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As lendas no cotidiano escolar

 

22/07/2013

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer sobre lendas;
  • Aprender o significado de tolerância religiosa;
  • Respeitar e cuidar da natureza;
  • Respeitar as diferenças dos outros, sejam elas limitações físicas ou cor da pele;
  • Localizar palavras no dicionário;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

Esta aula tem como parâmetro a temática das lendas no cotidiano escolar: sua utilização enquanto recurso pedagógico, sua importância e o seu grau de contribuição para o aprendizado infantil.

 

1º Momento:  (aproximadamente 60 minutos).

Preparando a aula: informando sobre o tema

O que é lenda?

Professor, para que possamos ensinar é preciso conhecer bem o nosso objeto de estudo, por isso, vamos preparar nossa aula compreendendo o que é “lenda”.

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício (fruto da ficção), as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.

Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do mito grego. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.

São inúmeras as lendas brasileiras, influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos levar em conta que uma lenda não significa uma mentira, nem tão pouco uma verdade absoluta, o que devemos considerar é que uma história para ser criada, defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas, ela deve ter no mínimo uma parcela de fatos verídicos.

Muitos pesquisadores, historiadores, ou folcloristas, afirmam que as lendas são apenas frutos da imaginação popular, porém como sabemos as lendas em muitos povos são "os livros na memória dos mais sábios".

Conceito extraído do Sítio Wikipédia – a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Aluna UCA

Professor, inicie a aula organizando os alunos em uma roda de conversa. Questione-os sobre o que eles sabem sobre lendas. Certamente, alguns saberão muito sobre o assunto, pois, são incentivados em casa. Já outros, conhecerão menos, pois, não há incentivo familiar.

Conhecendo algumas lendas

Professor, as lendas são importantes ferramentas para trabalhar inúmeras habilidades. Inicie este momento trabalhando a habilidade motora e artística de seus alunos por meio da coloração de desenhos sobre a temática e com a sondagem do que eles sabem sobre algumas lendas do folclore brasileiro. Reproduza a atividade a seguir para eles fazerem e colarem em seus cadernos de Língua Portuguesa.

A) NOME DA LENDA: ____________________________________________________

O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELA? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Mula sem cabeca

 

B) NOME DA LENDA: ________________________________________________________

O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELA? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Vitoria Regia

 

C) NOME DA LENDA: ____________________________________________________________________

O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELA? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Lobisomem

 

D) NOME DA LENDA: _________________________________________________________

O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELA? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Negrinho do Pastoreiro

 

E) NOME DA LENDA: ______________________________________

O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELA? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Curupira

 

Fonte: Imagens e suas respectivas histórias podem ser encontradas no Blog Rita & Frank. Disponível em: <http://ritaefrank.blogspot.com.br/2012/08/colorir-e-pintar-lenda-do-curupira.html>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Professor, depois que todos terminarem a atividade, solicite que socializem algumas de suas respostas para que possam comparar seus conhecimentos prévios sobre as lendas. Alguns alunos não conhecerão determinadas lendas e outros poderão contribuir com eles relatando o que conhecem. Seja o mediador do debate, mas não conte tudo sobre as lendas, deixe que eles descubram à medida que forem pesquisando por meio das diversas atividades.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Possibilidades de trabalho com lendas

Professor, como foi dito anteriormente, as lendas oferecem inúmeras possibilidades de trabalho. Vejamos algumas:

A)    Lenda da Mula Sem Cabeça: trabalhando a tolerância religiosa

Professor, é visível em nosso meio a grande intolerância das pessoas em relação a diversas coisas e uma dessas intolerâncias se relaciona com a religião. Na escola não é diferente, muitos alunos “herdam” essa intolerância da família. É preciso ficar atento e não permitir que questões religiosas influenciem no aprendizado e no relacionamento entre os alunos.

A seguir, exiba o vídeo abaixo que retrata de forma lúdica e simples a lenda da “Mula Sem Cabeça”. Conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete o vídeo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Mula sem cabeca

Fonte: Sítio You Tube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ap8pJpzQ0qU>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Após a exibição do vídeo, converse com sua turma sobre a questão do respeito que devemos ter com todas as pessoas, independente de suas opções ou preferências. Proponha uma atividade para ser realizada em casa com o auxílio dos pais.

Observação ao professor: Se a escola em que você trabalha também é intolerante em relação à religião ou levanta a bandeira de escola laica, avalie e decida se é pertinente aplicar a atividade. Lembre-se que você também poderá ter alunos que não possuem religião, que sejam ateus e isto deve ser respeitado.

