18/07/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
- Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação;
- relacionar palavras com figuras,
- reconhecer a escrita de seu nome e dos nomes dos colegas,
-reconhecer letras e números,
- respeitar regras de jogo,
- esperar a sua vez,
- lidar com a perda durante um jogo.
O professor deve conversar sobre a importância de seguir as regras de um jogo para o seu bom funcionamento e para o respeito com os colegas.
Esta aula foi elaborada para crianças a partir de 3 anos de idade. A partir deste jogo, diferentes conteúdos para a educação infantil podem ser trabalhados, assim como imagens, letras, profissões, animais, números e outros.
Primeiro momento: Construindo a cartela de bingo!
Materiais necessários: revistas, tesoura, cola, imagens prontas e pedras ou sementes para marcar o jogo.
Duração: 15 minutos.
Cada turma pode elaborar a cartela de bingo junto ao professor, de acordo com o conteúdo trabalhado no momento. Os primeiros jogos devem ser a partir de imagens e, mais tarde, complexificando um pouco, incluir letras e até palavras, que podem ser os próprios nomes das crianças pertencentes ao grupo. Para este jogo, o professor procurou imagens de objetos muito conhecidos pelo grupo e alguns números, trazendo a cartela pronta para que as crianças pudessem colorir antes de começá-lo, deixando-o assim mais colorido e convidativo! Em outro momento, esta cartela pode ser elaborada pelas próprias crianças, recortando imagens ou letras de revistas e jornais para adicionar à cartela. Os nomes e figuras de todas as imagens da cartela devem ser colocados em algum recipiente para fazer o sorteio: pode ser uma caixa de papelão ou, até mesmo, uma lata para que o sorteio seja feito. Além disso, é interessante ter placas com os nomes e figuras e, a cada sorteio, colá-las na parede para que as crianças possam visualizar as imagens e as suas respectivas formas escritas.
Cartela feita pelo professor por meio de imagens do Google
Segundo momento: É hora de jogar!
Materiais necessários: cartelas e sementes para marcar o jogo.
Duração: 15 minutos.
Neste momento, o professor organizará uma roda com as crianças e conversará sobre a importância de seguir as regras do jogo e de estar atento a cada sorteio. Começar a roda questionando as crianças sobre as regras do bingo e, de acordo com a discussão, combinar as regras.
- O voluntário irá sortear a cartela e falará em voz alta a palavra nela indicada;
-Cada um deve verificar em sua cartela se possui a imagem que representa a palavra sorteada;
-Se o jogador tiver a imagem sorteada deve colocar uma semente em cima para marcá-la;
-No momento em que todas as imagens da cartela forem marcadas, o jogador falará: “BINGO!”.
-O voluntário irá conferir e assim teremos um ganhador!
-Mais de um jogador poderá ganhar a cada rodada.
Outro ponto importante é destacar que nem sempre é possível ganhar e precisamos aprender a perder. Para oportunizar que mais de uma criança ganhe o jogo, sugere-se repeti-lo algumas vezes, observando, no entanto, o envolvimento das crianças. Após o jogo, a turma poderá fazer uma rodada dos pontos positivos e negativos do jogo e, se preciso, reelaborá-lo de acordo com as necessidades.
O professor deverá avaliar se as crianças souberam respeitar as regras principais do jogo e como reagiram ao ganhar e perder. Perceber, ainda, se as crianças relacionaram as imagens com os nomes falados durante o jogo e se conseguiram acompanhar a marcação durante o jogo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/10/2013
Cinco estrelasgostei muito da ideia, com certeza será uma aula muito interessante, muito obrigada!