Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bingo, aprender brincando!

 

18/07/2013

Autor e Coautor(es)
SASKYA CAROLYNE BODENMULLER
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação;

- relacionar palavras com figuras, 

- reconhecer a escrita de seu nome e dos nomes dos colegas,

-reconhecer letras e números,

- respeitar regras de jogo,

- esperar a sua vez,

- lidar com a perda durante um jogo.

Duração das atividades
Dois momentos de 15 minutos que podem se estender por mais dias.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve conversar sobre a importância de seguir as regras de um jogo para o seu bom funcionamento e para o respeito com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula foi elaborada para crianças a partir de 3 anos de idade. A partir deste jogo, diferentes conteúdos para a educação infantil podem ser trabalhados, assim como imagens, letras, profissões, animais, números e outros.

Primeiro momento: Construindo a cartela de bingo!

Materiais necessários: revistas, tesoura, cola, imagens prontas e pedras ou sementes para marcar o jogo.

Duração: 15 minutos.

Cada turma pode elaborar a cartela de bingo junto ao professor, de acordo com o conteúdo trabalhado no momento. Os primeiros jogos devem ser a partir de imagens e, mais tarde, complexificando um pouco, incluir letras e até palavras, que podem ser os próprios nomes das crianças pertencentes ao grupo. Para este jogo, o professor procurou imagens de objetos muito conhecidos pelo grupo e alguns números, trazendo a cartela pronta para que as crianças pudessem colorir antes de começá-lo, deixando-o assim mais colorido e convidativo! Em outro momento, esta cartela pode ser elaborada pelas próprias crianças, recortando imagens ou letras de revistas e jornais para adicionar à cartela. Os nomes e figuras de todas as imagens da cartela devem ser colocados em algum recipiente para fazer o sorteio: pode ser uma caixa de papelão ou, até mesmo, uma lata para que o sorteio seja feito. Além disso, é interessante ter placas com os nomes e figuras e, a cada sorteio, colá-las na parede para que as crianças possam visualizar as imagens e as suas respectivas formas escritas.

 

 

 

Cartela feita pelo professor por meio de imagens do Google

 

 

Segundo momento: É hora de jogar!

Materiais necessários: cartelas e sementes para marcar o jogo.

Duração: 15 minutos.

Neste momento, o professor organizará uma roda com as crianças e conversará sobre a importância de seguir as regras do jogo e de estar atento a cada sorteio. Começar a roda questionando as crianças sobre as regras do bingo e, de acordo com a discussão, combinar as regras.

- O voluntário irá sortear a cartela e falará em voz alta a palavra nela indicada;

-Cada um deve verificar em sua cartela se possui a imagem que representa a palavra sorteada;

-Se o jogador tiver a imagem sorteada deve colocar uma semente em cima para marcá-la;

-No momento em que todas as imagens da cartela forem marcadas, o jogador falará: “BINGO!”.

-O voluntário irá conferir e assim teremos um ganhador!

-Mais de um jogador poderá ganhar a cada rodada.

Outro ponto importante é destacar que nem sempre é possível ganhar e precisamos aprender a perder. Para oportunizar que mais de uma criança ganhe o jogo, sugere-se repeti-lo algumas vezes, observando, no entanto, o envolvimento das crianças. Após o jogo, a turma poderá fazer uma rodada dos pontos positivos e negativos do jogo e, se preciso, reelaborá-lo de acordo com as necessidades.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar se as crianças souberam respeitar as regras principais do jogo e como reagiram ao ganhar e perder. Perceber, ainda, se as crianças relacionaram as imagens com os nomes falados durante o jogo e se conseguiram acompanhar a marcação durante o jogo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • dioneide, brasiliano jerônimo da silva , Rio Grande do Norte - disse:
    dioneidesalomao@hotmail.com

    07/10/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito da ideia, com certeza será uma aula muito interessante, muito obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.