22/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Professor, para a realização das atividades aqui propostas é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, e tenha desenvolvido noções básicas de leitura e de escrita.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal,os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:
Sítio: "Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação)". Disponível em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa>. Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul. 2013.
Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.
Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ética dentre outras.
Professor, os alunos adoram recitar canções e textos fáceis de serem memorizados, e demonstram muito interesse por rimas. Nesse sentido o trabalho com cantigas de roda é pertinente por fazer parte do interesse das crianças, bem como, por proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos no processo de alfabetização e letramento. Nesse sentido, propomos o trabalho com cantigas populares para explorar as rimas e possibilitar a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.
Para motivar os alunos, nossa sugestão é que providencie anteriormente uma caixa surpresa e coloque dentro dela, fichas com palavras/imagens contidas em cantigas populares que fazem parte do universo infantil, como por exemplo: sapo, barata, canoa, anel, pirulito, boi, dentre outras. Veja abaixo uma sugestão de como podem ser feitas as fichas:
|
SAPO
|
Fonte da imagem do sapo. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/07/desenhos-de-sapinhos-para-decoupage.html>. Acesso em: 06 de jul. 2013.
|
CANOA
|
Fonte da imagem da canoa. Disponível em: <http://professoradanielafreitas.blogspot.com.br/2012/01/canoa.html>. Acesso em: 06 de jul. 2013.
Leve a caixa surpresa com as fichas dentro, para a sala de aula. Organize seus alunos em roda de conversa, e apresente a caixa questionando-os:
Depois que levantarem várias hipóteses, revele que dentro da caixa há algumas palavras que você irá mostrar. Retire uma palavra de cada vez, e solicite que eles tentem fazer a leitura da mesma. Em seguida, pergunte se eles se lembram de alguma cantiga que tem essa palavra.
Cante com eles. Caso seus alunos não se lembrem, você poderá dar pistas, cantando o início da cantiga.
Após explorar todas as palavras, converse com eles na rodinha questionando-os sobre:
Para finalizar esse momento, aproveite as fichas que você construiu e transforme em um jogo da memória relacionando palavra/imagem, para que explore com seus alunos. Para tanto, basta recortar as fichas separando a imagem da palavra. Divida seus alunos em grupos de 4 elementos, separe 7 fichas para cada grupo e ensine-os a brincar.
Regras do jogo: sorteia-se quem irá começar a jogar, cada jogador vira duas cartas por vez; caso a palavra seja correspondente à imagem ele pontua e joga novamente; se errar passa a vez de jogar para o próximo colega; ganha quem fizer mais pares (palavra/imagem).
Observação: Professor no sítio disponível em: <http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/> (Acesso em: 06 de jul. 2013.), você encontra o conceito de “Cantiga de Roda”. Caso ache pertinente, explore-o com seus alunos. Uma sugestão de atividade para esse momento é copiar o conceito no caderno de Língua Portuguesa e em seguida representá-lo por meio de desenhos.
Pesquisa com familiares:
Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre o tema “Cantigas de Roda”. Essa atividade além de possibilitar a interação das crianças e seus familiares, também permitirá que o adulto entrevistado resgate aspectos de sua infância por meio da recordação de cantigas que faziam parte de sua infância.
Veja uma sugestão de roteiro para a pesquisa:
PESQUISA COM FAMILIARESESCOLHA UMA PESSOA DE SUA FAMÍLIA E REALIZE UMA PESQUISA SOBRE A TEMÁTICA CANTIGAS DE RODA. PARA TANTO SIGA O ROTEIRO ABAIXO:NOME DO ENTREVISTADOS:________________________________________GRAU DE PARENTESCO COM O ENTREVISTADOR:_____________PERGUNTAS:1) O QUE SÃO CANTIGAS DE RODA?2) VOCÊ CONHECE ALGUMA CANTIGA?3) ESCOLHA UMA CANTIGA DE RODA QUE VOCÊ CANTAVA QUANDO ERA CRIANÇA E ESCREVA-A ABAIXO:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4) VOCÊ PODE ME ENSINAR ESSA CANTIGA PARA QUE EU CANTE COM MEUS COLEGAS NA PRÓXIMA AULA?5) FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO A CANTIGA QUE VOCÊ ME ENSINOU?6) O QUE VOCÊ ACHOU DESSE MOMENTO?
|
Fonte: Imagem da própria autora – Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Eseba- 2013.
