Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contando histórias e despertando emoções

 

22/07/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Ouvir e criar histórias;

·      Reconhecer suas próprias emoções;

·      Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Contar história e despertar emoções

Professor, contar histórias é uma arte milenar, que ultrapassa o tempo e se materializa em nosso contexto. Se olharmos atentamente para nossa história, veremos o quanto as histórias nos constituíram e nos constituem como seres humanos, em que emoções emanam de nós e se concretizam em nossas ações cotidianas, conduzindo nossa própria relação com o mundo. É neste âmbito que propomos esta aula, com o intuito de nos atentarmos cada vez mais para a formação integral do ser humano, tendo em vista suas emoções que perpassam a aprendizagem da leitura e da escrita. Basta se envolver e se preparar para fortes emoções!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Você sabia? A contação de história constitui um trabalho com a linguagem oral que favorece o conhecimento dos usos da oralidade na sociedade, tendo em vista o próprio linguajar utilizado cotidianamente pela criança. Por isso, o trabalho com a contação de história pode, do nosso ponto de vista, despertar emoções diversas na criança que balizam a sua aprendizagem da leitura e da escrita, tornando este aprender algo próximo da criança (BRASIL, 2012.).

Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e explore ao máximo as histórias conhecidas pela turma. Construa um cartaz coletivo com as histórias que já ouviram.

No caderno de Língua Portuguesa, peça para que cada aluno escreva as histórias que já ouviram ou mesmo que leram. Em seguida, entregue para cada um, várias cópias das carinhas abaixo e solicite que cole ao lado de cada história que registrou, expressando o que sentiu ao ouvir a história.

 

Aula4_jul4_2013.jpg

Fonte: Imagens da própria autora.

Agora, faça um momento de socialização das produções e aproveite para instigar a reflexão dos alunos sobre o que nas histórias fizeram com que sentissem tais emoções.

Depois, organize os alunos em duplas e leve-os à biblioteca da escola. Cada dupla poderá escolher um livro para que possa organizar uma contação de história para a turma. Com o livro escolhido, auxilie os alunos na leitura do mesmo. Converse com cada dupla sobre o que achou da história e como gostaria de contá-la para a turma. Ajude os alunos a planejarem a forma como irão contar a história, organizando, se necessário, fantoches, cartolinas, tintas e outros materiais. O tempo de preparação poderá ser de aproximadamente uma semana, em que cada dia os alunos possam se inteirar mais da história e também da organização da contação.

Quando tudo estiver pronto, organize o momento de contação das histórias. Cada dupla fará a contação da história e ao final, a turma poderá expressar opiniões, sugestões e também o que compreenderam da história. É importante resgatar com os alunos os motivos da escolha do livro e o que mudou após lerem o livro.  

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, planeje uma contação de história dos “Três Porquinhos”. Para isso, é necessário que tenha como princípio que para contar uma história é preciso que seja considerado materiais que envolvam a atenção do aluno, tais como: fantoches, fantasias e outros. Sugerimos que você planeje um cenário que represente as três casas (palha, madeira e tijolo), de forma que os alunos viagem na imaginação.  Se possível, convide outros professores para participarem.

 

Para contar histórias para os alunos, valem algumas dicas:

  • Organizar um espaço apropriado: que tenha um lugar confortável para os alunos sentarem, que seja de fácil visualização da representação da história, que seja silencioso, dentre outros aspectos que envolvem o ambiente;
  • Pensar sobre o tempo que ocorrerá a contação, para não ficar cansativo para os alunos;
  • Elaborar combinados prévios com a turma: fazer silêncio no momento da contação; não atrapalhar o colega; dentre outros combinados.

 

Após a contação da história, promova um momento de ouvir os alunos sobre o que acharam da história. Em seguida, sugerimos que os alunos procurem identificar as características de cada um dos porquinhos, personagens da história.

 

  • Como eles são?
  • O que eles gostam?

 

Em seguida, cada aluno pode expor com qual dos porquinhos ele mais se identificou e justificar a sua resposta. Depois, cada aluno poderá registrar por escrito, o que ele tem em comum e em que ele se diferencia do personagem escolhido. Com esta produção, os alunos terão oportunidade de pensarem em si mesmos e também de desenvolverem o autoconhecimento.

 

Ao final, os alunos poderão fazer a socialização de suas produções e contar um pouco de si para a turma.

 

Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox o sítio sugerido a seguir. Também poderá ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.

Aula4_jul1_2013.jpg

Fonte: Sítio: SmartKids. Disponível em:

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/teatro-os-tres-porquinhos.html >. Acesso em: 10 de jul. 2013.

A partir do vídeo, promova um diálogo na sala de aula sobre dois aspectos:

 

  • Ser preguiçoso;
  • Ser trabalhador.

 

É importante que os alunos possam emitir suas opiniões sobre cada um dos aspectos acima e darem exemplos relacionados à própria vida.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, organize de forma criativa a contação da história do “Pinóquio”. Reveja os pontos essenciais que elencamos na segunda atividade para uma contação de história. Para esta contação, caso você tenha optado pela dramatização, conforme sugerido anteriormente, utilize agora materiais concretos, construindo um cenário da história. Se achar interessante, construa os personagens e o cenário com materiais reciclados.

