22/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
· Ouvir e criar histórias;
· Reconhecer suas próprias emoções;
· Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;
· Ampliar o vocabulário;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Contar história e despertar emoções
Professor, contar histórias é uma arte milenar, que ultrapassa o tempo e se materializa em nosso contexto. Se olharmos atentamente para nossa história, veremos o quanto as histórias nos constituíram e nos constituem como seres humanos, em que emoções emanam de nós e se concretizam em nossas ações cotidianas, conduzindo nossa própria relação com o mundo. É neste âmbito que propomos esta aula, com o intuito de nos atentarmos cada vez mais para a formação integral do ser humano, tendo em vista suas emoções que perpassam a aprendizagem da leitura e da escrita. Basta se envolver e se preparar para fortes emoções!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Você sabia? A contação de história constitui um trabalho com a linguagem oral que favorece o conhecimento dos usos da oralidade na sociedade, tendo em vista o próprio linguajar utilizado cotidianamente pela criança. Por isso, o trabalho com a contação de história pode, do nosso ponto de vista, despertar emoções diversas na criança que balizam a sua aprendizagem da leitura e da escrita, tornando este aprender algo próximo da criança (BRASIL, 2012.).
Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e explore ao máximo as histórias conhecidas pela turma. Construa um cartaz coletivo com as histórias que já ouviram.
No caderno de Língua Portuguesa, peça para que cada aluno escreva as histórias que já ouviram ou mesmo que leram. Em seguida, entregue para cada um, várias cópias das carinhas abaixo e solicite que cole ao lado de cada história que registrou, expressando o que sentiu ao ouvir a história.
Fonte: Imagens da própria autora.
Agora, faça um momento de socialização das produções e aproveite para instigar a reflexão dos alunos sobre o que nas histórias fizeram com que sentissem tais emoções.
Depois, organize os alunos em duplas e leve-os à biblioteca da escola. Cada dupla poderá escolher um livro para que possa organizar uma contação de história para a turma. Com o livro escolhido, auxilie os alunos na leitura do mesmo. Converse com cada dupla sobre o que achou da história e como gostaria de contá-la para a turma. Ajude os alunos a planejarem a forma como irão contar a história, organizando, se necessário, fantoches, cartolinas, tintas e outros materiais. O tempo de preparação poderá ser de aproximadamente uma semana, em que cada dia os alunos possam se inteirar mais da história e também da organização da contação.
Quando tudo estiver pronto, organize o momento de contação das histórias. Cada dupla fará a contação da história e ao final, a turma poderá expressar opiniões, sugestões e também o que compreenderam da história. É importante resgatar com os alunos os motivos da escolha do livro e o que mudou após lerem o livro.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, planeje uma contação de história dos “Três Porquinhos”. Para isso, é necessário que tenha como princípio que para contar uma história é preciso que seja considerado materiais que envolvam a atenção do aluno, tais como: fantoches, fantasias e outros. Sugerimos que você planeje um cenário que represente as três casas (palha, madeira e tijolo), de forma que os alunos viagem na imaginação. Se possível, convide outros professores para participarem.
Para contar histórias para os alunos, valem algumas dicas:
Após a contação da história, promova um momento de ouvir os alunos sobre o que acharam da história. Em seguida, sugerimos que os alunos procurem identificar as características de cada um dos porquinhos, personagens da história.
Em seguida, cada aluno pode expor com qual dos porquinhos ele mais se identificou e justificar a sua resposta. Depois, cada aluno poderá registrar por escrito, o que ele tem em comum e em que ele se diferencia do personagem escolhido. Com esta produção, os alunos terão oportunidade de pensarem em si mesmos e também de desenvolverem o autoconhecimento.
Ao final, os alunos poderão fazer a socialização de suas produções e contar um pouco de si para a turma.
Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox o sítio sugerido a seguir. Também poderá ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.
Fonte: Sítio: SmartKids. Disponível em:
< http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/teatro-os-tres-porquinhos.html >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
A partir do vídeo, promova um diálogo na sala de aula sobre dois aspectos:
É importante que os alunos possam emitir suas opiniões sobre cada um dos aspectos acima e darem exemplos relacionados à própria vida.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, organize de forma criativa a contação da história do “Pinóquio”. Reveja os pontos essenciais que elencamos na segunda atividade para uma contação de história. Para esta contação, caso você tenha optado pela dramatização, conforme sugerido anteriormente, utilize agora materiais concretos, construindo um cenário da história. Se achar interessante, construa os personagens e o cenário com materiais reciclados.
