24/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Identificar manifestações do folclore brasileiro por meio do trava-língua;
Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliterações) ou finais (rimas);
Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpretação;
Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios:
Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de jul. 2013.
Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
A partir do trabalho sobre trava-língua, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
Fonte
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 32-37.
Professor, a dimensão “valorização dos textos de tradição oral” engloba a reflexão sobre a importância da oralidade nas diferentes instâncias de participação social e a valorização de textos que fazem parte da cultura brasileira e que foram originados e difundidos na modalidade oral, como muitas receitas culinárias orais, lendas, parlendas, trava-língua, canções infantis e outras.
Fonte
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento e organização da rotina na alfabetização. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 18.
Diante disso, a leitura de textos curtos como poemas, parlendas, cantigas e trava-língua são de suma importância no processo de alfabetização. A partir da leitura coletiva dos textos, pode-se realizar várias atividades, como: localização de: palavras e frases, pares de palavras que rimam, palavras com sílabas iniciais semelhantes; comparação de palavras quanto à quantidade de letras e sílabas, dentre outras. A leitura de textos proporciona a aproximação das crianças aos textos literários e com isto pode-se explorar várias competências relativas não só à apropriação do sistema de escrita, mas, também, habilidades de leitura.
Fonte
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 18.
Professor, proponha um momento de motivação/sensibilização dos alunos para iniciar o trabalho com trava-língua.
Fonte: "Sítio: Aprendendo e ensinando. Atividades de folclore: trava-língua". Disponível em:
<http://www.oqueeoquee.com/trava-lingua/>.
Acesso em: 06 de jul. 2013.
Apresente à turma a seguinte imagem: (Disponibilize uma cópia para cada aluno ou coloque-a em um projetor de imagem).
No mesmo instante entregue uma cópia do trava-língua, para todos os alunos e faça a leitura em voz alta.
(Domínio popular)
Em seguida, peça para os alunos tentarem ler devagar e depois para acelerarem a leitura. Os alunos irão perceber a dificuldade de oralizar rapidamente um trava-língua. A partir desse momento dialogue com a turma sobre o trava-língua e a imagem apresentada:
Logo após explique que os trava-línguas fazem parte da literatura oral no Brasil e consiste em um jogo de palavras, no qual versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar ou formadas com o mesmo som, mas em ordens diferentes, são pronunciadas com rapidez.
“Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-línguas são oriundos da cultura popular, são modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases. Os trava-línguas recebem essa denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua". Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos”.
Fonte: "Sítio: Só português. Trava-línguas". Disponível em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/trava/>. Acesso em: 06 de jul. 2013.
Professor, bem sabemos que o trava-língua é uma brincadeira com as palavras. Para que os alunos possam identificar palavras, estabelecer relações fonológicas, em salas de alfabetização deve-se trabalhar com brincadeiras que estimulem esses conceitos, cotidianamente. Nesse caso, sugerimos algumas brincadeiras com trava-língua.
Professor, providencie uma caixa com diferentes trava-línguas e dê a ela um nome sugestivo, por exemplo: “A CAIXA QUE TRAVA A LÍNGUA”.
Fonte: Imagem da própria autora.
Convide a turma para participar de uma brincadeira desafiadora, indague:
Professor, cada criança deverá pegar um trava-língua dentro da caixa e tentar ler sem “travar a língua”. Para o desafio ser divertido e bem aproveitado, lançamos mão de algumas atividades que você poderá propor:
Ao final, analise com os alunos as facilidades e as dificuldades de pronunciar os trava-línguas e explore as características principais como a repetição e a rapidez da pronúncia.
Professor, disponibilize a imagem da tela abaixo em um projetor de imagens.
Os bisbilhoteiros, pintura de Normam Rockwell, feita em 1948.
Fonte: "Sítio: scribd". Disponível em:
<http://pt.scribd.com/doc/82787261/Scan-Doc0068>.
Acesso em: 06 de jul. 2013.
A partir dela, converse com a turma:
· Na primeira cena, uma mulher conta algo para a outra. O que acontece depois?
