Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Medidas de comprimento: comparando objetos e altura

 

22/07/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizeti Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Realizar medições utilizando unidades de medidas não padronizadas;
  • Conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento (régua, fita métrica, entre outros);
  • Compreender a importância de ter uma unidade de medida padronizada;
  • Reconhecer o centímetro como unidade padronizada de medida de comprimento;
  • Resolver problemas que envolvem determinadas medidas usando o centímetro e o metro como unidade de medida;
  • Perceber a importância do trabalho em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos já tenham algum conhecimento prévio sobre tamanho de objetos (grande, pequeno) e alturas. Consideramos importante ainda, que já possuam noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMAÇÃO AO PROFESSOR 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

"Sítio: Conselho Nacional de Secretários de Educação: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa>. Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.

"Sítio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:  <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013. 

"Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa": Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  (Acesso em: 05 de jul. 2013) e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula. 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, por meio de uma roda de ideias apresente a imagem abaixo aos alunos em data show ou se preferir o poema poderá ser escrito em cartolina ou papel color set. (Caso você escolha o papel, faça as pegadas do lago até a casa no cartaz.). Leia juntamente com a turma.

 pOEMA

Fonte: SOSSO, Juliana. Coleção Agora é Hora. Alfabetização Matemática. 1 º Ano. 1. Curitiba:  Base  Editorial, 2011. p.143.

Procure estimular a participação de todos na discussão do poema, propondo as seguintes questões:

  • O pé do gigante é grande ou pequeno?
  • O seu pé é maior ou menor que o do gigante?
  • Quantos passos o gigante deu para ir de sua casa até o lago?
  • Você daria mais ou menos passos que o gigante para fazer o mesmo percurso? Por quê?

Professor, proponha aos alunos que descubram a distância da porta da sala de aula até a mesa da professora. Em um primeiro momento cada aluno escreve no papel (em seu caderno de Matemática) qual a distância que ele acredita que possui esse espaço. Depois, cada um deverá utilizar os seus passos para fazer a sua medição sem contar para o colega, registre. Quando todos terminarem faça uma roda de conversa e exponha os resultados.

É importante que os alunos percebam que, quanto menor o tamanho das pernas e dos pés, maior será a quantidade de passos necessários para fazer o mesmo percurso.

Professor, além dessa atividade acima, você pode trabalhar com os alunos questões simples do cotidiano da sala de aula tais como: “Qual é a mochila maior?”; “Quem é o aluno mais alto?”; “Quem é o aluno mais baixo?”; “Qual a distância da lixeira até a porta da sala de aula”?; “Qual a altura do armário da sala de aula?”.

 Em seguida, como registro no caderno de Matemática proponha algumas medições, utilizando partes do seu corpo ou objetos como palitos de picolé. 

MEDINDO OBJETOS DA SALA DE AULA 

Descubra as medidas dos objetos que existem na sala de aula. Faça o que se pede: 

  1. Usando seu palmo, meça a altura da sua carteira. Minha carteira mede aproximadamente _____ palmos de altura.

        2. Usando seu pé, meça a largura de uma porta. A porta tem, aproximadamente _____ pés de altura. 

        3. Usando palitos de picolé, meça o lado mais comprido de sua carteira. A medida do lado mais comprido da minha carteira é de, aproximadamente _____ palitos. 

Agora, compare as medidas que você obteve com aquelas obtidas por alguns dos seus colegas.

Essas medidas são iguais ou diferentes? Por quê?

(Professor verifique se os alunos percebem que as medidas são diferentes, porque apesar de todos terem usado o palmo e o pé como unidades de medida,  o tamanho varia de uma pessoa para outra. Já no caso do palito, as medidas são iguais, pois os palitos são do mesmo tamanho.).

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

 

Fonte: Acervo da própria autora.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Medindo Objetos”.

Professor, é importante conversar com os alunos sobre as unidades de medida padronizadas, leve-os a compreenderem a necessidade de padronização.

vídeo 

 

PESQUISANDO EM CASA

Pesquise em: revistas, folhetos e internet com ajuda dos seus familiares, os instrumentos de medidas de comprimento que podemos utilizar em casa. Depois, escolha um desses instrumentos e preencha a ficha abaixo. Se possível traga-o para a sala de aula.

