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"Professores, vamos instigar a interação entre crianças, através de um acantonamento na Instituição?"

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Sensações
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interagir com os seus pares;

- Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos;

- Compartilhar os espaços, as ideias e os planos com outras crianças e outros adultos;

- Ampliar os seus universos cultural e vivencial.

Duração das atividades
A atividade será dividida em 04 etapas e, cada uma delas, durará aproximadamente uma hora. A última etapa prevê o pernoitar dos grupos de crianças na instituição.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A proposta é indicada para crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 professores por grupo. A proposta prevê que os professores habitualmente possibilitem conversas sobre acantonamento com as crianças.

Essa aula poderá ser realizada ao final do ano letivo com os grupos de crianças que saem da educação infantil para o os anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de encerrar essa etapa vivenciada como um ritual de passagem.

O professor deve estar atento ao percurso do processo a partir das suas propostas.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Etapa: "Vamos dormir na nossa escola?".

 

Este primeiro momento será marcado pela iniciativa de um dos professores da Instituição, que tomará para si a postura de articulador do grupo. Ele deverá vislumbrar o momento oportuno para convidar os demais professores, podendo ser em uma reunião pedagógica ou de planejamento coletivo. Talvez, como estratégia, ele poderá se aproximar e convidar os professores com que melhor se relaciona no ambiente de trabalho, antes mesmo de propor ao grande grupo de professores.

Uma vez com a equipe formada, os professores de diferentes grupos de crianças (em torno de quatro grupos de idades aproximadas) deverão se reunir para fazerem um planejamento estratégico da atividade, quanto ao que irão propor, ao espaço onde serão transcorridas as atividades, qual o objetivo de cada proposta em si e o que as propostas juntas poderão trazer para as crianças etc., bem como auscultar as crianças.

É importante que a proposta seja harmônica, não exponha as crianças ao perigo, seja instigante considerando-se a faixa de idade das crianças e que possa possibilitar a interação entre todos os envolvidos.

Uma vez todos conectados na mesma atmosfera de parceria - pois uma atividade desta natureza exige que todos “peguem juntos” -, deverá ser traçada uma organização em que todos terão uma ou mais funções na atividade proposta, desde os professores às crianças, guardadas as devidas proporções.

Cada professor dos grupos envolvidos trará a temática da amizade, da importância de conhecer melhor os colegas, semanas antes de propor esta atividade. Em meio a essas conversas, ele deverá propiciar um ambiente que desperte a curiosidade e a coragem das crianças em passarem uma noite fora do ambiente familiar e junto aos amigos do grupo.

Sugerimos o registro fotográfico dos vários momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poderá montar um painel de fotos e organizar slides para apresentação posterior às famílias e aos visitantes. 

 

Duração: Em torno de uma hora.

 

Material: 01 Máquina fotográfica digital; um equipamento para reprodução de imagens e de som (DVD e aparelho televisor, ou similar), giz de cera, papel pardo, papel para as crianças rascunharem seus planos, lápis e canetas hidrocor.

  

Local: Sala de aula, pátio da Instituição ou local amplo onde se possa reproduzir som e imagem.

 

Proposta:

 

O professor reunirá o grupo em uma roda e iniciará um alongamento, partindo da posição sentada. Solicitará que as crianças estendam as pernas à frente, com os pés unidos, e que tentem esticar os braços e tocar os dedos dos pés com os dedos das mãos.

Na sequência, solicitará que elas toquem com os dedos das mãos o pé esquerdo e depois, o direito, desta vez com as pernas bem afastadas e esticadas, em forma de “V”.

Em seguida, pedirá que fechem as pernas, cruzando-as à frente em forma de "M", e que enganchem a mão esquerda no joelho direito e virem-se para trás, com o queixo acompanhando o ombro. Posteriormente, solicitará que façam o mesmo movimento, mas para o outro lado.

Cessado esse momento de alongamento, ele solicitará que as crianças façam cócegas umas nas outras, até atingirem a todas (ou praticamente todas) do grupo.

