22/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes ; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Professor, para a realização das atividades propostas nesta aula é necessário que os alunos tenham desenvolvidas as capacidades básicas de: leitura, escrita, contagem e notação numérica, e demonstrem interesse por trava-línguas e atividades que lhes exijam interação e uso da oralidade.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:
Sítio: Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). Disponível em:<www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa>. Neste sítio você encontra informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01de jul. 2013.
Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul. 2013.
Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ética dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Professor, os trava-línguas constituem-se como manifestações orais da cultura popular, e devem ser inseridos no contexto da sala de aula, principalmente com crianças em processo de alfabetização, pois se caracterizam como uma estratégia lúdica com a qual as crianças podem brincar com as palavras e letras, percebendo por sua vez, a relação fonema-grafema. Além disso, ao exigir a rapidez de repetições de palavras com sons semelhantes, estimulam a atenção, a concentração e o avanço na oralidade.
Para introduzir essa temática com os alunos, nossa sugestão é que trabalhe o livro “Travadinhas” da autora Eva Furnari, da Editora Moderna. Esse é um livro que aborda de maneira lúdica e ilustrativa diversos trava-línguas. Além de desafiador, é muito engraçado e prazeroso para as crianças, na medida em que propõe a recitação de trava-línguas de maneira rápida, o que por sua vez, possibilitará que as crianças compreendam de maneira concreta o motivo do nome trava-língua, ao enrolarem a língua na tentativa de oralizar os mesmos.
Professor, verifique se a sua escola possui este livro, pois “Um dos destaques do PNBE é a distribuição dos livros de literatura, que englobam textos em prosa (novelas, contos, crônicas, memórias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL, 2012, p. 40).
Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de jul. 2013.
Fonte da imagem: Disponível em: <http://ninjaocidental.blogspot.com.br/p/estou-lendo.html>. Acesso em 01 de jul. 2013.
FURNARI, Eva. Travadinhas. São Paulo: Moderna, 2011. (Coleção Hora da Fantasia).
Ressaltamos que, o incentivo a leitura é muito importante para o avanço dos alunos no processo de alfabetização, bem como para o desenvolvimento do gosto e prazer pela leitura. Nesse sentido, o trabalho com a história ainda possibilitará aos alunos o desenvolvimento de alguns direitos de aprendizagem tais como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Organize seus alunos na rodinha e leia o livro com eles propondo a participação dos mesmos, verbalize um trava-língua de cada vez, em seguida peça para eles repetirem em voz alta e cada vez mais rápido.
Após esse momento, ainda em rodinha, converse com seus alunos sobre o que eles entendem sobre trava-línguas. Questione-os sobre:
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que propõe: “Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história”. (BRASIL, 2012, p. 35.).
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Explique aos seus alunos o que são trava-línguas. Utilize o sítio: Sua pesquisa. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.htm>. Neste sítio você encontra o conceito e também diversas sugestões de trava-línguas para trabalhar com seus alunos. Acesso em 05 de jul. 2013.
Para finalizar esse momento, divida sua turma em grupos de quatro alunos. Disponibilize o livro para os grupos e peça que cada um escolha um trava-língua para copiar no caderno de Língua Portuguesa e em seguida ilustrar.
Se preferir, leve antecipadamente os trava-línguas contidos no livro, digitados em uma folha de papel com espaço para ilustração e entregue aos seus alunos. Veja abaixo um exemplo:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1º ANO “_____”
ALUNO: ______________________________________________________ DATA: _________/_________/__________ |
Fonte da imagem: Disponível em: <http://ninjaocidental.blogspot.com.br/p/estou-lendo.html>. Acesso em 01 de jul. 2013. FURNARI, Eva. Travadinhas. São Paulo: Moderna, 2011. (Coleção Hora da Fantasia).
LEIA O TRAVA-LÍNGUA ABAIXO, RETIRADO DO LIVRO “TRAVADINHAS” DA AUTORA EVA FURNARI, EDITORA MODERNA.
O CHICO TRAVESSOTOMA CHUVA DE GALOCHAE GUARDA- CHUVA
ILUSTRE O TRAVA-LÍNGUA NO ESPAÇO ABAIXO:
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Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - Eseba - 2013.
Entrevista com familiares:
Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre o tema trava-línguas. Essa atividade além de possibilitar a interação das crianças e seus familiares, também permitirá que o adulto entrevistado resgate aspectos de sua infância por meio da recordação de trava-línguas com os quais ele brincava.
Professor, você também poderá organizar um momento em que o familiar entrevistado, vá com o aluno até a escola para recitar o trava-língua que ele elencou na pesquisa. Esse momento poderá ser na rodinha, no inicio da aula seguinte.
