Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fazendo arte com argila; conhecendo aviões!

 

18/07/2013

Autor e Coautor(es)
SASKYA CAROLYNE BODENMULLER
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de comunicação,

- aprender o que é, para que servem os meios de transporte, 

- saber que há vários tipos de transportes,

- ter contato com pessoas externa à escola e aprender a lidar com espaços amplos e diversificados,

- concentrar-se para ouvir explicações curtas,

- ampliar seus conhecimentos,

- fazer representações utilizando argila.

Duração das atividades
Dois momentos: o primeiro com 60 minutos e o segundo com 30 minutos. Esses momentos podem ser divididos em mais dias ou semanas, caso o grupo julgue necessário.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

A aula abaixo foi elaborada para crianças a partir de 3 anos de idade, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos acerca de um tipo de transporte que está sendo mais utilizado a cada dia em nosso país.

Primeiro momento: Conhecendo os aviões e sua utilidade.

Materiais necessários: imagens e vídeos.

Duração: 30 minutos.

Com o desenvolvimento da sociedade e suas diferentes formas de viver no mundo, muitos meios de transporte surgiram e vem sendo cada vez mais usados. Alguns deles são muito conhecidos pelas crianças, principalmente, quando relacionado às suas realidades. Busco com esta proposta ampliar os conhecimentos das crianças acerca desta temática. Começaremos a roda de conversa com as crianças questionando-as sobre os meios de transporte que conhecem:

- Como cada um vem para a escola?

- De quais outras formas poderiam vir?

- E para fazer um passeio para mais longe, o que se poderia usar?

- E se só tiver água no caminho como fazer?

O professor deve ir instigando as crianças para que resgatem o que já sabem sobre meios de transportes e para que a experiência de um contribua para a ampliação do conhecimento do outro e, por fim, explicar que todos estes meios citados tratam de meios de transporte.

A partir das respostas do grupo e de discussões que surgiram sobre o assunto, o professor irá propor um aprofundamento e uma visita à Base Aérea, com o objetivo de conhecer os aviões, de que forma funcionam e quais são os principais modelos utilizados nesse espaço. A visita será guiada por um profissional que atua na Base que poderá responder dúvidas e questionamentos das crianças. Em lugares em que as crianças não podem ter acesso a esse tipo de espaço, o professor poderá passar vídeos e imagens para a turma. Caso alguma família tenha um relato ou imagens de aviões, assim como fotos de viagens que realizaram, podem ir até a instituição e socializar com o grupo suas experiências com esse meio de transporte, ou encaminhar os materiais. Outros recursos também podem ser usados para falar sobre o transporte aéreo, como a animação a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=V6_gYMu0i-M

 

Conhecer diferentes modelos de aviões: http://www.avioesdecombate.com.br/

 

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC - 2013

Fotografia: Saskya Bodenmüller

 

Segundo momento: Construindo aviões com argila.

Materiais necessários: argila, camisetas ou aventais, papel para forrar a mesa.

Duração: 30 minutos.

Neste momento, a partir das imagens e de outros elementos que as crianças tiveram contado, sobre os aviões, elas serão convidadas a representá-los com argila. Antes de começar a atividade, o professor deverá conversar com o grupo, conscientizando-o de que cada criança faz a sua própria representação, a partir daquilo que ela viu, e que, por isso, todos devem ser respeitados. Para facilitar a limpeza após a atividade, cada criança deverá usar uma camiseta velha ou avental para não se sujar demais, e a mesa deve ser forrada com papel ou plástico. Em seguida, cada criança receberá um pedaço de argila e assim poderá modelar aviões de acordo com o que conheceram ou imaginam. Ao final desse momento, a turma poderá fazer uma exposição das esculturas e apresentar esse conteúdo para as famílias ou outras crianças da instituição, falando um pouco sobre a sua experiência com os aviões, suas características e utilidades.

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC - 2013

Fotografia: Saskya Bodenmüller

Recursos Complementares

Para conhecer alguns tipos de aviões e suas características acesse os links abaixo:

 http://www.avioesdecombate.com.br/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12224

Animação que fala sobre a origem dos aviões e outras curiosidades: http://www.youtube.com/watch?v=V6_gYMu0i-M

Avaliação

O professor deverá avaliar se as crianças demonstram ter entendido o que é ou  para que servem os meios de transporte, se entenderam que há vários tipos de transportes.Como cada um lidou com o passeio, com os aviões grandes, com o instrutor. Se as crianças conseguiram se concentrar na conversa; Se demonstraram interesse; Se conseguiram representar aviões a partir de um pedaço de argila; Se perceber ainda se o grupo respeitou as diferentes produções feitas naquele momento e se conseguiu comunicar para outras pessoas os conhecimentos adquiridos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Bianca, C.E.M. Hortair da Silva , Rio de Janeiro - disse:
    bianca.clira@hotmail.com

    18/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão, principalmente da organização como eelaborou o planejamento da aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.