Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os jovens e a alimentação

 

16/07/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os nutrientes dos alimentos.
  • Compreender a importância de uma alimentação variada para evitar problemas de saúde.
  • Conhecer os hábitos alimentares de alguns jovens.
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento de outros conceitos ou assuntos.
Estratégias e recursos da aula
  • Atividades em duplas e grupo. 
  • Atividades de pesquisa.
  • Leitura de textos.
  • Análise de embalagens.
  • Produção de material e textos.

 

MÓDULO 1

ATIVIDADE 1: Motivação - Importância da alimentação

Para o professor:

1) Apresente algumas questões aos alunos:

- Qual a importância da alimentação?

- Devemos consumir só o que gostamos ou será melhor considerar outros fatores, como saúde, gasto de energia?

- O que poderá acontecer se tivermos uma má alimentação?

- O que é má alimentação?

- O que é uma alimentação saudável?

2) Registre as perguntas no quadro e peça aos alunos que anotem suas respostas no caderno.

3) Organize os alunos em círculos e inicie uma discussão a partir das questões acima.

  • Argumente que os organismos vivos necessitam de energia para realizarem as atividades diárias, como estudar, comer, correr, dormir. O ser humano retira a energia dos alimentos para realizarem suas atividades, construir as partes do corpo e manter o bom funcionamento do organismo. Uma alimentação saudável oferece todos os nutrientes necessários ao nosso organismo em quantidade corretas, evitando alguma doença. Para isso, é preciso combinar vários tipos de alimentos, pois alguns nutrientes estão mais concentrados em um determinado grupo.

 

ATIVIDADE 2: Escolhendo o que comer

Para o professor:

1) Com os alunos ainda dispostos em círculo, organize, no quadro, a seguinte tabela:

Alimentos saudáveis Alimentos não saudáveis

Consumo

(pelo menos 3 vezes por semana)

     
     
 
2) Solicite aos alunos que citem um alimento considerado saudável e outro considerado não saudável.
 
3) Organize os alimentos citados pelos alunos no quadro.
 
4) Com as duas primeiras colunas do quadro preenchidas, verifique com os alunos qual o consumo desses alimentos por eles durante a semana.
 
5) Você poderá organizar esses dados e repassar ao professor de Matemática para análises estatísticas e confecção de gráficos.
 
 
ATIVIDADE 3:  O que é uma alimentação saudável?
 
Alimentação saudável
 
 
Para o professor:
 
  • A atividade poderá ser realizada no laboratório de informática.
 
1) Divida os alunos em 5 grupos.
 
2) Cada grupo deverá produzir um texto e depois cartazes sobre o que é uma alimentação saudável e 6 recomendações para esse tipo de alimentação. Os textos serão entregues ao professor para correções.
 
3) Para isso, oriente a pesquisa fornecendo links de sites para procura na internet. Caso a escola não possua laboratório de informática, disponibilize em folhas impressas o material.
 
- Dez passos para uma alimentação saudável. Disponível em:  http://ed-fisica-tipo-net.blogspot.com.br/2013/05/dez-passos-para-uma-alimentacao-saudavel.html . Acesso em: 14 julho 2013.
 
- Alimentação saudável. Disponível em:  http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/cuidados-e-prevencao . Acesso em: 14 julho 2013.
 
- Alimentação saudável. Disponível em:  http://cereallife.com.br/dez-passos-para-uma-alimentacao-saudavel-2/ . Acesso em: 15 julho 2013.
 
4) Disponibilize cartolinas e pincéis coloridos para a confecção dos cartazes.
 
5) Solicite que cada grupo apresente o material produzido.
 
6) Cole os cartazes no refeitório ou em outro espaço de uso comum na escola.
 
 

MÓDULO 2

ATIVIDADE 1: Interpretando embalagens

Para o professor:

1) Na aula anterior, solicite aos alunos que tragam embalagens de alimentos consumidos em casa para fazerem a leitura das informações nutricionais.