Dando prosseguimento à atividade, ele iniciará uma conversa sobre a importância da amizade entre homens, animais, crianças etc., incitando que as crianças se manifestem a respeito do assunto e, à medida que elas vão falando, ele deverá sutilmente trazer a importância deste tema para a humanidade, para a paz mundial, para a preservação do meio ambiente e, assim por diante, mas sempre dando espaço para ouvi-las acerca do que elas conhecem sobre o tema.

Terminada a conversa, o professor fará um convite ao grupo: – Que tal fazermos uma “Noite do Pijama” para que possamos dormir na nossa Instituição?

Em seguida, ele explicará o que significa o termo (noite do pijama) e, de forma empolgante, instigará as crianças a abraçarem esta proposta, imaginando e planejando com elas o que poderão fazer naquele momento.

Feito isso, então o professor indicará ao grupo uma série de materiais (papéis, lápis, borracha, giz de cera, caneta hidrocor etc.) para que elas façam os seus planejamentos, cada uma a seu modo, devendo o professor estar atento a este processo. Este material será avaliado e levado em consideração para o momento seguinte, bem como guardados para registro posterior.  

 

 

 

Imagem convite para a noite do Pijama.

 http://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao.php?idConteudo=17097&idOrg=359 

 

 

SEGUNDA ETAPA: “Vamos armar os planos para esta Noite?".

 

Esta é uma atividade conjunta e deverá ser organizada por todos os professores que estarão envolvidos, a fim de designarem a função de cada um.

É necessário, igualmente como nas rodas de conversas com as crianças, que os professores também se organizem para uma roda de planejamento harmônico, no que tange às diferentes ideias que possam aparecer e à divisão de responsabilidades.

 

Duração: Em torno de 90 minutos.

 

Material: Máquina fotográfica digital, papel, giz de cera, papel pardo, rascunhos, lápis preto, canetas hidrocor. 

 

Local: Sala de aula ou pátio da escola, ou local de reuniões.

 

Proposta: Antes deste encontro de planejamento, os professores que estarão envolvidos nesta atividade deverão resgatar o que puderam perceber nas crianças (as ideias, os medos, as sugestões), a partir das conversas que podem ter acontecido em cada grupo. Deverão, também, levar propostas para serem socializadas. O grupo de professores deverá estar atento para a construção deste momento, por isso ele deverá ser minuciosamente planejado para que todos saibam o que vai acontecer e o como procederão como uma equipe.

 

Deve se ter em mente um plano “B” para o caso de uma noite de chuva, ou mesmo transferir a proposta para outro momento, quando as condições climáticas favorecerem.

 

As propostas planejadas deverão ser estruturadas, discutidas e consideradas, no que diz respeito à segurança das crianças, à especificidade da faixa etária dos participantes, aos locais por onde os grupos transitarão etc., assim como preparar contato com todos os pais, caso uma das crianças não consiga dormir na Instituição.

Para o bom desenvolvimento da atividade, deverá ser montada uma equipe de apoio com funcionários da Instituição (setor de limpeza, alimentação, enfermaria, segurança e secretaria). Para esta noite, será importante oficializar uma solicitação à Polícia Militar para que se realize, no mínimo, uma ronda especial nos arredores da Instituição.

 

TERCEIRA ETAPA: “Preparem os pijamas que a noite vai começar!”.

 

Este momento deve ser executado com tranquilidade. O grau de ansiedade poderá estar elevado entre os envolvidos (pais, crianças e professores). É um momento diferente, em um turno diferente (à noite) e, portanto, um clima de serenidade deverá ser mantido e transmitido a todos.

Os professores, para a noite do pijama, deverão considerar, entre outras estratégias, fazer um passo a passo do que irá acontecer. E, a cada proposta, os organizadores deverão se reunir rapidamente para visualizar e propor o momento seguinte.

 

Em uma atividade desta natureza é importante que se tenha um adulto articulador, que tenha a função de transitar pelos espaços organizados no momento em que a atividade estiver acontecendo, com um olhar atento à segurança e às sugestões dos participantes, e talvez servir de apoio para algum professor.

