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Doenças sexualmente transmissíveis: vamos prevenir?

 

16/07/2013

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Saúde Doenças transmissíveis
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer algumas doenças sexualmente transmissíveis.
  • Conhecer os meios de contágio e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Anatomia dos sistemas reprodutores masculino e feminino.
  • Conceito de vírus, fungos, bactérias e protozoários.
Estratégias e recursos da aula
  •  Questionamentos.
  • Atividades em grupo.
  • Atividades de pesquisa.
  • Produção de cartazes informativos.
  • Vídeo informativo.
  • Produção de textos.
  • Pesquisa e levantamento de dados.

 

MÓDULO 1

ATIVIDADE 1: Sondagem

Para o professor:

  • Para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, sugerimos:

1) Registre em um canto do quadro a sigla DST's.

DST's

Disponível em: http://nutricaobrasil.wordpress.com/2013/06/12/retirar-pelos-pubianos-aumenta-suceptibilidade-as-dsts-molusco-contagioso-e-hpv/. Acesso em: 15 julho 2013.

2) Peça aos alunos que escrevam no quadro o significado da sigla.

3) Em seguida, peça aos alunos que escrevam quais DST's eles conhecem e também  formas de preveni-las.

  • Professor, alguns alunos podem não ter informações prévias sobre o assunto, por isso:

4) Argumente que DST's é a sigla para "doenças sexualmente transmissíveis". Doenças que são transmitidas por alguns microorganismos, como fungos, vírus, protozoários, pelo contato direto durante o ato sexual. Oriente sobre a forma mais eficaz de evitar a disseminação e o contágio, o uso do preservativo.

preservativo masculino

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://dicassobresaude.com/wp-content/uploads/2012/11/Mitos-e-fatos-sobre-preservativos.jpg&imgrefurl=http://dicassobresaude.com/mitos-e-fatos-sobre-preservativos/&h=302&w=430&sz=11&tbnid=jvRbkvqTD4ohfM:&tbnh=84&tbnw=119&zoom=1&usg=__EIga6H8l0Veus7jkWqImIazI-Wo=&docid=lTJSy4SAuh74ZM&sa=X&ei=2kblUfvWKcnyqwHnmIGgAw&ved=0CDcQ9QEwAw&dur=515 Acesso em: 16 julho 2013.

 

preservativo feminino

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_G2q06NxnviA/SjqLNaYFV-I/AAAAAAAAAuk/zEjSmdz49TU/s400/preservativo_feminino.jpg&imgrefurl=http://cantinhotudoaver.blogspot.com/2011/03/conheca-todos-os-metodos.html&h=300&w=400&sz=23&tbnid=hN-yfTv1W5RXwM:&tbnh=95&tbnw=127&zoom=1&usg=__JkztTjttxdmJFzI6TLefpCrie1Q=&docid=wA8B9E7TdZb7vM&sa=X&ei=2kblUfvWKcnyqwHnmIGgAw&ved=0CFEQ9QEwCw&dur=441 Acesso em: 16 julho 2013.

ATIVIDADE 2: Vídeo informativo

Doenças sexualmente transmissíveis - Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=RYQgyfiqwvU Acesso em: 15 julho 2013.

Para o professor:

1) Reproduza o vídeo em sala de aula ou em sala multimídia.

2) Solicite aos alunos que assistam o vídeo com atenção.

3) Após a exibição do vídeo, solicite aos alunos que produzam um texto informativo com aspectos relevantes apresentados durante o vídeo.

  • O texto informativo tem a função de transmitir de forma clara, ordenada e objetiva as informações. Deve ser estruturado em três momentos essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, deve ser feita a apresentação do assunto. No desenvolvimento, faz-se a explicação do tema, mediante definições, análises, comparações. Na conclusão, resume-se o assunto, focando os pontos mais importantes.

Disponível em: http://www.infopedia.pt/$texto-informativo-expositivo;jsessionid=CNiIWejGiHhr5T5ln-fvZA__. Acesso em: 15 julho 2013.

4) Recolha o texto para correções e sugestões.

 

MÓDULO 2

ATIVIDADE 1: Pesquisa - DST's: vamos prevenir?

DST's: vamos prevenir?

Disponível em: http://turma8bapvnc.blogspot.com.br/2011/02/dst-doencas-sexualmente-transmissiveis.html. Acesso em: 15 julho 2013.

 

Para o professor:

1) Organizem os alunos em 5 grupos.

2) Selecione 5 DST's, como temas: AIDS, sífilis, gonorreia, clamídia e tricomoníase.

3) Sorteie um tema para cada grupo.

4) Solicite aos alunos, na aula anterior, que tragam materiais sobre o tema sorteado para o grupo.

- Oriente os alunos que priorizem algumas informações, tais como agente causador (nome popular e nome científico), transmissão e formas de contágio, sintomas, prevenção, tratamento  (se houver). número de casos no Brasil e no mundo (quando possível). Além disso, incentive-os a procurarem informações em postos ou unidades de saúde.

5) Cada grupo deverá produzir cartazes sobre o tema. Para isso, disponibilize cartolinas, canetinhas coloridas, colas, tesouras. 

- Oriente os alunos sobre a importância da produção de um cartaz organizado e chamativo. Peça-os que evitem frases longas e informações em excesso nos cartazes.

 

ATIVIDADE 2: Mostra científica

1) Após a produção dos cartazes, organize uma Mostra científica na escola. Converse com a direção e peça um espaço de uso comum e um momento, durante o recreio ou até mesmo durante as aulas, para socialização dos cartazes com todos os alunos da escola.

2) Cada grupo deverá apresentar oralmente o seu tema.

3) Ao final da Mostra científica, cole os cartazes em espaços de uso comum disponíveis na escola.

Recursos Complementares

Sugestão de material de apoio para os alunos durante a pesquisa:

- DST. Disponível em: http://www.dst.com.br/. Acesso em: 15 julho 2013.

- DST. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1. Acesso em: 15 julho 2013.

- Doenças sexualmente transmissíveis. Disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/doenca-sexualmente-transmissivel.htm. Acesso em: 15 julho 2013.

- AIDS. Disponível em: http://www.aids.gov.br/. Acesso em: 15 julho 2013.

- AIDS. Disponível em: http://www.aids.org.br/. Acesso em: 15 julho 2013.

- Sífilis. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/sifilis/. Acesso em: 15 julho 2013.

- Sífilis. Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/sifilis/. Acesso em: 15 julho 2013.

- Gonorreia. Disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/gonorreia.htm. Acesso em: 15 julho 2013.

- Gonorreia. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/gonorreia/. Acesso em: 15 julho 2013.

- Clamídia. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/homem-2/clamidia/. Acesso em: 15 julho 2013.

- Tricomoníase. Disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/tricomoniase.htm. Acesso em: 15 julho 2013.

 

Professor: organize essas sugestões em uma lista e entregue aos alunos.

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio da observação do interesse, participação e comprometimento dos estudantes com as atividades propostas. Serão avaliados quantitativamente por meio da produção do texto informativo e pela Mostra científica. Durante a Mostra científica poderão ser avaliados por meio dos seguintes critérios: criatividade na produção dos cartazes e capacidade de argumentação. 

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