Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo a escrita: letras, palavras e sílabas

 

22/07/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Ler e interpretar fábulas;
  • Perceber e comparar a finalidade de um texto;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
  • Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações e de utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptops, máquina fotográfica e filmadora. É importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

"Sítio: Conselho Nacional de Secretários de Educação: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: < www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa.>. Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.

"Sítio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:  <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.

Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. (Acesso em: 05 de jul. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que você escolha uma fábula para ser lida na própria sala de aula. Utilize fantoches de dedo che (fantoches de dedo), ou outros para contar a fábula “A Formiga e a Pomba”.

  A FORMIGA E A POMBA

 

Fonte da imagem: Sítio: O Cantinho da Dirinha: A Formiga e a Pomba. Disponível em: < http://cantinhodadirinha.webnode.pt/products/a-formiga-e-a-pomba/>. Neste sítio você encontrará a fábula da “Formiga e a Pomba” e outras fábulas. Acesso em: 04 de jul. 2013.        

Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.

Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.

Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar uma armadilha para pegar a pomba, que repousava nos galhos sem notar o perigo.

A formiga, percebendo a intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe, a salvo.

Autor: Esopo

Fonte: Contando Histórias e Fábulas: A Formiga e a Pomba. Disponível em: < http://www.contandohistoria.com/a_formiga_e_pomba.htm >. Neste sítio você encontrará outras sugestões de fábulas para trabalhar com os alunos. Acesso em: 03 de jul. 2013.

Professor, é importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização. Sendo que, ao final do 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos tenham compreendido o funcionamento da escrita alfabética e que, nos dois anos seguintes, eles venham a consolidar as correspondências entre letra e som e a desenvolver alguns conhecimentos sobre regras ortográficas. Portanto, como registro segue algumas sugestões de atividades.

Fonte: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, p.45. 2012.

Disponibilize o texto aos alunos e explore a linguagem escrita da fábula. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura.

Posteriormente, questione os alunos:

  • Qual principal assunto do texto?
  • Quais as características dos personagens?
  • Esse texto é uma fábula. Você conhece o significado da fábula? Professor, aproveite o momento e dialogue com a turma sobre o que é fábula.
  • Você conhece outras fábulas? Cite os seus nomes.
  • Você já ajudou alguém em situação difícil? Comente.

A fábula é uma narrativa figurada, na qual os personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.  É um gênero textual muito versátil, pois permite diversas situações e maneiras de se explorar um assunto.

Professor, é preciso saber que, para escrever infinitas palavras, utilizamos um conjunto de letras correspondentes ao nosso alfabeto.

De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 45-46.), algumas capacidades de leitura e de escrita são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  • Diferenciar letras de números e outros símbolos;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;
  • Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho;
  • Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas.

(BRASIL, 2012, p. 45-46.).

Para desenvolvê-las, providencie as atividades a seguir para realizá-las com os alunos em seus cadernos de Língua Portuguesa.

Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma. Instigue os alunos a descobrirem a moral da fábula. Peça para destacarem no texto o nome dos personagens principais, além da parte que mais lhes chamou atenção. Como registro proponha a realização da atividade abaixo no caderno de Língua Portuguesa. 

DE OLHO NA FÁBULA

Escola de Educação Básica da UFU

Professora: Priscila Gervásio Teixeira

Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____

_____________________________________________________________________

Hoje ouvimos uma fábula “A Formiga e a Pomba”, onde dois animais se ajudam em situações

difíceis: a formiga que cai no rio e a pomba na mira do caçador. Mas, uma ajudou a outra se

salvar. Agora, resolva as questões abaixo:


1. Escreva o título da fábula.

______________________________________________________________ 

2. Descreva a parte da fábula, que você considera interessante.

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________ 

3. Responda:

a) O que é uma fábula?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

b) Qual a moral da história? 

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________ 

4. Percebendo os pedacinhos. Pinte nos quadrinhos abaixo: 

tarefa

Fonte: Imagem da própria autora.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, é importante utilizar diferentes atividades, como: bingo de letras e palavras, formação de palavras com alfabeto móvel, escrita espontânea de palavras, identificação de palavras que rimam ou que começam com o mesmo som, completar palavras com letras ou sílabas, cruzadinhas, dentre outras. 

