Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meu dicionário particular: o universo da descoberta das palavras

 

24/07/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Desenvolver a autonomia de leitor;

·      Descobrir novas palavras;

·      Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·      Desenvolver a autoria no processo de escrita espontânea;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Dicionário: vamos encontrar o que você quer?

Professor, o trabalho com dicionário em sala de aula é cada vez mais necessário pela riqueza de significados que comportam as inúmeras palavras de nossa língua. Por isso, o seu trabalho em sala de aula necessita ter como base o favorecimento do contexto social e cultural da criança. Por isso, propomos esta aula, visando instigar possibilidades múltiplas de trabalho efetivo com o dicionário, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!

Conhecer um dicionário!

Você sabia? “O dicionário é um tipo de obra de consulta que, se não for introduzido no mundo da criança de forma lúdica, dinâmica, tende a ser rejeitado. Por isso, no PNLD Dicioná­rios, os livros são selecionados tomando-se em conta a representatividade e a ade­quação do vocabulário selecionado [...] Desse modo, este recurso didá­tico também constitui material rico que circula no espaço escolar.” (BRASIL, 2012, p. 41.).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, sugerimos que inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com os alunos e descubra o que já sabem sobre o dicionário. É importante instigar a participação de todos. Utilize uma cartolina para anotar as falas dos alunos. Instigue-os a pensar na ordem em que as palavras aparecem no dicionário e o motivo para esta organização. Se achar interessante, poderá levar para a sala de aula listas de telefone, agendas de endereço e telefone, bem como outras opções de materiais que demonstram a ordem alfabética. Faça um momento de observação destes materiais e favoreça a reflexão sobre a sua utilidade em nosso dia a dia. Afixe o cartaz com as ideias iniciais dos alunos sobre dicionário, no mural da sala de aula.

 

Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox o sítio sugerido a seguir. Também poderá ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de informática.

TV ESCOLA -Fique Sabendo - 7ª  Semana de Poesia – Dicionário

Aula1_jul1

Fonte: “Vídeo - TV Escola: Fique Sabendo”.<http://www.youtube.com/watch?v=d6BRSuyNFJA>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

A partir do vídeo os alunos poderão conhecer o que é um dicionário, sua função, origem, dentre outras informações. É importante que após assistirem ao vídeo, os alunos possam expressar suas opiniões, o que descobriram e outros pontos que julgarem relevantes.

 

Agora, leia para a turma o livro “De letra em letra” de Bartolomeu Campos de Queirós. A partir do livro os alunos terão oportunidade de conhecerem mais sobre as letras do alfabeto, sua ordem e descobrirem novas palavras. Para isso, prepare o ambiente, se possível leve os alunos até a sala de leitura ou organize a sala de aula para que se torne um ambiente propício para esta leitura. Explore a capa do livro, as imagens e as informações: nome do livro, editora, ilustração. Questione-os sobre o que acham que conta a história.

 

Sinopse do livro: De Letra em Letra - Bartolomeu Campos de Queirós

"De letra em letra" é um texto que nos conduz a conhecer elementos do mundo cuja escrita tem a mesma letra dos mais variados nomes. Assim, cada aluno poderá identificar uma nova palavra que inicie com a letra do seu nome. Embarque na aventura de conhecer o mundo em palavras!

Aula1_jul2_2013.jpg

Fonte: “Sítio da Livraria Travessa”.

<http://www.travessa.com.br/DE_LETRA_EM_LETRA/artigo/e571315e-2c02-47be-8dc5-55db47f5bda1>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

Após a leitura do livro, faça uma roda de conversa e indague os alunos sobre as palavras que descobriram e que iniciam com a mesma letra do nome. Lembre-se de instigar a participação de todos. Em seguida, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e solicite que escrevam o nome completo na sua parte superior. Depois, peça para que registrem palavras que já conhecem ou mesmo da história que iniciam com a letra do nome. Após todos terminarem, solicite que leiam para a turma as palavras que registraram.

 

Agora, proponha uma atividade para organizar os nomes dos alunos em ordem alfabética. Você poderá colocar os alunos em uma única fila, formando a ordem alfabética. Peça para que colem as folhas com as palavras registradas no mural, seguindo a ordem alfabética do nome dos alunos. Faça um momento de observação, para que todos os alunos possam observar os nomes dos colegas e também as palavras que escreveram.

 

Organize a escrita de algumas palavras que são conhecidas pelos alunos. Podendo ser:

 

  • Escola;
  • Anel;
  • Tesoura;
  • Boneca;
  • Carro;
  • Moto.

 

Organize os alunos em duplas e solicite que cada dupla organize-as em ordem alfabética e em seguida, escrevam o significado de cada um. Esta atividade poderá ser realizada no caderno de Língua Portuguesa. O significado deverá ser do próprio conhecimento dos alunos sobre cada palavra. Quando todos terminarem, peça para que socializem as respostas para os colegas. É importante observar os diferentes significados dados pelos alunos. Em seguida, os auxilie a procurarem no dicionário o significado de cada palavra e descobrirem as diferenças e as semelhanças entre o significado que deram e o que está no dicionário.

