Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tempos Modernos: A industrialização, o trabalho e a alienação na visão do gênio Charlie Chaplin

 

13/08/2013

Autor e Coautor(es)
Viviane Paiva
imagem do usuário

CAMPINA GRANDE - PB EEEFM DR HORTENSIO DE SOUSA RIBEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender através do filme "Tempos Modernos" como funcionavam as fábricas e como era a vida do trabalhador durante a segunda revolução industrial.
  • Analisar as desigualdades sociais da época, os direitos trabalhistas e a exploração da mão de obra.
  • Entender e relacionar as mudanças ocorridas na sociedade e no campo econômico, após a primeira, segunda e terceira revolução industrial.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A Revolução Industrial:
  • Fases da Revolução Industrial: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial;
  • Consequências da Revolução Industrial;
  • Capitalismo Industrial;
Estratégias e recursos da aula

Após as aulas sobre o conteúdo exposto acima os alunos estarão preparados para realizar as  atividades a seguir.

O filme Tempos Modernos é um recurso excelente para despertar o senso crítico do aluno. Analisando o conteúdo

das cenas é possível detectar vários elementos verídicos da situação social, trabalhista, e econômica da época, mesmo

dando ênfase a fase da segunda revolução industrial, pode-se fazer uma comparação e analisar as mudanças que aconteceram

na sociedade e na economia no decorrer de todo desenvolvimento industrial, desde o início  no século XVIII, na Inglaterra, até os dias

atuais no Brasil. 

Mas além do filme, também pode-se usar fotografias, vídeos e textos para facilitar a compreensão e a fixação do conteúdo pelos alunos.

1ª ATIVIDADE:

Primeiro Momento: O professor exibe o filme Tempos Modernos para a turma

(Caso o professor consiga o filme em DVD, pode exibi-lo na sala de vídeo, se não for possível

o filme está disponível no http://www.youtube.com/watch?v=ieJ1_5y7fT8 ou

pode ser feito o download em http://www.baixakifilmetorrent.com.br/2012/11/download-charlie-chaplin-tempos-modernos-1936-torrent.html

ou em outros sites da internet).

Tempos Modernos

Fonte: http://media.paprica.org/2011/10/poster.jpg

 

Ficha técnica do filme                                                                                                                                                                                                        

Título original: Modern Times 
Gênero: Comédia 
Duração: 1h27min 
Ano de lançamento: 1936 
Estúdio: United Artists/Charles Chaplin Productions 
Distribuidora: United Artists 
Direção: Charles Chaplin 
Roteiro: Charles Chaplin 
Produção: Charles Chaplin 
Música: Charles Chaplin 
Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh

Sinopse

um clássico da sétima arte que aborda de forma cômica a mecanização da mão de obra, o capitalismo dos anos 30 e a desigualdade social.

A revolução industrial é retratada em um ambiente de uma fábrica com engrenagens gigantes que opera com processos de linha de montagem,

baseado no modelo fordiano.

Há uma crítica à desigualdade social, em que ficam claramente explícitas as diferentes realidades da burguesia e do proletariado.

Ácido, porém engraçado, o filme é atemporal, profundo e confirma a genialidade de um dos maiores ícones do cinema mundial.

Crítica do filme

“O filme é repleto de informações e situações para serem analisadas. Porém, dadas as características técnicas (preto e branco e mudo), pode ser entediante para os alunos.

O melhor modo de assistir, em minha humilde opinião, é dividindo em duas etapas.

A primeira visando a análise do modelo de trabalho proposto da época da revolução industrial, com a mecanização que promoveu o desemprego,

a grande depressão vivida nos EUA, os movimentos sociais dos trabalhadores e em um segundo momento a crítica à desigualdade social.”

Por: Danielle Lourenço – Pedagoga

Disponível em: http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/filmografia/leitura.html?newsID=0d56b8be3b0a47ec9703a71d8bd697c1

Segundo Momento: Posteriormente a exibição, o professor pode realizar a leitura, junto com os alunos, do texto ("Tempos Modernos", Charlie Chaplin e os paradoxos da Era Industrial)

disponível em: http://ofilmequeviontem.blogspot.com.br/2011/02/tempos-modernos-charlie-chaplin-e-os_02.html

os alunos devem copiar e responder a atividade disponível em:http://professorrubens.blogspot.com.br/2010/06/atividade-sobre-as-fases-da.html.

Com está atividade os alunos poderão assimilar suas ideias sobre o conteúdo do filme, desenvolver comentários, expor sua opinião e demostrar seu entendimento acerca do assunto.

2ª ATIVIDADE:

Para executar a imaginação e a interpretação visual dos alunos, a segunda atividade será desenvolvida a partir do uso de imagens.

O professor pode levar algumas imagens e exibi-las por meio do data show, e solicitar que os alunos observem cada imagem e escrevam em uma folha a parte, para depois ser entregue ao professor,

Comentários expondo sua visão; Relatando o que transmite, significa ou até mesmo o que eles imaginam observando as imagens.

A seguir estão algumas imagens que podem ser usadas, mas o professor pode escolher outras, se achar necessário.

Trabalho Infantil       

Disponível em: 1ª http://historiaecoisaetal.blogspot.com.br/2012/06/ao-longo-de-toda-historia-podemos.html; 2ª http://artigosdehistoria.blogspot.com.br/2011/09/imagens-sobre-revolucao-industrial.html

A partir destas imagens o professor pode discutir com os alunos a questão do trabalho infantil, durante a segunda revolução industrial e atualmente.

