16/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Conhecer um pouco sobre a história do esporte mais praticado no mundo; o futebol.
- Conhecer um pouco da história de Pelé que é considerado um dos grandes ícones desse esporte.
- Vivenciar as regras básicas do esporte através de atividades em grupo e mini-jogos.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 - Quem foi Pelé?
Em sala, o(a) professor(a) fará a seguinte pergunta: Quem foi Pelé? Através dessa indagação iniciará uma busca pela história do jogador considerado o grande ícone do futebol. Como as crianças da Educação Infantil nunca o viram jogar, uma maneira interessante de começar a conhecê-lo é através da leitura do livro do Ziraldo Pelegrino e Petrônio. A obra fala da história de um pé que queria ser bailarino e o outro jogador de futebol, citando Pelé. Em seguida mostre algumas imagens do Pelé nas grandes conquistas do passado. Essa atividade pode se desdobrar para os craques da atualidade que as crianças conhecem e os clubes que cada uma torce.
Sugestão de vídeo sobre Pelé: http://www.youtube.com/watch?v=ySdwCQBP4nY&feature=fvste2
http://www.youtube.com/watch?v=YTXkxgYlSkI
Atividade 2 – O que é Copa do Mundo?
Na sala de vídeo, o(a) professor(a) fará uma introdução sobre as Copas do Mundo, dizendo com que freqüência ocorre, quantas conquistas o Brasil tem, entres outras informações. Em seguida, mostrará o DVD FIFA FEVER que mostra os melhores momentos da história das copas, privilegiando os anos de conquistas do Brasil.
Sugestão de vídeos sobre a copa do mundo: http://www.youtube.com/watch?v=zDZBibqBNaE
http://www.youtube.com/watch?v=Ud4rj5vcnXk
Atividade 3 – Quem sabe jogar futebol?
Material: coletes coloridos e uma bola de futsal
Na quadra, o(a) professor(a) irá propor uma partida de futebol com apenas algumas regras básicas:
1ª os jogadores não poderão pegar a bola com a mão.
2ª cada um dos dois times deverá acertar a bola dentro do gol adversário.
3ª a equipe que fizer mais gols ganhará a partida.
Nesse momento algumas regras poderão ser omitidas ou modificadas para que não haja muitas interrupções na partida. Um exemplo é excluir a cobrança de lateral onde a bola poderá bater na parede e continuar o jogo; o outro é que a figura do goleiro pode ser excluída para possibilitar mais gols na partida.
Atividade 4 – O que aprendemos sobre o futebol?
Em quadra, após a higiene pessoal das crianças, o(a) professor(a) fará uma rodinha e perguntará às crianças o que elas aprenderam sobre o futebol. Com isso, o(a) professor(a) poderá retomar alguns dos conteúdos trabalhados na aula e avaliará o que ficou mais marcante para as crianças sobre a história do futebol, os grandes craques desse esporte no passado e na atualidade, alguns times e torcidas do Brasil e qual foi a percepção delas na vivência desse esporte.
Em sala, ao final das atividades o(a) professor(a) pedirá às crianças para que realizem um desenho sobre o futebol. Os desenhos farão parte de um mural com o título “O país da bola”.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!