 

É importante também que os professores relatem ao grupo como será cada um desses momentos, enfatizando que, para a segurança de todos, as crianças deverão estar atentas ao solicitado, cumprindo as regras dos combinados.

Combinar com o grupo é imprescindível para dar aos pequenos a possibilidade de serem ouvidos. 

 

Sugerimos abaixo algumas atividades que poderão ser desenvolvidas em um local dentro da Instituição, dando preferência a espaços abertos, ao ar livre e com iluminação adequada. Assim, para que as crianças transitem de forma segura, especificamos os horários para facilitar a visualização.

 

É válido destacar que os momentos das atividades devem ser bem flexíveis para que as atividades possam ser curtidas por todos, sem estresse.

 

 Por volta das 19h:

-Chegada das crianças à Instituição com os seus familiares;

-Organização da sala, com a ajuda das famílias, onde as crianças e os professores irão pernoitar; e

-Organização dos demais espaços com a participação de todos.

 

Por volta das 20h:

-Saída dos pais;

-Momento nos grupos para arrumação e brincadeiras em sala.

 

Por volta das 20h30min:

*CAÇA AO TESOURO

 

Por volta das 21h:

-Lanche leve e suco.

 

Por volta das 21h30min:

*DESFILE DE PIJAMA.

 

Por volta das 22h:

*SESSÃO DE CINEMA.

 

 Por volta das 23h30min:

-Organização para dormir, roda de música e/ou de contação de estória.

 

Por volta das 6h30min:

-Organização do café da manhã.

 

Por volta das 7h:

-Café da manhã com os familiares;

-Despedida das crianças;

- Ida de cada um para a sua casa.

 

Observação- Sugere-se que no dia posterior a esta atividade, o grupo seja dispensado do dia letivo.

 

 

* CAÇA AO TESOURO

 

Duração: Aproximadamente 30 minutos.

 

Local: Dentro da Instituição com boa iluminação e segurança para o desenvolvimento da atividade.

 

Material:

- Mapa do tesouro: qualquer papel cortado, sem forma específica, que pode ou não receber uma chama de fogo nas suas bordas, para dar um tom de envelhecido, ou ainda um tecido no qual possa ser feito um desenho;

 

-Pistas: pedaços de papéis, com a mesma semelhança do mapa quanto a não especificidade, com pistas que estão conciliadas umas às outras. Exemplo: a 1ª pista remete ao lugar no qual estará a 2ª e assim por diante;

 

-Roupas e apetrechos para o Pirata: tapa olho, pano para colocar na cabeça, uma mão de gancho, dentre outros;

 

-Uma Ponte e dois blocos, podendo ser 02 tijolos (uma trave retangular para sobrepor a dois tijolos);

 

-Colchonetes;

 

-Confetes (pedaços de papel prateado picado);

 

-Um pacote grande de celofane;

 

-Colares pisca-pisca (custo de R$ 1.99) para ser distribuídos, um para cada criança.

 

 

PropostaO professor deverá reunir todos os grupos em uma roda e pedir que todos silenciem, comentando que, quando estava chegando na Instituição, viu um pirata esconder um tesouro para, nesta noite, as crianças brincarem!

Neste início de atividade, o professor deve fazer a proposta como se estivesse encenando uma peça teatral. Comenta que quando o pirata viu o professor, ele fugiu, deixando cair um mapa e uma pista. O professor se aproxima, encenando: pega o mapa e a 1ª pista, e convida as crianças de uma forma desafiadora e instigante para “Caçarem um Tesouro”.

Esta atividade tem o tom de um circuito, em que as pistas serão dirigidas para as áreas da Instituição onde será desenvolvida a “Caça ao Tesouro”.

A cada novo local, as crianças serão desafiadas pelo Pirata a executarem alguma tarefa. Ao cumprirem o desafio (equilíbrio, expressão corporal, interatividade, entre outras possibilidades), elas avançam para a pista seguinte até acharem o Tesouro. 

As pistas deverão estar escritas em letra de caixa alta e o momento da leitura deve ser feito junto com as crianças, acompanhando a leitura e os conhecimentos delas sobre as letras e frases. 

