Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Compreendendo a relação entre 1cm³ e 1mL

 

16/07/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANA MARTINS PEREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 3 da matriz do ENEM, que é construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano, bem como resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas (H12), é proposto para essa aula o seguinte objetivo:

  • Compreender  que é possível estabelecer uma relação entre a unidade de medida de volume (cm³) e a unidade de medida de capacidade (mL).
Duração das atividades
2 horas/aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Unidade padrão de volume 1cm³
  • Unidades de medida de comprimento (submúltiplos do metro)
  • Volume de um paralelepípedo
Estratégias e recursos da aula
  • Cola quente
  • Embalagens de produtos com marcações em mililitros (mL) ou em litros (L)
  • Folha de transparência
  • Papel para escrever as marcações das fichas em mL
  • Laboratório de Informática com acesso à internet
  • Seringa graduada em mL
  • Régua

A aula

Professor (a),  sabemos que a unidade usual de medida de capacidade é o litro (L), e a de volume  é  o metro cúbico (m³).  Assim sendo, as sequências de atividades  tem por objetivo  proporcionar um ambiente para que os alunos consigam descobrir que é possível expressar o volume (centímetro cúbico - cm³)  por meio da unidade de medida de capacidade (mililitro - mL).

Inicie a aula dividindo a sala em grupos de 3 alunos e  proponha que eles construam  um cubo de aresta 1cm sem uma das faces (tampa aberta), conforme  ilustra a Figura 1. As faces do cubo podem ser feitas com uma folha de transparência e coladas com  cola quente.

Figura 1: Cubo de aresta 1cm sem a tampa

Figura 1: Cubo de aresta 1cm sem a tampa

Fonte: Imagem do próprio autor

A mediação na construção do cubo é importantíssima, principalmente no que se refere às medidas das arestas, atentando-se para o fato de que  as faces serão coladas e, assim, será necessário cortar as arestas com 1 ou 2 milímetros a mais de comprimento. Verifique se cada grupo, ao final dessa atividade inicial,  conseguiu construir um cubo que possui realmente 1cm³ de volume.

Professor (a), para saber mais sobre a unidade de volume, o cm³, acesse a aula no portal do professor intitulada “Material dourado: recurso utilizado na compreensão do cm³ como unidade de volume”.

Em seguida, distribua  entre os grupos  1 seringa com marcações em mililitros (mL) e peça que os alunos encham essa seringa com 1mL de água e transporte esse líquido para o cubo  construído de 1 cm³ , conforme ilustra a figura 2:

Figura 2: Transportando 1mL para o cubo de 1cm³ de volume

Transportando 1mL para o cubo de 1cm³ de volume

Fonte: Imagem do próprio autor

Com essa atividade, os alunos perceberão que 1cm³  corresponde a 1 mL. Aproveite para fazer perguntas do tipo

 Se o cubo de 1cm³ tem a capacidade de 1mL, quantos mL haverá em 10 cubos de 1cm³?

 E em 1000 cubos de 1cm³?

Leve os alunos a concluírem  que 1000 mL corresponde a 1 L e solicite que encham a seringa de água com várias marcações diferentes e digam quanto que essas medidas correspondem em cm³.

Pergunte a eles em quais situações do dia a dia  utilizamos o mililitro (mL). Espera-se que os alunos digam que  essa medida de capacidade aparece em embalagens de produtos como remédios, bebidas, perfumes, latas de tintas, tubos de pincel, etc.

Leve para a sala de aula embalagens com capacidades diferentes ou peça que os alunos tragam de casa. Apague a marcação da capacidade e faça fichas contendo essas marcações. Desafie os alunos a relacionarem as fichas com as marcações das capacidades em mL dos produtos, conforme sugere a figura 3 e, em seguida, peça que os alunos relacionem essas medidas com o cm³.

Figura 3: Exemplo de atividade de relacionar as fichas com marcações das capacidades

Exemplo de atividade de relacionar as fichas com marcações das capacidades

Fonte: Imagens adaptadas dos links abaixo:

Água mineral 500 ml

Disponível em http://www.grupocarvalho.com.br/noticia/251/coca-cola-lanca-agua-mineral-crystal-de-1-litro . Acesso em 09 de julho de 2013.

Copos 150 ml e 80 ml

Disponível em http://www.nossobairro.com/depel/3/ Acesso em 09 de julho de 2013.

Desinfetante 5 litros

Disponível em http://patosclean.com.br/novo/tag/desinfetante/ Acesso em 09 de julho de 2013.