Aluno UCA - atividades de casa

Realize uma pesquisa sobre a sua religião. Exiba para a turma os pontos que julgar interessante.

Atenção!

O objetivo da atividade não é tentar convencer os colegas a aderirem à sua religião, mas dar a conhecer sobre ela para que todos possam respeitá-la.

 Você possui religião?______________________________________

 Qual é o nome dela?_______________________________________

 O que você mais gosta em sua religião?_____________________________

B)    Lenda da Vitória Régia: A relação do homem com a natureza

Professor, para seus alunos conhecerem a lenda da "Vitória Régia", assista com eles o vídeo a seguir que retrata de forma lúdica e simples esta lenda. Conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete o vídeo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Vitoria Regia - video

Sítio: You Tube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=BjCyJKHUfGw>. Acesso em 12 de Jul. 2013.

Professor, reflita com seus alunos a necessária e indispensável relação que o ser humano mantém constantemente com a natureza. Para isso, conte aos alunos sobre a lenda da "Vitória Régia".

Pergunte a eles quem conhece alguma situação em que a natureza prejudicou o homem e quem conhece alguma situação em que o homem prejudicou a natureza. A seguir, reproduza a atividade para eles realizarem.

Aluna UCA

Observe as imagens abaixo e em seguida escreva uma frase explicando o que você entendeu.

Globo terrestre doente

 Imagem disponível em: <http://cienciasgeografiamagia.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 de jul. 2013. 

 

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Natureza saudável

Imagem disponível em: <http://cieifernando.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html>. Acesso em: 12 de jul. 2013. 

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C)    Lenda do Lobisomen: o lado irracional que todo ser humano traz consigo

A “Lenda do Lobisomen” tem origem em um mito grego. Um rei da mitologia grega, Licaão, que foi transformado em lobo pelo deus Zeus. Esse mito existe em várias partes do mundo, onde cada região elegeu um animal: tigres, raposas, leopardos e onças. No Brasil, elegeu-se o lobo. Em noites de lua cheia, um homem se transforma parcialmente em um lobo com características perversas, ataca e devora suas vítimas, sugando o seu sangue. Na manhã seguinte, tudo volta ao normal.

Professor, trabalhe a questão do nervosismo x serenidade. Demonstre com exemplos, as vantagens de resolver os conflitos sob a forma do diálogo e as desvantagens de resolver situações conflituosas como se fosse um animal irracional. Em muitas escolas, alguns alunos chegam a ficar tão nervosos a ponto de colocarem sua saúde e a integridade física dos colegas em risco. Eles se esquecem de que na manhã seguinte, tudo volta ao normal.

Aluna UCA

Observe a imagem abaixo, reflita e responda marcando com um (X) na atitude que você tomaria:

Agressão verbal

Sítio: “Blog Miyhn Costa”. Imagem disponível em: <http://miyhcosta.blogspot.com.br/2010/08/palavras.html>.  Acesso em: 12 de jul. 2013.

Imagine que você está no recreio e é agredido com palavras que te machucaram emocionalmente conforme a ilustração acima. Como você reagiria:

1) (   ) Viraria as costas, fugiria da situação e pediria para mudar de escola.

2) (   ) Conversaria como o colega que te agrediu verbalmente e se não houvesse um acordo procuraria a direção da escola.

3) (   ) Deixaria aparecer em você seu lado irracional e partiria para a agressão física.

 

D)    Lenda do Negrinho do Pastoreio: a questão da discriminação racial

Professor para discutir sobre a discriminação racial exiba o vídeo que relata a lenda do “Negrinho do Pastoreio”, ela servirá de “pano de fundo” para iniciar este debate. Conduza os alunos ao Laboratório de Informática ou projete o vídeo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

 

Negrinho do Pastoreio - vídeo

Sítio You Tube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=j7SQIvecNRo>. Acesso em 12 de Jul. 2013.

Casal branca e preto

                                                                    Imagem disponível em: “Sítio Riozinho Net”. <http://riozinho.net/21-de-marco-dia-internacional-contra-discriminacao-racial/>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Professor, a questão racial no Brasil ainda traz lembranças doloridas, principalmente pelo fato de ela ainda não ter sido bem resolvida. Mesmo a população negra chegando a quase 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. Existe um preconceito velado (disfarçado) sobre o judeu, árabes, mas, sobretudo negros. Relate o seguinte fato histórico aos seus alunos:

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O mundialmente famoso cantor jamaicano de reggae, chamado Bob Marley, certa vez disse a seguinte frase:

Frase de Bob Marley 

Fonte: “Blog Oficina de coração”. Disponível em:<http://oficinadcoracao.blogspot.com.br/2012/03/21-de-marco-dia-internacional-contra.html#!/2012/03/21-de-marco-dia-internacional-contra.html>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Professor, com base no texto, solicite aos seus alunos que façam as seguintes atividades:

1) Localize no dicionário as palavras: racismo e intolerância.