Os espaços escolhidos para os desafios devem ser pensados e organizados previamente. A escolha dos locais deve ser cuidadosa para eliminar qualquer ambiente que exponha as crianças ao perigo. 

Em cada momento, as propostas poderão ser dificultadas e/ou problematizadas, conforme as observações dos professores quanto ao interesse das crianças. 

Seguem abaixo sugestões de pistas e desafios:

 

A primeira pista estará junto com o Mapa do Tesouro.

 

 "A Primeira Pista está escondida no(a)__________. Porém, para vocês irem adiante, vocês terão de passar por esta ponte perigosa. Depois as crianças deverão ir de mãos dadas." 

 

 

   equilibrio

Foto 1: Crianças passando na “Ponte Perigosa”.

Acervo Pessoal.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38795

 

 

"Parabéns, o tesouro está próximo! Porém, para vocês avançarem, deverão passar por estes desafios na Montanha: Rolar 1 a 1, Rolar 2 a 2 e imitar uma cobrinha se arrastando.

 

    crianças rolando

Foto 2: Crianças rolando na "Montanha".

Acervo pessoal.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38795

 

 

A segunda pista estará escondida perto de um lugar a que a primeira pista a remeteu.

 

“Estamos chegando ao nosso Tesouro, porém, neste momento, o Pirata mandou as crianças imitarem bichos: Borboletas, sapos, caranguejos, leões e dar um susto nos professores.”

 

 

Crianças imitando bichos

Foto 3: Crianças e professores imitando bichos.

Acervo Pessoal.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38795

 

 

 

A Terceira pista estará escondida perto de um lugar a que a Segunda pista a remeteu.

 

Neste grande momento, as crianças acham o tesouro, que poderá ser um pacote de celofane com colares Pisca-Pisca ligados. Os pacotes poderão estar divididos por grupos e cada professor reunirá o seu para a distribuição do “Tesouro” a cada um dos participantes da atividade. Na sequência, o professor poderá conduzir o grupo a um local no escuro, para que as crianças “curtam” os seus colares.

 

 

crinaças brincando

 


Foto 1- Caça ao Tesouro na Noite do Pijama.

Acervo NDI

 

 

 

 

*Desfile de pijamas


Duração:Aproximadamente 20 Minutos.

 

Local:Na Instituição onde as crianças possam visualizar os amiguinhos e professores desfilarem de pijamas.

 

Material:Tapete, almofadas, CD com músicas de repertório infantil.


Proposta: O professor organizará os grupos de crianças de modo que todos possam ver os amigos e professores desfilarem. Ele deverá chamar os grupos para um local, reunindo-os e convidando cada um, pelo nome, para desfilar de pijama, a um som empolgante e que faça parte do repertório infantil.

 

 

*Sessão de Cinema

 

Duração: Aproximadamente 15 minutos.

 

Local: Em um local aconchegante e ventilado onde as crianças possam, sentadas e confortáveis, assistir a uma exibição cinematográfica.

 

Material: Tapete, almofadas, um equipamento para reprodução de imagens e de som (DVD e aparelho televisor, ou similar), pipoca, copo plástico, sal e DVDs (em torno de 03 opções, para que se realize um sorteio de qual filme será assistido).

 

Proposta: O professor deverá reunir o grupo em um local aconchegante na Instituição e propor que o grupo assista a uma sessão de cinema “regada” a uma pipoquinha não muito salgada. O filme que assistirão poderá ser escolhido por sorteio.

Os professores devem estar atentos para o encaminhamento desta proposta e, caso julguem-na incabível, deverão retirá-la.

 

Em outro dia, sugere-se que o professor organize com cada grupo uma exposição dos registros da atividade, em um local de grande fluxo de pais e visitantes. Esta exposição ficará disponível por aproximadamente 10 dias.

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

No dia seguinte, cada professor com seu grupo, organizará uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca dessa instigante aventura, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a importância do tema sob a ótica das crianças.

Em seus apontamentos, os professores farão uma reflexão de como os grupos reagiram às propostas, como interagiram entre si e se seus objetivos traçados inicialmente foram atingidos. É importante ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo.

 

 

 

 

 
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