Provável resposta: Uma pessoa vai contando à outra o que ouviu.
· No final, descobrimos sobre quem as pessoas estavam falando. De quem elas falavam?
Provável resposta: Do senhor de chapéu cinza que aparece nas duas cenas finais.
· A informação foi modificada ao longo das conversas. Que pistas a pintura dá quanto a isso?
Provável resposta: A expressão das pessoas vai mudando.
Professor, explique que dependendo da situação, ao repassar uma informação as pessoas às vezes a modificam e existem algumas brincadeiras que isso pode acontecer, porém, ressalte aos alunos que falar da vida dos outros não é uma atitude correta. Organize a turma em rodinha para realizar a brincadeira do “Telefone sem fio”.
É uma brincadeira coletiva que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória. O primeiro da rodinha cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou.
Fonte: Sítio: Uol. Canal Kids recreio - Diversas brincadeiras. Disponível em:
Acesso em: 16 de jul. de 2013
Professor, realize esse brincadeira com uma frase qualquer e veja o resultado. Na maioria das vezes há alguma troca de palavras e desvio do sentido da frase. Sugerimos que adapte essa brincadeira. Ao invés de frases quaisquer, utilize trava-línguas, uma vez que ficará mais difícil e consequentemente irão surgir outros trava-línguas, pois é certo que haverá confusão. A brincadeira poderá acontecer em uma grande roda com todos sentados no chão ou em pequenos grupos. Se optar por pequenos grupos fale um trava-língua pequeno, ou seja, que contenha uma frase, para cada grupo.
Exemplos:
· Pedro pregou um prego na porta preta.
· Uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha arranha a jarra.
· A pia perto do pinto, o pinto perto da pia, tanto mais a pia pinga, mais o pio pinta.
· O rato roeu a roupa do Rei da Rússia que a Rainha, com raiva, resolveu remendar.
· O pelo do peito do pé do Pedro é preto.
Outra opção é preparar esses trava-línguas dividindo em partes de acordo com a quantidade de cada grupo. Veja um exemplo considerando um grupo de 6 alunos. O trava-língua será dividido em seis partes. Observe:
A vaca / malhada / foi molhada / por outra vaca / molhada / e malhada.
Distribua uma parte para cada integrante do grupo. Indique quem está com a primeira parte para começar, este aluno falará a sua parte, no ouvido do colega ao lado, assim que entender o que foi dito, o segundo deverá falar para o próximo o que ouviu mais a sua parte da frase. O terceiro colega deverá juntar a parte do primeiro colega, do segundo e a sua para falar ao quarto colega ao seu lado. Assim a brincadeira segue até que o sexto aluno levante e fale a frase completa do grupo.
VARIAÇÃO:
Se os grupos tiverem a mesma quantidade de alunos, por exemplo, grupos de seis, faça uma competição, o grupo que falar a frase corretamente marcará um ponto.
Professor, organize a turma em dois grandes grupos. Se a sua turma for composta de 24 alunos, divida-a em dois grupos de 12. Providencie alguns trava-línguas diferentes para cada grupo, mas tente selecionar trava-línguas com a mesma dificuldade. Veja alguns exemplos:
Estipule um tempo para o grupo treinar. Ao término do tempo o desafio começará. O primeiro grupo deverá ler coletivamente o trava-língua para o outro grupo. Combine que a leitura deverá ser em voz alta e terá que vencer as dificuldades da pronúncia. Cada grupo terá três chances para pronunciar corretamente o trava-língua. Vence o grupo que melhor recitar o trava-língua.
Professor, propomos que a cada dia de aula seja apresentado aos alunos cartazes com um trava-língua escrito nos diferentes tipos de letras, possibilitando-lhes assim, a visualização da escrita e a leitura. Nesta aula, solicite que os alunos acessem no laptop o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e assistam ao vídeo:
Fonte: "Sítio: Youtube. Cocoricó: trava-línguas". Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw>. Acesso em: 06 de jul. 2013.
Se necessário, assistam ao vídeo mais de uma vez para que todos possam compreender os trava-línguas cantados.
