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Eliminando impurezas

 

16/07/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a anatomia do sistema excretor humano.
  • Compreender a função do sistema excretor humano.
  • Conhecer o processo de formação e eliminação da urina.
  • Identificar outros tipos de excretas (gás carbônico e suor).
  • Compreender a relação entre os sistemas digestório, cardiovascular, respiratório e excretor.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Sistemas digestório, cardiovascular e respiratório humano.
  • Processo de respiração celular.
Estratégias e recursos da aula
  •  Atividades de discussão.
  • Atividades em duplas e grupo.
  • Vídeo.
  • Apresentação de esquemas ilustrativos.
  • Animações.
  • Produção de texto.
  • Atividades experimentais.

 

MÓDULO 1

ATIVIDADE 1: Motivação - O que nosso corpo elimina?

Para o professor:

1) Organize os alunos em duplas ou trios.

2) Apresente as seguintes questões aos alunos:

- Alguma vez você já perguntou por que faz "xixi"?

- E por que transpira?

- As células utilizam substâncias para a produção de energia e formação de outros compostos. Nesse processo podem ser produzidos alguns resíduos? Se sim, o que acontece com eles? Permanecem no nosso corpo?

3) Solicite aos alunos que discutam em duplas as questões sugeridas acima e registrem as respostas no caderno.

4) Organize os alunos em círculos e inicie a discussão a partir das questões apresentadas.

- Nesse momento, incentive os alunos a entenderam que o nosso corpo produz resíduos que devem ser eliminados. Uma forma de eliminá-los é por meio da urina. Não existe só a urina como forma de resíduos, mas também o suor e o gás carbônico. Diferencie excretas de fezes.

"As fezes são formadas principalmente pelos restos de alimentos não digeridos; as excretas são produtos das atividades das células e também substâncias que estão em excesso no sangue."

Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao.php. Acesso em: 14 julho 2013.

 

ATIVIDADE 2:  Conhecendo o sistema excretor

Para o professor:

A atividade poderá ser realizada em sala de aula ou em sala multimídia.

1) Apresente aos alunos o seguinte vídeo:

Sistema excretor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EL3_OqqggDs. Acesso em: 14 julho 2013.

2) Propor as seguintes questões aos alunos para serem respondidas no caderno depois do vídeo:

- Identificar as partes principais do sistema excretor humano.

- Qual a função dos rins?

- Quais os processos de formação da urina?

 

ATIVIDADE 3: O sistema excretor

Para o professor:

1) Apresente o seguinte esquema do sistema excretor humano aos alunos. 

- Produza um cartaz com o esquema ou projete em sala de aula.

- Entregue para cada aluno uma folha impressa com o esquema.

Sistema excretor humano

Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao2.php. Acesso em: 14 julho 2013.

 

2) Peça aos alunos que escrevam os nomes dos órgãos destacados. Incentive-os a usar as anotações referentes ao vídeo.

3) A partir da imagem apresente a importância de cada órgão para a formação e eliminação da urina.

4) Solicite aos alunos que produzam, individualmente, um texto com  título: Eliminando impurezas. O texto deverá ser entregue ao professor para correção.

 

MÓDULO 2

ATIVIDADE 1: Divertindo com o sistema excretor

- A atividade poderá ser realizada no laboratório de informática ou em sala de aula. Caso ocorra em sala de aula, o professor deverá conseguir um notebook com acesso a internet e um aparelho de data-show.

Para o professor:

- No laboratório de informática:

1) Solicite aos alunos que acessem o site:

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm. Acesso em: 14 julho 2013.

2) Peça que os alunos realizem todas as atividades disponibilizadas no site.

- Caso a atividade ocorra em sala de aula, o professor deverá acessar o site e realizar as atividades juntos com os alunos.

 

ATIVIDADE 2: Atividade experimental

- A atividade poderá ser realizada no laboratório de Biologia/Ciências ou na sala de aula.

Para o professor:

1) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

2) Organize 4 pontos na sala de aula ou no laboratório de Biologia/Ciências. Cada ponto deverá ter mesas e cadeiras para cada aluno. As mesas deverão ficar juntas, de forma a permitir o trabalho em grupo.

3) Cada ponto refere-se a uma prática baseada no roteiro que deverá ser entregue para cada grupo.

Prática 1: O sistema excretor humano

1.1- Material: Modelo de corpo humano apresentando o sistema excretor. 

Modelo sistema excretor

Disponível em: http://maquetasgoia.blogspot.com.br/2012/09/blog-post.html. Acesso em: 14 julho 2013.

1.2- Procedimentos:

a) Observe com atenção e faça um desenho do sistema excretor humano. Nomeie os órgãos.

b) Escreva a função de cada órgão destacado.

 

Prática 2:

2.1- Material: Modelo de rim humano.

Modelo rim humano

Disponível em: http://www.sofiaguerreiro.com/produtos/ma/orgaos?product_id=460. Acesso em: 14 julho 2013.

2.2- Procedimentos:

a) Observe com atenção e faça um desenho do rim humano, nomeando as partes do rim e destacando o local onde ocorre a produção de urina.

b) Quais as etapas de formação da urina?

 

- Os modelos de corpo humano com o sistema excretor e o rim poderão ser confeccionados pelo professor, utilizando isopor, canudinhos, massa de modelar, canetinhas coloridas.

 

Prática 3: Importância da água na formação da urina

3.1- Material: Sal de cozinha,  2 copos com a mesma quantidade de água e colher.

3.2- Procedimentos: Em um dos copos com água acrescente uma colher de sal e agite a mistura. No outro copo, acrescente quatro colheres de sal e agite. Observe o que aconteceu.

a) Descreva o que aconteceu.

b) Qual relação podemos estabelecer entre o experimento e a formação da urina?

 

Prática 4: Transpiração

4.1- Material: Saquinho plástico e elástico.

4.2- Procedimentos: Colocar a mão esquerda no interior de um saquinho de plástico e fechar com elástico no punho. Observar após 5 minutos.

a) Descreva o que aconteceu.

b) Proponha uma explicação para o que foi observado.

c) Qual a importância da transpiração?

 

4) Todos os grupos deverão passar pelos 4 pontos. Organize um sistema de rodízio.

5) Recolhe, ao final da atividade, os roteiros para correção.

Recursos Complementares

Sugestão de material para o professor:

- Sistema excretor. Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-excretor/. Acesso em: 14 julho 2013.

- Sistema excretor. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-excretor.htm. Acesso em: 14 julho 2013.

- Excreção. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/excrecao3.php. Acesso em: 14 julho 2013.

Avaliação
Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio da observação da participação e do interesse durante as atividades propostas pelo professor. Além disso, poderão ser avaliados quantitativamente pela produção do texto" Eliminando impurezas" e registros no roteiro da atividade experimental.
  • Professor, se necessário, peça a reescrita do texto. Essa atividade é muito importante para contribuir com a aprendizagem.
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