22/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de saberes e se imaginam que seus saberes podem se transformar em novos saberes.
Esta aula tem como parâmetro o programa da TV Escola: LETRA VIVA - PGM. 02: SABERES QUE PRODUZEM SABERES, que tem como foco a importância do educador conhecer o que as crianças sabem e pensam e também o seu contexto sociocultural. O programa mostra ainda cenas de crianças em processo de alfabetização.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Eu já sei e você já sabe?
RODA DE CONVERSA
Professor, o filósofo inglês John Locke (1632-1704), considerado como o “pai” do empirismo considera que todas as pessoas nascem sem conhecimento algum e a mente é, inicialmente, como uma "folha de papel em branco", e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência. Em relação aos seus alunos, você acha que eles também chegam à escola como uma folha de papel em branco? Certamente que não, pois, já chegam à escola com uma carga muito grande de conhecimentos.
O papel das instituições educativas é criar situações desafiadoras para que as crianças coloquem em prática tudo que sabem e pensam sobre o que vão aprender e construam novos conhecimentos a partir daí, logo é imprescindível saber o que elas sabem e pensam.
Fonte: Sítio: TV Escola – O canal da educação. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4271>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos. Organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Peça que, cada aluno, liste dez coisas que já sabem fazer muito bem. A seguir, exiba o vídeo abaixo com a letra da música “Já Sabe - Palavra Cantada”. Conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete o vídeo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Fonte: Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=IJ-ji0r6muU>. Acesso em: 09 de jul. 2013.
Professor após assistirem ao vídeo, explore a letra da música questionando se os alunos já sabem fazer tudo aquilo que diz na música. Certamente seus alunos da Alfabetização Inicial já são sabedores destes básicos saberes para a idade deles: tomar banho sozinho, colocar e amarrar os sapatos, comer sozinhos, escovar os dentes, ir à escola, jogar bola, pular corda e outros. Assim, solicite que desenhem dois destes saberes já adquiridos por eles. Aproveite o momento lúdico e cante com eles.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Crianças produzindo saberes: uma nova forma de ler: leitura de imagens
Conhecer o contexto sociocultural em que as crianças vivem e como comunicam suas: experiências, descobertas, hipóteses, representações, conclusões, é importante para que você professor possa ajustar as propostas pedagógicas e potencializar interações que sejam de fato produtivas. Conforme sítio: TV Escola – O canal da educação. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4271>. Acesso em: 08 de Jul. 2013.
A condição sociocultural (junção das palavras sociedade e cultura, assim, o termo se refere à cultura de determinado indivíduo da sociedade) do aluno pode ser um fator que auxilia ou dificulta o processo de aprendizagem, no entanto, jamais é um fator que inviabiliza seu aprendizado. Por isso, é interessante inserir o aluno desde muito cedo no universo da leitura, para que seus conhecimentos possam ser cada vez mais ampliados e consequentemente, sua visão de mundo. Percebe-se claramente quando o aluno é adepto do ato de ler, pois, seu desenvolvimento acadêmico é melhor.
Fonte: Imagem disponível em: <http://www.fonoterapia.com.br/seu-filho-tem-preguica-de-ler/>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Professor, como demonstrado no 1º momento desta aula, as crianças já são detentoras de muitos saberes, por mais simples ou complexos que pareçam. Mas, independente da quantidade de saberes que elas possuem, sempre estão em busca de novos conhecimentos, pois, são pesquisadoras por excelência. Portanto, aproveite esta característica e proponha atividades que estimulem esta habilidade. Veja a seguir:
Proponha o desenvolvimento de uma atitude investigativa, através da leitura e da produção de textos e de imagens.
Solicite que os alunos acessem o sítio: Arte e Contos, disponível em: <http://artecontos.blogspot.com.br/2012/05/os-tres-porquinhos.html#!/2012/05/os-tres-porquinhos.html>, acesso em: 09 de jul. de 2013, e proponha as “Atividades” abaixo. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática, para projetar o filme com o auxílio de um projetor multimídia ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
a) Faça a leitura coletiva com seus alunos. Permita que cada aluno leia uma frase ou parágrafo para incentivá-lo no ato da leitura.
b) Abra um espaço para que todos os alunos comentem oralmente a história original.
c) Solicite que os alunos reescrevam a história de acordo com a imaginação de cada um, sendo orientados pela sequência de imagens abaixo. A releitura além de desenvolver a possibilidade de argumentação e a criatividade, contribui no aperfeiçoamento da escrita.
d) Dê um título diferente e criativo à sua história.