A partir do vídeo, diga aos alunos que eles irão fazer uma apresentação de trava-línguas. Cada aluno deverá escolher um trava-língua dentre todos já trabalhados na sala de aula ou poderá pesquisar outro para apresentar. Abaixo, alguns livros onde os alunos poderão encontrar trava-línguas interessantes:
Fonte: CIÇA. O livro do trava-língua. Belo Horizonte, MG: Nova Fronteira, 1986.
Fonte: MOTA, Antônio. O livro dos trava-línguas 1. São Paulo: Gailivro, 2009
Deixe os alunos lerem e fazerem a memorização por aproximadamente quinze minutos. Depois, inicie as apresentações dos alunos. Cada aluno deverá falar o seu trava-língua. As apresentações devem ser filmadas e depois assistidas pela turma.
Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar as apresentações ou filmar, uma vez que, o laptop os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles. Para fotografar utilize a câmera dos laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez.
Se preferir, registre em forma de vídeo. (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.
Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Professor, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Nessa atividade, você poderá juntamente com os alunos gravar a pronúncia do trava-língua. Para acessar o programa, KRecord, siga as orientações: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores > De Áudio > KRecord).
Fonte: Imagem da própria autora.
Para salvar o som, clique no menu Arquivo, escolha a opção Salvar, escolha a Pasta Desejada e então digite um Nome para o som. Em seguida, pressione OK.
Professor, no vídeo Cocoricó: trava-língua, trabalhado na atividade anterior, identificamos o seguinte trava-língua, que poderá ser explorado em diferentes atividades:
QUANDO DIGO DIGO
DIGO DIGO
NÃO DIGO DIOGO
QUANDO DIGO DIOGO
DIGO DIOGO
NÃO DIGO DIGO
Explore esse trava-língua com os alunos, a fim de memorizá-lo. Utilize de diversas estratégias:
Leiam:
· Devagar;
· Sussurrando;
· Rapidamente;
· Lentamente.
Ressaltem:
· O verbo dizer (digo);
· O nome Digo.
Outra estratégia para os alunos compreenderem a estrutura desse trava-língua é substituir os nomes “Digo” que não são verbos por nomes dos colegas da turma. Veja o exemplo:
QUANDO DIGO MARIA
DIGO MARIA
NÃO DIGO JOÃO
QUANDO DIGO JOÃO
DIGO JOÃO
NÃO DIGO MARIA
Outro trabalho que poderá ser realizado a partir desse trava-língua é abordar os antônimos/contrários. Veja o exemplo:
QUANDO DIGO PERTO
DIGO PERTO
NÃO DIGO LONGE
QUANDO DIGO LONGE
DIGO LONGE
NÃO DIGO PERTO
Exemplos de antônimos:
Professor, podemos utilizar atividades do livro didático e articulá-las com outros textos e atividades que promovam a capacidade dos alunos de refletirem sobre as palavras como sequências sonoras. Diferentes atividades podem ajudar os alunos a pensarem na sequência de letras que serão utilizadas, como o uso de textos que permitam a reflexão de uma determinada letra ou sílaba (trava-línguas, parlendas, cantigas), dentre outros.
Abaixo um exemplo de atividade articulando: Trava-língua, parlenda e poema.
Fonte: "Sítio: A arte de ensinar e aprender". Disponível em: <http://aartedeensinareaprender.blogspot.com.br/2010/08/quadrinhas-e-trava-linguas-ilustrados.html>. Acesso em: 06 de jul. 2013.
QUEM COCHICHA,
O RABO ESPICHA.
QUEM CUTUCA,
O RABO ENCURTA.
VIVA EU,
VIVA TU,
VIVA O RABO
DO TATU.
(Domínio popular)
No primeiro momento, peça para os alunos lerem o trava-língua do TATU. Depois de travarem a língua brincando, pergunte se alguém sabe o que é um TATU ou se já viram. Em seguida, apresente em outro tipo de letra a parlenda do TATU e leia com a turma.
