação Física "Virtual" e "Real" num dia só: a Feira de Jogos Virtuais

1. Nesse dia, além dos alunos socializarem seus jogos on line e seus conhecimentos com seus colegas de outros anos de ensino, terão oportunidade de terem contato, para além das redes sociais, com os alunos de outras escolas, que foram adicionados na sua Rede Social para fins de compartilharem jogos on line.

2. Além disso, estarão disponíveis para vivência os jogos virtuais que não dependem de internet.

Veja a lista completa de jogos necessários para a realização das vivências na Feira.

Jogos de PC (mídias para computadores).

Jogos On line (usando UCA caso disponível).

Jogos de Console (também conhecidos como vídeo games. Ex: Play Station; Xbox, Nintendo etc.).

3. Após a realização da Feira, o professor solicitará mais um contato dos alunos com seus colegas de outras escolas, via rede social, para que os mesmos avaliem o evento em um instrumento que também será postado.

Sugestão de Instrumento de avaliação da Feira de Jogos Virtuais:

 

Quem Bom...

Escreva sobre o que você mais gostou na Feira.

Que Pena...

Escreva sobre o que você menos gostou na Feira.

Que tal...

Dê suas sugestões para o próximo evento.
 

Recursos Complementares

Sugestões de outros sites para acesso a jogos on line:

http://www.ojogos.com.br/. Acesso em 11 de julho de 2013.

http://jogolandia.uol.com.br/. Acesso em 11 de julho de 2013.

http://www.terra.com.br/webgames/. Acesso em 11 de julho de 2013.

Avaliação

1. Os alunos deverão durante todo processo ter possibilidades de refletir sobre os movimentos virtuais dos jogos on line, assim como as diferenças e semelhanças dos jogos "Reais" e "Virtuais".

2. Ao final do processo, o professor pode permitir que os alunos expressem de forma escrita suas percepções diante das seguintes questões:

a) Quais das características dos jogos virtuais que mais chamou a minha atenção? Por quê?

b) Quais diferenças entre os jogos "Virtuais" e "Reais" que percebo após os estudos que fiz sobre o tema?

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