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O uso do trava-língua na identificação de palavras

 

24/07/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar manifestações do folclore brasileiro por meio do trava-língua;

  • Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliterações) ou finais (rimas);

  • Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpretação;

  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios:

Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de jul. 2013.

Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

 

A partir do trabalho sobre trava-língua, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

  • Participar de interações orais em sala de aula;
  • Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações;
  • Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia;
  • Segmentar palavras em textos;
  • Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração) ou finais (rimas);
  • Usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos;
  • Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
  • Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais;
  • Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.

 

Fonte

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 32-37.

 

Professor, a dimensão “valorização dos textos de tradição oral” engloba a reflexão sobre a importância da oralidade nas diferentes instâncias de participação social e a valori­zação de textos que fazem parte da cultura brasileira e que foram originados e difun­didos na modalidade oral, como muitas receitas culinárias orais, lendas, parlendas, trava-língua, canções infantis e outras.

 

Fonte

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento e organização da rotina na alfabetização. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 18.

 

Diante disso, a leitura de textos curtos como poemas, parlendas, cantigas e trava-língua são de suma importância no processo de alfabetização. A partir da leitura coletiva dos textos, pode-se realizar várias atividades, como: localização de: palavras e frases, pares de palavras que rimam, palavras com sílabas iniciais semelhantes; comparação de palavras quanto à quantidade de letras e sílabas, dentre outras. A leitura de textos proporciona a aproximação das crianças aos textos literários e com isto pode-se explorar várias competências relativas não só à apropriação do sistema de escrita, mas, também, habilidades de leitura.

 

Fonte

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 18.

 

 1ª atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

SENSIBILIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO

Professor, proponha um momento de motivação/sensibilização dos alunos para iniciar o trabalho com trava-língua.

 

TEMPESTADE DE IDEIAS

 

travando

Fonte: "Sítio: Aprendendo e ensinando. Atividades de folclore: trava-língua". Disponível em:

<http://www.oqueeoquee.com/trava-lingua/>.

Acesso em: 06 de jul. 2013.

 

Apresente à turma a seguinte imagem: (Disponibilize uma cópia para cada aluno ou coloque-a em um projetor de imagem).

No mesmo instante entregue uma cópia do trava-língua, para todos os alunos e faça a leitura em voz alta.

 

Exemplo:  Três pratos de trigo para três tigres tristes.

                                                                                         (Domínio popular)

 

Em seguida, peça para os alunos tentarem ler devagar e depois para acelerarem a leitura. Os alunos irão perceber a dificuldade de oralizar rapidamente um trava-língua. A partir desse momento dialogue com a turma sobre o trava-língua e a imagem apresentada:

 

  • Alguém sabe o que é um trava-língua?
  • Qual a sensação de dizer um trava-língua?
  • Existe alguma palavra que se repete?
  • Qual a letra mais presente no trava-língua?
  • A repetição ajuda ou complica a fala?
  • Se lermos devagar a dificuldades será a mesma?
  • O que significa travar a língua?
  • Qual a relação entre a imagem e o trava-língua?
  • O que mais chama a atenção nessa imagem?
  • O nó na língua nos faz pensar em quê?

 

Logo após explique que os trava-línguas fazem parte da literatura oral no Brasil e consiste em um jogo de palavras, no qual versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar ou formadas com o mesmo som, mas em ordens diferentes, são pronunciadas com rapidez.

“Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-línguas são oriundos da cultura popular, são modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases. Os trava-línguas recebem essa denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua". Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos”.

 

Fonte: "Sítio: Só português. Trava-línguas". Disponível em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/trava/>. Acesso em: 06 de jul. 2013.

 

2ª atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, bem sabemos que o trava-língua é uma brincadeira com as palavras. Para que os alunos possam identificar palavras, estabelecer relações fonológicas, em salas de alfabetização deve-se trabalhar com brincadeiras que estimulem esses conceitos, cotidianamente. Nesse caso, sugerimos algumas brincadeiras com trava-língua.

 

1ª BRINCADEIRA: A CAIXA QUE TRAVA A LÍNGUA

 

Professor, providencie uma caixa com diferentes trava-línguas e dê a ela um nome sugestivo, por exemplo:  “A CAIXA QUE TRAVA A LÍNGUA”.

