16/07/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Nutrição |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
ATIVIDADE 1: Motivação - Importância da alimentação
Para o professor:
1) Apresente algumas questões aos alunos:
- Qual a importância da alimentação?
- Devemos consumir só o que gostamos ou será melhor considerar outros fatores, como saúde, gasto de energia?
- O que poderá acontecer se tivermos uma má alimentação?
- O que é má alimentação?
- O que é uma alimentação saudável?
2) Registre as perguntas no quadro e peça aos alunos que anotem suas respostas no caderno.
3) Organize os alunos em círculos e inicie uma discussão a partir das questões acima.
ATIVIDADE 2: Escolhendo o que comer
Para o professor:
1) Com os alunos ainda dispostos em círculo, organize, no quadro, a seguinte tabela:
Alimentos saudáveis | Alimentos não saudáveis | Consumo (pelo menos 3 vezes por semana) |
ATIVIDADE 1: Interpretando embalagens
Para o professor:
1) Na aula anterior, solicite aos alunos que tragam embalagens de alimentos consumidos em casa para fazerem a leitura das informações nutricionais.
Disponível em: http://www.nestle.com.br/site/marcas/nestle/chocolate_em_po/chocolate_em_po_soluvel.aspx. Acesso em: 15 julho 2013.
Disponível em: http://cienciaseecologia.blogspot.com.br/2010/06/analisando-uma-tabela-nutricional.html. Acesso em: 15 julho 2013.
2) Organize os alunos em duplas e peça-os que analisem as embalagens a partir das seguintes questões:
- Quais os nutrientes aparecem nos alimentos?
- Para que eles servem?
- Existem semelhanças na composição dos alimentos?
3) Solicite aos alunos que socializem as respostas para os outros colegas.
4) Apresente aos alunos os diferentes grupos de nutrientes (construtores, reguladores e energéticos), discutindo a função de cada um e exemplificando a partir das informações nutricionais presentes nas embalagens. Argumente também sobre a importância do equilíbrio desses nutrientes para evitar problemas de saúde. Enfatize a questão do excesso de consumo de produtos industrializados e fast food, alimentos ricos em lipídios e minerais.
ATIVIDADE 2: Pesquise e descubra - Os jovens se alimentam bem?
Para o professor:
1) Organize os alunos em 5 grupos. Os alunos serão os entrevistadores.
2) Para cada grupo entregue o seguinte questionário.
Questionário: Você se alimenta bem? Responda sim ou não, ao lado de cada uma das perguntas.
- Sua primeira refeição do dia é sempre o café da manhã?
- Consome muita (todo dia) carne vermelha (carne de vaca, boi, porco)?
- Consome frutas e verduras diariamente?
- Se tiver que de escolher entre um suco de frutas natural e um refrigerante, na certa vai preferir o refrigerante?
- Bebe quatro ou mais copos de água por dia?
- Costuma colocar sal nos pratos já preparados?
- Mastiga bem os alimentos?
- Evita comer doces entre as refeições?
- Janta ou almoça assistindo televisão?
- Adora frituras, como pastel, batata frita?
- Costuma ficar muito tempo sem comer?
3) O questionário deverá ser respondido pelo maior número de alunos possíveis. Para isso, organize os grupos de forma que cada um deles fique responsável por uma turma ou ano de ensino. Peça autorização à direção e organize um momento para a pesquisa, que pode ser durante o recreio.
4) Converse com o professor de Matemática e proponha uma parceria para a organização e análise dos dados.
5) Após o levantamento e análise dos dados, organize uma Mostra Científica na escola para a apresentação dos resultados. Os grupos poderão sugerir alternativas para melhoras nos hábitos alimentares dos jovens.
Sugestão de material complementar para os alunos:
- ABC da alimentação saudável. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?650. Acesso em: 15 julho 2013.
- Alimentação saudável e equilibrada. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/alimentacao-saudavel-e-equilibrada-deve-ter-carboidratos-e-proteinas.html. Acesso em: 15 julho 2013.
- Alimentação saudável. Disponível em: http://www.brasilescola.com/saude-na-escola/conteudo/alimentacao-saudavel.htm. Acesso em 15 julho 2013.
Os alunos serão avaliados por meio da observação da participação e do interesse durante as atividades propostas. Em relação à avaliação qualitativa, os alunos serão avaliados por meio da produção de cartazes sobre o que é uma alimentação saudável e pela participação na Mostra Científica. O professor poderá utilizar os critérios:
Cinco estrelas 2 classificações
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25/07/2013
Cinco estrelasGostei muito da proposta, super criativa, faz uma abordagem lúdica e interdisciplinar sobre o tema envolvendo os alunos e facilitando a compreensão e o conhecimento.
20/07/2013
Cinco estrelasSao aulas muita criativas e interessantes. Trabalho muito com material concreto para introduzir conteudos e as crianças amam este tipo de aula.