13/08/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Após as aulas sobre o conteúdo exposto acima os alunos estarão preparados para realizar as atividades a seguir.
O filme Tempos Modernos é um recurso excelente para despertar o senso crítico do aluno. Analisando o conteúdo
das cenas é possível detectar vários elementos verídicos da situação social, trabalhista, e econômica da época, mesmo
dando ênfase a fase da segunda revolução industrial, pode-se fazer uma comparação e analisar as mudanças que aconteceram
na sociedade e na economia no decorrer de todo desenvolvimento industrial, desde o início no século XVIII, na Inglaterra, até os dias
atuais no Brasil.
Mas além do filme, também pode-se usar fotografias, vídeos e textos para facilitar a compreensão e a fixação do conteúdo pelos alunos.
1ª ATIVIDADE:
Primeiro Momento: O professor exibe o filme Tempos Modernos para a turma
(Caso o professor consiga o filme em DVD, pode exibi-lo na sala de vídeo, se não for possível
o filme está disponível no http://www.youtube.com/watch?v=ieJ1_5y7fT8 ou
pode ser feito o download em http://www.baixakifilmetorrent.com.br/2012/11/download-charlie-chaplin-tempos-modernos-1936-torrent.html
ou em outros sites da internet).
Fonte: http://media.paprica.org/2011/10/poster.jpg
Ficha técnica do filme
Título original: Modern Times
Gênero: Comédia
Duração: 1h27min
Ano de lançamento: 1936
Estúdio: United Artists/Charles Chaplin Productions
Distribuidora: United Artists
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Produção: Charles Chaplin
Música: Charles Chaplin
Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh
Sinopse
um clássico da sétima arte que aborda de forma cômica a mecanização da mão de obra, o capitalismo dos anos 30 e a desigualdade social.
A revolução industrial é retratada em um ambiente de uma fábrica com engrenagens gigantes que opera com processos de linha de montagem,
baseado no modelo fordiano.
Há uma crítica à desigualdade social, em que ficam claramente explícitas as diferentes realidades da burguesia e do proletariado.
Ácido, porém engraçado, o filme é atemporal, profundo e confirma a genialidade de um dos maiores ícones do cinema mundial.
Crítica do filme
“O filme é repleto de informações e situações para serem analisadas. Porém, dadas as características técnicas (preto e branco e mudo), pode ser entediante para os alunos.
O melhor modo de assistir, em minha humilde opinião, é dividindo em duas etapas.
A primeira visando a análise do modelo de trabalho proposto da época da revolução industrial, com a mecanização que promoveu o desemprego,
a grande depressão vivida nos EUA, os movimentos sociais dos trabalhadores e em um segundo momento a crítica à desigualdade social.”
Por: Danielle Lourenço – Pedagoga
Segundo Momento: Posteriormente a exibição, o professor pode realizar a leitura, junto com os alunos, do texto ("Tempos Modernos", Charlie Chaplin e os paradoxos da Era Industrial)
disponível em: http://ofilmequeviontem.blogspot.com.br/2011/02/tempos-modernos-charlie-chaplin-e-os_02.html
os alunos devem copiar e responder a atividade disponível em:http://professorrubens.blogspot.com.br/2010/06/atividade-sobre-as-fases-da.html.
Com está atividade os alunos poderão assimilar suas ideias sobre o conteúdo do filme, desenvolver comentários, expor sua opinião e demostrar seu entendimento acerca do assunto.
2ª ATIVIDADE:
Para executar a imaginação e a interpretação visual dos alunos, a segunda atividade será desenvolvida a partir do uso de imagens.
O professor pode levar algumas imagens e exibi-las por meio do data show, e solicitar que os alunos observem cada imagem e escrevam em uma folha a parte, para depois ser entregue ao professor,
Comentários expondo sua visão; Relatando o que transmite, significa ou até mesmo o que eles imaginam observando as imagens.
A seguir estão algumas imagens que podem ser usadas, mas o professor pode escolher outras, se achar necessário.
Disponível em: 1ª http://historiaecoisaetal.blogspot.com.br/2012/06/ao-longo-de-toda-historia-podemos.html; 2ª http://artigosdehistoria.blogspot.com.br/2011/09/imagens-sobre-revolucao-industrial.html
A partir destas imagens o professor pode discutir com os alunos a questão do trabalho infantil, durante a segunda revolução industrial e atualmente.