     

Disponível em:http://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2012/04/revolucao-industrial.html; 2ªhttp://www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/; 3ª http://artigosdehistoria.blogspot.com.br/2011/09/imagens-sobre-revolucao-industrial.html

Através desta imagens é possível discutir com os alunos, questões como êxodo rural, desemprego, exploração da mão de obra diante da altíssima demanda de trabalhadores, entre outros assuntos que podem surgir durante as discussões.

O professor também pode encontrar mais imagens em: http://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2012/04/revolucao-industrial.html  ou

 http://artigosdehistoria.blogspot.com.br/2011/09/imagens-sobre-revolucao-industrial.html e após a escolha das imagens discutir diversos

pontos/questões da Revolução industrial e relacionar estes acontecimentos com os dias atuais, também pode-se conduzir os alunos

a refletirem sobre as influências destes fatos na sociedade em que vivemos.

3ª ATIVIDADE:

É interessante solicitar que os alunos escrevam uma pequena redação descrevendo o conhecimento e o seu entendimento

obtido após as atividades realizadas, para que ele possa escrever o que conseguiu fixar após as aulas, descrevendo todo aprendizado obtido, isto

também possibilitará que o aluno pense e organize suas ideias sobre o conteúdo.

Recursos Complementares

Estas leituras também podem se aplicadas antes, durante ou depois das atividades.

Texto sobre Industrialização: http://www.infoescola.com/historia/industrializacao/

Texto: OS TEMPOS MODERNOS DE CHAPLIN: TRABALHO E ALIENAÇÃO NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Disponível emhttp://dariodasilva.wordpress.com/2011/03/15/os-tempos-modernos-de-chaplin-trabalho-e-alienacao-na-revolucao-industrial/

Texto: ‘Tempos Modernos’: trabalho alienado na Revolução Industrial

Disponível emhttp://www.sul21.com.br/jornal/2012/02/os-tempos-modernos-de-chaplin-trabalho-e-alienacao-na-revolucao-industrial/

Avaliação

A Avaliação deverá ser contínua, os alunos devem ser avaliados pela sua capacidade de compreensão do filme, de leitura dos textos e interpretação iconográfica.

Também deve ser considerado o interesse e envolvimento do aluno na temática proposta, no desenvolvimento das atividades,

bem como pontualidade na execução das tarefas. Todo material entregue pelos alunos (a interpretação das imagens e a redação final)

devem ser analisados/avaliados pelo professor, este material também deve ser usado para compor a nota do aluno.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Lúcia de Cinque Furini, EMEF Benta Ragassi Scutti , São Paulo - disse:
    analuciafurini@hotmail.com

    29/05/2015

    Quatro estrelas

    Carlitos, o eterno vagabundo, é quase um desconhecido para alguns alunos e essa é uma oportunidade de trazer um clássico de qualidade indiscutível, com uma temática muito atual e que pode ser desenvolvida com tecnologias próprias do adolescente. A aula foi dinâmica, recheada de conteúdos e discussões e, o que acho, mais importante, momentos de reflexão.


  • Leandro , Escola Estadual de MT , Mato Grosso - disse:
    leandrorodolfo@hotmail.com

    07/11/2014

    Cinco estrelas

    Simplesmente perfeito. Usarei amanhã. Obrigado pela contribuição


  • Adriana dos Santos, Escola Municipal Alice Cândida dos Santos. , Minas Gerais - disse:
    drica.dsantos@hotmail.com

    28/08/2014

    Cinco estrelas

    Através destas aulas, o aluno poderá analisar a situção econômica e social do período do capitalismo industrial bem como da segunda revolução industrial, fazendo um paralelo do filme com os tempos atuais perceberá que a humanidade está em constante transformação social, política e econômica.


  • márcia cunha teixeira nelson kengo sato, UNINOVE , São Paulo - disse:
    mcteixeirasato@gmail.com

    09/08/2014

    Cinco estrelas

    O filme indicado é muito pertinente em relação ao tema e a metodologia utilizada nesta ficha técnica é muito boa.


  • Deusdete M A Borges, Escola Mun. Costa e Silva. , Goiás - disse:
    deteborges65@hotmail.com

    01/06/2014

    Cinco estrelas

    Interessante, saiu um pouco da rotina, trabalhou com DVD, computador, utilizou ferramentas que despertam interesses nos alunos. Parabéns!


  • GISELA SACCHETO, ESC EST ENS MEDIO JOAO TRICHES , Rio Grande do Sul - disse:
    GSACCHETO@YAHOO.COM.BR

    17/08/2013

    Quatro estrelas

    muito bom


  • Ester, Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel , Mato Grosso do Sul - disse:
    terzinha_maia@hotmail.com

    15/08/2013

    Cinco estrelas

    Ótima aula professora, parabéns.


  • NATHALIA ROCHA MORAIS, UEPB , Paraíba - disse:
    nathalia_rochamorais@hotmail.com

    14/08/2013

    Cinco estrelas

    A aula sobre "Ambiente urbano, industria e modo de vida" foi super bem estruturada pela equipe possibilitando ao aluno melhor compreensão do conteúdo proposto mediante a utilização de metodologias acessíveis e atraentes às perspetivas dos discentes!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.