2) Responda as seguintes perguntas:

a) Você é racista?Justifique sua resposta.

 b) Qual é o dia em que se comemora o dia internacional contra o racismo?

E)    Lenda do Curupira: respeito com os colegas que possuem alguma deficiência física

Professor, nesta lenda, o personagem principal tem os pés virados para traz. Essa característica lhe dá abertura para trabalhar o respeito e o cuidado que todos nós devemos ter com as pessoas que são portadoras de necessidades especiais. Esclareça a seus alunos que deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à atividade exercida pela biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde. Atualmente o termo deficiente foi substituído pelo termo portador de necessidades especiais.

Professor, você pode fazer com que seus alunos aprendam na prática o respeito e o carinho que devem ter com quem necessita de cuidados especiais. Faça uma dinâmica onde cada um demonstre o medo que tem de ficar doente ou com alguma deficiência. Providencie cadeiras de rodas, muletas, bengalas, vendas de olhos e outro objeto que simule ou faz lembrar alguma deficiência. Solicite que ele tenha contato com seu medo para depois partilhar a experiência vivida. Por exemplo, se seu aluno tem medo de ficar cego, coloque a venda em seus olhos; se tem medo de ficar paralítico, convide-o a andar de cadeiras de rodas e assim por diante. Você vai ver que é uma experiência fantástica. Lembre-se que a partilha é o momento auge desta atividade.

 

3º Momento: (aproximadamente 60 minutos).

As lendas urbanas

Professor, aproveite para trabalhar neste momento as lendas urbanas. Faça uma introdução para que seus alunos se informem.

Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos, a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.

Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas. É o caso, por exemplo, da história da "Loira do Banheiro", lenda urbana brasileira que fala sobre o fantasma de uma garota jovem de pele muito branca e cabelos loiros que costuma ser avistada em banheiros, local onde teria se suicidado ou, em outras versões, sido assassinada.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. Conceito disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_urbana>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Professor, agora que seus alunos já foram introduzidos no tema, proponha uma atividade lúdica (dramatização) sobre as lendas urbanas.Conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete o vídeo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

 

Lendas Urbanas

                                                                                              Fonte: Sítio Youtube. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=WtTyB4z_gdk>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Aluna UCA

Após a exibição do vídeo, certamente você percebeu que o mesmo não chegou ao seu final, pois, foi dividido em duas partes: 1 e 2. Em grupos de cinco ou seis alunos, elabore um final para o vídeo. Seja criativo e boa sorte!

Em seguida solicite que cada grupo socialize a sua produção para os colegas. Abra espaço para comentários, eles devem ser construtivos, no sentido de estimularem a turma a realizar outras atividades com essa.

Recursos Complementares

Sugestões de sítios para consulta no momento de planejamento da aula:

- Lendas. Sítio Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

- Lendas urbanas. Sítio Youtube: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=WtTyB4z_gdk>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Dessa maneira, verifique se: conheceram sobre as lendas; aprenderam o significado de tolerância religiosa; começaram a respeitar e cuidar da natureza; aprenderam a respeitar as diferenças dos outros, sejam elas limitações físicas ou se tratando da cor da pele; aperfeiçoaram a técnica de localizar palavras no dicionário e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos, respeitando os mais diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
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Opiniões

  • Silvia Chaves da Silva, E. E. Maria Neusa Carmo de Sousa , Amapá - disse:
    schavesdasilva@gmail.com

    13/08/2013

    Quatro estrelas

    Incrivel a aula de vocês profs. Achei interessante pois em sua maioria apenas falam da história das lendas, sendo difícil ver a relação com outras temáticas, como vcs fizeram. parabéns para todos, bjs...


  • Francisca de Paula da Costa, Faculdade Integrada Brasil Amazonia - Fibra , Pará - disse:
    franciscadpc@hotmail.com

    09/08/2013

    Cinco estrelas

    Amei, muito interessante. são novas formas de trabalhar as lendas em sala de aula.


  • Rose Portilio, Escola Estadual , Rio Grande do Sul - disse:
    roseportilio@yahoo.com.br

    28/07/2013

    Cinco estrelas

    Olá Rones, Ana, Denize! Muito interessante as escolhas que fizeram. Certamente será possível aproveitá-las em sala de aula. Parabéns!


Sem classificação.
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