21/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, estudo de gráficos e receitas culinárias, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
"Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 03 de jul. 2013.
"Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 03 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a sua aula apresentando o livro escrito por Avelino Guedes “O sanduíche da Maricota”. Você poderá contar a história utilizando fantoches caso na sua escola tenha.
Professor, verifique se este livro faz parte do acervo do PNBE que é distribuído para as escolas, pois ele distribui livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro, em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Veja no sítio a seguir:
Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em 01 de jul. 2013.
Fonte imagem: Sítio de venda de livros - Buscapé. Disponível em: <http://compare.buscape.com.br/o-sanduiche-da-maricota-col-girassol-guedes-avelino-8516031047.html#precos>. Acesso em 10 de jul. 2013.
O sanduíche da Maricota Avelino Guedes |
|
A galinha Maricota preparou um sanduíche: pão, milho, quirera e ovo. Mas quando ia comer... a campainha tocou
Era o bode Serafim, que olhou o sanduíche e exclamou: “Vixe! Falta aí um capim”.
Aí chegou Kim, o gato, cumprimentou a galinha, e, vendo o sanduíche, palpitou: “Falta sardinha.”
João, o cão, também veio com seu jeito de bom moço. E, educado, sugeriu: “Coloquem nele um bom osso”.
Sempre zumbindo e agitada, chegou a abelha Isabel. Olhou o esquisito recheio: “Melhora se puser mel”. |
Da janela, ouvindo o papo, muito metido a bacana, falou, convencido, o macaco: “claro que falta banana!”
“Banana? sardinha? mel?” - era o rato aleixo – “milho? osso? capim? argh!! vocês esqueceram o queijo!
a brincadeira acabou quando a raposa celinha olhou bem pra Maricota e falou: ” falta galinha”.
Maricota ficou brava: “fora daqui, minha gente!” - jogou fora o sanduiche e começou novamente:
pão. milho. quirera e ovo como era para ter sido. quem quiser que faça o seu com o recheio preferido. |
Professor, após a conta ção de história proponha aos alunos fazerem as atividades de registro sobre a mesma, distribua para os alunos a cópia das atividades para registro no caderno, caso a escola não disponibilize cópias registre na lousa para que os alunos possam copiar no caderno de Língua Portuguesa.
ATIVIDADES
.
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor, faça a correção coletiva na sala de aula, estimulando a participação de todos. Proponha aos seus alunos uma “Atividade de Casa” em que eles possam escrever sobre como seria o recheio do sanduíche deles e peça que ilustrem. Solicite que tragam na próxima aula algum ingrediente que eles citaram, para que seja montado na sala de aula um sanduíche da turma.
Professor, caso em sua região os alunos não tenham condição de trazer estes ingredientes, peça que a escola forneça alguns ingredientes.
ATIVIDADES DE CASA
Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - 2013 - Professora Nádia.
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a aula anterior e faça uma explanação sobre os recheios preferidos dos alunos para um sanduíche. Cada aluno irá ler o que escreveu em casa e mostrará seu desenho para os demais colegas.
Após a apresentação das atividades de casa convide os alunos a montarem o sanduíche da turma e fale sobre a importância de uma alimentação saudável para o nosso desenvolvimento.
Neste dia, deve ter alguns ingredientes tais como: presunto, muçarela, cenoura, alface, tomate, e outros fornecidos pelos alunos e ou pela escola.
Monte junto com os alunos o sanduíche e registre na lousa a receita que eles criaram, assim também poderão copiar no caderno de Ciências.
Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU - no momento em que preparavam o sanduíche da turma do Leão - 2013 - Professora Nádia.
Professor nesta atividade você poderá fazer explanação sobre o gênero textual "receita", explicando para os alunos sobre as características de uma receita que são: ter os ingredientes e o modo de preparo. Você poderá apresentar exemplos de cadernos e ou livros de receitas, para que os alunos possam manusear.
Vamos registrar a receita do “Sanduíche da Turma do Leão”, temos que nos lembrar dos ingredientes e o modo de preparo. Com certeza ficou uma delícia!
Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU - no momento em que registravam no caderno a receita da turma - 2013 - Professora Nádia.
Professor, após a montagem do sanduíche e o registro da receita da turma proponha aos alunos, jogarem o “Jogo de Roleta do Sanduíche da Maricota”, para consolidarem as atividades desenvolvidas sobre o livro de Avelino Guedes. Apresente a eles o jogo e as instruções de como jogar. Divida os alunos em duplas para jogarem.
Jogo de roleta do sanduíche da Maricota
Como jogar:
1. Escolher quem começará;
2. Rodar a roleta e receber o ingrediente indicado;
3. Ganha o jogo aquele que completar o tabuleiro primeiro.
Material do jogo:
JOGUE COM UM COLEGA DA TURMA E ANOTE O PLACAR ABAIXO.
RODADAS |
JOGADORES |
PONTOS |
1ª |
|
|
2ª |
|
|
Fonte: CACIQUE, Beloní. Jogo criado em 1999 para os alunos 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU.
Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU - no momento em que jogavam - 2013 - Professora Nádia.
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, peça para os alunos fazerem uma entrevista com os seus familiares sobre a alimentação, para a próxima aula.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1º ANO “_____” VOCÊ É O ENTREVISTADOR NOME DO ENTREVISTADO:______________________________________ GRAU DE PARENTESCO:_________________________________________ Nesta semana estamos discutindo sobre os hábitos de uma alimentação saudável. Escolha uma pessoa da sua família e realize com ele(a) uma entrevista, respondendo o questionário abaixo: 1) Por que temos que comer?_______________________________________________ ______________________________________________________________________ 2) Você gosta de comer frutas? Qual a sua fruta preferida?________________________ ______________________________________________________________________ 3) O que você mais gosta de comer: verduras ou legumes?_______________________ ______________________________________________________________________ 4) Você tem hábito de comer frutas, verduras e legumes diariamente? ______________ ______________________________________________________________________ 5) Como uma alimentação pode ser saudável?_________________________________ ______________________________________________________________________ 6) Como você utiliza os alimentos no dia a dia?_______________________________ _____________________________________________________________________ 7) Escreva uma lista com os nomes dos alimentos preferidos por você e pela sua família. _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ |
col Fonte: Imagem da própria autora.
3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a “Atividade de Casa” sobre a entrevista que fizeram com os familiares, peça que cada aluno leia para seus colegas sua entrevista.
A partir desta atividade volte a falar sobre a importância da alimentação para nossa vida.
Professor, projete o vídeo “Alimentação Saudável” para seus alunos, assim você poderá orientá-los sobre a alimentação como também introduzir o assunto “Pirâmide Alimentar”. Se a sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Acesse o sítio abaixo para os alunos assistirem ou leve-os ao Laboratório de Informática.
Fonte: Sítio: You Tube. Aprendendo sobre alimentação com o Senhor Banana. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8&list=PL744FA0D80FCCBFDF>. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Professor, converse com seus alunos sobre o vídeo que assistiram, questione sobre o que eles acharam. Peça para registrarem no caderno de Ciências as seguintes perguntas para depois responderem:
1. Por que temos que comer?
2. O que é “Pirâmide Alimentar”?
Professor, explique para seus alunos que a “Pirâmide Alimentar” é uma divisão dos alimentos em níveis, e indica como nos alimentar de forma correta e balanceada.
Mostre através de cartaz a “Pirâmide Alimentar”, para os alunos conhecerem os níveis. Veja o exemplo a seguir:
Fonte: Professora Paula Toledo Sarraino. Pirâmide Alimentar. Disponível em: <http://paulasarraino.files.wordpress.com/2013/05/pirc3a2mide-alimentar-2.jpg>. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Professor, após a explicação, divida os alunos em quatro grupos e entregue revista para cada grupo recortar imagens de alimentos. Quando todos os grupos terminarem, proponha que representem um nível da “Pirâmide Alimentar” e estes deverão selecionar os alimentos de acordo com o nível de seu grupo. Entregue para cada grupo uma parte da “Pirâmide Alimentar” cortada em cartolina de acordo com o nível escolhido, para que eles possam colar os alimentos. Após todos terminarem cada grupo vai até a frente explicar qual era o seu nível e quais alimentos eles escolheram para colar. Com o término das apresentações os alunos perceberão que foi formada: a “Pirâmide Alimentar”, fixe a mesma em um lugar de fácil visualização dos alunos.