Fonte: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Língua Portuguesa, MEC. 2012, p. 46.

Professor, providencie as atividades a seguir, para realizá-las com os alunos no caderno de Língua Portuguesa. 

Escola de Educação Básica da UFU

Professora: Priscila Gervásio Teixeira

Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____

_____________________________________________________________________

1. Observe as imagens, depois descubra e circule o nome dos personagens da fábula no caça palavras. 

 FORMIGA

Fonte da imagem: Sítio: O Cantinho da Dirinha: A Formiga e a Pomba. Disponível em: < http://cantinhodadirinha.webnode.pt/products/a-formiga-e-a-pomba/>. Neste sítio você encontrará a fábula da “Formiga e a Pomba” e outras fábulas. Acesso em: 04 de jul. 2013. 

2. Forme outra palavra a partir das letras iniciais.

 

 quadro

3. Escreva na cruzadinha os nomes dos personagens e objetos utilizados na fábula.

  •  FORMIGA, 4- REDE, 2- ÁRVORE, 3- POMBA

CRUZADINHA

 4. Copie na primeira coluna, os nomes que você encontrou na cruzadinha. Depois, escreva a letra inicial e a final de cada nome, conte a quantidade de letras de cada palavra nas outras colunas.

 quadro2

 Fonte: Imagem da própria autora.

Logo após, elabore com a turma um cartaz com os nomes dos personagens da fábula para ser exposto no mural da sala de aula. A partir dessas palavras solicite que os alunos criem outras palavras que iniciam com a mesma sílaba. Veja a sugestão:

 CARTAZ

Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, a partir dessas atividades os alunos deverão perceber que as palavras são compostas por letras e que cada palavra é composta por sílabas. A sílaba é cada pedacinho que pronunciamos da palavra.

vídeo

 Leia com os seus familiares a fábula abaixo:

A Raposa e a Cegonha

A raposa e a cegonha mantinham boas relações e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa. Para ela, foi tudo muito fácil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome.

- Sinto muito, disse a raposa, parece que você não gostou da sopa.

- Não pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar comigo.

No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram à mesa, o que havia para o jantar estava contido num jarro alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa não podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro.

- Não pedirei desculpas pelo jantar, disse a cegonha, assim você sente no próprio estômago o que senti ontem.

Moral: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

Fonte: Sítio: Criança Genial: Fábulas: A Raposa e a Cegonha. Disponível em: < http://www.criancagenial.blogspot.com.br/2008/03/fbulas-de-esopo.html >. Neste blog você encontrará sugestões de várias fábulas. Acesso em: 04 de jul. 2013.

Agora, responda em seu caderno de Língua Portuguesa:

  INTERPRETANDO A FÁBULA

1. Quem são os personagens da história?

______________________________________________________________________________________

2. Explique a frase “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

3. Leia em voz alta estas palavras:

RAPOSA                   CEGONHA               JANTAR

4. Quantas vezes você movimentou a boca para falar as palavras abaixo:

RAPOSA _______________________________________

CEGONHA _____________________________________

JANTAR _______________________________________

5. Copie esses nomes na coluna das palavras e preencha corretamente as demais colunas.

 tabela 3

Fonte: Imagem da própria autora.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

BRINCANDO E APRENDENDO

Professor, nesse momento apresente alguns jogos aos alunos, a fim de desenvolver o sistema alfabético de escrita na turma. É importante que ao apresentar um jogo à turma faça uma demonstração, ou seja, a primeira jogada deve ser feita coletivamente. Portanto, prepare os materiais e o ambiente antes de realizar cada jogo.

JOGO DAS SÍLABAS

Como jogar:

  1. Sentam-se no chão, formando um círculo;
  2. Escolhem um colega para iniciar o jogo;
  3. O escolhido deve começar, dizendo uma palavra;
  4. O colega ao lado deve falar outra palavra que comece com a última sílaba da palavra dita. Exemplo: A- MEI-XA; XA-RO-PE; PE-NA.

Em seguida, como forma de registro converse com os alunos e peça para que eles tentem se lembrar do maior número de palavras ditas. Registre-as no quadro a seguir:

 PALAVRAS   

Fonte: Imagem da própria autora.

