16/07/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
A fim de desenvolver as competências da área 3 da matriz do ENEM, que é construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano, bem como resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas (H12), é proposto para essa aula o seguinte objetivo:
A aula
Professor (a), sabemos que a unidade usual de medida de capacidade é o litro (L), e a de volume é o metro cúbico (m³). Assim sendo, as sequências de atividades tem por objetivo proporcionar um ambiente para que os alunos consigam descobrir que é possível expressar o volume (centímetro cúbico - cm³) por meio da unidade de medida de capacidade (mililitro - mL).
Inicie a aula dividindo a sala em grupos de 3 alunos e proponha que eles construam um cubo de aresta 1cm sem uma das faces (tampa aberta), conforme ilustra a Figura 1. As faces do cubo podem ser feitas com uma folha de transparência e coladas com cola quente.
Figura 1: Cubo de aresta 1cm sem a tampa
Fonte: Imagem do próprio autor
A mediação na construção do cubo é importantíssima, principalmente no que se refere às medidas das arestas, atentando-se para o fato de que as faces serão coladas e, assim, será necessário cortar as arestas com 1 ou 2 milímetros a mais de comprimento. Verifique se cada grupo, ao final dessa atividade inicial, conseguiu construir um cubo que possui realmente 1cm³ de volume.
Professor (a), para saber mais sobre a unidade de volume, o cm³, acesse a aula no portal do professor intitulada “Material dourado: recurso utilizado na compreensão do cm³ como unidade de volume”.
Em seguida, distribua entre os grupos 1 seringa com marcações em mililitros (mL) e peça que os alunos encham essa seringa com 1mL de água e transporte esse líquido para o cubo construído de 1 cm³ , conforme ilustra a figura 2:
Figura 2: Transportando 1mL para o cubo de 1cm³ de volume
Fonte: Imagem do próprio autor
Com essa atividade, os alunos perceberão que 1cm³ corresponde a 1 mL. Aproveite para fazer perguntas do tipo
Se o cubo de 1cm³ tem a capacidade de 1mL, quantos mL haverá em 10 cubos de 1cm³?
E em 1000 cubos de 1cm³?
Leve os alunos a concluírem que 1000 mL corresponde a 1 L e solicite que encham a seringa de água com várias marcações diferentes e digam quanto que essas medidas correspondem em cm³.
Pergunte a eles em quais situações do dia a dia utilizamos o mililitro (mL). Espera-se que os alunos digam que essa medida de capacidade aparece em embalagens de produtos como remédios, bebidas, perfumes, latas de tintas, tubos de pincel, etc.
Leve para a sala de aula embalagens com capacidades diferentes ou peça que os alunos tragam de casa. Apague a marcação da capacidade e faça fichas contendo essas marcações. Desafie os alunos a relacionarem as fichas com as marcações das capacidades em mL dos produtos, conforme sugere a figura 3 e, em seguida, peça que os alunos relacionem essas medidas com o cm³.
Figura 3: Exemplo de atividade de relacionar as fichas com marcações das capacidades
Fonte: Imagens adaptadas dos links abaixo:
Água mineral 500 ml
Disponível em http://www.grupocarvalho.com.br/noticia/251/coca-cola-lanca-agua-mineral-crystal-de-1-litro . Acesso em 09 de julho de 2013.
Copos 150 ml e 80 ml
Disponível em http://www.nossobairro.com/depel/3/ Acesso em 09 de julho de 2013.
Desinfetante 5 litros
Disponível em http://patosclean.com.br/novo/tag/desinfetante/ Acesso em 09 de julho de 2013.
Pet de 250 ml
Disponível em http://www.embalagemmarca.com.br/2012/01/refrigerante-tobi-tem-novo-rotulo-e-ganha-versao-de-250-mililitros/ Acesso em 09 de julho de 2013.
Refrigerante
Disponível em http://ogourmet.net/blog/bebidas/coca-cola-a-da-garrafa-de-vidro-e-a-melhor/ Acesso em 09 de julho de 2013.