 

caixa

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Convide a turma para participar de uma brincadeira desafiadora, indague:

 

  • Quem será capaz de desafiar a caixa?
  • Será que alguém conseguirá ler sem enrolar a língua?

Professor, cada criança deverá pegar um trava-língua dentro da caixa e tentar ler sem “travar a língua”. Para o desafio ser divertido e bem aproveitado, lançamos mão de algumas atividades que você poderá propor:

 

  • Faça inicialmente uma leitura coletiva com todos os trava-línguas, para os alunos se apropriarem melhor e conhecerem os trava-línguas que irão compor a brincadeira;
  • Sorteie um trava-língua, a cada um sorteado, leia várias vezes para a turma e peça para os alunos repetirem, primeiro devagar, depois, rapidamente;
  • Após explorar bem cada trava-língua, peça para os alunos tentarem falar sozinhos, sem a sua ajuda.

 

Ao final, analise com os alunos as facilidades e as dificuldades de pronunciar os trava-línguas e explore as características principais como a repetição e a rapidez da pronúncia.

 

2ª BRINCADEIRA: TELEFONE SEM FIO

Professor, disponibilize a imagem da tela abaixo em um projetor de imagens.

   

Os bisbilhoteiros, pintura de Normam Rockwell, feita em 1948.

 telefone

Fonte: "Sítio: scribd". Disponível em:

<http://pt.scribd.com/doc/82787261/Scan-Doc0068>.

 Acesso em: 06 de jul. 2013.

 

 A partir dela, converse com a turma:

 

·         Na primeira cena, uma mulher conta algo para a outra. O que acontece depois?

Provável resposta: Uma pessoa vai contando à outra o que ouviu.

 

·         No final, descobrimos sobre quem as pessoas estavam falando. De quem elas falavam?

Provável resposta: Do senhor de chapéu cinza que aparece nas duas cenas finais.

 

·         A informação foi modificada ao longo das conversas. Que pistas a pintura dá quanto a isso?

Provável resposta: A expressão das pessoas vai mudando.

 

Professor, explique que dependendo da situação, ao repassar uma informação as pessoas às vezes a modificam e existem algumas brincadeiras que isso pode acontecer, porém, ressalte aos alunos que falar da vida dos outros não é uma atitude correta. Organize a turma em rodinha para realizar a brincadeira do “Telefone sem fio”.

É uma brincadeira coletiva que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória. O primeiro da rodinha cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou.

 

fioo

Fonte: Sítio: Uol. Canal Kids recreio - Diversas brincadeiras. Disponível em:

<http://ne10.uol.com.br/canal/kids/recreio/noticia/2009/07/01/reuna-a-turma-e-curta-as-brincadeiras-192189.php>.

Acesso em: 16 de jul. de 2013

  

Professor, realize esse brincadeira com uma frase qualquer e veja o resultado. Na maioria das vezes há alguma troca de palavras e desvio do sentido da frase. Sugerimos que adapte essa brincadeira. Ao invés de frases quaisquer, utilize trava-línguas, uma vez que ficará mais difícil e consequentemente irão surgir outros trava-línguas, pois é certo que haverá confusão. A brincadeira poderá acontecer em uma grande roda com todos sentados no chão ou em pequenos grupos. Se optar por pequenos grupos fale um trava-língua pequeno, ou seja, que contenha uma frase, para cada grupo.

 

Exemplos:

 ·        Pedro pregou um prego na porta preta.

 ·        Uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha arranha a jarra.

 ·        A pia perto do pinto, o pinto perto da pia, tanto mais a pia pinga, mais o pio pinta.

 ·        O rato roeu a roupa do Rei da Rússia que a Rainha, com raiva, resolveu remendar.

 ·        O pelo do peito do pé do Pedro é preto.

 

Outra opção é preparar esses trava-línguas dividindo em partes de acordo com a quantidade de cada grupo. Veja um exemplo considerando um grupo de 6 alunos. O trava-língua será dividido em seis partes. Observe:

A vaca / malhada / foi molhada / por outra vaca / molhada / e malhada.