 TABELA 2 
 Fonte: Imagem da própria autora.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

MEDIDAS DE COMPRIMENTO

Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento.

Professor, organize a sala de aula para os grupos apresentarem a pesquisa que fizeram como “Atividade de Casa”. Peça que cada aluno exponha o que aprendeu com a pesquisa e leia a sua ficha.

É importante que você explique como será organizado esse momento e como os colegas devem se comportar durante as apresentações.

Em seguida, coloque as fichas no mural da sala de aula para que todos possam visualizar.

Professor, disponibilize uma cópia do poema “A Régua” da autora Jacqueline Garcia, e proponha à turma, que faça a leitura do texto:

 

A RÉGUA

COM UMA RÉGUA NA MÃO

POSSO MEDIR QUASE TUDO COM PRECISÃO

A MESA, A PORTA, O BALCÃO...

E ATÉ MESMO O TAMANHO DO MEU DEDÃO

MAS EXISTEM ALGUMAS COISAS

QUE A RÉGUA NÃO MEDE NÃO

A TRISTEZA, A ALEGRIA

O AMOR, A COMPAIXÃO...

E OUTROS SENTIMENTOS DO CORAÇÃO.

Fonte: GARCIA, Jacqueline. Coleção Conhecer e Crescer: Alfabetização Matemática. 1 º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2011. p.187. 

 

Após a leitura e apreciação do poema, organize os alunos de maneira que todos possam refletir e discutir sobre algumas questões referentes ao texto. Por exemplo:

  • O que podemos medir com a régua?
  • Você já utilizou a régua? Onde?
  • Para que serve a régua?
  • O que a régua não consegue medir? Por quê? 

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula, Brasília: MEC, SEB, 2012), a ludicidade e os jogos desenvolvem capacidades cognitivas, sociais e físicos muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como: 

  • Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos frequentes;
  • Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, em situações de contexto familiar e utilizando o cálculo mental ou outras estratégias pessoais;
  • Comparar comprimento de dois ou mais objetos por comparação direta (sem o uso de unidades de medidas convencionais) para identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo etc.;
  • Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos — fita métrica;
  • Fazer e utilizar estimativas de medida de comprimento;
  • Identificação dos elementos necessários para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que representem essa medição.

(BRASIL, 2012. p.28-31.). 

 

Converse com os alunos de maneira que percebam que usamos a régua para medir pequenos comprimentos em centímetros.

Professor, providencie réguas para todos os alunos para que eles possam realizar as atividades de medições na sala de aula.

Organize os alunos em duplas e peça para medirem utilizando a régua alguns objetos escolares tais como: lápis; borracha, caderno, can eti n h a, bolsinha.

Não se esqueça de registrar as medidas dos objetos. Vocês poderão utilizar a ficha como sugestão: 

 ATIVIDADE

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Em seguida, os alunos poderão montar um gráfico de acordo com a medida de cada objeto.

Professor, caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá construir com os alunos o gráfico utilizando o programa KW o rd. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa KWo rd  (Área de Trabalho > Processador de Textos). Solicite que criem uma tabela com aproximadamente 15 linhas e 5 colunas. Se utilizar o laptop, imprima o material digitado pelos alunos e coloque no varal da sala de aula para apreciação de todos os alunos.

Se for possível, leve para a sala de aula alguns dos instrumentos de medidas de comprimento: trena, fita métrica, metro articulado e outros. Dialogue com os alunos sobre as situações em que cada instrumento é utilizado:

  • A trena e o metro são utilizados para tirar medidas de toldos, janelas, persianas, espelhos ou mesmo por engenheiros e pedreiros em reformas e construções de casa;
  • A régua é usada para encontrarmos pequenas medidas;
  • A fita métrica é muito utilizada em costuras por pessoas que trabalham com tecidos, as costureiras.

