Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogos: trabalhando a atenção e a associação

 

22/07/2013

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize D. Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar e exercitar a memória;
  • Fazer associações;
  • Concentrar na realização de tarefas;
  • Identificar valores éticos em sala de aula;
  • Construir jogos educativos que estimulam a memória e a concentração;
  • Fazer leitura de imagem;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Esta aula tem como parâmetro a temática dos jogos educativos que contribuem para a aprendizagem infantil, com ênfase no jogo da memória que trabalha a atenção e a associação.

1º Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Preparando a aula: informando sobre o tema

Atencao

Sítio: Blog Papo de Coroinha. Disponível em: <http://papodecoroinha.blogspot.com.br/2010/03/vem-ai_26.html>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Professor, provavelmente eis uma palavra falada por você quase todos os dias: atenção. Você pede atenção para que o aluno se atente ao conteúdo que você está ministrando e, em alguns casos, a aluno faz “errado” para chamar a sua atenção. O certo é que todos precisam de atenção em quase todos os lugares e horários: em casa, na sala de aula, no trânsito, ao caminhar na praça, ao assistir um filme ou escutar uma pessoa.

Estudos explicam que o termo é associado à cor amarela por proporcionar concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudos. Nos semáforos e em algumas placas indicativas, a cor amarela recomenda alerta e atenção.

O que significa o termo atenção?

É um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante recebemos estímulos, provenientes das mais diversas fontes, porém só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a todos. É um processo de extrema importância em determinadas áreas, como na educação, já que se exige, por exemplo, a um aluno que preste atenção às matérias lecionadas pelo professor. Além da atenção concentrada, em que se seleciona e processa apenas um estímulo, também pode existir atenção dividida, em que são selecionados e processados diversos estímulos simultaneamente, como quando se conduz um automóvel e se ouve as notícias do rádio simultaneamente.

Para que a atenção atue são necessários três fatores básicos:

  • Fator fisiológico: depende de condições neurológicas e também da situação contextual em que o indivíduo se encontra;
  • Fator motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;
  • Concentração: depende do grau de solicitação e atuação do estímulo, levando a uma melhor focalização da fonte de estímulo.

Fonte: Sítio Wikipédia – A enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Aten%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Professor, analisando o texto acima e observando a imagem abaixo, poderíamos nos perguntar: este garoto está tão concentrado assim porque está assistindo uma aula em sua escola tradicional ou porque está jogando videogame? Certamente porque está jogando videogame. Isso ocorre porque os estímulos provocam um grande interesse (Fator motivacional) o que geralmente não ocorre em todas as aulas do cotidiano.

Menino jogando video game

Fonte: Sítio Wikipédia – A enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Aten%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em 11 de jul. 2013.

Professor, é preciso ter muita atenção quando se trata da aprendizagem de seus alunos, pois, terá ocasiões em que eles estarão olhando para você ou lendo um livro ou fazendo a atividade que você propôs, mas seu pensamento e sua atenção estarão em outros lugares.  

Alunos destraidos

Imagem disponível em: <http://equilibrando.me/2013/05/16/por-que-as-criancas-francesas-nao-tem-deficit-de-atencao/>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

O jogo como forma de exercitar  a atenção

Professor, para despertar a atenção dos alunos é necessário alternar a dinâmica de suas aulas, trazendo práticas e metodologias que despertem o interesse da criança, como paródias, teatros, jogos educativos e várias outras formas.

Professor, para iniciar a atividade dialogue com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de jogos, se conhecem algum jogo educativo ou jogos que estimulam a atenção e a memória. Depois da discussão sugerimos que proponha o "Jogo dos Sete Erros", pois, além de ser uma atividade lúdica, desperta e desenvolve a atenção das crianças. Para isso, reproduza as imagens a seguir e distribua para os alunos.