Embalagem de chocolate

Disponível em: http://www.nestle.com.br/site/marcas/nestle/chocolate_em_po/chocolate_em_po_soluvel.aspx. Acesso em: 15 julho 2013.

Embalagem de leite integral

Disponível em: http://cienciaseecologia.blogspot.com.br/2010/06/analisando-uma-tabela-nutricional.html. Acesso em: 15 julho 2013.

 

2) Organize os alunos em duplas e peça-os que analisem as embalagens a partir das seguintes questões:

- Quais os nutrientes aparecem nos alimentos?

- Para que eles servem?

- Existem semelhanças na composição dos alimentos?

3) Solicite aos alunos que socializem as respostas para os outros colegas. 

4) Apresente aos alunos os diferentes grupos de nutrientes (construtores, reguladores e energéticos), discutindo a função de cada um e exemplificando a partir das informações nutricionais presentes nas embalagens. Argumente também sobre a importância do equilíbrio desses nutrientes para evitar problemas de saúde. Enfatize a questão do excesso de consumo de produtos industrializados e fast food, alimentos ricos em lipídios e minerais.

 

ATIVIDADE 2: Pesquise e descubra - Os jovens se alimentam bem?

Para o professor:

1) Organize os alunos em 5 grupos. Os alunos serão os entrevistadores.

2) Para cada grupo entregue o seguinte questionário.

Questionário: Você se alimenta bem? Responda sim ou não, ao lado de cada uma das perguntas.

- Sua primeira refeição do dia é sempre o café da manhã?

- Consome muita (todo dia) carne vermelha (carne de vaca, boi, porco)?

- Consome frutas e verduras diariamente?

- Se tiver que de escolher entre um suco de frutas natural e um refrigerante, na certa vai preferir o refrigerante?

- Bebe quatro ou mais copos de água por dia?

- Costuma colocar sal nos pratos já preparados?

- Mastiga bem os alimentos?

- Evita comer doces entre as refeições?

- Janta ou almoça assistindo televisão?

- Adora frituras, como pastel, batata frita?

- Costuma ficar muito tempo sem comer?

3) O questionário deverá ser respondido pelo maior número de alunos possíveis. Para isso, organize os grupos de forma que cada um deles fique responsável por uma turma ou ano de ensino. Peça autorização à direção e organize um momento para a pesquisa, que pode ser durante o recreio.

4) Converse com o professor de Matemática e proponha uma parceria para a organização e análise dos dados.

5) Após o levantamento e análise dos dados, organize uma Mostra Científica na escola para a apresentação dos resultados. Os grupos poderão sugerir alternativas para melhoras nos hábitos alimentares dos jovens.

Recursos Complementares

Sugestão de material complementar para os alunos:

- ABC da alimentação saudável. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?650. Acesso em: 15 julho 2013.

- Alimentação saudável e equilibrada. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/alimentacao-saudavel-e-equilibrada-deve-ter-carboidratos-e-proteinas.html. Acesso em: 15 julho 2013.

- Alimentação saudável. Disponível em: http://www.brasilescola.com/saude-na-escola/conteudo/alimentacao-saudavel.htm. Acesso em 15 julho 2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados por meio da observação da participação e do interesse durante as atividades propostas. Em relação à avaliação qualitativa, os alunos serão avaliados por meio da produção de cartazes sobre o que é uma alimentação saudável e pela participação na Mostra Científica. O professor poderá utilizar os critérios:

  • capricho;
  • criatividade;
  • apresentação oral na Mostra Científica.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marizete Mattiello, Celer , Santa Catarina - disse:
    marizete_mattiello@hotmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da proposta, super criativa, faz uma abordagem lúdica e interdisciplinar sobre o tema envolvendo os alunos e facilitando a compreensão e o conhecimento.


  • maria solange pereira, Escola Estadual Getulio Vargas , Minas Gerais - disse:
    msolange53@yahoo.com.br

    20/07/2013

    Cinco estrelas

    Sao aulas muita criativas e interessantes. Trabalho muito com material concreto para introduzir conteudos e as crianças amam este tipo de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.