Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Resgatando cantigas e desenvolvendo a escrita

 

22/07/2013

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Interpretar informações;
  • Reconhecer a estrutura do gênero textual cantiga;
  • Cantar e representar cantigas de roda;
  • Produzir uma paródia;
  • Elaborar gráfico;
  • Resolver situações problema;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Professor, para a realização das atividades aqui propostas é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, e tenha desenvolvido noções básicas de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal,os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:

Sítio: "Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação)". Disponível em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa>. Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul. 2013.

Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013. 

Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

  

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: Caixa surpresa

Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ética dentre outras.

Professor, os alunos adoram recitar canções e textos fáceis de serem memorizados, e demonstram muito interesse por rimas. Nesse sentido o trabalho com cantigas de roda é pertinente por fazer parte do interesse das crianças, bem como, por proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos no processo de alfabetização e letramento. Nesse sentido, propomos o trabalho com cantigas populares para explorar as rimas e possibilitar a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

 

  •  Participar de interações orais em sala de aula;
  •  Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
  •  Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor;
  •  Perceber que as vogais estão em todas as sílabas;
  •  Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.

Para motivar os alunos, nossa sugestão é que providencie anteriormente uma caixa surpresa e coloque dentro dela, fichas com palavras/imagens contidas em cantigas populares que fazem parte do universo infantil, como por exemplo: sapo, barata, canoa, anel, pirulito, boi, dentre outras. Veja abaixo uma sugestão de como podem ser feitas as fichas:

 

sapo

 

SAPO

 

Fonte da imagem do sapo. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/07/desenhos-de-sapinhos-para-decoupage.html>. Acesso em: 06 de jul. 2013.

 

canoa

 

CANOA

 

Fonte da imagem da canoa. Disponível em: <http://professoradanielafreitas.blogspot.com.br/2012/01/canoa.html>. Acesso em: 06 de jul. 2013.

 

 Leve a caixa surpresa com as fichas dentro, para a sala de aula. Organize seus alunos em roda de conversa, e apresente a caixa questionando-os:

 

  • O que vocês acham que tem dentro dessa caixa?
  • Passem a caixa uns para os outros e usem seus sentidos para tentar adivinhar (como tato, audição e olfato).

 

Depois que levantarem várias hipóteses, revele que dentro da caixa há algumas palavras que você irá mostrar. Retire uma palavra de cada vez, e solicite que eles tentem fazer a leitura da mesma. Em seguida, pergunte se eles se lembram de alguma cantiga que tem essa palavra.

Cante com eles. Caso seus alunos não se lembrem, você poderá dar pistas, cantando o início da cantiga.

Após explorar todas as palavras, converse com eles na rodinha questionando-os sobre:

 

  • Qual tipo de músicas são essas que cantamos?
  • Porque elas são chamadas de cantigas de roda?
  • Vocês gostam desse tipo de canção?
  • Qual é a sua cantiga preferida?
  • Você conhece alguma cantiga que não cantamos? Cante-a para a turma.

 

Para finalizar esse momento, aproveite as fichas que você construiu e transforme em um jogo da memória relacionando palavra/imagem, para que explore com seus alunos. Para tanto, basta recortar as fichas separando a imagem da palavra. Divida seus alunos em grupos de 4 elementos, separe 7 fichas para cada grupo e ensine-os a brincar.

Regras do jogo: sorteia-se quem irá começar a jogar, cada jogador vira duas cartas por vez; caso a palavra seja correspondente à imagem ele pontua e joga novamente; se errar passa a vez de jogar para o próximo colega; ganha quem fizer mais pares (palavra/imagem).

Observação: Professor no sítio disponível em: <http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/> (Acesso em: 06 de jul. 2013.), você encontra o conceito de “Cantiga de Roda”. Caso ache pertinente, explore-o com seus alunos. Uma sugestão de atividade para esse momento é copiar o conceito no caderno de Língua Portuguesa e em seguida representá-lo por meio de desenhos.

 

menino pesquisa 

Pesquisa com familiares:

Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre o tema “Cantigas de Roda”. Essa atividade além de possibilitar a interação das crianças e seus familiares, também permitirá que o adulto entrevistado resgate aspectos de sua infância por meio da recordação de cantigas que faziam parte de sua infância.

