22/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
· Aprender sobre rimas;
· Descobrir novas palavras;
· Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;
· Desvendar a beleza e a riqueza das poesias;
· Ampliar o vocabulário;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Poesia: o despertar de um poeta
Professor, o trabalho com poesia na sala de aula é extremamente necessário pela proximidade de sua linguagem à vida das crianças. A poesia em si, revela a beleza e o prazer que há em brincar com as palavras, com o pensamento e isso é o que tanto queremos para nossos alunos. Chegou o momento de despertar em você e nos seus alunos o poeta em cada um de nós. A presente aula vai ao encontro de um trabalho efetivo com a poesia em sala de aula. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Você sabia? “O trabalho com rimas, oportunizado pelas poesias, pode favorecer a reflexão da criança dos aspectos fonológicos das palavras de uma forma que a desafie a pensar e estabelecer relações com outras palavras.” (BRASIL, 2012, p. 41)..
Fonte: LEITE, Tânia Maria S. B. Rios; MORAIS, Artur Gomes de. O Ensino do Sistema de Escrita Alfabética: por que vale a pena promover algumas habilidades de consciência fonológica? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, p. 19-26, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça uma sondagem sobre o que os alunos já sabem sobre poesia. É importante favorecer a participação de todos. Registre em uma cartolina as falas dos alunos sobre poesia e afixe no mural da sala de aula para que possam consultar quando precisarem.
Agora, entregue uma cópia da poesia abaixo para cada aluno. Leia com a turma a poesia e deixe que os alunos descubram algumas características de uma poesia.
Convite
José Paulo Paes
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
Fonte: Sítio: Caravana Poética. Disponível em: <http://www.caravanapoetica.com.br/varal_de_poesias/josepaulopaes_infantojuvenil.pdf >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Após a leitura, explore com a turma a poesia, a partir dos pontos abaixo:
Em seguida, proponha que cada aluno escolha uma palavra para poder brincar com a mesma. Podendo ser:
A partir da palavra escolhida, solicite que cada aluno descubra outras palavras que tenham algum som parecido com a palavra, tais como:
É importante que os alunos percebam as possibilidades de brincar com as palavras. Em seguida peça para que formem uma frase utilizando a palavra inicial e as outras palavras que foram descobertas pelos alunos.
Quando todos terminarem, solicite que socializem as frases com os colegas.
Explique aos alunos, que esta é a primeira produção da turma envolvendo poesia e que terão como desafio conhecerem diferentes poesias, bem como criarem suas próprias poesias para organizarem um varal de poesias no pátio da escola, de forma que toda a comunidade escolar possa aprender mais sobre poesia e se emocionar com cada poesia escrita pela turma.
Varal de poesias
Professor, organize uma quantidade de barbante suficiente para afixar no pátio da escola. Leve a turma até o local onde será feito o varal e estenda os barbantes de um lado e de outro. Providencie também pegadores para que as poesias possam ser afixadas.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, proponha à turma uma pesquisa na internet sobre diferentes poesias. Para o momento sugerimos que explore as poesias de Vinicius de Moraes. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox os sítios sugeridos a seguir. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.
Fonte: Sítio: Jornal de poesia. Disponível em: < http://www.jornaldepoesia.jor.br/vm5.html#ogirassol >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Fonte: Sítio: Jornal de poesia. Disponível em: < http://www.jornaldepoesia.jor.br/vm8.html#omarimbondo >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Organize os alunos em duplas para realizarem a pesquisa. Solicite que cada dupla escolha uma poesia para ler. Também poderão optar pela leitura de mais de uma poesia. Em seguida, solicite que escolham uma das poesias lidas. Imprima a poesia que cada dupla escolheu e em seguida, peça para que a dupla faça desenhos ao redor da poesia, representando o seu conteúdo. Depois de pronto, leve os alunos até o varal de poesias para afixarem suas atividades. Neste momento, faça uma socialização das atividades com a turma para que todos possam conhecer a poesia escolhida pelas outras duplas.
Proponha uma pesquisa com os alunos sobre o poeta Vinicius de Moraes. Para isso, sugerimos que acessem o sítio abaixo:
Fonte: Sítio: Releituras. Disponível em: < http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Com a leitura das informações do sítio acima, os alunos terão oportunidade de conhecerem as possibilidades de se criarem poesias desde crianças, pois não há idade para expressarmos nossas emoções. Explique para a turma que os alunos terão como desafio, escreverem uma biografia resumida do poeta Vinicius de Moraes, para comporem o varal de poesias, com o intuito de informar mais aos leitores sobre o autor das poesias expostas.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, providencie a cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Cante com a turma e explore o conteúdo da mesma:
Hoje é Domingo
Hoje é domingo
Pede cachimbo
o cachimbo é de barro
Bate no jarro
o jarro é fino
Bate no sino
O sino é de ouro
Bate no Touro
é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo
Fonte: Sítio: Letra: Hoje é domingo. Disponível em: <http://letras.mus.br/palavra-cantada/1543931/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Após o diálogo com a turma sobre o conteúdo da música, sugerimos que você solicite aos alunos que circulem, utilizando para isso um lápis de cor as palavras que rimam.