Veja uma sugestão de entrevista:
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Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - Eseba - 2013.
Nesse momento, os familiares entrevistados irão recitar os trava-línguas que elencaram na pesquisa realizada. Será um momento muito rico de interação entre, aluno, família e escola.
Para essa socialização, organize sua sala de aula da forma como achar mais adequada. Nossa sugestão é em círculo, o que possibilitará a visualização a todos. Proponha aos alunos e familiares, inicialmente que conversem sobre o tema trava-língua e depois que cada um recite de uma vez o trava-língua que elencou. Eles poderão fazer isso em parceria (entrevistador/entrevistado).
Fotografe esse momento, e monte um painel em sua sala de aula.
Monte também um varal na sala de aula com as entrevistas realizadas.
Que tal iniciar sua aula de forma bem divertida! Sabemos que cantar e dançar faz parte do universo infantil, é próprio das crianças expressarem sentimentos, ideias e emoções por meio do corpo, bem como utilizarem-se da expressão corporal no processo de aprendizagem. Nesse sentido, nossa sugestão é que inicie essa aula explorando a música “Trava-língua” da dupla Patati e Patata. Para tanto, acesse o sítio: Letras.mus.br. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/>. Neste sítio você poderá explorar a letra e o vídeo da música com seus alunos. Acesso em: 05 de jul. 2013.
Fonte: Sítio Terra. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/>. Acesso em: 05 de jul. 2013.
Cante e dance com seus alunos eles irão adorar!
Você também poderá reproduzir a música para seus alunos utilizando o CD e o aparelho de som.
Veja abaixo a letra da música. Você poderá reproduzi-la e entregar para que seus alunos:
Trava-LínguaPatati e Patata |
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Ooooooooooooooooooooooooo Trava-línguas é uma brincadeira, Divertida e fácil de brincar, É só enrolar a língua fazendo Ela dançar. hey!! (2x) O rato roeu a roupa do rei de roma Em roma a roupa do rei o rato roeu. Aranha arranha a rata, a rata arranha A aranha, a aranha e a rata arranha a ratazana Um prato de trigo para um tigre Dois pratos de trigo para dois tigres Três pratos de trigo para três tigres Trava línguas é uma brincadeira, Divertida e fácil de brincar, É só enrolar a língua fazendo Ela dançar. Um ninho de mafagafos com Sete mafagafinhos, quem Desmafaguifar um ninho De mafagafos, bom Desmafaguifador Será O tempo perguntou pro tempo Quanto tempo o tempo tem O tempo respondeu pro tempo Tenho o tempo que o tempo tem. O pelo no peito do pé de pedro |
É preto. Trava-línguas é uma brincadeira, Divertida e fácil de brincar, É só enrolar a língua fazendo Ela dançar. Ooooooooooooooooooooooooooo Olha o sapo dentro do saco O saco com o sapo dentro O sapo batendo papo E papo soltando vento Por que pia pardal pardo Porque pio e piarei Porque sou o pardal pardo Por que pio para o rei Tem pena a pata do pato Do patati A pata do pato do patati tem pena Tem pena a pata do pato do patata A pata do pato patata tem pena Trava-línguas é uma brincadeira, Divertida e fácil de brincar, É só enrolar a língua fazendo Ela dançar. hei (2x) Ooooooooooooooooooooooooo
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Posteriormente, oriente seus alunos a colarem a letra da música no caderno de Língua Portuguesa.
Veja algumas sugestões de atividades:
Divida sua turma em grupo de 3 a 4 alunos. Entregue para cada grupo um trava-língua que aparece na canção, dividido em frases. Os alunos deverão recortar e em seguida montar o trava-língua de acordo com a ordem correta. Com essa atividade, você poderá trabalhar estratégias de leitura com seus alunos.
Veja um exemplo abaixo:
O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO |
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM |
O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO |
TENHO O TEMPO QUE O TEMPO TEM. |
Depois de colocar em ordem, entregue para eles um pedaço de cartolina para colarem as frases em ordem e em seguida ilustrem o trava-língua.
Coloque em uma caixa algumas letras do alfabeto. Passe a caixa na sala de aula e solicite que cada aluno pegue uma letra do alfabeto dentro da caixa. Escolha um trava-língua contido na canção e escreva na lousa. Em seguida, cada aluno deverá recitar o trava-língua trocando a letra em destaque pela letra que ele pegou dentro da caixa. Essa atividade possibilitará abordar a leitura e também as letras do alfabeto. Veja um exemplo:
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMAEM ROMA A ROUPA DO REI O RATO ROEU.