Distribua uma parte para cada integrante do grupo. Indique quem está com a primeira parte para começar, este aluno falará a sua parte, no ouvido do colega ao lado, assim que entender o que foi dito, o segundo deverá falar para o próximo o que ouviu mais a sua parte da frase. O terceiro colega deverá juntar a parte do primeiro colega, do segundo e a sua para falar ao quarto colega ao seu lado. Assim a brincadeira segue até que o sexto aluno levante e fale a frase completa do grupo.

 

VARIAÇÃO:

Se os grupos tiverem a mesma quantidade de alunos, por exemplo, grupos de seis, faça uma competição, o grupo que falar a frase corretamente marcará um ponto.

 

3ª BRINCADEIRA: DUELO DE TRAVA-LÍNGUAS

 

Professor, organize a turma em dois grandes grupos. Se a sua turma for composta de 24 alunos, divida-a em dois grupos de 12. Providencie alguns trava-línguas diferentes para cada grupo, mas tente selecionar trava-línguas com a mesma dificuldade. Veja alguns exemplos:

 

Nível fácil:

O rato roeu a roupa do rei de Roma. A rainha com raiva resolveu remendar.

 

Nível médio:

Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!

 

Nível difícil:

Num ninho de mafagafos, tem 5 mafagafinhos. Quem os desmafagafizá-los, bom desmafagafizador será.

 

Estipule um tempo para o grupo treinar. Ao término do tempo o desafio começará. O primeiro grupo deverá ler coletivamente o trava-língua para o outro grupo. Combine que a leitura deverá ser em voz alta e terá que vencer as dificuldades da pronúncia. Cada grupo terá três chances para pronunciar corretamente o trava-língua. Vence o grupo que melhor recitar o trava-língua.  

 

3ª atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, propomos que a cada dia de aula seja apresentado aos alunos  cartazes com um trava-língua escrito nos diferentes tipos de letras, possibilitando-lhes assim, a visualização da escrita e a leitura. Nesta aula, solicite que os alunos acessem no laptop o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e assistam ao vídeo:

 

cocorico

Fonte: "Sítio: Youtube. Cocoricó: trava-línguas". Disponível em:

 <http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw>.  Acesso em: 06 de jul. 2013.

 

Se necessário, assistam ao vídeo mais de uma vez para que todos possam compreender os trava-línguas cantados.

A partir do vídeo, diga aos alunos que eles irão fazer uma apresentação de trava-línguas. Cada aluno deverá escolher um trava-língua dentre todos já trabalhados na sala de aula ou poderá pesquisar outro para apresentar. Abaixo, alguns livros onde os alunos poderão encontrar trava-línguas interessantes:

 

ciça

Fonte: CIÇA. O livro do trava-língua. Belo Horizonte, MG: Nova Fronteira, 1986.

  

antonio

Fonte: MOTA, Antônio. O livro dos trava-línguas 1. São Paulo: Gailivro, 2009

 

Deixe os alunos lerem e fazerem a memorização por aproximadamente quinze minutos. Depois, inicie as apresentações dos alunos. Cada aluno deverá falar o seu trava-língua. As apresentações devem ser filmadas e depois assistidas pela turma.

Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar as apresentações ou filmar, uma vez que, o laptop os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles. Para fotografar utilize a câmera dos laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez.

Se preferir, registre em forma de vídeo(Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Professor, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Nessa atividade, você poderá juntamente com os alunos gravar a pronúncia do trava-língua. Para acessar o programa, KRecord, siga as orientações: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores > De Áudio > KRecord).

 

k record

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Para salvar o som, clique no menu Arquivo, escolha a opção Salvar, escolha a Pasta Desejada e então digite um Nome para o som. Em seguida, pressione OK.

  

4ª atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

 Professor, no vídeo Cocoricó: trava-língua, trabalhado na atividade anterior, identificamos o seguinte trava-língua, que poderá ser explorado em diferentes atividades:

 

QUANDO DIGO DIGO

DIGO DIGO

NÃO DIGO DIOGO

QUANDO DIGO DIOGO

DIGO DIOGO

NÃO DIGO DIGO

 

Explore esse trava-língua com os alunos, a fim de memorizá-lo. Utilize de diversas estratégias:

 

Leiam:

 

·         Devagar;

·         Sussurrando;

·         Rapidamente;

·         Lentamente.