Chegou o momento! Faça a contação da história do “Pinóquio” para a turma.
Fonte: Sítio: Livros Pra Ler Reler. Disponível em:
< http://livrospralerereler.blogspot.com.br/2011/04/pinoquio-uma-historia-magica.html >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Após a história, converse com a turma sobre o que os alunos mais gostaram e outras questões que queiram dialogar.
Em seguida solicite que os alunos se organizem em grupos de quatro ou cinco alunos. Peça para que cada grupo converse sobre os vários momentos da história e escolha um momento para cada emoção abaixo. Para isso, distribua a atividade abaixo para cada aluno dos grupos.
Nossas emoções
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Parte da história
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Emoção |
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Alegria
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Tristeza
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Medo
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Surpresa
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Outra
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Fonte: Imagem da própria autora.
Depois que todos terminarem, faça a socialização das produções. É importante oportunizar um momento de troca de ideias sobre as diferentes emoções que sentimos, a partir de uma mesma história.
Agora, faça uma reflexão com a turma em torno das seguintes questões:
Ouça os alunos, deixe que expressem oralmente suas vivências e concepções. Em seguida, vocês poderão fazer uma consulta ao dicionário e procurarem o significado da palavra mentira e com os alunos organizados em grupos, solicite que façam um cartaz, que represente duas situações vividas pelo personagem Pinóquio, sendo uma quando ele diz a verdade e outra quando ele conta uma mentira.
Após terminarem os trabalhos, os alunos poderão apresentar ao grupo e dialogarem sobre as consequências de uma mentira.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Dominó de personagens
Professor, converse com a turma sobre alguns personagens que já conhecem. Faça uma lista na lousa, com os nomes sugeridos pelos alunos. Em seguida, converse com a turma sobre uma possível característica que identifica mais o personagem, como por exemplo, na história dos “Três Porquinhos”, cada porquinho tinha uma característica que pode ser identificada pelos alunos, ou seja: Cícero era o mais preguiçoso e Prático o mais trabalhador e assim por diante.
Depois que conseguirem levantar uma característica, adjetivo ou mesmo uma palavra que represente o personagem, entregue a tabela abaixo e solicite que façam na primeira coluna o desenho representando cada personagem cujo nome está na lousa e na segunda coluna, que escrevam a característica do mesmo.
Nome da Personagem
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Característica |
Desenho da criança
Porquinho Cícero
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Preguiçoso
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Fonte: Imagem da própria autora.
Depois que todos terminarem, solicite que recortem para montar um “Jogo da Memória”. Organize os alunos em duplas e deixe que aproveitem o momento para se divertirem e aprenderem mais sobre os personagens da história.
Agora, os alunos poderão acessar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox o sítio sugerido a seguir. Também poderá ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática. Os alunos poderão jogar o jogo da memória dos contos de fadas.
Jogos de Contos de Fadas
Fonte: Sítio: Smart Kids. Disponível em:
< http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Criando cenários
Professor, providencie massinha de modelar colorida para a turma. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Solicite que escolham uma história para ser representada em forma de massinha. Explique para os alunos que terão como desafio representar os personagens, se atentando para as expressões faciais dos mesmos. Assim, os alunos deverão pensar em cada momento da história, ou mesmo poderão escolher apenas uma cena de uma história, e tentarem montar o cenário, a partir do enredo em que a história se passa. Quando todos do grupo já tiverem montado o cenário, peça que filmem utilizando o laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Também poderá ser utilizado o tablet. Os alunos deverão recontar a história ou a cena, gravando a contação.
Quando todos os alunos já tiverem concluído a atividade, faça uma sessão de pipoca com a turma, para que os alunos possam assistir às filmagens da história. Cada grupo poderá explicar qual é a história escolhida e outras explicações. É importante que os alunos possam expressar como os personagens estavam nas cenas escolhidas ou mesmo na história, se eram felizes, se estavam tristes e também as situações que aconteciam para que estas emoções surgissem. Ao final, cada grupo poderá emitir também, as emoções que sentiram ao vivenciar esta atividade.
Sugestões de links para alunos:
Sítio: Contando História. Disponível em: < http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Sugestões de links para professores:
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Disponível em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/15250498/2139827055/name/a_psicanalise_dos_contos_de_fadas.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam as possibilidades que uma história tem para favorecer emoções diversas.
Quatro estrelas 2 classificações
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09/08/2013
Cinco estrelasótimo, despertou muitas ideias para minhas futuras aulas.
23/07/2013
Quatro estrelasEstá aula foi muito boa, foi muito importante, para tirar muitas idéias.