16/07/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
ATIVIDADE 1: Motivação - O que nosso corpo elimina?
Para o professor:
1) Organize os alunos em duplas ou trios.
2) Apresente as seguintes questões aos alunos:
- Alguma vez você já perguntou por que faz "xixi"?
- E por que transpira?
- As células utilizam substâncias para a produção de energia e formação de outros compostos. Nesse processo podem ser produzidos alguns resíduos? Se sim, o que acontece com eles? Permanecem no nosso corpo?
3) Solicite aos alunos que discutam em duplas as questões sugeridas acima e registrem as respostas no caderno.
4) Organize os alunos em círculos e inicie a discussão a partir das questões apresentadas.
- Nesse momento, incentive os alunos a entenderam que o nosso corpo produz resíduos que devem ser eliminados. Uma forma de eliminá-los é por meio da urina. Não existe só a urina como forma de resíduos, mas também o suor e o gás carbônico. Diferencie excretas de fezes.
"As fezes são formadas principalmente pelos restos de alimentos não digeridos; as excretas são produtos das atividades das células e também substâncias que estão em excesso no sangue."
Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao.php. Acesso em: 14 julho 2013.
ATIVIDADE 2: Conhecendo o sistema excretor
Para o professor:
A atividade poderá ser realizada em sala de aula ou em sala multimídia.
1) Apresente aos alunos o seguinte vídeo:
Sistema excretor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EL3_OqqggDs. Acesso em: 14 julho 2013.
2) Propor as seguintes questões aos alunos para serem respondidas no caderno depois do vídeo:
- Identificar as partes principais do sistema excretor humano.
- Qual a função dos rins?
- Quais os processos de formação da urina?
ATIVIDADE 3: O sistema excretor
Para o professor:
1) Apresente o seguinte esquema do sistema excretor humano aos alunos.
- Produza um cartaz com o esquema ou projete em sala de aula.
- Entregue para cada aluno uma folha impressa com o esquema.
Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao2.php. Acesso em: 14 julho 2013.
2) Peça aos alunos que escrevam os nomes dos órgãos destacados. Incentive-os a usar as anotações referentes ao vídeo.
3) A partir da imagem apresente a importância de cada órgão para a formação e eliminação da urina.
4) Solicite aos alunos que produzam, individualmente, um texto com título: Eliminando impurezas. O texto deverá ser entregue ao professor para correção.
ATIVIDADE 1: Divertindo com o sistema excretor
- A atividade poderá ser realizada no laboratório de informática ou em sala de aula. Caso ocorra em sala de aula, o professor deverá conseguir um notebook com acesso a internet e um aparelho de data-show.
Para o professor:
- No laboratório de informática:
1) Solicite aos alunos que acessem o site:
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm. Acesso em: 14 julho 2013.
2) Peça que os alunos realizem todas as atividades disponibilizadas no site.
- Caso a atividade ocorra em sala de aula, o professor deverá acessar o site e realizar as atividades juntos com os alunos.
ATIVIDADE 2: Atividade experimental
- A atividade poderá ser realizada no laboratório de Biologia/Ciências ou na sala de aula.
Para o professor:
1) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.
2) Organize 4 pontos na sala de aula ou no laboratório de Biologia/Ciências. Cada ponto deverá ter mesas e cadeiras para cada aluno. As mesas deverão ficar juntas, de forma a permitir o trabalho em grupo.
3) Cada ponto refere-se a uma prática baseada no roteiro que deverá ser entregue para cada grupo.
Prática 1: O sistema excretor humano
1.1- Material: Modelo de corpo humano apresentando o sistema excretor.
Disponível em: http://maquetasgoia.blogspot.com.br/2012/09/blog-post.html. Acesso em: 14 julho 2013.
1.2- Procedimentos:
a) Observe com atenção e faça um desenho do sistema excretor humano. Nomeie os órgãos.
b) Escreva a função de cada órgão destacado.
Prática 2:
2.1- Material: Modelo de rim humano.
Disponível em: http://www.sofiaguerreiro.com/produtos/ma/orgaos?product_id=460. Acesso em: 14 julho 2013.
2.2- Procedimentos:
a) Observe com atenção e faça um desenho do rim humano, nomeando as partes do rim e destacando o local onde ocorre a produção de urina.
b) Quais as etapas de formação da urina?
- Os modelos de corpo humano com o sistema excretor e o rim poderão ser confeccionados pelo professor, utilizando isopor, canudinhos, massa de modelar, canetinhas coloridas.
Prática 3: Importância da água na formação da urina
3.1- Material: Sal de cozinha, 2 copos com a mesma quantidade de água e colher.
3.2- Procedimentos: Em um dos copos com água acrescente uma colher de sal e agite a mistura. No outro copo, acrescente quatro colheres de sal e agite. Observe o que aconteceu.
a) Descreva o que aconteceu.
b) Qual relação podemos estabelecer entre o experimento e a formação da urina?
Prática 4: Transpiração
4.1- Material: Saquinho plástico e elástico.
4.2- Procedimentos: Colocar a mão esquerda no interior de um saquinho de plástico e fechar com elástico no punho. Observar após 5 minutos.
a) Descreva o que aconteceu.
b) Proponha uma explicação para o que foi observado.
c) Qual a importância da transpiração?
4) Todos os grupos deverão passar pelos 4 pontos. Organize um sistema de rodízio.
5) Recolhe, ao final da atividade, os roteiros para correção.
Sugestão de material para o professor:
- Sistema excretor. Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-excretor/. Acesso em: 14 julho 2013.
- Sistema excretor. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-excretor.htm. Acesso em: 14 julho 2013.
- Excreção. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/excrecao3.php. Acesso em: 14 julho 2013.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/10/2013
Cinco estrelasMuito bom...Aula participativa, diferente!