Aluna UCA

1)      As figuras abaixo fazem parte do contexto escolar. Observe-as atentamente e tente encontrar 7 erros (diferenças) entre elas. Assinale um (X) com um lápis de escrever sobre as diferenças que têm em uma figura e não tem na outra.

a) Cebolinha no Laboratório de Ciências.

Cebolinha 7 erros

Sítio: Disponível em: <http://www.pintarcolorir.com.br/jogos-desenhos-para-colorir/jogos-para-colorir-cebolinha-7-erros/#main>. Acesso em 11 de Jul. 2013.

 

b) Momento de descontração na sala de aula.

Sala descontraida

Sítio: Alô Estudantil. Imagem disponível em: <http://www.aloestudantil.com.br/jogo-dos-7-erros-2/>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

c) Observe novamente a figura b. Mostre que você é mesmo um aluno atento e educado e marque com um (X) a alternativa que mesmo em um momento de descontração na sala de aula os alunos são proibidos de fazer:

1) (   ) dormir;

2) (  ) subir na mesa ou carteira;

3) (   ) conversar.

Dica para o professor: Professor, nem toda desatenção discente é sinônimo de indisciplina, pois, existem muitas patologias que a causam, como por exemplo, a Hipoprosexia: diminuição global da atenção; Aprosexia: total abolição da capacidade de atenção, independente dos estímulos; Hiperprosexia: atenção exagerada com certa tendência; Distração: sinal de superconcentração ativa da atenção sobre determinados conteúdos e objetos; Distraibilidade: estado patológico que se exprime por instabilidade marcante e dificuldade ou incapacidade para se fixar ou se manter em qualquer coisa que implique esforço produtivo; Incapacidade de concentração e o Transtorno de Deficit de Atenção com hiperatividade (TDAH). Estes sintomas somente podem ser diagnosticados como patologias, por especialistas da área médica, por isso temos que ter cuidado para não rotular nossos alunos.

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Aprendendo por associação

Professor, existem várias maneiras de aprender conteúdos escolares e um deles é a associação. Sabe-se da importância da aula expositiva, mas em muitos casos, especialmente quando se trata de alunos de alfabetização, a associação tem obtido maiores resultados. Sabedores dessa realidade, muitos professores têm optado por esse tipo de ensino. Da mesma maneira, alguns alunos criam estratégias próprias de aprender por associação.

Aplique uma atividade que exige atenção e favoreça a associação como forma de conhecimento. Escreva nomes de cores, contudo, as escreva com outra cor. Por exemplo, escreva a palavra amarelo com a cor da fonte em vermelho (AMARELO) e apresente aos alunos colocando-as na lousa, em um cartaz (cartolina) ou utilizando um projetor multimídia. Exiba as palavras por alguns segundos e depois de concluído o tempo combinado, solicite que eles falem o nome das cores e a cor da fonte com qual ela foi escrita. Após este momento, questione-os sobre a metodologia que escolheram para realizar a atividade.

Aluna UCA

1) Observe o quadro de palavras abaixo, no espaço de tempo dado pelo professor.

 

  AMARELO         VERDE CLARO         VEMELHO         AZUL CLARO        

 

              PRETO             LARANJA          BRANCO        ROSA        

 

    VERDE ESCURO          LILÁS         AZUL ESCURO             CINZA

2) Anote em seu caderno de Língua Portuguesa o nome das cores e as cores com que elas foram escritas.

3) Relate para a turma a estratégia que você utilizou para realizar a atividade.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Jogo da Memória

Professor, é de fundamental relevância inserir jogos educativos que estimulam o aprendizado da criança. Sugerimos neste momento o Jogo da Memória, pois, é um jogo lúdico que valoriza e exige a atenção dos jogadores e faz com que criem técnicas para descobrirem a carta correta. Fazendo esse exercício constantemente, certamente sentirá os reflexos positivos em sua aprendizagem.