 

Atividade Complementar

 

DESCOBRINDO MINHA ALTURA

Professor, é importante valorizar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do assunto. Nesta faixa etária, os alunos conhecem as medidas de comprimento, tendo em vista situações em que eles estão envolvidos, como ao verificar a sua altura e ao fazer comparações entre a altura de pessoas sem fazer o uso de unidades padronizadas. 

DESAFIO

Você sabe qual é a sua altura? Para descobrir, o seu professor vai medir você e seus colegas utilizando barbantes.

Em seguida, monte um gráfico com os alunos utilizando os barbantes, organizando-os por ordem de tamanho do menor para o maior.

Professor, escolha uma parede da sala de aula e cole nela os barbantes, colocando-os em ordem do menor para o maior. Faça isso com ajuda dos alunos, não se esqueça de colocar uma etiqueta com o nome do aluno em cada barbante.

 COMPRIMENTO

Fonte: PERACCHI, Edilaine do Pilar; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Cláudia Miriam. Coleção Hoje é dia de Matemática. Alfabetização Matemática. 1 º Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2011. p.31. 

Como registro providencie para os alunos as atividades abaixo no caderno de Matemática.

 INTERPRETANDO GRÁFICO

Consultando o gráfico que vocês fizeram, responda:

  1. Quem é o aluno mais alto da sua turma?________________________________
  2. E o mais baixo?___________________________________________________
  3. Algum aluno da turma tem a mesma altura que você? Quantos?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

        4. Quantos alunos da sua turma são:

  • Mais alto que você?___________________________________________
  • Mais baixo que você?__________________________________________

   Fonte: Imagem da própria autora.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

DESCOBRINDO OS INSTRUMENTOS DE MEDIDAS

Professor, converse com a turma que antigamente as pessoas usavam como unidades de medida: passos, palmos, pés, dentre outras. Nos dias atuais, depois de terem criado unidades de medida padrão, temos instrumentos universais que nos permitem efetuar medições de uma forma mais precisa.

Faça uma pesquisa dos instrumentos de medidas de comprimento que podemos utilizar nos dias de hoje. Para isso, solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet ou leve-os ao Laboratório de Informática.

MEDIDAS

Fonte: Escola Kids: Medidas de Comprimento. Disponível em: < http://www.escolakids.com/comprimento.htm>.  Neste sítio você encontrará os instrumentos de medidas: fita métrica, trena, régua e outras informações. Acesso em: 09 de jul. 2013. 

INSTRUMENTOS

Fonte: Vídeo YouTube: Medidas de Comprimentos. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=2--DrPLp9U0>. Neste sítio, em uma mini aula, vocês conhecerão alguns instrumentos de medidas padronizadas, e quem os utilizam no cotidiano. Acesso em: 09 de jul. 2013. 

Como registro, que tal propor que em grupos, os alunos descubram o nome dos instrumentos, para que servem e onde os utilizamos? Peça para eles elaborarem cartazes com desenhos dos instrumentos pesquisados e escreva suas características.

Disponibilize os materiais necessários: cartolina, canetinha e lápis de cor para a construção dos cartazes.

Professor, crie um momento para socialização da pesquisa, cada grupo poderá ler no seu cartaz, o nome e a função do seu instrumento.

 

Atividade Complementar

TRABALHO DE CAMPO

Professor, agende uma visita em alguma marcenaria de sua cidade, para que os alunos vivenciem o trabalho de um marceneiro, seus instrumentos de medidas e a função de cada um.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

BRINCADEIRAS DIVERTIDAS

Professor, a brincadeira possibilita o desenvolvimento e a aprendizagem de qualquer criança. Com elas os alunos aprendem conceitos, atitudes e desenvolvem habilidades diversas, integrando aspectos cognitivos, sociais e físicos.

Fonte: PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Ludicidade na sala de aula. Brasília: MEC, SEB, 2012. p .7.

Proponha algumas brincadeiras no pátio da escola ou na própria sala de aula. Prepare com antecedência os materiais necessários para as brincadeiras. Veja algumas sugestões:

  • MEDINDO OBJETOS

Material Necessário:

. 1 metro de barbante ou fita métrica.