Remédio
Disponível em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487741684-essencia-concentrada-eucalipto-100-ml-rende-5-litros-_JM Acesso em 09 de julho de 2013.
Suco de uva
Disponível em http://www.frills.com.br/produtos_individual.php?produto=80
Acesso em 09 de julho de 2013.
Caso a escola possua um laboratório de informática com acesso à internet, oriente os alunos no desenvolvimento da atividade online “Volume e capacidade de diferentes recipientes?” (Figura 4) disponível no endereço http://www.escolovar.org/volume_capacidade_recipientes_despejar.swf. Essa proposta é similar à atividade sugerida na figura 3, a diferença é que ela é online.
Figura 4: Jogo “Volume e capacidade de diferentes recipientes”
Fonte: Disponível em http://www.escolovar.org/volume_capacidade_recipientes_despejar.swf Acesso em 07 de julho de 2013.
Para finalizar, proponha os desafios sugeridos abaixo envolvendo medidas de capacidade. Em seguida, elega um grupo para apresentar para toda a sala as estratégias utilizadas para resolver cada desafio.
Você tem dois baldes: um com capacidade para comportar 5 litros, e outro que comporta 3 litros. Você não possui outros recipientes e os baldes não possuem marcações de volume. Desafio 1: Você precisa retirar exatamente 7 litros de água de uma bica, com esses baldes. Como fazer isto? Resposta esperada do problema 1: Encha o balde de 5 litros e despeje a água, até onde for possível, no balde de 3 litros, enchendo-o. Agora, restaram 2 litros no balde de 5 litros. Jogue fora a água do balde de 3 litros e coloque nele os 2 litros que estavam no balde de 5 litros. Agora, encha o balde de 5 litros de novo. Pronto! No balde de 3 litros estão, agora, 2 litros de água, enquanto o balde de 5 litros está cheio, totalizando 7 litros! Desafio 2: Com os mesmos baldes, diga como fazer para retirar exatamente 4 litros de água da mesma bica. Resposta esperada do problema 2: Encha o balde de 3 litros até o fim e despeje a água no balde de 5 litros. Encha o balde de 3 litros de novo e despeje toda a água que puder no balde de 5 litros. Agora, há 1 litro de água no balde de 3 litros. Jogue fora a água que está no balde de 5 litros e coloque nele a água que está no balde de 3 litros. Encha de novo o balde de 3 litros. Pronto! No balde de 5 litros há 1 litro de água, enquanto o balde de 3 litros está cheio, totalizando 4 litros de água. Fonte: Desafio disponível em http://rachacuca.com.br/enigmas/6/problema-dos-baldes/ Acesso em 07 de julho de 2013. |
Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:
Baralho Cocrimat: Volume de paralelepípedos
Fonte: disponível em
http://lantec.fae.unicamp.br/ed88/wp-content/uploads/2012/03/volume%20%2803-25-12-10-36-31%29.pdf Acesso em 07 de julho de 2013.
Introduzindo a unidade padrão de volume
Fonte: disponível em http://letramentomatematica.pbworks.com/f/MED-INTRODUZINDO+O+CONCEITO+DE+VOLUME.pdf .Acesso em 07 de julho de 2013.
Matemática e Cultura: decimais, medidas e sistema monetário
Fonte: disponível em http://www.sbembrasil.org.br/files/decimais.pdf . Acesso em 07 de julho de 2013.
Medidas de volume e capacidade
Fonte: disponível em http://www.escolakids.com/medidas-de-volume-e-capacidade.htm Acesso em 07 de julho de 2013.
Professor (a) sugiro que você leia o livro a seguir:
TOLEDO, M. Didática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997. – (Conteúdo e Metodologia)
Professor (a), sugere-se avaliar as respostas apresentadas pelos alunos a partir da atividade de relacionar as fichas com marcações das capacidades, das atividades realizadas no laboratório de informática com acesso à internet e dos registros dos grupos ou dos próprios alunos ao realizar os desafios. Avalie também a participação dos alunos, suas atitudes frente às atividades propostas e também se houve aprendizagem significativa a respeito do tema proposto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!