Professor, reserve uma aula para os alunos apresentarem os resultados da pesquisa realizada com seus familiares. Eles poderão levar os registros para a rodinha e socializá-los com seus colegas. Em seguida, solicite que eles cantem a cantiga escolhida pelo familiar.
Monte um varal de cantigas em sua sala de aula, com as cantigas escritas e os desenhos feitos pelos familiares representando-as.
Professor, selecione algumas cantigas para trabalhar com seus alunos. Por meio delas você poderá abordar diversos direitos de aprendizagem necessários para o processo de alfabetização e letramento.
O grupo Palavra Cantada, tem um álbum somente com Cantigas de Roda, você poderá encontrar essas canções disponibilizadas no sítio disponível em: <http://www.radio.uol.com.br/#/album/palavra-cantada/cantigas-de-roda/3859>. Acesso em: 06 de jul. 2013. Álbum Palavra Cantada - Cantigas de Roda.
No sítio do You Tube, você também poderá encontrar disponível diversos vídeos de cantigas de roda. As crianças irão adorar.
Veja abaixo algumas sugestões de atividades a partir de cantigas de roda que selecionamos:
A BARATA DIZ QUE TEM (CANTIGAS POPULARES) A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FILÓ |
Em seguida proponha algumas atividades a partir da letra da cantiga. Essas atividades possibilitarão o trabalho com rimas, também a interpretação de texto.
2. A barata retratada na cantiga era:
( ) honesta ( ) brava ( ) mentirosa
3. Escreva uma palavra que rima com cada palavra da música no quadro a seguir. Veja o exemplo:
PALAVRA |
RIMA |
FILÓ |
SÓ |
VELUDO |
|
MARFIM |
|
FORMATURA |
|
CACHEADO |
|
Inicie esta atividade abordando o vídeo sobre a cantiga “Peixe Vivo – Palavra Cantada”. No sítio disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=9SOm6tQo9v4>. Acesso em: 06 de jul. 2013. Neste sítio você encontra o vídeo com a cantiga. Cante e dance com seus alunos. Após eles terem memorizado a cantiga, proponha uma atividade na qual eles poderão perceber que o que é falado pode ser representado por meio da escrita. Nossa sugestão é trabalhar a letra da cantiga de forma lacunada, para que eles preencham com as palavras que estão faltando. Nessa atividade, os alunos poderão exercer suas hipóteses de escrita, após esse momento realize o papel de mediador para auxiliá-los na escrita convencional.
Veja um exemplo:
PEIXE VIVO - PALAVRA CANTADA COMO PODE UM _______ VIVO |
Em seguida, faça um desenho representando o animal retratado na cantiga.
Professor, após o trabalho com o texto lacunando, você também poderá aproveitar essa cantiga, para trabalhar questões sobre o modo de vida dos peixes. Para tanto, converse com seus alunos sobre:
Explore com seus alunos a cantiga popular “Alecrim Dourado”. Você encontra um vídeo sobre a mesma no sítio disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_s51K8mfIrM>. (Acesso em: 06 de jul. 2013.). Reproduza a cantiga para seus alunos, cante e dance com eles. Veja a letra da cantiga abaixo:
Alecrim Dourado - Cantigas Populares ALECRIM, ALECRIM DOURADO |
Em seguida proponha uma atividade na qual os alunos poderão exercer estratégias de leitura ao tentarem ordenar trechos da música corretamente. Veja um exemplo:
Reescreva o trecho da cantiga abaixo na ordem correta:
Professor, escreva algumas cantigas em papel Kraft e fixe na lousa de sua sala de aula. Cante-as com seus alunos, explore oralmente palavras que rimam, aspectos desse tipo de texto.
Posteriormente, solicite que eles se agrupem em grupos de quatro alunos, escolham uma das cantigas coladas na lousa para recriar uma cantiga a partir da melodia da cantiga escolhida, ou seja, eles irão construir uma paródia.