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Se o aluno tiver pegado a letra “P” por exemplo, ela irá trocar a letra “R” no trava-língua pela letra “P” e recitá-lo, da seguinte maneira:
O PATO POEU A POUPA DO PEI DE POMAEM POMA A POUPA DO PEI O PATO POEU. |
Entregue para seus alunos fichas com algumas palavras contidas na letra da música. Peça para que leiam. Veja o exemplo:
FICHAS:
RATO |
ARANHA |
MAFAGAFOS |
PÉ |
Em seguida, entregue para eles o quadro a seguir e solicite que colem em seus cadernos:
PALAVRA |
QUANTIDADE DE LETRAS |
QUANTIDADE DE VOGAIS |
QUANTIDADE DE CONSOANTES |
SEPARE EM SÍLABAS |
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Posteriormente, oriente-os a preencherem o quadro abordando cada palavra das fichas que foram entregues, de acordo com o que é solicitado. Veja um exemplo:
PALAVRA |
QUANTIDADE DE LETRAS |
QUANTIDADE DE VOGAIS |
QUANTIDADE DE CONSOANTES |
SEPARE EM SÍLABAS |
RATO |
4 |
2 |
2 |
RA - TO |
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Com essa atividade você poderá abordar contagem, letras, consoantes, vogais, separação de sílabas e leitura.
Outra opção é orientar os alunos a classificarem as palavras de acordo com a quantidade de sílabas: monossílabas; dissílabas; trissílabas ou polissílabas.
Gráficos: nossos trava-línguas preferidos
Retome com seus alunos alguns trava-línguas que foram trabalhados com a turma. Em seguida, faça uma lista com seus alunos elencando os trava-línguas que eles mais gostaram de conhecer e recitar.
Em seguida faça uma votação com eles para eleger o trava-língua preferido da turma.
Você poderá fazer um gráfico com eles e propor situações problema, a partir do que foi elencado na votação.
Veja um exemplo:
TRAVA-LÍNGUAS |
NÚMERO DE VOTOS RECEBIDOS |
1 –O RATO ROEU A ROUPA DO REI |
2 |
2-NINHO DE MAFAGAFOS |
8 |
3 –O TATU TAÍ? |
5 |
4 – SAPO DENTRO DO SACO |
4 |
5 – ARANHA ARRANHA A JARRA |
3 |
Para fazer um gráfico com seus alunos, entregue a eles uma folha de papel quadriculada para que eles possam preencher, colorindo de acordo com os dados obtidos na tabela acima.
Fonte: Gráfico da própria autora – Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - Eseba - 2013.
Outra possibilidade é criar situações problema a partir do gráfico. Como por exemplo:
a) Qual foi o trava-língua mais votado por nossa turma?
b) Quantos votos ele recebeu?
c) Qual foi o trava-língua menos votado?
d) Quantos votos ele recebeu?
e) Quantos alunos participaram da votação? Como você descobriu isso?
Explore com seus alunos o vídeo “Trava Línguas” do Cocoricó. Para tanto, acesse o sítio YouTube, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw>. Acesso em: 05 de jul. 2013.
Reproduza o vídeo para seus alunos utilizando data show.
Fonte: You Tube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQr> - Acesso em: 05 de jul. 2013.
Após assistirem ao vídeo, dialogue com seus alunos sobre os trava-línguas que foram abordados e veja se eles perceberam que alguns deles foram modificados e inventados pelos personagens do vídeo Cocoricó.
Em seguida, lance um desafio!
Divida sua turma em grupos de 4 alunos, e oriente-os a construírem um trava-língua. Auxilie-os nesse processo de criação. Solicite que eles escrevam o trava-língua inventado em uma folha de papel A4 e ilustrem.
Veja um exemplo:
Fonte: Acervo da própria autora - Trava-língua criado pela professora Laís com seus alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - Eseba - 2013.
Você poderá organizar um momento de socialização, para cada grupo apresentar seu trava-língua para a turma.
Sítio: Qdivertido.com.br. Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22 >. Acesso em: 05 de jul. 2013.
CORREIA, Almir. Trava-língua quebra-queixo rema-rema remelexo. Ilustrações Claúdia Ramos. São Paulo: Cortez, 2008.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: recitaram e se interessaram pelos trava-línguas; desenvolveram sua oralidade e habilidades de escuta e de respeito à fala de colegas; construíram seu trava-língua de forma autônoma e criativa; organizaram dados em gráficos e resolveram situações problema a partir do mesmo e participaram das atividades de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos de forma respeitosa. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/11/2013
Quatro estrelasMuito boa a proposta da aula! Adorei!
23/09/2013
Cinco estrelasAs atividades sçao ótimas bem pensadas!
23/07/2013
Cinco estrelasAdooorei a sua aula,exemplos muito interessantes,parabéns ,fostes muito criativa e deves ter obtido ótimos resultados.