Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Futebol ecológico: construções de leitura e de escrita

 

21/07/2013

Autor y Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar aspectos sobre o futebol ecológico.

  • Desenvolver a criatividade na solução de problemas.

  • Identificar o significado de educação ambiental e futebol.

  • Conceituar Futebol e Ecologia.

  • Aprimorar o uso da leitura e da escrita coletivamente.

  • Construir coletivamente propostas ambientais.

  • Elaborar elementos para a organização de um futebol ecológico.

Duração das atividades
5 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta proposta de aula direciona-se para crianças de 07 a 09 anos de idade, pois estimula os alunos a formular seu pensamento sobre determinado assunto, sua criatividade e sua concentração, contribuindo para sua inserção no mundo escolar. Desenvolve a socialização das crianças em pequenos e grandes grupos, com desafios e problemas para solucionar. Faz-se necessário que os alunos saibam escrever, ler, conhecer as principais regras de futebol e utilizar o netebook do Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

Estratégias e recursos da aula

Professor, como subsídio para a construção desta aula, assista o vídeo: “Esporte na escola - Educação Física e Educação Ambiental”. Duração: 13min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5067. Acesso em 10 de julho de 2013. 

Sinopse
A série da TV Escola sobre o programa "Esporte na Escola" enfoca as atividades físicas realizadas nas escolas sob outro ângulo. Os atletas, professores e especialistas falam sobre a prática esportiva realizada além das aulas de Educação Física e como isso pode contribuir para a formação da cidadania.

Neste episódio, o iatista Lars Grael é o convidado. A atividade proposta é a “caça ao tesouro”, um exemplo de esporte de orientação, ideal para ser praticado ao ar livre e que permite a integração da criança com a natureza. O programa mostra a importância de se aliar a prática esportiva com questões ligadas à Educação Ambiental.

 

 

Aulas 1 e 2 – Futebol e natureza: uma jogada legal!

Material: Computador e Data Show, solicitar que os alunos tragam o seu UCA, ou papel kraft e pincéis Hidrocor.

Local: Sala de Aula ou outro local adequado para as atividades.

1ª Atividade

Inicie a aula com uma conversa sobre a história do futebol, mas sem mencionar o nome do esporte de modo que os alunos possam descobrir sobre qual esporte você fala. Essa história deve ser contada de forma divertida com projeção da história por escrito. As frases da história devem ser claras e objetivas para que os alunos possam entendê-las no momento da leitura. Cada frase projetada será lida por um aluno, para que eles possam desenvolver a leitura.

Como subsídio sobre a História do Futebol:

História do Futebol. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/historia-do-futebol.htm. Acesso em 10 de julho de 2013. 

História do Futebol. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/FUTEBOL/. Acesso em 10 de julho de 2013. 

 

2ª. Atividade

Após os alunos descobrirem de qual modalidade esportiva se tratava a história, questione: Futebol e Ecologia! O que sabemos sobre esses assuntos?

Caso os alunos não consigam relacionar futebol e ecologia, o professor aborda a temática conversando com sobre a importância de se aliar a prática esportiva com questões ligadas a ecologia e a preservação do meio ambiente.

 

3ª. Atividade

Posteriormente, apresente uma história em quadrinhos criada por você ou alguma já disponível sobre Futebol Ecológico.

Sugestão de site para criar sua história: http://criancas.uol.com.br/atividades/crie-sua-hq.jhtm. Acesso em 10 de julho de 2013. 

Sugestão de História em quadrinhos: Futebol Ecológico. Disponível em: http://www2.uol.com.br/ecokids/hq/futebol.htm. Acesso em 10 de julho de 2013. 

A partir dessa história em quadrinhos questione os alunos:

  • Qual outro assunto além do futebol está presente na história?
  • Alguém sabe o que é Ecologia e se é algo importante?
  • E o Futebol o que é?  
  • Também é importante? Por quê?                       

As respostas a estas perguntas serão construídas a partir dos conceitos que os alunos apresentarem. Exemplos de conceitos construídos pelos alunos.

Ecologia: é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente. Também estuda a abundancia e distribuição dos seres vivos no planeta terra. É importante porque fornece informações se os animais e os ecossistemas estão em harmonia. Conceito de Ecologia disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/ecologia.htm. Acesso em 19 de julho de 2013.

Futebol: é uma manifestação da cultura corporal, um esporte popular, exercido dentro de regras, importante para a socialização das crianças. Futebol no Brasil, disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/esporte/modalidades/futebol. Acesso em 19 de julho de 2013

 

Continue com perguntas aos alunos:

1.      O que é meio ambiente?

2.      O que é natureza?

3.      É possível preservar o ambiente e os animais? Como?