Veja uma sugestão de roteiro para a pesquisa:

 

 

  menino pesquisa

PESQUISA COM FAMILIARES

ESCOLHA UMA PESSOA DE SUA FAMÍLIA E REALIZE UMA PESQUISA SOBRE A TEMÁTICA CANTIGAS DE RODA. PARA TANTO SIGA O ROTEIRO ABAIXO:

NOME DO ENTREVISTADOS:________________________________________

GRAU DE PARENTESCO COM O ENTREVISTADOR:_____________

 

PERGUNTAS:

1) O QUE SÃO CANTIGAS DE RODA?

2) VOCÊ CONHECE ALGUMA CANTIGA?

3) ESCOLHA UMA CANTIGA DE RODA QUE VOCÊ CANTAVA QUANDO ERA CRIANÇA E ESCREVA-A ABAIXO:

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

4) VOCÊ PODE ME ENSINAR ESSA CANTIGA PARA QUE EU CANTE COM MEUS COLEGAS NA PRÓXIMA AULA?

5) FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO A CANTIGA QUE VOCÊ ME ENSINOU?

6) O QUE VOCÊ ACHOU DESSE MOMENTO?

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora – Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Eseba- 2013.

 

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Socialização da entrevista: confecção do varal de cantigas

 

Professor, reserve uma aula para os alunos apresentarem os resultados da pesquisa realizada com seus familiares. Eles poderão levar os registros para a rodinha e socializá-los com seus colegas. Em seguida, solicite que eles cantem a cantiga escolhida pelo familiar.

Monte um varal de cantigas em sua sala de aula, com as cantigas escritas e os desenhos feitos pelos familiares representando-as.

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando cantigas... desvendando a escrita

 

Professor, selecione algumas cantigas para trabalhar com seus alunos. Por meio delas você poderá abordar diversos direitos de aprendizagem necessários para o processo de alfabetização e letramento.

O grupo Palavra Cantada, tem um álbum somente com Cantigas de Roda, você poderá encontrar essas canções disponibilizadas no sítio disponível em: <http://www.radio.uol.com.br/#/album/palavra-cantada/cantigas-de-roda/3859    >. Acesso em: 06 de jul. 2013. Álbum Palavra Cantada - Cantigas de Roda.

No sítio do You Tube, você também poderá encontrar disponível diversos vídeos de cantigas de roda. As crianças irão adorar.

Veja abaixo algumas sugestões de atividades a partir de cantigas de roda que selecionamos:

 

Interpretação de cantiga de roda:

Inicie explorando com seus alunos a cantiga “A barata diz que tem” no sítio disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew>. Acesso em: 06 de jul. 2013. Neste sítio você encontra o vídeo “A Baratinha” - DVD Galinha Pintadinha. Reproduza o vídeo para seus alunos utilizando um data show.

Veja abaixo a letra da cantiga:

 

A BARATA DIZ QUE TEM (CANTIGAS POPULARES)

A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FILÓ
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É UMA SÓ
AH RA RA, IÁ RO RÓ, ELA TEM É UMA SÓ!

A BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE VELUDO
É MENTIRA DA BARATA, O PÉ DELA É PELUDO
AH RA RA, IU RU RU, O PÉ DELA É PELUDO!

A BARATA DIZ QUE TEM UMA CAMA DE MARFIM
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É DE CAPIM
AH RA RA, RIM RIMRIM, ELA TEM É DE CAPIM

A BARATA DIZ QUE TEM UM ANEL DE FORMATURA
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É CASCA DURA
AH RA RA , IU RU RU, ELA TEM É CASCA DURA

A BARATA DIZ QUE TEM O CABELO CACHEADO
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM COCO RASPADO
AH RA RA, IA RO RÓ, ELA TEM COCO RASPADO

Fonte: http://letras.mus.br/cantigas-populares/983976/ - (Acesso em: 06 de jul. 2013.).

 

Em seguida proponha algumas atividades a partir da letra da cantiga. Essas atividades possibilitarão o trabalho com rimas, também a interpretação de texto.

  1. Sobre qual animal a cantiga falava?

 

       2. A barata retratada na cantiga era:

 

(    ) honesta                     (     ) brava                (     ) mentirosa

 

      3. Escreva uma palavra que rima com cada palavra da música no quadro a seguir. Veja o exemplo:

 

PALAVRA

RIMA

FILÓ

VELUDO

 

MARFIM

 

FORMATURA

 

CACHEADO

 

 

Texto lacunado:

Inicie esta atividade abordando o vídeo sobre a cantiga “Peixe Vivo – Palavra Cantada”. No sítio disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=9SOm6tQo9v4>. Acesso em: 06 de jul. 2013. Neste sítio você encontra o vídeo com a cantiga. Cante e dance com seus alunos. Após eles terem memorizado a cantiga, proponha uma atividade na qual eles poderão perceber que o que é falado pode ser representado por meio da escrita. Nossa sugestão é trabalhar a letra da cantiga de forma lacunada, para que eles preencham com as palavras que estão faltando. Nessa atividade, os alunos poderão exercer suas hipóteses de escrita, após esse momento realize o papel de mediador para auxiliá-los na escrita convencional.