 

Agora, leve algumas palavras que ainda não são conhecidas pelos alunos. Podendo ser:

 

  • Ônus;
  • Saldar;
  • Supimpa;
  • Futrica.

 

Mostre as palavras para os alunos e pergunte se alguém já conhece alguma delas. Indague os alunos sobre como podem descobrir o significado destas palavras. Incentive-os a buscarem no dicionário o significado de cada uma e auxilie-os a contextualizarem o uso das mesmas, construindo frases com cada uma.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, leve para a sala de aula diferentes tipos de dicionários. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Explique que deverão trabalhar juntos e que a participação de todos é fundamental. Quando todos estiverem organizados, distribua um dicionário para cada grupo, de preferência que sejam diferentes. Lance o desafio para eles, dizendo que você irá sortear cinco palavras e que terão que encontrar o significado de cada uma. Para isso, você deve sortear uma palavra e aguardar o trabalho dos grupos. O grupo que encontrar a palavra no dicionário primeiro ganhará um ponto. Vencerá o grupo que tiver mais pontos. No entanto, é fundamental observar a participação de todos e a forma como estão fazendo a busca da palavra no dicionário, atentando para as possíveis dificuldades e facilidades para que possa intervir em um momento posterior.

 

Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, os sítios sugeridos a seguir:

“Sítio – Dicionário online de Português” . <http://www.dicio.com.br/dicionario/>.  Acesso em: 10 de jul. 2013.

“Sítio – Meus dicionários”. < http://www.meusdicionarios.com.br/>.  Acesso em: 10 de jul. 2013.

Nos sítios sugeridos acima, os alunos terão oportunidade de buscarem o significado de diferentes palavras e encontrarem o seu significado online. Para isso, crie com a turma uma lista de palavras que cada aluno tem curiosidade de saber o significado. Com a lista em mãos, ajude-os a encontrarem as informações no sítio. Cada aluno poderá anotar as suas descobertas em uma folha de papel, ou mesmo no caderno de Língua Portuguesa.

Após a pesquisa, solicite que falem o que descobriram sobre cada palavra. Agora, incentive os alunos a aprofundarem no conhecimento delas, escrevendo novamente a palavra e para cada uma, registrarem as informações abaixo:

Quantidade de letras:_______________

Quantidade de vogais:______________

Quantidade de consoantes:_________________

Escreva a palavra ao contrário:______________________

Quantidade de sílabas:____________________________

Professor, entregue uma folha de papel para cada aluno e solicite que façam a mesma atividade acima, só que agora utilizando o próprio nome. Em seguida, afixe as atividades dos alunos no mural da sala de aula, para que todos possam conhecer mais sobre o nome do colega.  

Brincadeira

Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e entregue duas folhas de papel em branco para cada integrante. Em seguida, explique que você irá sortear uma palavra que pode não ser conhecida pelos grupos. Após você ler a palavra sorteada, os grupos terão um tempo de aproximadamente três minutos para tentarem elaborar um possível significado para a mesma. Quando todos terminarem, você fará a leitura da palavra no dicionário e vencerá a equipe que tiver o conceito mais próximo do dicionário. Ao final do jogo, proponha que cada grupo fique responsável por uma ou duas palavras sorteadas, para escrever em uma cartolina o seu significado e fazer um desenho que represente o significado. Depois, peça para afixarem no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso e conhecer as palavras. Não se esqueça de organizar o espaço colocando o título do trabalho e a identificação dos autores.

Ditado

Professor, selecione algumas palavras já conhecidas e outras pouco conhecidas pelos alunos e proponha que façam um ditado. Você dita e cada aluno, individualmente, escreve a palavra ditada. Ao final, solicite que os alunos sentem em duplas e façam a correção de cada palavra utilizando o dicionário. Auxilie os alunos a encontrarem as palavras e perceberem mais uma utilização para o dicionário: escrita correta das palavras.

Agora, solicite que os alunos acessem no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido a seguir:

Cocoricó - Canção do Dicionário

Aula1_jul3_2013.jpg

Fonte: “Vídeo – Cocoricó – Canção do Dicionário”.

<http://www.youtube.com/watch?v=7mga7kfhlAs>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

Com o vídeo, os alunos poderão descobrir, dentre outras coisas:

  • Utilização do dicionário;
  • Diferentes palavras;
  • O significado de algumas palavras;
  • Como surgiram algumas palavras.

Após o vídeo, explore cada uma das possibilidades de descobertas acima e lance um desafio para a turma. Organizados em duplas, eles deverão escolher uma palavra para fazer uma investigação junto às outras turmas, direção e outros funcionários da escola, sobre o significado da mesma. Sendo assim, os alunos serão como repórteres, fazendo a pergunta:

  O que significa a palavra ______________?

Cada dupla poderá escolher três pessoas para a breve entrevista. Para isso, auxilie os alunos a registrarem, em forma de vídeo, cada fala dos entrevistados, utilizando laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Também poderá ser utilizado o tablet.

