Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeira Cantada: A Linda Rosa Juvenil

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade;

• Ampliar seu repertório musical, por meio de uma brincadeira cantada;

• Reconhecer e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora de identidade;

• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos;

• Desenvolver autonomia perante escolhas do cotidiano.

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em 6 momentos, não necessariamente consecutivos, com durações variadas entre 30 minutos e 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Primeiras considerações:

A linguagem musical é uma forma importantes de expressão humana, o que justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.
A música, na educação infantil mantém forte ligação com o brincar.  Jogos e brinquedos musicais são transmitidos por tradição oral, persistindo nas sociedades urbanas nas quais a força da cultura de massas é muito intensa, pois são fonte de vivências e desenvolvimento expressivo musical. Envolvendo o gesto, o movimento, o canto, a dança e o faz-de-conta, esses jogos e brincadeiras são expressão da infância. Brincar de roda, ciranda, pular corda, amarelinha etc. são maneiras de estabelecer contato consigo próprio e com o outro, de se sentir único e, ao mesmo tempo, parte de um grupo, e de trabalhar com as estruturas e formas musicais que se apresentam em cada canção e em cada brincadeira. (BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial curricular nacional para a educação infantil Brasília,MEC/SEF, 1998).

Pensando nesses aspectos fundamentais para a educação infantil  planejamos essa aula, indicada para crianças entre 3 e 5 anos, com o objetivo de resgatar brincadeiras cantadas.

Primeiro Momento: Confeccionando fantoches de varetas da Linda Rosa Juvenil

Materiais:  folhas A4, cartolinas, tesouras, cola bastão (se houver disponível na escola) ou cola comum, fita crepe ou durex, varetas (palitos de picolé entre outros que não tenham ponta fina), lápis de cor, canetinha e giz de cera, cópias dos personagens, disponível em: https://www.google.com.br/search?q=desenhos+para+colorir+da+linda+rosa+juvenil&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ZzXhUaPANrax4APHqIA4&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=598

Duração: Entre 30 minutos e 1 hora.

Professor, você pode desenhar os personagens (rainha -Linda Rosa juvenil-, rei, bruxa/feiticeira, tempo – poderá ser um relógio, mato)  ou somente pintar as cópias sugeridas acima. Depois recorte os desenhos, cole numa cartolina com cola bastão, e por último fixe a vareta  com fita crepe atrás de cada personagem.

Segundo Momento: Conhecendo a música da Linda Rosa Juvenil com teatro de varetas

Materiais: fantoches de varetas da linda Rosa Juvenil, confeccionado pelo professor.

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Organize um espaço com tapetes e almofadas e convide as crianças a fazer uma roda. Após todos acomodados, pergunte para o grupo se conhecem a brincadeira cantada da linda Rosa Juvenil. Caso as crianças não conheçam a cantiga, cante-a para elas; se alguma criança já conhecer peça que ajude o professor a ensinar para as outras. Depois mostre para o grupo os personagens do teatro de varetas e deixe que as crianças manuseiem, passando os personagens de mão em mão na roda. Em seguida, anuncie que o teatro irá começar.
 

A Linda Rosa Juvenil

A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil.
A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar.

E um dia veio a bruxa má, muito má, muito má.
E um dia veio a bruxa má, muito má, muito má.
Que adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim.
Que adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim.

E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor.
E o tempo passou a correr, a correr, a correr.
E o tempo passou a correr, a correr, a correr.

E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei.
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei.
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim.
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim.

E os dois puseram-se a dançar, a dançar, a dançar.
E os dois puseram-se a dançar, a dançar, a dançar.
E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei.
E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei.

http://www.vagalume.com.br/os-pequerruchos/a-linda-rosa-juvenil.html#ixzz2YvBtE4pr
 

As crianças podem continuar sentadas, mas agora viradas para o local da apresentação. O teatro pode ser feito em algum suporte próprio para fazer teatro com fantoches e varetas, mas também pode ser feito atrás de algum móvel; uma mesa virada, ou um armário pequeno. O importante é que o professor fique escondido e só os personagens apareçam. E assim, o professor vai cantando a música, com a ajuda das crianças e interpretando as situações por meio dos personagens de vareta.    

 

l

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013


Terceiro Momento: As crianças confeccionam  o teatro de varetas

Materiais: cópias dos personagens, folhas A4, cartolinas, tesouras, cola bastão, fita crepe, varetas, lápis de cor, canetinha e giz de cera.

OBS: Dependendo da idade das crianças, o professor pode sugerir que desenhem os personagens em vez de somente pintar as cópias. O professor também deve orientá-las em relação ao tamanho dos desenhos, para que não sejam muito pequenos, assim todos poderão vê-los enquanto brincam de teatro.

Em uma mesa disponha os materiais e convide as crianças a começarem a confecção dos personagens. Deixe que cada uma escolha o(s) personagem (s) que irá criar ou pintar. Depois, ajude-as a recortar e colar com cola bastão numa cartolina, para que fique mais firme; e por último grude a vareta com fita crepe ou durex.

Quarto Momento: As crianças apresentam o teatro de varetas

Materiais: teatro de varetas da linda Rosa Juvenil, confeccionado pelas crianças.