Disponível em: 1ªhttp://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2012/04/revolucao-industrial.html; 2ªhttp://www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/; 3ª http://artigosdehistoria.blogspot.com.br/2011/09/imagens-sobre-revolucao-industrial.html
Através desta imagens é possível discutir com os alunos, questões como êxodo rural, desemprego, exploração da mão de obra diante da altíssima demanda de trabalhadores, entre outros assuntos que podem surgir durante as discussões.
O professor também pode encontrar mais imagens em: http://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2012/04/revolucao-industrial.html ou
http://artigosdehistoria.blogspot.com.br/2011/09/imagens-sobre-revolucao-industrial.html e após a escolha das imagens discutir diversos
pontos/questões da Revolução industrial e relacionar estes acontecimentos com os dias atuais, também pode-se conduzir os alunos
a refletirem sobre as influências destes fatos na sociedade em que vivemos.
3ª ATIVIDADE:
É interessante solicitar que os alunos escrevam uma pequena redação descrevendo o conhecimento e o seu entendimento
obtido após as atividades realizadas, para que ele possa escrever o que conseguiu fixar após as aulas, descrevendo todo aprendizado obtido, isto
também possibilitará que o aluno pense e organize suas ideias sobre o conteúdo.
Estas leituras também podem se aplicadas antes, durante ou depois das atividades.
Texto sobre Industrialização: http://www.infoescola.com/historia/industrializacao/
Texto: OS TEMPOS MODERNOS DE CHAPLIN: TRABALHO E ALIENAÇÃO NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Disponível em: http://dariodasilva.wordpress.com/2011/03/15/os-tempos-modernos-de-chaplin-trabalho-e-alienacao-na-revolucao-industrial/
Texto: ‘Tempos Modernos’: trabalho alienado na Revolução Industrial
Disponível em: http://www.sul21.com.br/jornal/2012/02/os-tempos-modernos-de-chaplin-trabalho-e-alienacao-na-revolucao-industrial/
A Avaliação deverá ser contínua, os alunos devem ser avaliados pela sua capacidade de compreensão do filme, de leitura dos textos e interpretação iconográfica.
Também deve ser considerado o interesse e envolvimento do aluno na temática proposta, no desenvolvimento das atividades,
bem como pontualidade na execução das tarefas. Todo material entregue pelos alunos (a interpretação das imagens e a redação final)
devem ser analisados/avaliados pelo professor, este material também deve ser usado para compor a nota do aluno.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/05/2015
Quatro estrelasCarlitos, o eterno vagabundo, é quase um desconhecido para alguns alunos e essa é uma oportunidade de trazer um clássico de qualidade indiscutível, com uma temática muito atual e que pode ser desenvolvida com tecnologias próprias do adolescente. A aula foi dinâmica, recheada de conteúdos e discussões e, o que acho, mais importante, momentos de reflexão.
07/11/2014
Cinco estrelasSimplesmente perfeito. Usarei amanhã. Obrigado pela contribuição
28/08/2014
Cinco estrelasAtravés destas aulas, o aluno poderá analisar a situção econômica e social do período do capitalismo industrial bem como da segunda revolução industrial, fazendo um paralelo do filme com os tempos atuais perceberá que a humanidade está em constante transformação social, política e econômica.
09/08/2014
Cinco estrelasO filme indicado é muito pertinente em relação ao tema e a metodologia utilizada nesta ficha técnica é muito boa.
01/06/2014
Cinco estrelasInteressante, saiu um pouco da rotina, trabalhou com DVD, computador, utilizou ferramentas que despertam interesses nos alunos. Parabéns!
17/08/2013
Quatro estrelasmuito bom
15/08/2013
Cinco estrelasÓtima aula professora, parabéns.
14/08/2013
Cinco estrelasA aula sobre "Ambiente urbano, industria e modo de vida" foi super bem estruturada pela equipe possibilitando ao aluno melhor compreensão do conteúdo proposto mediante a utilização de metodologias acessíveis e atraentes às perspetivas dos discentes!!!!