 

Ressaltem:

 

·         O verbo dizer (digo);

·         O nome Digo.

 

Outra estratégia para os alunos compreenderem a estrutura desse trava-língua é substituir os nomes “Digo” que não são verbos por nomes dos colegas da turma. Veja o exemplo:

 

QUANDO DIGO MARIA

DIGO MARIA

NÃO DIGO JOÃO

QUANDO DIGO JOÃO

DIGO JOÃO

NÃO DIGO MARIA

 

Outro trabalho que poderá ser realizado a partir desse trava-língua é abordar os antônimos/contrários. Veja o exemplo:

 

QUANDO DIGO PERTO

DIGO PERTO

NÃO DIGO LONGE

QUANDO DIGO LONGE

DIGO LONGE

NÃO DIGO PERTO

 

Exemplos de antônimos:

 contrarios

 

5ª atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, podemos utilizar atividades do livro didático e articulá-las com outros textos e atividades que promovam a capacidade dos alunos de refletirem sobre as palavras como sequências sonoras. Diferentes atividades podem ajudar os alunos a pensarem na sequência de letras que serão utilizadas, como o uso de textos que permitam a reflexão de uma determinada letra ou sílaba (trava-línguas, parlendas, cantigas), dentre outros.

 

Abaixo um exemplo de atividade articulando: Trava-língua, parlenda e poema.

 

TRAVA-LÍNGUA

 

tatu trafva

Fonte: "Sítio: A arte de ensinar e aprender". Disponível em: <http://aartedeensinareaprender.blogspot.com.br/2010/08/quadrinhas-e-trava-linguas-ilustrados.html>.  Acesso em: 06 de jul. 2013.

 

PARLENDA

 

QUEM COCHICHA,

O RABO ESPICHA.

QUEM CUTUCA,

O RABO ENCURTA.

VIVA EU,

VIVA TU,

VIVA O RABO

DO TATU.

                                                                           (Domínio popular)

 

No primeiro momento, peça para os alunos lerem o trava-língua do TATU. Depois de travarem a língua brincando, pergunte se alguém sabe o que é um TATU ou se já viram. Em seguida, apresente em outro tipo de letra a parlenda do TATU e leia com a turma.

Sugerimos algumas intervenções:

 

·         Destaque no cartaz a palavra TATU e pergunte à turma se alguém sabe o que é, se alguém já viu;

·         Indague se alguém sabe onde está escrito a palavra TATU;

·         Pergunte o que essas palavras têm em comum: COCHICHA – ESPICHA;

·         Espera-se que os alunos digam: O CHA de COCHICHA é o mesmo de ESPICHA, vejam CO-CHI- CHA, ES-PI-CHA (fale a ultima sílaba mais alto);

·         Faça a mesma coisa com as palavras: CUTUCA – ENCURTA / TU – TATU;

·         Pergunte se há outras palavras com esses sons finais que não estavam no texto.

 

cha

 

Para complementar, utilize o poema “O Buraco do Tatu” do autor Sérgio Caparelli. Escreva cada estrofe do poema em cartolina e apresente aos alunos. Você poderá escrever em outro tipo de letra, diferente do trava-língua e parlenda.

 

buraco

 

Antes de iniciar a leitura pergunte aos alunos se sabem o título do poema, se alguém o conhece, em seguida faça a leitura em voz alta. Concluída a leitura, proponha uma atividade para os alunos tentarem localizar no poema: palavras que repetem como tatu e buraco; rimas; nome de cidades. Veja algumas sugestões:

 

·         Atividades de reflexão sobre a escrita, análise e comparação de letras, sílabas inicial e final;

·         Identificação dos nomes das cidades com o lápis de cor azul;

·         Identificação das rimas com o lápis de cor vermelho.

 

Convide os alunos, um por vez, para localizar e circular no poema o nome de uma cidade, por exemplo, JAPÃO. Faça intervenções que oriente o aluno a encontrar o nome.

 

·         Onde está a palavra JAPÃO?

·         Qual o som final da palavra JAPÃO?

·         Onde está escrito ÃO?

 

Logo após, peça para encontrar no texto, e sublinhar, a palavra que rima como JAPÃO, no caso CHÃO.

 

·         JAPÃO rima com...?

·         Onde está a palavra CHÃO?