Como se joga? O jogo da memória é um clássico jogo formado por peças que apresentam uma figura em um dos lados. Cada figura se repete em duas peças diferentes. Para começar o jogo, as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos as vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par e jogar novamente. Se forem peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte. Ganha o jogo quem tiver descoberto mais pares, quando todos eles tiverem sido recolhidos.

Explicação extraída do sítio Wikipédia – A enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_mem%C3%B3ria>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Construindo nosso Jogo da Memória

Professor, quando a criança se sente autora de seu processo educativo, tudo que o envolve faz mais sentido para ela. Dessa maneira, proponha o jogo para a turma e desafie os alunos a construírem as cartas. Dê sugestões de temas que se relacionam com os conteúdos que está trabalhando no momento (Exemplos: Ciências – os animais; Matemática – os números pares; Língua Portuguesa – palavras com SS e jogo da memória do sinônimo.). Faça uma votação e escolha os quatro temas mais votados e inicie a produção.

Alunos trabalhando em grupo

Blog Eduquideia. Imagem disponível em: <http://eduquideia.blogspot.com.br/2012/02/crianca-de-6-anos-e-o-ensino.html>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

De forma antecipada, providencie cartolinas, pincéis atômicos, lápis de cor, tesoura e algo mais que julgar necessário. Divida seus alunos em quatro grupos para que cada grupo fique responsável por um tema. Assim, toda a turma terá a possibilidade de atuar em quatro jogos com quatro temas diferentes, brincando e aprendendo ao mesmo tempo.

Professor, independente do tema escolhido pelo grupo, aproveite a oportunidade para trabalhar a escrita com seus alunos solicitando que abaixo do desenho, eles escrevam o nome do que traz a figura. Nome: do animal, da letra, do número ou outro, conforme os exemplos: 

Passaro - 7 erros

PÁSSARO

Passaro - 7 erros

PÁSSARO

 

Dez

DEZ

Dez

DEZ

Registrando

Depois de confeccionados os jogos, solicite que os alunos escrevam as regras do jogo, assim você também trabalhará com o texto instrucional que é um gênero textual que faz parte do cotidiano dos alunos. Explique-lhes sobre a estrutura textual deste texto, se necessário leve alguns modelos para eles verem.

Socializando

Professor, para valorizar a atividade de construção dos Jogos da Memória, proponha para os alunos convidarem os colegas de outra turma para jogarem com eles, mas antes eles devem explicar como foi o processo de construção dos jogos e as regras. Outra possibilidade é convidar os pais para que venham no final da aula e joguem com os filhos.

Recursos Complementares

Sugestões de sítios para consulta no momento de planejamento da aula:

- Blog Valéria e você. Dicas para memorizar nomes e rostos. Disponível em: <http://www.valeriaevoce.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2932:cdicas-de-como-decorar-nomes-e-rostos&catid=51:dicas&Itemid=72>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

- Sítio: Como jogar o Jogo da Memória. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_mem%C3%B3ria>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Dessa maneira, verifique se: conseguiram valorizar e exercitar a memória; fazer associações; concentrar na realização das tarefas em grupos; identificar valores éticos em sala de aula;  construíram o jogo educativo que estimula a memória e a concentração; fizeram corretamente a leitura de imagem; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Anote os resultados obtidos, para utilizá-los em seus planejamentos futuros, visando alcançar os objetivos propostos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Sandra Ribeiro, Portugal - dijo:
    svmr0101@hotmail.com

    28/05/2015

    Cinco estrelas

    Muito bem organizado e explicado, adorei o vosso trabalho e para mim foi muito útil. Obrigada


  • Cássia Girotto Zucco, E.I.M.P. Inês Domingas Tonon Tassoniero , Santa Catarina - dijo:
    cassiagirottozucco@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns por valorizar o jogo em sala de aula. Gostei de suas aulas e acho que o jogo deve estar sempre presente na escola, considerando sua importância para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e motor da criança. Abraço e sucesso em seu trabalho.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.