Como Brincar:

Professor, disponibilize 1 metro de barbante para cada aluno. Leve os alunos para o pátio da escola e proponha um trabalho de exploração e comparação. Peça que cada aluno com o seu barbante meça os objetos que encontrar. Dessa forma, os alunos descobrirão quais objetos são maiores, menores ou iguais a 1 metro ou a metade de 1 metro.

Fonte: Acervo da própria autora.

 

  • FILA DE LENÇOS COLORIDOS

Material Necessário:

. Lenços de várias cores e tamanhos ou fitas de papel colorido.

Como Brincar:

Professor, organize a turma em duas equipes.

Forme duas filas, uma ao lado da outra, com certa distância entre elas. Na frente de cada fila, devem ser colocados os lenços coloridos ou fitas de papéis.

Ao sinal do professor, o primeiro de cada fila deve correr e pegar o lenço, voltar, colocar e esticar o lenço na frente da fila e correr para o final dela.

O segundo da fila deve fazer o mesmo, juntando o seu lenço ao lenço que já está esticado no chão.

O terceiro da fila deve fazer o mesmo, e assim sucessivamente, até que o primeiro de cada fila volte a ficar no início dela. A equipe vencedora será aquela que conseguir formar a fila de lenços mais comprida.

BRINCADEIRA

Fonte: PERACCHI, Edilaine do Pilar; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Cláudia Miriam. Coleção Hoje é dia de Matemática. Alfabetização Matemática. 1 º Ano. Curitiba: Positivo, 2011. p. 33, 34.

 

Professor, nesse momento cabe a você, de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e apresentar à turma os resultados.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam desenhos das brincadeiras, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Após o trabalho concluído, faça um momento de socialização da atividade para a turma como um todo.

 

RESOLVENDO PROBLEMAS

Professor, crie problemas para os alunos resolverem após as brincadeiras realizadas. Veja algumas sugestões:

  1. Os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental da ESEBA querem encomendar ao marceneiro um armário para colocarem na sala de aula. Quais medidas devem fornecer ao marceneiro para que ele possa produzir o armário?
  2. Imagine que a sua turma receberá um aluno novato e a sala de aula precisará de mais uma carteira e uma cadeira. Quais medidas devem ser repassadas para o marceneiro, a fim de que ele produza esse mobiliário?
  3. Na brincadeira dos lenços vocês utilizaram quantos pedaços de tecidos ou fitas de papéis? Se medirem os pedaços de lenços com a fita métrica, qual o tamanho da fila mais comprida?

Para concluir o trabalho, monte com os alunos, uma exposição dos instrumentos de medidas que descobriram. Organize os materiais que eles utilizaram no decorrer das atividades. Convide as outras turmas para conhecerem os instrumentos de medidas.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; realizar medições utilizando unidades de medidas não padronizadas; conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento (régua, fita métrica, entre outros); compreender a importância de ter uma unidade de medida padronizada; reconhecer o centímetro como unidade padronizada de medida de comprimento; resolver problemas que envolvem determinadas medidas usando o centímetro e o metro como unidade de medida; perceber a importância do trabalho em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marilene Teixeira Barros, Escola Diva Alves de Lima , Roraima - disse:
    marilenetbarros@yahoo.com.br

    22/10/2014

    Cinco estrelas

    Adorei acessar e aprender sobre esse tema,pois, foi o mesmo que eu desenvolvi em minha sala de aula.Trabalhei medindo a altura das crianças, os objetos, e a sala de aula.


  • graca santos, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Frei Manfredo , Paraíba - disse:
    gracaprof27@gmail.com

    21/10/2014

    Quatro estrelas

    parabens pelas propostas apresentadas,sera bastante relevante para a minha pratica em sala de aula.


  • fran cardim, Escola joão martins , Bahia - disse:
    fran.cardim@ig.com.br

    17/09/2014

    Quatro estrelas

    Muito legal,atividades que envolvem todos e tambem varias habilidades para serem desenvolvidas


  • Maria Vitória, UFGD , Mato Grosso do Sul - disse:
    bia_lima91@hotmail.com

    18/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, as fontes sempre bem claras, atividades significativas. Adorei!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.