Sugerimos algumas intervenções:
· Destaque no cartaz a palavra TATU e pergunte à turma se alguém sabe o que é, se alguém já viu;
· Indague se alguém sabe onde está escrito a palavra TATU;
· Pergunte o que essas palavras têm em comum: COCHICHA – ESPICHA;
· Espera-se que os alunos digam: O CHA de COCHICHA é o mesmo de ESPICHA, vejam CO-CHI- CHA, ES-PI-CHA (fale a ultima sílaba mais alto);
· Faça a mesma coisa com as palavras: CUTUCA – ENCURTA / TU – TATU;
· Pergunte se há outras palavras com esses sons finais que não estavam no texto.
Para complementar, utilize o poema “O Buraco do Tatu” do autor Sérgio Caparelli. Escreva cada estrofe do poema em cartolina e apresente aos alunos. Você poderá escrever em outro tipo de letra, diferente do trava-língua e parlenda.
Antes de iniciar a leitura pergunte aos alunos se sabem o título do poema, se alguém o conhece, em seguida faça a leitura em voz alta. Concluída a leitura, proponha uma atividade para os alunos tentarem localizar no poema: palavras que repetem como tatu e buraco; rimas; nome de cidades. Veja algumas sugestões:
· Atividades de reflexão sobre a escrita, análise e comparação de letras, sílabas inicial e final;
· Identificação dos nomes das cidades com o lápis de cor azul;
· Identificação das rimas com o lápis de cor vermelho.
Convide os alunos, um por vez, para localizar e circular no poema o nome de uma cidade, por exemplo, JAPÃO. Faça intervenções que oriente o aluno a encontrar o nome.
· Onde está a palavra JAPÃO?
· Qual o som final da palavra JAPÃO?
· Onde está escrito ÃO?
Logo após, peça para encontrar no texto, e sublinhar, a palavra que rima como JAPÃO, no caso CHÃO.
· JAPÃO rima com...?
· Onde está a palavra CHÃO?
· Qual é o som final da palavra CHÃO?
· Como escrevo ÃO?
Além de brincar com as palavras e encontrar rimas, os alunos têm que localizar as palavras dentro do texto, com isso elas desenvolvem a consciência das palavras por um lado e, por outro lado fazem correspondências entre parte do escrito e parte do falado. Professor, para a realização dessa atividade sua mediação é fundamental, pois esse momento de elaboração de hipóteses e de participação ativa da turma proporciona aos alunos a oportunidade para pensarem sobre as possibilidades de escrita dessas palavras, na medida em que permite que eles reflitam sobre a correspondência entre sons e letras, o que é extremamente importante no momento da apropriação do sistema de escrita.
A seguir, proponha atividades de interpretação do poema.
1) Qual é o título do texto?
2) Quem é o autor?
3) Quantos versos possuem esse poema?
4) Quantas estrofes?
5) Quem é o personagem principal do poema?
6) Quais são os nomes próprios que podemos encontrar nesse texto?
7) Crie três estrofes e faça o tatu chegar em Uberlândia, Minas Gerais e até mesmo no Brasil. (Observação: professor, adapte essa atividade para sua cidade e estado.).
Nesse poema os alunos encontrarão as seguintes rimas entre as palavras:
LEBRE E ALEGRE
GANA E COPACABANA
MONTES E BELO HORIZONTE
DIA E BAHIA
TERRA E INGLATERRA
CHÃO E JAPÃO
FORTES E POLO NORTE
FUNDO E MUNDO
SUA E LUA
· Organize cruzadinhas com palavras do poema associadas às figuras;
· Prepare palavras com lacunas faltando as sílabas finais. O aluno deverá tentar preencher os espaços em branco corretamente;
· Após a leitura, realize um “CAÇA-RIMAS”, com algumas palavras do poema, solicitando aos alunos que coloram da mesma cor as palavras com segmentos sonoros iguais.
As atividades complementares, sobre o mesmo assunto contribuem para a reflexão sobre as palavras enquanto sequência sonora, o que facilita muito a compreensão dos princípios do nosso Sistema de Escrita Alfabética.