·         Qual é o som final da palavra CHÃO?

·         Como escrevo ÃO?

 

Além de brincar com as palavras e encontrar rimas, os alunos têm que localizar as palavras dentro do texto, com isso elas desenvolvem a consciência das palavras por um lado e, por outro lado fazem correspondências entre parte do escrito e parte do falado. Professor, para a realização dessa atividade sua mediação é fundamental, pois esse momento de elaboração de hipóteses e de participação ativa da turma proporciona aos alunos a oportunidade para pensarem sobre as possibilidades de escrita dessas palavras, na medida em que permite que eles reflitam sobre a correspondência entre sons e letras, o que é extremamente importante no momento da apropriação do sistema de escrita.

 

A seguir, proponha atividades de interpretação do poema.

 

1) Qual é o título do texto?

2) Quem é o autor?

3) Quantos versos possuem esse poema?

4) Quantas estrofes?

5) Quem é o personagem principal do poema?

6) Quais são os nomes próprios que podemos encontrar nesse texto?

7) Crie três estrofes e faça o tatu chegar em Uberlândia, Minas Gerais e até mesmo no Brasil. (Observação: professor, adapte essa atividade para sua cidade e estado.).

 

Nesse poema os alunos encontrarão as seguintes rimas entre as palavras:

 

LEBRE E ALEGRE

GANA E COPACABANA

MONTES E BELO HORIZONTE

DIA E BAHIA

TERRA E INGLATERRA

CHÃO E JAPÃO

FORTES E POLO NORTE

FUNDO E MUNDO

SUA E LUA

 

·         Organize cruzadinhas com palavras do poema associadas às figuras;

·         Prepare palavras com lacunas faltando as sílabas finais. O aluno deverá tentar preencher os espaços em branco corretamente;

              ·         Após a leitura, realize um “CAÇA-RIMAS”, com algumas palavras do poema, solicitando aos alunos que coloram da mesma cor as palavras com segmentos sonoros iguais.

 

As atividades complementares, sobre o mesmo assunto contribuem para a reflexão sobre as palavras enquanto sequência sonora, o que facilita muito a compreensão dos princípios do nosso Sistema de Escrita Alfabética.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Fonte: "Sítio: Leya mais. Sugestão de sequência didática a partir do livro: " O livro dos trava-línguas". Disponível em: <http://www.leyamais.com.br/?p=666>. Acesso em: 06 de jul. 2013.

 

Sugestões de links para alunos:

Fonte: "Sítio: Ens. Fundamental 1. Trava-línguas e atividades". Disponível em:  <http://ensfundamental1.wordpress.com/trava-linguas13/>.  Acesso em: 06 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro da aprendizagem para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação ao reconhecimento e ao uso dos diferentes trava-línguas trabalhados nessa aula, bem como os avanços no sistema de escrita alfabética. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.

 

O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem.

Escola: ______________________________________________________________

Aluno: _______________________________________________________________

 

 

Análise Linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética

FEV.

JUN.

AGO.

DEZ.

Escreve o próprio nome.

 

 

 

 

Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

 

 

 

 

Diferencia letras de números e outros símbolos.

 

 

 

 

Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.

 

 

 

 

Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.

 

 

 

 

Compreende que palavras compartilham certas letras.

 

 

 

 

Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.

 

 

 

 

Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

 

 

 

 

Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.

 

 

 

 

Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições.

 

 

 

 

Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas.

 

 

 

 

Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

 

 

 

 

 

 Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não

 

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 16 classificações

  • Cinco estrelas 12/16 - 75%
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Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Aparecida Gallego, estudante , São Paulo - disse:
    anaapgallego@bol.com.br

    01/12/2013

    Cinco estrelas

    Adorei, principalmente porque estou iniciando e as atividades estão bem discriminadas


  • Lorena Ramos, Jardim de infancia o pequeno principe , Amapá - disse:
    lorena.belinha@hotmail.com

    27/10/2013

    Cinco estrelas

    Onde posso conseguir o livro do trava-lingua- ciça?


  • DINA MARCIA COSTA FERREIRA ROSA, ESCOLA JOAO PAULO II , Tocantins - disse:
    dinnamarcia@gmail.com

    18/08/2013

    Cinco estrelas

    Ótima sequencia didática, exatamente como sugere as orientações do PACTO para o planejamento das aulas na alfabetização. Amei!!!!!!!!!!!!