Após todas duplas concluírem as entrevistas, em sala de aula solicite que cada dupla assista às gravações e escrevam o significado da palavra dado pelos entrevistados. Ao final, faça uma grande roda para que socializem os resultados, observando as diferenças nos significados e também as aproximações. É importante que percebam que uma das funções do dicionário é a construção de um significado mais coletivo das palavras, que possa ser usado por todos.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Construindo meu dicionário

 

Cada aluno deverá criar seu próprio dicionário, com palavras que goste ou mesmo com palavras que tenha curiosidade com a escrita e com o seu significado. É importante que procure elaborar um significado próprio para cada palavra, ou seja, que reflita sobre em que momentos utiliza esta palavra e o que ela significa.

Professor, você poderá realizar a leitura do livro abaixo com a turma para que conheçam um pouco mais sobre os possíveis significados de algumas palavras, servindo de exemplo para a construção do dicionário de cada um.

 

Sinopse do livro: A traça de Z a A - Nani

Uma traça cansada de estragar papéis toma uma importante decisão! Ela decide ir morar num jardim zoológico e para descobrir o caminho para sua nova morada, ela embarca numa aventura pelo dicionário e de tanto gostar de descobrir palavras ela volta e percorre todo o caminho de volta. Vamos junto com a traça, encontrar e refazer o caminho com a traça?


A traça de Z a A - Nani

Aula1_jul5_2013.jpg

Fonte: “Sítio da livraria Saraiva”.

<http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/127148/a-traca-de-z-a-a>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

Após a leitura, os alunos poderão expor opiniões e também falarem sobre algumas palavras que não conheciam.

 

Agora, decida com os alunos a organização do dicionário. Vocês poderão utilizar um caderno em que cada aluno deverá ter o seu. Solicite que façam a capa e coloquem informações essenciais na mesma, tais como: nome, título para a obra, ano, local. Os alunos também poderão fazer um desenho, representando o seu dicionário. Explique para a turma que será um dicionário ilustrado, em que cada palavra deverá ser seguida de um desenho e de seu significado. Agora, peça para que os alunos escrevam uma letra do alfabeto na parte superior da folha, organizando em ordem alfabética o dicionário. Solicite que deixem aproximadamente duas folhas de papel para cada letra.

 

Dicionário da turma

Para auxiliar na organização do dicionário, faça um banco de palavras da turma. Para isso, utilize uma cartolina e ao longo da semana, registre palavras descobertas e também as de interesse para os alunos. Ao final de cada semana, os alunos poderão consultar o banco de palavras e registrá-las no seu próprio dicionário. Sugerimos que seja criado um dicionário coletivo com a turma. Para isso, a cada semana, escolha uma dupla para ficar responsável para registrar as palavras do banco de palavras no dicionário da turma, lembrando que os alunos deverão: registrar a palavra, fazer o desenho referente à palavra e também escrever o seu significado. Assim, os alunos poderão ter acesso à escrita das palavras que já trabalharam no contexto da sala de aula.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Divulgação do dicionário: exposição

Professor, para realização deste trabalho é necessário fazer um planejamento juntamente com os alunos. Para isso discuta com eles sobre a importância de socializar o que descobriram. Proponha a realização de uma exposição e questione-os sobre as formas de divulgação do evento:

  • Elaboração de cartazes divulgando a exposição, data, horário e local, para colarem nos murais;
  • Criação e entrega de convites para serem distribuídos aos alunos de outras turmas, para isso, trabalhe as características deste gênero textual: sua estrutura, informações e função comunicativa.

Para a apresentação do trabalho no dia da exposição, organize os alunos em duplas e solicite que tenham em mãos os dicionários que construíram ao longo do semestre ou ano. Os alunos das outras turmas poderão ler algumas palavras do dicionário e o seu significado e também fazerem perguntas aos seus criadores.

Agora, leve os alunos à biblioteca da escola para que possam doar o “Dicionário da Turma”, favorecendo que outros alunos possam apreciar o trabalho e descobrir outras palavras. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

"Sítio Meus dicionários". <http://www.meusdicionarios.com.br/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

RANGEL, Egon de Oliveira; BAGNO, Marcos. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006 – Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/polleidicio.pdf>. Acesso: em 10 de jul. 2013.

Avaliação

A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observação da turma, e de cada aluno em específico em seu processo próprio de vivenciar cada atividade, poderá ser acompanhada pelo registro sistemático do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e o reconhecimento da necessidade, importância e utilização do dicionário no seu dia a dia, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupos que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marinalva de Jesus Cardoso Matos, PREF MUN DE SANTA MARIA DA VITORIA , Bahia - disse:
    marinmatos@hotmail.com

    05/08/2013

    Cinco estrelas

    maravilhosa


  • geci garcia, Celer , Santa Catarina - disse:
    gecigarcia@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Em nossos dias precisamos estar em verdadeiro acordo com o momento,devido que a necessidade da busca por experiências e o compromisso de ser um professor atual e com a consideração de ter alunos em sea sala de ,é que buscamos saber mais a cada dia.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.