Sugestões de links para professores:
Fonte: "Sítio: Leya mais. Sugestão de sequência didática a partir do livro: " O livro dos trava-línguas". Disponível em: <http://www.leyamais.com.br/?p=666>. Acesso em: 06 de jul. 2013.
Sugestões de links para alunos:
Fonte: "Sítio: Ens. Fundamental 1. Trava-línguas e atividades". Disponível em: <http://ensfundamental1.wordpress.com/trava-linguas13/>. Acesso em: 06 de jul. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro da aprendizagem para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação ao reconhecimento e ao uso dos diferentes trava-línguas trabalhados nessa aula, bem como os avanços no sistema de escrita alfabética. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.
O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem.
Escola: ______________________________________________________________
Aluno: _______________________________________________________________
Análise Linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética |
FEV. |
JUN. |
AGO. |
DEZ. |
Escreve o próprio nome. |
|
|
|
|
Reconhece e nomeia as letras do alfabeto. |
|
|
|
|
Diferencia letras de números e outros símbolos. |
|
|
|
|
Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros. |
|
|
|
|
Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais. |
|
|
|
|
Compreende que palavras compartilham certas letras. |
|
|
|
|
Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras. |
|
|
|
|
Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho. |
|
|
|
|
Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas. |
|
|
|
|
Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições. |
|
|
|
|
Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas. |
|
|
|
|
Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito. |
|
|
|
|
Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. |
|
|
|
|
Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. |
|
|
|
|
Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.
Quatro estrelas 16 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/12/2013
Cinco estrelasAdorei, principalmente porque estou iniciando e as atividades estão bem discriminadas
27/10/2013
Cinco estrelasOnde posso conseguir o livro do trava-lingua- ciça?
18/08/2013
Cinco estrelasÓtima sequencia didática, exatamente como sugere as orientações do PACTO para o planejamento das aulas na alfabetização. Amei!!!!!!!!!!!!
15/08/2013
Cinco estrelasO plano apresentado pela professora foi de grande valia para complementar o meu desenvolvimento com trava-línguas.Poder interagir com outros educadores compartilhando das idéias é muito positivo para o nosso trbalho.
14/08/2013
Quatro estrelasAdorei a aula
12/08/2013
Cinco estrelasMuito boa essa página, auxiliará bastante minhas aulas. Obrigado!
11/08/2013
Cinco estrelasOtima vou aplicar com meus alunos. bjs.
07/08/2013
Cinco estrelasmuito boa a proposta e ainda utiliza recursos midiáticos :)
05/08/2013
Quatro estrelasaula interessante
02/08/2013
Cinco estrelasAchei esta aula muito interessante vou aplicar com meus alunos
01/08/2013
Cinco estrelasAmo a educação infantil....
27/07/2013
Cinco estrelasSimplesmente fantástico! Irei utilizar todas as sugestões em minhas aulas. Creio que terei um resultado satisfatório, tendo em vista que a minha turma do 4º Ano existe vários níveis de aprendizagem. E ainda existe também defasagem série/idade. Mas com certeza vou utilizar essas sugestões em minhas aulas. Abraços e sucesso! Eliane
26/07/2013
Quatro estrelasMuito bom, gostei!!!
26/07/2013
Quatro estrelasparabens exelente recurso
25/07/2013
Cinco estrelasA aula e completa, coerente com o tema. Elaborei e apliquei uma semelhante e foi muito produtiva... gostei dos jogos com os trava-línguas, eles trabalham a atenção e a oralidade. Na minha turma tenho dois alunos com dificuldades na oralidade, o que interfere no seu processo de alfabetização, devido a associação incorreta do valor sonoro das letras e silabas. Sua aula foi de grande contribuição na tentativa de diminuir essas dificuldades. Obrigada!
24/07/2013
Cinco estrelasAdorei a aula proposta! A aula é bastante interessante e completa. Além de propor desafios aos alunos ela é instigante. Através das ilustrações, das caixas de trava-línguas e das reflexões feitas acerca de cada aula e cada proposta. Parabéns pela criatividade!