JOGOS DIVERSOS

Professor, de acordo com a proposta do MEC – Ministério da Educação, em 2009 foram distribuídos alguns jogos de alfabetização para as Escolas de Ensino Fundamental. Utilize alguns deles para desenvolver as capacidades de leitura e de escrita, que são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Mais uma;
  • Troca de letras;
  • Bingo de letra inicial;
  • Palavra dentro de palavra.

TROCA DE LETRAS

Objetivos:

  • Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes;
  • Compreender que as sílabas são formadas por unidades menores;
  • Compreender que se trocarmos uma letra transformamos uma palavra em outra palavra.

Meta do jogo:

Ganha o jogo quem acertar a maior quantidade de palavras formadas a partir da troca de letras. 

Jogadores:

2, 3 ou 4 grupos.

 Materiais:

  • 1 quadro de pregas;
  • 20 fichas com figuras (10 pares de figuras cujas palavras são semelhantes, com diferença apenas em relação a uma das letras.);
  • Ficha com as letras.

Regras:

  1. São formados 2, 3 ou 4 grupos e decide-se qual grupo iniciará o jogo;
  2. O desafiador (professor) coloca no quadro de pregas 5 fichas de figuras e, ao lado, forma com as fichas das letras as palavras correspondentes a essas figuras, deixando na mesa as demais fichas de letras;
  3. Coloca, em cima de uma das fichas, outra ficha com uma figura cuja palavra é muito semelhante à palavra representada pela figura que primeiramente foi colocada (por exemplo: se antes tinha a ficha da figura pato, coloca-se a ficha que tem a figura do rato.);
  4. Faz o desafio ao grupo que estiver na vez de jogar: “Que letra deve trocar para que a palavra PATO vire RATO?”;
  5. O grupo escolhe a letra e a coloca no lugar certo, em cima da letra que precisa ser modificada para formar a nova palavra;
  6. Se o grupo acertar ganha cinco pontos, e o professor prossegue com a equipe seguinte;
  7. O jogo termina quando o desafiador (professor) fizer 8, 9 ou 10 substituições (desafios): 4 grupos são feitos dois desafios; 3 grupos são feitos três desafios e 2 grupos são feitos cinco desafios.

FONTE; Brasil. Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização: Bingo da Letra Inicial. Brasília, 2009, p.60, 63, 64.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

JOGANDO ONLINE

Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam explorar o jogo online ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.

 JOGO

 JOGO 2

Como registro, sugira que os alunos reescrevam as palavras formadas, podendo utilizar o programa KWord do laptop Classmate ou mesmo o caderno de Língua Portuguesa.

Professor, caso utilizem o programa KWord seguindo os passos:  KWord (Área de trabalho > Processador de Textos), peça aos alunos que digitem as palavras formadas no jogo. Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no VARAL DESCOBRINDO NOVAS PALAVRAS na sala de aula para apreciação de todos. Pode ir alternando as palavras no decorrer da semana.

Professor, organize os alunos em grupos e elabore cartazes com as palavras formadas no jogo online. Depois, afixe as produções dos alunos no mural da sala de aula e proponha a socialização das atividades para a turma.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sugestões de links para os professores:

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar fábulas; perceber e comparar a finalidade de um texto; compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras; segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • AMIN AJUL DE BARROS FILHO, EE MARIA QUITERIA , Mato Grosso - disse:
    aminajul2006@hotmail.com

    30/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, exceloente e supoer prático para aplicar em minha turma de 3 ano. Parabéns, vou continuar acessando. Com toda certeza, vou auxiliar sobremaneira no processo de alfabetização de meus alunos. Obrigadão.


  • Maria Ines Lobe, EEB CHRISTOPH AUGENSTEIN , Santa Catarina - disse:
    ines.lobe@hotmail.com

    24/07/2013

    Quatro estrelas

    Todas as atividades são bem colocadas e boas de trabalhar. As crianças gostam dessa interação. O que não consegui trabalhar como está, adaptei e ficou ótimo também. Valeu!


  • Guerli, Escola Núcleo Número Um , Santa Catarina - disse:
    cristianeguerli@gmail.com

    23/07/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula postada pela professoa Priscila.É importante a leitura e escrita,interpretação,precisamos focar muito na leitura e escrita,trabalhar com fábulas...parlendas...texto,há muito a necessidade de trabalharmos com a alfabetização esses assuntos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.