4.      Em quais locais podemos jogar futebol em nossa escola para ficarmos mais perto da natureza?

natureza

Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/tudo-sobre-meio-ambiente/tudo-sobre-meio-ambiente13.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

4ª. Atividade

Solicite aos alunos que se reúnem em 4 grupos e informe que cada grupo registrará suas respostas no UCA. Caso sua escola não participe desse projeto os alunos poderão registrar no papel kraft, garantindo a leitura dos demais colegas quando o grupo  for apresentar para a turma.

Quando for iniciar a apresentação sugira que um aluno de cada grupo que assiste a apresentação das respostas lê e os alunos do grupo que estão apresentando explicam porque colocaram essa resposta. Exemplo: Grupo 1 apresenta suas respostas ao aluno A do Grupo 2 que lê a pergunta e a resposta e os alunos do Grupo 1 explicam a resposta.

Professor salve todas as repostas em seu computador para retomá-las na próxima aula.

 

Aulas 3 e 4: Futebol e meio ambiente: preservar é contribuir

 

Material: Solicitar o UCA dos alunos, cones, bola de futebol, garrafa pet, papel kraft, tinta guache ou pincéis Hidrocor.

Local: Local aberto, pátio.

 

1ª Atividade

Retome rapidamente com os alunos as discussões abordadas na aula anterior perguntando:

  • Quais são as maneiras que agredimos a natureza?
  • Quais os locais possíveis para realizar o jogo de futebol mais próximo da natureza, sem agredi-la?

Neste momento, o professor propõe aos alunos para passear pela escolar para identificarem os locais possíveis para organização e realização do jogo de modo que consigam ficar mais perto da natureza sem agredi-la. Caso não seja possível o professor organizará esse passeio num parque ou praça próximo da escola para que seja realizada essa atividade.

Continuando os mesmos grupos da aula anterior, cada grupo deverá registrar em seu UCA:

a)      O local em que pode ser realizado o jogo de futebol.

b)      Como fazer a marcação das linhas caso haja necessidade.

c)      Como colocar/marcar as traves do gol.

d)     O que fazer para preservar a natureza ao redor da escola.

Cada grupo registra suas respostas e posteriormente apresenta para o grupo.

 

2ª. Atividade

Num primeiro momento, o Grupo 1 proponente da proposta prepara o local e os materiais para a realização do jogo.

Os grupos 2 e 3 jogam futebol conforme as regras acordadas na 1ª. Atividade.

O Grupo 1 que propôs a maneira de jogar e organizou o local, colocará em prática as frentes de trabalho na natureza ao redor da escola (exemplo: colocar plaquinhas para não pisar na grama; recolher os lixos que estão no jardim e pátio da escola, plantar pequenas plantas e, caso a escola autorize: regar as plantas, arrancar os matos que atrapalham a passagem e etc.).

O grupo 4 constrói cartazes para colar nos murais da escola para conscientizar os outros alunos a respeitar o meio ambiente.

Um aluno fará imagens e filmagens (o UCA disponibiliza o programa para filmar e fotografar) desses momentos para posteriormente apresentar para a comunidade escolar. O outro arbitrar o jogo e escolherá um aluno para registrar as atividades.

O professor deverá auxiliar os alunos em todas as atividades. Cada grupo terá a oportunidade de realizar cada etapa dessa proposta.

 

                                                                                                                                                       futebol                                                                                                                                      

Disponível em: http://cdn4.igogo.pt/fotos/03/73/campo-de-futebol-de-a-dos-cunhados.jpg. Acesso em 10 de julho                                                                                                                                                                                                                              
 

amigos da escola

Disponível em: http://www.editorasollivros.com.br/image/Os%20Amiguinhos%20do%20Meio%20Ambiente.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

Aula 5: Analisando nossas ações

Material: Computador, Data Show e os UCAs dos alunos.

Local: Sala de Aula.

 

Atividades

O professor deverá levar todas as imagens e filmagens registradas durante a 2ª. Atividade da aula anterior para apreciação dos alunos.

Cada grupo se reunirá novamente para construir um texto sobre a experiência vivenciada e as contribuições que realizaram para preservar a natureza.

Cada componente do grupo deverá participar das reflexões e da construção do texto de modo geral. Um aluno do grupo registrará no UCA para posterior postagem no site ou blog da escola.

Ao final da aula o professor juntamente com os alunos leram os textos coletivamente para discussão final.

Recursos Complementares

Parâmetros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente e Saúde. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 10 de julho de 2013. 

Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/formacao-de-educadores/item/363. Acesso em 10 de julho de 2013. 

Avaliação

A Avaliação deverá ser contínua e processual. Procure verificar o envolvimento e seriedade com que os alunos lidaram com a temática. Busque perceber se os alunos conscientizaram-se sobre a importância das questões ambientais também no esporte.

Observe se ao longo das aulas se os alunos se conscientizaram da importância do papel de cada um na construção coletiva de propostas ambientais.

Aproveite para verificar como está a linguagem oral e escrita dos alunos nos registros oral e escrito apresentado.

Registre suas percepções sobre todo o processo para subsidiar a abordagem do tema em outros momentos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.