Duração: 30 minutos aproximadamente.

Organize o espaço de acordo com a primeira apresentação, mas agora divida as crianças em 2 ou 3 grupos, de acordo com a quantidade de crianças, de maneira que enquanto algumas crianças apresentam o  teatro as outras assistam.

Quinto Momento: Confeccionando acessórios para as crianças

Materiais: Para a coroa do rei e chapéu da bruxa: grampeador , tesoura, papel cartão, papel pardo, cola colorida, brilho e lantejoulas.
                    Para a coroa da linda Rosa Juvenil: grampeador , tesoura, papel cartão, cola colorida, brilho e lantejoulas, flores naturais colhidas do chão um pouco antes da brincadeira de teatro. Caso o professor não tenha as flores naturais disponíveis, poderá usar as flores artificiais. É importante que o professor explique às crianças que não devemos arrancar as flores naturais quando ainda estão no galho, somente quando a natureza oferecê-las, ou seja, quando caírem ao chão.
                   Para o mato: papel crepom verde e fita durex.
                   Para o relógio: furador de papel, cartolina, cópia do relógio do teatro de varetas, lápis de cor, giz de cera, cordão.

Duração: Aproximadamente 30 minutos.

Proponha para as crianças brincarem de fazer o teatro da Linda Rosa Juvenil, e convide-as a  confeccionar acessórios para esse momento. Combine quem será cada personagem e encaminhe o trabalho, dando as opções de confecção de cada acessório. As crianças podem se reunir em mesas separadas, contendo em cada uma delas os materiais selecionados para a confecção dos acessórios. O professor, com a ajuda do auxiliar de sala (ou outro profissional da escola que poderá auxiliar o professor nessa atividade) orienta as crianças. É importante que todas as crianças possam transitar pelas mesas para ver o trabalho dos colegas, e caso se interessem em fazer mais de um acessório, sejam acolhidas nessa opção. Entretanto, é importante que concluam o acessório já iniciado para depois iniciar a construção de outro, sobretudo as crianças mais velhas – 4 a 5 anos.  
 

Como fazer os acessórios

Coroa: Corte a cartolina ou papel cartão, no formato de uma coroa, e proponha que o grupo que optou por esse acessório, decore-o com cola colorida, brilho e lantejoulas . Depois de pronto e de secar a cola, grampeie as duas pontas para que possa encaixar na cabeça das crianças. Quem optou pela coroa da linda Rosa Juvenil, irá fazer o mesmo procedimento da coroa do rei, mas na hora da brincadeira de teatro, pode colher algumas flores e encaixar entre a coroa e a cabeça. Caso não haja flores na instituição, o professor poderá providenciar flores artificiais, ou ainda desenhar com canetinha pequenas flores na coroa.
 

linda rosa

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013

 

Chapéu da bruxa: Corte o papel pardo, conforme ilustração e proponha que o grupo que optou por esse acessório, decore-o também com cola colorida, brilho e lantejoulas. Depois de pronto e de secar a cola, grampeie as duas pontas de forma a encaixar na cabeça das crianças.

linda rosa  linda rosa  linda rosa

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013

 

Mato: proponha que as crianças cortem, com seu auxílio se necessário, o papel crepom, ainda dobrado, formando tiras. Depois desdobre-o, pegue algumas fitas do papel crepom junte-as e fixe-as com  fita durex pelas pontas, de modo a formar um molho de fitas de crepom. 

Relógio: o relógio pode ser o mesmo do teatro de varetas, caso a criança opte por apenas pintá-lo, ou então pode desenhá-lo, numa cartolina cortada ao meio. O professor pode ajudá-la a fazer o círculo com algum objeto redondo (um prato, algum brinquedo da sala, etc). Depois recorte-o, faça um furinho com furador de papel na parte superior e passe um cordão, fazendo um colar.

Sexto Momento: Dramatizando a Linda Rosa Juvenil

Materiais: Fantasias dos personagens, caso haja na instituição (como capas, vestidos, varinha entre outros), acessórios confeccionados pelas crianças, aparelho  de som ou dvd, música disponível em:  http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/xuxa/1234972-a-linda-rosa-juvenil/

Duração: Aproximadamente 30 minutos.

Reúna as crianças para a brincadeira. Caso haja alguém na instituição que toque violão, convide-o para esse momento. Esse detalhe irá enriquecer sobremaneira a brincadeira, proporcionando um maior envolvimento das crianças. Você também poderá convidar outro grupo de crianças para a brincadeira. É importante que os adultos ajudem as crianças a cantar e a desempenhar o papel do personagem escolhido junto ao grupo. A brincadeira pode ser repetida no mesmo dia, se ainda houver interesse das crianças e em outros dias, estimulando uma maior apropriação dessa brincadeira cantada pelas crianças.

linda rosa  linda rosa  linda rosa

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, será realizado observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; a criança já conhecia a brincadeira; se não, como se portou diante da situação nova; no momento de tomar decisões, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opiniões dos colegas; as crianças concluíram os objetos/acessórios escolhidos por elas; envolveram-se nessa atividade com autonomia e criatividade; manifestaram interesse e concentração no momento de assistir ao teatro; representaram seus personagens; como foi essa representação. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.
 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.