Veja um exemplo:

 

PEIXE VIVO - PALAVRA CANTADA

 

COMO PODE UM _______ VIVO
VIVER _______ DA AGUA FRIA
COMO PODEREI VIVER
COMO PODEREI _______
SEM A TUA, SEM A TUA,
SEM A ______COMPANHIA

OS PASTORES DESSA _______
FAZEM PRECE NOITE E DIA
COMO ______ VIVER
COMO PODEREI VIVER

SEM A TUA, SEM A TUA,
SEM A ______COMPANHIA

 

Fonte: Disponível em: <http://letras.mus.br/palavra-cantada/978934/>. (Acesso em: 06 de jul. 2013.).

 

Em seguida, faça um desenho representando o animal retratado na cantiga.

 

 Trabalhando de forma interdisciplinar:

 

Professor, após o trabalho com o texto lacunando, você também poderá aproveitar essa cantiga, para trabalhar questões sobre o modo de vida dos peixes. Para tanto, converse com seus alunos sobre:

 

  • Onde esse animal vive?
  • Porque ele não pode viver fora da água?
  • Como vocês acham que o peixe respira?
  • Que tal convidarmos um professor de Ciências para dar uma palestra para nossa turma e falar sobre esse animal?

 

Cantiga fatiada:

Explore com seus alunos a cantiga popular “Alecrim Dourado”. Você encontra um vídeo sobre a mesma no sítio disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_s51K8mfIrM>.  (Acesso em: 06 de jul. 2013.). Reproduza a cantiga para seus alunos, cante e dance com eles. Veja a letra da cantiga abaixo:

 

Alecrim Dourado - Cantigas Populares

ALECRIM, ALECRIM DOURADO
QUE NASCEU NO CAMPO
SEM SER SEMEADO

FOI MEU AMOR
QUE ME DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM

ALECRIM, ALECRIM MIÚDO
QUE NASCEU NO CAMPO
PERFUMANDO TUDO

FOI MEU AMOR
QUE ME DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM

ALECRIM, ALECRIM AOS MOLHOS
POR CAUSA DE TI
CHORAM OS MEUS OLHOS

FOI MEU AMOR
QUE ME DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM

Fonte: Disponível em: <http://letras.mus.br/cantigas-populares/1428335/>. (Acesso em: 06 de jul. 2013.).

 

Em seguida proponha uma atividade na qual os alunos poderão exercer estratégias de leitura ao tentarem ordenar trechos da música corretamente. Veja um exemplo:

Reescreva o trecho da cantiga abaixo na ordem correta:

SEM SER SEMEADO

 

ALECRIM, ALECRIM DOURADO

 

QUE NASCEU NO CAMPO


QUE ME DISSE ASSIM


FOI MEU AMOR


QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM

 

 

Vamos parodiar com cantigas:

 

Professor, escreva algumas cantigas em papel Kraft e fixe na lousa de sua sala de aula. Cante-as com seus alunos, explore oralmente palavras que rimam, aspectos desse tipo de texto.

Posteriormente, solicite que eles se agrupem em grupos de quatro alunos, escolham uma das cantigas coladas na lousa para recriar uma cantiga a partir da melodia da cantiga escolhida, ou seja, eles irão construir uma paródia.

Oriente-os nesse processo, intervindo e mediando quando for necessário. Lembre-se que o papel do mediador é fundamental para o desenvolvimento do aluno em processo de alfabetização, já que o professor deve estar questionando o aluno sobre suas hipóteses de escrita, possibilitando o conflito cognitivo do mesmo, em escritas de palavras de maneira não convencional.

Veja um exemplo de paródia criada a partir da cantiga "Ciranda, cirandinha" pela professora Laís:

 

Crianças, criancinhas

Vamos todos estudar,

Vamos ser todos amigos

E uns aos outros ajudar!

A escola é um lugar de convivência e união

O professor é um amigo que nos tem no coração!