Escola de Educação Básica da UFU Título: _________________________________________________________ Autor:__________________________________________________________
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Fonte: Imagens e história disponíveis em: < http://artecontos.blogspot.com.br/2012/05/os-tres-porquinhos.html#!/2012/05/os-tres-porquinhos.html>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Atitude investigativa na geração de novos saberes
Fonte: Imagem disponível em: <http://eco-deja-vu.webnode.pt/investiga%C3%A7%C3%A3o/>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Professor, a vida acadêmica é direcionada pela realização de pesquisas que geram novos conhecimentos. É importante que seu aluno saiba disso, contudo, nesse momento é ainda mais relevante que ele saiba que não é só na escola que adquirimos conhecimentos e que esses conhecimentos não provêm apenas dos professores, e que eles também são agentes do conhecimento.
Não é hipocrisia o professor dizer que aprende muito com o aluno, pois, isso é verdade. Independentemente da condição sociocultural ou econômica do aluno, todos têm muito a ensinar. Quantas coisas o aluno nascido no campo pode ensinar àquele que nunca visitou uma fazenda ou um rio. Da mesma maneira, este aluno da cidade, tem muito a ensinar a este aluno do campo que nunca visitou um shopping ou mesmo uma cidade.
Professor, desafie a imaginação e o conhecimento de seus alunos por meio das seguintes perguntas:
1) Se você morasse em uma fazenda, quais saberes você poderia ensinar a um amigo que nunca havia estado em uma fazenda antes?
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2) Se você morasse em uma cidade, quais saberes você poderia ensinar a um amigo que nunca havia estado em uma cidade antes?
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Professor, após esses exercícios, demonstre a seus alunos como eles podem produzir saberes diversos por meio de suas experiências do cotidiano. Muitas vezes, os alunos investigam (fruto de sua curiosidade natural) e criam seus próprios saberes do mesmo modo que consideram os filósofos empiristas, ou seja, a partir da experiência de vida. O vídeo a seguir mostra essa realidade: um bebê que construiu um saber próprio, pois, sua ação certamente não foi ensinada por seus pais ou amigos, mas ele aprendeu este saber como forma de resolver uma situação que o afligia: ser observado por uma câmera de vídeo.
Você poderá utilizar o Laboratório de Informática, projetar o filme com o auxílio de um projetor multimídia ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Fonte: Youtube.Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=6levQ5YocH0>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Depois de assistirem ao vídeo, converse com os alunos sobre a estratégia que o bebê encontrou para sair do berço. Como será que ele aprendeu isto? Será que alguém o ensinou ou ele foi tentando até aprender. Então como ele construiu este conhecimento?
Professor, conduza a discussão para que os alunos cheguem a conclusão que para conhecermos e aprendermos alguma coisa, é importante buscarmos este conhecimento.
Professor, a seguir propomos que assistam a um vídeo com seus alunos para desencadear um importante debate, pois ele demonstra uma situação que ocorre com considerável parte dos estudantes de Ensino Fundamental: preguiça de ler. Reflita com eles que, inclusive, a preguiça de ler as questões da prova, faz com que muitos estudantes obtenham notas baixas.
Fonte: Youtube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=RS1QW4TKhJQ>. Acesso em: 08 de Jul. 2013.
Após a exibição do vídeo, formule oralmente as perguntas abaixo. Se considerar importante faça por escrito.
a) Você sabe ler? Se sim, há quanto tempo? Onde aprendeu a ler?
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b) Como os problemas da menina do vídeo foram resolvidos?
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c) Cite o nome do livro de literatura infantil que você mais gostou de ler e depois, conte para a sua turma a ideia principal deste livro.
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Após ouvir as respostas dos alunos sobre as perguntas, discuta com eles sobre a importância da leitura na resolução de alguns problemas, e que ler é inevitavelmente uma investigação e que a atitude investigativa é fundamental para a produção de novos saberes.
Sugestões de sítios para consulta no momento de planejamento da aula:
Sítio: LETRA VIVA - PGM. 02: SABERES QUE PRODUZEM SABERES.Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4271>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Sítio: Tipos de aprendizagem. Disponível em: <http://www.robertexto.com/archivo5/aprendizagem.htm>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Sítio: Dicas para incentivar a leitura infantil. Disponível em: <http://www.fonoterapia.com.br/seu-filho-tem-preguica-de-ler/>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Sítio: Dicas de Diagnóstico em Alfabetização, Produção de Texto e Matemática: Você sabe o que eles já sabem? Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/diagnostico-incial-o-que-eles-ja-sabem-528156.shtml>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles compreenderam que existem vários tipos de saberes e que nem todos eles são adquiridos na escola e nem por isso são menos importantes. Estas observações serão úteis para que você elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
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