22/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações e de utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptops, máquina fotográfica e filmadora. É importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
"Sítio: Conselho Nacional de Secretários de Educação: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: < www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa.>. Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.
"Sítio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.
Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link "Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. (Acesso em: 05 de jul. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que você escolha uma fábula para ser lida na própria sala de aula. Utilize fantoches de dedo
che (fantoches de dedo), ou outros para contar a fábula “A Formiga e a Pomba”.A FORMIGA E A POMBA
Fonte da imagem: Sítio: O Cantinho da Dirinha: A Formiga e a Pomba. Disponível em: < http://cantinhodadirinha.webnode.pt/products/a-formiga-e-a-pomba/>. Neste sítio você encontrará a fábula da “Formiga e a Pomba” e outras fábulas. Acesso em: 04 de jul. 2013.
Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar uma armadilha para pegar a pomba, que repousava nos galhos sem notar o perigo.
A formiga, percebendo a intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe, a salvo.
Autor: Esopo
Fonte: Contando Histórias e Fábulas: A Formiga e a Pomba. Disponível em: < http://www.contandohistoria.com/a_formiga_e_pomba.htm >. Neste sítio você encontrará outras sugestões de fábulas para trabalhar com os alunos. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Professor, é importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização. Sendo que, ao final do 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos tenham compreendido o funcionamento da escrita alfabética e que, nos dois anos seguintes, eles venham a consolidar as correspondências entre letra e som e a desenvolver alguns conhecimentos sobre regras ortográficas. Portanto, como registro segue algumas sugestões de atividades.
Fonte: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, p.45. 2012.
Disponibilize o texto aos alunos e explore a linguagem escrita da fábula. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura.
Posteriormente, questione os alunos:
A fábula é uma narrativa figurada, na qual os personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história. É um gênero textual muito versátil, pois permite diversas situações e maneiras de se explorar um assunto.
Professor, é preciso saber que, para escrever infinitas palavras, utilizamos um conjunto de letras correspondentes ao nosso alfabeto.
De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 45-46.), algumas capacidades de leitura e de escrita são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
(BRASIL, 2012, p. 45-46.).
Para desenvolvê-las, providencie as atividades a seguir para realizá-las com os alunos em seus cadernos de Língua Portuguesa.
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma. Instigue os alunos a descobrirem a moral da fábula. Peça para destacarem no texto o nome dos personagens principais, além da parte que mais lhes chamou atenção. Como registro proponha a realização da atividade abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
DE OLHO NA FÁBULA Escola de Educação Básica da UFU Professora: Priscila Gervásio Teixeira Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____ _____________________________________________________________________ Hoje ouvimos uma fábula “A Formiga e a Pomba”, onde dois animais se ajudam em situações difíceis: a formiga que cai no rio e a pomba na mira do caçador. Mas, uma ajudou a outra se salvar. Agora, resolva as questões abaixo: ______________________________________________________________ 2. Descreva a parte da fábula, que você considera interessante. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 3. Responda: a) O que é uma fábula? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ b) Qual a moral da história? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 4. Percebendo os pedacinhos. Pinte nos quadrinhos abaixo: |
Fonte: Imagem da própria autora.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, é importante utilizar diferentes atividades, como: bingo de letras e palavras, formação de palavras com alfabeto móvel, escrita espontânea de palavras, identificação de palavras que rimam ou que começam com o mesmo som, completar palavras com letras ou sílabas, cruzadinhas, dentre outras.
Fonte: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Língua Portuguesa, MEC. 2012, p. 46.
Professor, providencie as atividades a seguir, para realizá-las com os alunos no caderno de Língua Portuguesa.
Escola de Educação Básica da UFU Professora: Priscila Gervásio Teixeira Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____ _____________________________________________________________________ 1. Observe as imagens, depois descubra e circule o nome dos personagens da fábula no caça palavras. Fonte da imagem: Sítio: O Cantinho da Dirinha: A Formiga e a Pomba. Disponível em: < http://cantinhodadirinha.webnode.pt/products/a-formiga-e-a-pomba/>. Neste sítio você encontrará a fábula da “Formiga e a Pomba” e outras fábulas. Acesso em: 04 de jul. 2013. 2. Forme outra palavra a partir das letras iniciais.
3. Escreva na cruzadinha os nomes dos personagens e objetos utilizados na fábula.
4. Copie na primeira coluna, os nomes que você encontrou na cruzadinha. Depois, escreva a letra inicial e a final de cada nome, conte a quantidade de letras de cada palavra nas outras colunas. |
Fonte: Imagem da própria autora.