Oriente-os nesse processo, intervindo e mediando quando for necessário. Lembre-se que o papel do mediador é fundamental para o desenvolvimento do aluno em processo de alfabetização, já que o professor deve estar questionando o aluno sobre suas hipóteses de escrita, possibilitando o conflito cognitivo do mesmo, em escritas de palavras de maneira não convencional.
Veja um exemplo de paródia criada a partir da cantiga "Ciranda, cirandinha" pela professora Laís:
Você poderá abordar várias cantigas com seus alunos, e explorar diversos conteúdos por meio delas. No sítio disponível em: <http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm>. (Acesso em: 06 de jul. 2013) você encontra muitas cantigas para trabalhar com seus alunos.
É importante que você disponibilize todas as letras das cantigas trabalhadas com seus alunos para que eles colem em seus cadernos e em seguida resolvam atividades. Pois, dessa maneira, eles registrarão todas as cantigas abordadas em sala de aula, ampliando seu repertório.
Após o trabalho com diversas cantigas, você poderá fazer uma votação com os alunos, para decidir qual é a cantiga preferida pela turma. Para tanto, monte uma tabela na lousa e registre as cantigas sugeridas por seus alunos. Anote na frente de cada cantiga a quantidade de votos que ela recebeu.
Em seguida, faça um gráfico representando o resultado da votação. Você poderá entregar para seus alunos uma folha de papel quadriculada para que eles coloram de acordo com o resultado da votação. Veja o exemplo de uma tabela com os dados coletados com os alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU- Eseba:
Cantigas |
Quantidade de votos recebidos |
1- A barata diz que tem |
6 |
2 – Alecrim |
9 |
3 – Peixe vivo |
3 |
4 – Pirulito que bate bate |
3 |
5 – Sapo Jururu |
1 |
Professor, para fazer o gráfico, distribua uma folha de papel quadriculada para cada aluno. Faça na lousa a tabela e colora as colunas de acordo com a quantidade de votos que cada cantiga recebeu. Utilize cores diferentes para cada coluna. O gráfico possibilita criar diferentes situações problema. Como por exemplo:
a) Qual é a cantiga preferida de nossa turma?
b) Quantos votos ela recebeu?
c) Qual foi a cantiga menos votada?
d) Quantos votos ela recebeu?
e) Quais cantigas receberam a mesma quantidade de votos?
f) Em qual cantiga você votou? Por quê?
Professor, proponha estas atividades por escrito, no caderno de Matemática, para que os alunos façam suas descobertas buscando a solução das situações problema da forma que conseguirem, depois, faça correção coletiva.
Outra sugestão é confeccionar um livro de cantigas de roda da turma. Para tanto, cada aluno deverá escolher uma cantiga, escrevê-la em uma folha de papel e ilustrá-la utilizando diferentes recursos tais como: pintura com tinta, colagem, recortes, desenhos, dentre outros.
Depois de pronta, reúna as cantigas registradas pelos alunos e encaderne. Monte com os alunos uma capa coletiva.
Vocês poderão organizar uma mostra para os familiares, na qual eles poderão cantar e dramatizar as cantigas do livro.
Outra hipótese é organizar uma tarde de autógrafos nas quais eles serão os artistas e assinarão o livro confeccionado.
Sítio: "Qdivertido". Nesse sitio você encontra diversas cantigas populares que fazem parte do folclore brasileiro. Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php>. (Acesso em: 06 de jul. 2013.).
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: ampliaram seu repertório de cantigas de roda; compreenderam a estrutura desse tipo de texto; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situações problema; cantaram e interagiram na abordagem das diversas cantigas exploradas; souberam organizar dados em gráficos; e desenvolveram habilidades de leitura. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/10/2013
Cinco estrelasAula muito bem explicada e interessante conheço um blog com várias atividades também http://blogatividadeseducativas.blogspot.com/
01/08/2013
Cinco estrelasAchei as sugestões muito interessantes, criativas e dinâmicas. Vou iniciar este trabalho com meus alunos amanhã mesmo, já que este mês comemoraremos o folclore. Parabéns! Quellinny
25/07/2013
Quatro estrelasAmei seu trabalho... As cantigas de rodam precisam ser resgatadas nas escolas. São tantas tecnologias e informações que nossas crianças acabam privadas de brincadeiras e cantigas de roda. Nós pedagogos precisamos resgatar nossa cultura. Parabéns.