 

Chegou o momento! Faça a contação da história do “Pinóquio” para a turma.

Aula4_jul2_2013.jpg

Fonte: Sítio: Livros Pra Ler Reler. Disponível em:

< http://livrospralerereler.blogspot.com.br/2011/04/pinoquio-uma-historia-magica.html >. Acesso em: 10 de jul. 2013.

Após a história, converse com a turma sobre o que os alunos mais gostaram e outras questões que queiram dialogar.

 

Em seguida solicite que os alunos se organizem em grupos de quatro ou cinco alunos. Peça para que cada grupo converse sobre os vários momentos da história e escolha um momento para cada emoção abaixo. Para isso, distribua a atividade abaixo para cada aluno dos grupos.

 

 

Nossas emoções

 

 

Parte da história

 

 

Emoção

 

 

Alegria

 

 

 

Tristeza

 

 

 

Medo

 

 

 

Surpresa

 

 

 

Outra

 

 Fonte: Imagem da própria autora.

 

Depois que todos terminarem, faça a socialização das produções. É importante oportunizar um momento de troca de ideias sobre as diferentes emoções que sentimos, a partir de uma mesma história.

 

Agora, faça uma reflexão com a turma em torno das seguintes questões:

 

  • O que é mentir?
  • Vocês já mentiram?
  • Em quais situações o personagem Pinóquio teve que mentir?
  • O nariz de Pinóquio cresce quando ele mente, e o que acontece quando a gente mente?

 

Ouça os alunos, deixe que expressem oralmente suas vivências e concepções. Em seguida, vocês poderão fazer uma consulta ao dicionário e procurarem o significado da palavra mentira e com os alunos organizados em grupos, solicite que façam um cartaz, que represente duas situações vividas pelo personagem Pinóquio, sendo uma quando ele diz a verdade e outra quando ele conta uma mentira.

Após terminarem os trabalhos, os alunos poderão apresentar ao grupo e dialogarem sobre as consequências de uma mentira.

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Dominó de personagens

 

Professor, converse com a turma sobre alguns personagens que já conhecem. Faça uma lista na lousa, com os nomes sugeridos pelos alunos. Em seguida, converse com a turma sobre uma possível característica que identifica mais o personagem, como por exemplo, na história dos “Três Porquinhos”, cada porquinho tinha uma característica que pode ser identificada pelos alunos, ou seja: Cícero era o mais preguiçoso e Prático o mais trabalhador e assim por diante.

 

Depois que conseguirem levantar uma característica, adjetivo ou mesmo uma palavra que represente o personagem, entregue a tabela abaixo e solicite que façam na primeira coluna o desenho representando cada personagem cujo nome está na lousa e na segunda coluna, que escrevam a característica do mesmo.

 

 

Nome da Personagem

 

 

Característica

 

 

Desenho da criança

 

 

 

Porquinho Cícero

 

 

 

 

 

 

 

Preguiçoso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Depois que todos terminarem, solicite que recortem para montar um “Jogo da Memória”. Organize os alunos em duplas e deixe que aproveitem o momento para se divertirem e aprenderem mais sobre os personagens da história.

 

Agora, os alunos poderão acessar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox o sítio sugerido a seguir. Também poderá ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática. Os alunos poderão jogar o jogo da memória dos contos de fadas.

Jogos de Contos de Fadas

Aula4_jul3_2013.jpg

Fonte: Sítio: Smart Kids. Disponível em:

< http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html >. Acesso em: 10 de jul. 2013.

Criando cenários

 

Professor, providencie massinha de modelar colorida para a turma. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Solicite que escolham uma história para ser representada em forma de massinha. Explique para os alunos que terão como desafio representar os personagens, se atentando para as expressões faciais dos mesmos. Assim, os alunos deverão pensar em cada momento da história, ou mesmo poderão escolher apenas uma cena de uma história, e tentarem montar o cenário, a partir do enredo em que a história se passa. Quando todos do grupo já tiverem montado o cenário, peça que filmem utilizando o laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Também poderá ser utilizado o tablet. Os alunos deverão recontar a história ou a cena, gravando a contação.

 

Quando todos os alunos já tiverem concluído a atividade, faça uma sessão de pipoca com a turma, para que os alunos possam assistir às filmagens da história. Cada grupo poderá explicar qual é a história escolhida e outras explicações. É importante que os alunos possam expressar como os personagens estavam nas cenas escolhidas ou mesmo na história, se eram felizes, se estavam tristes e também as situações que aconteciam para que estas emoções surgissem. Ao final, cada grupo poderá emitir também, as emoções que sentiram ao vivenciar esta atividade.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: Contando História. Disponível em: < http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Disponível em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/15250498/2139827055/name/a_psicanalise_dos_contos_de_fadas.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam as possibilidades que uma história tem para favorecer emoções diversas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.