Pet de 250 ml

Disponível em http://www.embalagemmarca.com.br/2012/01/refrigerante-tobi-tem-novo-rotulo-e-ganha-versao-de-250-mililitros/  Acesso em 09 de julho de 2013.

Refrigerante

Disponível em http://ogourmet.net/blog/bebidas/coca-cola-a-da-garrafa-de-vidro-e-a-melhor/ Acesso em 09 de julho de 2013.

Remédio

Disponível em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487741684-essencia-concentrada-eucalipto-100-ml-rende-5-litros-_JM  Acesso em 09 de julho de 2013.

Suco de uva

Disponível em http://www.frills.com.br/produtos_individual.php?produto=80

Acesso em 09 de julho de 2013.

Caso a escola possua um laboratório de informática com acesso à internet, oriente os alunos no desenvolvimento da atividade online “Volume e capacidade de diferentes recipientes?” (Figura 4) disponível no endereço http://www.escolovar.org/volume_capacidade_recipientes_despejar.swf. Essa proposta é similar à atividade sugerida na figura 3, a diferença é que ela é online.

Figura 4: Jogo “Volume e capacidade de diferentes recipientes”

Jogo “Volume e capacidade de diferentes recipientes”

Fonte: Disponível em http://www.escolovar.org/volume_capacidade_recipientes_despejar.swf Acesso em 07 de julho de 2013.

Para finalizar, proponha os desafios sugeridos abaixo envolvendo medidas de capacidade. Em seguida, elega um grupo para apresentar para toda a sala as estratégias utilizadas para resolver cada desafio.

Você tem dois baldes: um com capacidade para comportar 5 litros, e outro que comporta 3 litros. Você não possui outros recipientes e os baldes não possuem marcações de volume.

Desafio 1: Você precisa retirar exatamente 7 litros de água de uma bica, com esses baldes. Como fazer isto?

Resposta esperada do problema 1: Encha o balde de 5 litros e despeje a água, até onde for possível, no balde de 3 litros, enchendo-o. Agora, restaram 2 litros no balde de 5 litros. Jogue fora a água do balde de 3 litros e coloque nele os 2 litros que estavam no balde de 5 litros. Agora, encha o balde de 5 litros de novo. Pronto! No balde de 3 litros estão, agora, 2 litros de água, enquanto o balde de 5 litros está cheio, totalizando 7 litros!

Desafio 2: Com os mesmos baldes, diga como fazer para retirar exatamente 4 litros de água da mesma bica.

Resposta esperada do problema 2: Encha o balde de 3 litros até o fim e despeje a água no balde de 5 litros. Encha o balde de 3 litros de novo e despeje toda a água que puder no balde de 5 litros. Agora, há 1 litro de água no balde de 3 litros. Jogue fora a água que está no balde de 5 litros e coloque nele a água que está no balde de 3 litros. Encha de novo o balde de 3 litros. Pronto! No balde de 5 litros há 1 litro de água, enquanto o balde de 3 litros está cheio, totalizando 4 litros de água.

Fonte: Desafio disponível em http://rachacuca.com.br/enigmas/6/problema-dos-baldes/ Acesso em 07 de julho de 2013.

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:

Baralho Cocrimat: Volume de paralelepípedos

Fonte: disponível em

http://lantec.fae.unicamp.br/ed88/wp-content/uploads/2012/03/volume%20%2803-25-12-10-36-31%29.pdf  Acesso em 07 de julho de 2013.

Introduzindo a unidade padrão de volume

Fonte: disponível em  http://letramentomatematica.pbworks.com/f/MED-INTRODUZINDO+O+CONCEITO+DE+VOLUME.pdf .Acesso em 07 de julho de 2013.

Matemática e Cultura: decimais, medidas e sistema monetário

Fonte: disponível em http://www.sbembrasil.org.br/files/decimais.pdf . Acesso em 07 de julho de 2013.

Medidas de volume e capacidade

Fonte: disponível em http://www.escolakids.com/medidas-de-volume-e-capacidade.htm Acesso em 07 de julho de 2013.

Professor (a) sugiro que você leia o livro a seguir:

TOLEDO, M. Didática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997. – (Conteúdo e Metodologia)

Avaliação

Professor (a), sugere-se avaliar as respostas apresentadas pelos alunos a partir da atividade de relacionar as fichas com marcações das capacidades, das atividades realizadas no laboratório de informática com acesso à internet e dos registros dos grupos ou dos próprios alunos ao realizar os desafios. Avalie também a participação dos alunos, suas atitudes frente às atividades propostas e também se houve aprendizagem significativa a respeito do tema proposto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.