Agora, para explorar rimas, jogue com a turma o jogo online a seguir. Para isso, auxilie os alunos a acessarem o sítio sugerido abaixo, utilizando para isso o programa Mozilla Firefox do laptop Classmate, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.
Fonte: Sítio: Jogo das rimas. Disponível em: < http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=rimas >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Após o jogo online, leia o livro “O nome da manhã” de Marina Colasanti com a turma. Se preferir, poderá ser feita a leitura de uma ou mais poesias em um dia.
Sinopse do livro – "O nome da manhã".
Falar da manhã pode ser sob o som do galo e de um despertar de um ipod de um menino. Elementos do dia a dia são representados em forma de poesia e favorecem um novo olhar sobre as possibilidades de brincar com as palavras e com as coisas simples do nosso cotidiano. Vamos lá!
Fonte: Sítio: Livraria Saraiva. Disponível em: < http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4356506/o-nome-da-manha >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Agora, proponha que cada aluno crie uma poesia sobre uma brincadeira que gosta muito. Instigue os alunos a pensarem sobre a brincadeira e falarem para os colegas:
· Como é a brincadeira;
· Como ela é realizada;
· O que mais gosta na brincadeira.
Ajude os alunos na escrita de uma poesia, exercitando a autoria dos mesmos neste processo. Após o trabalho ser concluído, proponha que façam a leitura para a turma. A poesia poderá ser afixa no varal de poesias para que todos da escola possam realizar a leitura.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, explore os vídeos a seguir com a turma. Explique que terão como desafio, observarem como a poesia foi representada. Para isso, assista aos vídeos com a turma.
Fonte: Sítio: Castelo Rá Tim Bum: A Galinha D'Angola - Vinicius de Moraes. <http://www.youtube.com/watch?v=eD5UKAH3lvY&list=PL901B132A6819E822&index=6>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Fonte: Sítio: Castelo Rá Tim Bum: O Relógio - Vinicius de Moraes. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=9QjuspUwkmk&list=PL901B132A6819E822>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Agora, organize os alunos em duplas e solicite que cada uma escolha uma das poesias já trabalhadas em sala de aula. Em seguida, a dupla terá como desafio criar um vídeo, representando a poesia. Para isso, auxilie os alunos a acessarem a câmera do laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Também poderá ser utilizado o tablet ou o Laboratório de Informática. Os alunos poderão usar outros espaços da escola e diferentes materiais para compor o cenário da poesia.
Quando todos terminarem, faça um momento da apresentação dos vídeos na sala de aula e em seguida, organize um momento na escola para que as outras turmas e também os familiares possam assistir às produções dos alunos.
Para finalizar o trabalho, sugerimos que aluno escreva sua própria biografia, com a ajuda dos familiares. Em sala de aula cada aluno poderá contar sua biografia para a turma. Em seguida, afixe-a juntamente com a poesia do aluno no varal de poesias, podendo ser a que já se encontra exposta no varal, ou mesmo outra poesia. Assim, toda a comunidade escolar, vai conhecer um pouco mais sobre os grandes poetas da escola.
Sugestões de links para alunos:
Sítio: Revista Recreio. Disponível em: <http://www.recreio.com.br/blogs/livros/tag/poesia/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Sugestões de links para professores:
Sítio: Nova Escola – Reportagem: Usar a poesia para desenvolver a oralidade.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/usar-poesia-423627.shtml>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Sítio: Vídeo: Bartolomeu Campos de Queirós.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=1-z-8O31_qc>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Sítio: Edição 47 - Poesia na Sala de Aula.
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/cultura.html?idEdicao=50&idCategoria=4>. Acesso em: 10 de jul.2013.
Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação, os diálogos com os alunos e a análise de suas produções.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/07/2013
Quatro estrelasSou professora e amo poesia. Gostei muito do teu trabalho, considerando a importancia do trabalho em sala de aula dos diversos generos textuais. Outra forma de trabalhar poesia é fazer poesia ao pé do ouvido com tubos de papelão. As crianças adoram...
23/07/2013
Cinco estrelasOlá estas aulas são bem ludicas e envolve as crianças em um todo na participação e tambem desenvolve a cordenação motora. Sendo simples mas de grande ajuda. Onde eles aprende brincando... Um abração Marinete.
23/07/2013
Quatro estrelasparabens pelas ideias maravilhosas que vc adptou em sua aula,so gostaria de acrescentar que poderia ser feito um livro no final do projeto com todas as poesias, afim de acrescentar o acervo da biblioteca da escola,alem que este poderia e muito contribuir para outras prof, e em especial aos alunos