Logo após, elabore com a turma um cartaz com os nomes dos personagens da fábula para ser exposto no mural da sala de aula. A partir dessas palavras solicite que os alunos criem outras palavras que iniciam com a mesma sílaba. Veja a sugestão:
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, a partir dessas atividades os alunos deverão perceber que as palavras são compostas por letras e que cada palavra é composta por sílabas. A sílaba é cada pedacinho que pronunciamos da palavra.
Leia com os seus familiares a fábula abaixo:
A Raposa e a Cegonha
A raposa e a cegonha mantinham boas relações e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa. Para ela, foi tudo muito fácil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome.
- Sinto muito, disse a raposa, parece que você não gostou da sopa.
- Não pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar comigo.
No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram à mesa, o que havia para o jantar estava contido num jarro alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa não podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro.
- Não pedirei desculpas pelo jantar, disse a cegonha, assim você sente no próprio estômago o que senti ontem.
Moral: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
Fonte: Sítio: Criança Genial: Fábulas: A Raposa e a Cegonha. Disponível em: < http://www.criancagenial.blogspot.com.br/2008/03/fbulas-de-esopo.html >. Neste blog você encontrará sugestões de várias fábulas. Acesso em: 04 de jul. 2013.
Agora, responda em seu caderno de Língua Portuguesa:
INTERPRETANDO A FÁBULA 1. Quem são os personagens da história? ______________________________________________________________________________________ 2. Explique a frase “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 3. Leia em voz alta estas palavras: RAPOSA CEGONHA JANTAR 4. Quantas vezes você movimentou a boca para falar as palavras abaixo: RAPOSA _______________________________________ CEGONHA _____________________________________ JANTAR _______________________________________ 5. Copie esses nomes na coluna das palavras e preencha corretamente as demais colunas. |
Fonte: Imagem da própria autora.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
BRINCANDO E APRENDENDO
Professor, nesse momento apresente alguns jogos aos alunos, a fim de desenvolver o sistema alfabético de escrita na turma. É importante que ao apresentar um jogo à turma faça uma demonstração, ou seja, a primeira jogada deve ser feita coletivamente. Portanto, prepare os materiais e o ambiente antes de realizar cada jogo.
JOGO DAS SÍLABAS
Como jogar:
Em seguida, como forma de registro converse com os alunos e peça para que eles tentem se lembrar do maior número de palavras ditas. Registre-as no quadro a seguir:
Fonte: Imagem da própria autora.
JOGOS DIVERSOS
Professor, de acordo com a proposta do MEC – Ministério da Educação, em 2009 foram distribuídos alguns jogos de alfabetização para as Escolas de Ensino Fundamental. Utilize alguns deles para desenvolver as capacidades de leitura e de escrita, que são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
TROCA DE LETRAS
Objetivos:
Meta do jogo:
Ganha o jogo quem acertar a maior quantidade de palavras formadas a partir da troca de letras.
Jogadores:
2, 3 ou 4 grupos.
Materiais:
Regras:
FONTE; Brasil. Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização: Bingo da Letra Inicial. Brasília, 2009, p.60, 63, 64.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
JOGANDO ONLINE
Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam explorar o jogo online ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
Como registro, sugira que os alunos reescrevam as palavras formadas, podendo utilizar o programa KWord do laptop Classmate ou mesmo o caderno de Língua Portuguesa.
Professor, caso utilizem o programa KWord seguindo os passos: KWord (Área de trabalho > Processador de Textos), peça aos alunos que digitem as palavras formadas no jogo. Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no VARAL DESCOBRINDO NOVAS PALAVRAS na sala de aula para apreciação de todos. Pode ir alternando as palavras no decorrer da semana.
Professor, organize os alunos em grupos e elabore cartazes com as palavras formadas no jogo online. Depois, afixe as produções dos alunos no mural da sala de aula e proponha a socialização das atividades para a turma.
Sugestões de links para os alunos:
Sugestões de links para os professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar fábulas; perceber e comparar a finalidade de um texto; compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras; segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/07/2013
Cinco estrelasMuito bom, exceloente e supoer prático para aplicar em minha turma de 3 ano. Parabéns, vou continuar acessando. Com toda certeza, vou auxiliar sobremaneira no processo de alfabetização de meus alunos. Obrigadão.
24/07/2013
Quatro estrelasTodas as atividades são bem colocadas e boas de trabalhar. As crianças gostam dessa interação. O que não consegui trabalhar como está, adaptei e ficou ótimo também. Valeu!
23/07/2013
Cinco estrelasAdorei a aula postada pela professoa Priscila.É importante a leitura e escrita,interpretação,precisamos focar muito na leitura e escrita,trabalhar com fábulas...parlendas...texto,há muito a necessidade de trabalharmos com a alfabetização esses assuntos.