  • Nádila Alves O. bIspo, E.M. Lindaura Gil , Minas Gerais - disse:
    nadila.bispo@hotmail.com

    15/08/2013

    Cinco estrelas

    O plano apresentado pela professora foi de grande valia para complementar o meu desenvolvimento com trava-línguas.Poder interagir com outros educadores compartilhando das idéias é muito positivo para o nosso trbalho.


  • Lucilene Vilaça, Escol Municipal Dr Lincoln Nogueira Machado , Minas Gerais - disse:
    cinha.cido@gmail.com

    14/08/2013

    Quatro estrelas

    Adorei a aula


  • Isa, CEM Carolina Curvello Benjamin , Rio de Janeiro - disse:
    isa.m.moreira@hotmail.com

    12/08/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa essa página, auxiliará bastante minhas aulas. Obrigado!


  • Thais, E.M.E.F. RAIMUNDO JOSE DE SOUSA , Pará - disse:
    thaisdemcs@gmail.com

    11/08/2013

    Cinco estrelas

    Otima vou aplicar com meus alunos. bjs.


  • Raquel Pereira Maciel, EE CEL FELIPE DE BRUM , Mato Grosso do Sul - disse:
    kidquel@hotmail.com

    07/08/2013

    Cinco estrelas

    muito boa a proposta e ainda utiliza recursos midiáticos :)


  • shirley rodrigues lemos, CELESTE PALANDI DE MELLO PROFA , São Paulo - disse:
    lemosshirley@hotmail.com

    05/08/2013

    Quatro estrelas

    aula interessante


  • Luiza Helena Vieira Ferreira, ESC MUN ENS FUN NUCLEO HABITACIONAL GETULIO VARGAS , Rio Grande do Sul - disse:
    luparade@hotmail.com

    02/08/2013

    Cinco estrelas

    Achei esta aula muito interessante vou aplicar com meus alunos


  • zilma rocha de castro, prefeitura municipal de ituiutaba , Minas Gerais - disse:
    zilmarocha@gmail.com

    01/08/2013

    Cinco estrelas

    Amo a educação infantil....


  • Eliane Duarte Rabelo Lopes, EM ESTRELA DALVA FONSECA , Minas Gerais - disse:
    elianedrl@hotmail.com

    27/07/2013

    Cinco estrelas

    Simplesmente fantástico! Irei utilizar todas as sugestões em minhas aulas. Creio que terei um resultado satisfatório, tendo em vista que a minha turma do 4º Ano existe vários níveis de aprendizagem. E ainda existe também defasagem série/idade. Mas com certeza vou utilizar essas sugestões em minhas aulas. Abraços e sucesso! Eliane


  • João Carlos Rodrigues da Silva, COLEGIO MILITAR DE FORTALEZA , Ceará - disse:
    profjocarlos@gmail.com

    26/07/2013

    Quatro estrelas

    Muito bom, gostei!!!


  • Ana Célia de Araujo Arantes Batista, NUCLEO ESCOLAR MUL ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS , Tocantins - disse:
    abelhinha.13@hotmail.com

    26/07/2013

    Quatro estrelas

    parabens exelente recurso


  • adriana costa, EEB Professora Neusa Massolini , Santa Catarina - disse:
    claciema49@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    A aula e completa, coerente com o tema. Elaborei e apliquei uma semelhante e foi muito produtiva... gostei dos jogos com os trava-línguas, eles trabalham a atenção e a oralidade. Na minha turma tenho dois alunos com dificuldades na oralidade, o que interfere no seu processo de alfabetização, devido a associação incorreta do valor sonoro das letras e silabas. Sua aula foi de grande contribuição na tentativa de diminuir essas dificuldades. Obrigada!


  • Wilma Rodrigues Freire, EMEIF ALDEIDES REGIS , Ceará - disse:
    wilma.freire@yahoo.com.br

    24/07/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula proposta! A aula é bastante interessante e completa. Além de propor desafios aos alunos ela é instigante. Através das ilustrações, das caixas de trava-línguas e das reflexões feitas acerca de cada aula e cada proposta. Parabéns pela criatividade!


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