 

Você poderá abordar várias cantigas com seus alunos, e explorar diversos conteúdos por meio delas. No sítio disponível em: <http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm>. (Acesso em: 06 de jul. 2013) você encontra muitas cantigas para trabalhar com seus alunos.

É importante que você disponibilize todas as letras das cantigas trabalhadas com seus alunos para que eles colem em seus cadernos e em seguida resolvam atividades. Pois, dessa maneira, eles registrarão todas as cantigas abordadas em sala de aula, ampliando seu repertório.

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Cantigas preferidas da turma: confeccionando gráficos e tabelas

 

Após o trabalho com diversas cantigas, você poderá fazer uma votação com os alunos, para decidir qual é a cantiga preferida pela turma.  Para tanto, monte uma tabela na lousa e registre as cantigas sugeridas por seus alunos. Anote na frente de cada cantiga a quantidade de votos que ela recebeu.

Em seguida, faça um gráfico representando o resultado da votação. Você poderá entregar para seus alunos uma folha de papel quadriculada para que eles coloram de acordo com o resultado da votação. Veja o exemplo de uma tabela com os dados coletados com os alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU- Eseba:

 

Cantigas

Quantidade de votos recebidos

            1- A barata diz que tem

6

2 – Alecrim

9

3 – Peixe vivo

3

4 – Pirulito que bate bate

3

5 – Sapo Jururu

1

 Professor, para fazer o gráfico, distribua uma folha de papel quadriculada para cada aluno. Faça na lousa a tabela e colora as colunas de acordo com a quantidade de votos que cada cantiga recebeu. Utilize cores diferentes para cada coluna.  O gráfico  possibilita  criar diferentes  situações problema. Como por exemplo:

a) Qual é a cantiga preferida de nossa turma?

b) Quantos votos ela recebeu?

c) Qual foi a cantiga menos votada?

d) Quantos votos ela recebeu?

e) Quais cantigas receberam a mesma quantidade de votos?

f) Em qual cantiga você votou? Por quê?

 

Professor, proponha estas atividades por escrito, no caderno de Matemática, para que os alunos façam suas descobertas buscando a solução das situações problema da forma que conseguirem, depois, faça correção coletiva.

 

Confeccionando um livro de cantigas da turma...

Outra sugestão é confeccionar um livro de cantigas de roda da turma. Para tanto, cada aluno deverá escolher uma cantiga, escrevê-la em uma folha de papel e ilustrá-la utilizando diferentes recursos tais como: pintura com tinta, colagem, recortes, desenhos, dentre outros.

Depois de pronta, reúna as cantigas registradas pelos alunos e encaderne. Monte com os alunos uma capa coletiva.

Vocês poderão organizar uma mostra para os familiares, na qual eles poderão cantar e dramatizar as cantigas do livro.

Outra hipótese é organizar uma tarde de autógrafos nas quais eles serão os artistas e assinarão o livro confeccionado.

Recursos Complementares

 

Sítio: "Qdivertido". Nesse sitio você encontra diversas cantigas populares que fazem parte do folclore brasileiro. Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php>.  (Acesso em: 06 de jul. 2013.).

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: ampliaram seu repertório de cantigas de roda; compreenderam a estrutura desse tipo de texto; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situações problema; cantaram e interagiram na abordagem das diversas cantigas exploradas; souberam organizar dados em gráficos; e desenvolveram habilidades de leitura. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elizanlela de Assis, Escola Estadual Samuel Engel , Minas Gerais - disse:
    odoutorpc@hotmail.com.br

    14/10/2013

    Cinco estrelas

    Aula muito bem explicada e interessante conheço um blog com várias atividades também http://blogatividadeseducativas.blogspot.com/


  • Quellinny Nogueira, Escola Municipal Mário Batista , Bahia - disse:
    quellinnyfrancoise@yahoo.com.br

    01/08/2013

    Cinco estrelas

    Achei as sugestões muito interessantes, criativas e dinâmicas. Vou iniciar este trabalho com meus alunos amanhã mesmo, já que este mês comemoraremos o folclore. Parabéns! Quellinny


  • Cássia Girotto Zucco, E.I.M.P. Inês Domingas Tonon Tassoniero , Santa Catarina - disse:
    cassiagirottozucco@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Amei seu trabalho... As cantigas de rodam precisam ser resgatadas nas escolas. São tantas tecnologias e informações que nossas crianças acabam privadas de brincadeiras e cantigas de roda. Nós pedagogos precisamos resgatar nossa cultura. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.