16/07/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Doenças transmissíveis |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
ATIVIDADE 1: Sondagem
Para o professor:
1) Registre em um canto do quadro a sigla DST's.
Disponível em: http://nutricaobrasil.wordpress.com/2013/06/12/retirar-pelos-pubianos-aumenta-suceptibilidade-as-dsts-molusco-contagioso-e-hpv/. Acesso em: 15 julho 2013.
2) Peça aos alunos que escrevam no quadro o significado da sigla.
3) Em seguida, peça aos alunos que escrevam quais DST's eles conhecem e também formas de preveni-las.
4) Argumente que DST's é a sigla para "doenças sexualmente transmissíveis". Doenças que são transmitidas por alguns microorganismos, como fungos, vírus, protozoários, pelo contato direto durante o ato sexual. Oriente sobre a forma mais eficaz de evitar a disseminação e o contágio, o uso do preservativo.
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://dicassobresaude.com/wp-content/uploads/2012/11/Mitos-e-fatos-sobre-preservativos.jpg&imgrefurl=http://dicassobresaude.com/mitos-e-fatos-sobre-preservativos/&h=302&w=430&sz=11&tbnid=jvRbkvqTD4ohfM:&tbnh=84&tbnw=119&zoom=1&usg=__EIga6H8l0Veus7jkWqImIazI-Wo=&docid=lTJSy4SAuh74ZM&sa=X&ei=2kblUfvWKcnyqwHnmIGgAw&ved=0CDcQ9QEwAw&dur=515 Acesso em: 16 julho 2013.
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_G2q06NxnviA/SjqLNaYFV-I/AAAAAAAAAuk/zEjSmdz49TU/s400/preservativo_feminino.jpg&imgrefurl=http://cantinhotudoaver.blogspot.com/2011/03/conheca-todos-os-metodos.html&h=300&w=400&sz=23&tbnid=hN-yfTv1W5RXwM:&tbnh=95&tbnw=127&zoom=1&usg=__JkztTjttxdmJFzI6TLefpCrie1Q=&docid=wA8B9E7TdZb7vM&sa=X&ei=2kblUfvWKcnyqwHnmIGgAw&ved=0CFEQ9QEwCw&dur=441 Acesso em: 16 julho 2013.
ATIVIDADE 2: Vídeo informativo
Doenças sexualmente transmissíveis - Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=RYQgyfiqwvU Acesso em: 15 julho 2013.
Para o professor:
1) Reproduza o vídeo em sala de aula ou em sala multimídia.
2) Solicite aos alunos que assistam o vídeo com atenção.
3) Após a exibição do vídeo, solicite aos alunos que produzam um texto informativo com aspectos relevantes apresentados durante o vídeo.
Disponível em: http://www.infopedia.pt/$texto-informativo-expositivo;jsessionid=CNiIWejGiHhr5T5ln-fvZA__. Acesso em: 15 julho 2013.
4) Recolha o texto para correções e sugestões.
ATIVIDADE 1: Pesquisa - DST's: vamos prevenir?
Disponível em: http://turma8bapvnc.blogspot.com.br/2011/02/dst-doencas-sexualmente-transmissiveis.html. Acesso em: 15 julho 2013.
Para o professor:
1) Organizem os alunos em 5 grupos.
2) Selecione 5 DST's, como temas: AIDS, sífilis, gonorreia, clamídia e tricomoníase.
3) Sorteie um tema para cada grupo.
4) Solicite aos alunos, na aula anterior, que tragam materiais sobre o tema sorteado para o grupo.
- Oriente os alunos que priorizem algumas informações, tais como agente causador (nome popular e nome científico), transmissão e formas de contágio, sintomas, prevenção, tratamento (se houver). número de casos no Brasil e no mundo (quando possível). Além disso, incentive-os a procurarem informações em postos ou unidades de saúde.
5) Cada grupo deverá produzir cartazes sobre o tema. Para isso, disponibilize cartolinas, canetinhas coloridas, colas, tesouras.
- Oriente os alunos sobre a importância da produção de um cartaz organizado e chamativo. Peça-os que evitem frases longas e informações em excesso nos cartazes.
ATIVIDADE 2: Mostra científica
1) Após a produção dos cartazes, organize uma Mostra científica na escola. Converse com a direção e peça um espaço de uso comum e um momento, durante o recreio ou até mesmo durante as aulas, para socialização dos cartazes com todos os alunos da escola.
2) Cada grupo deverá apresentar oralmente o seu tema.
3) Ao final da Mostra científica, cole os cartazes em espaços de uso comum disponíveis na escola.
Sugestão de material de apoio para os alunos durante a pesquisa:
- DST. Disponível em: http://www.dst.com.br/. Acesso em: 15 julho 2013.
- DST. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1. Acesso em: 15 julho 2013.
- Doenças sexualmente transmissíveis. Disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/doenca-sexualmente-transmissivel.htm. Acesso em: 15 julho 2013.
- AIDS. Disponível em: http://www.aids.gov.br/. Acesso em: 15 julho 2013.
- AIDS. Disponível em: http://www.aids.org.br/. Acesso em: 15 julho 2013.
- Sífilis. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/sifilis/. Acesso em: 15 julho 2013.
- Sífilis. Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/sifilis/. Acesso em: 15 julho 2013.
- Gonorreia. Disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/gonorreia.htm. Acesso em: 15 julho 2013.
- Gonorreia. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/gonorreia/. Acesso em: 15 julho 2013.
- Clamídia. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/homem-2/clamidia/. Acesso em: 15 julho 2013.
- Tricomoníase. Disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/tricomoniase.htm. Acesso em: 15 julho 2013.
Professor: organize essas sugestões em uma lista e entregue aos alunos.
Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio da observação do interesse, participação e comprometimento dos estudantes com as atividades propostas. Serão avaliados quantitativamente por meio da produção do texto informativo e pela Mostra científica. Durante a Mostra científica poderão ser avaliados por meio dos seguintes critérios: criatividade na produção dos cartazes e capacidade de argumentação.
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