Professor, após esta atividade em grupo, entregue para cada um, uma cópia da “Pirâmide Alimentar” para que possa desenvolver uma atividade como registro no caderno de Ciências.
Montando a “Pirâmide Alimentar”
Observando atividade anterior onde montamos a “Pirâmide Alimentar”, recorte os alimentos abaixo e coloque cada um em seu nível correto.
|
Fonte: Bloguinho da Vânia. Pirâmide alimentar. Disponível em: <http://bloguinhovania.blogspot.com.br/2011/05/piramide-alimentar.html>. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Fonte: Imagem da própria autora.
4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome com seus alunos as atividades de casa e faça a correção coletiva, para que todos possam expor suas respostas.
Aproveite para desenvolver com os alunos o tratamento da informação, faça uma pesquisa na turma sobre as frutas preferidas de cada aluno. Liste-as no quadro e peça para que eles analisem quais as frutas mais escolhidas.
Após a pesquisa e análise da tabela, peça que os alunos registrem no caderno de Ciências a atividade e monte um gráfico sobre a mesma.
Para a construção do gráfico com os alunos, distribua uma folha de papel quadriculada e faça o gráfico na lousa para que eles vejam o modelo. À medida que for interpretando os dados da tabela, levante as colunas.
Fonte: Imagem da própria autora. Gráfico executado com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU - 2013.
Professor, após a construção do gráfico pelos alunos registre na lousa algumas perguntas para orientar os alunos na sua análise.
Professor, nestas atividades complementares você poderá explorar, através da contação de história do livro “O grande Rabanete”, o tema alimentação, como também trabalhar interdisciplinarmente com a Matemática, explorando a ordem crescente e decrescente (maior, menor), quantidade, dentre outras.
Professor, é interessante que nesta aula caso seja possível, você leve rabanetes para os alunos verem, muitos não conhecem ou nunca experimentaram.
Organize os alunos em uma roda e prepare o ambiente para a contação da história “O Grande Rabanete” da autora Tatiana Belinky. Você pode passar o vídeo da contação da história que está no sítio abaixo.
Fonte: Documentos Google. O Grande Rabanete. Disponível em: <https://docs.google.com/presentation/d/14NJB32fRUYhr7P1GgrnFcm9MbfnuYwTFbPMq6GiHXZo/edit?pli=1#slide=id.i0>. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Professor, você pode também construir os personagens utilizando materiais alternativos que você encontra no espaço escolar para montar os personagens.
Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - no momento da construção da caixa com os fantoches da história - 2013 - Professora Nádia.
Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU - no momento da contação de história - 2013 - Professora Nádia.
DE OLHO NA HISTÓRIA
OUVIMOS A HISTÓRIA DO GRANDE RABANETE ESCRITO POR TATIANA BELINKY. QUE DIFICULDADE O VOVÔ TEVE PARA ARRANCAR ESTE RABANETE, MAIS AINDA BEM QUE ELE TEM A AJUDA DE SEUS AMIGOS. TENHO CERTEZA QUE VOCÊ FICOU ATENTO A HISTÓRIA E IRÁ FAZER AS ATIVIDADES COM CAPRICHO. 1) QUEM FORAM OS AJUDANTES DO VOVÔ PARA A MISSÃO DE ARRANCAR O RABANETE? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 2) OBSERVE A IMAGEM E DESCUBRA O QUE ESTA FALTANDO E COMPLETE O DESENHO.
Fonte: Sorriso de Japa. História "O grande rabanete". Disponível em: <http://sorrisodejapa.blogspot.com.br/2012/04/historia-o-grande-rabanete.html>. Acesso 03 de jul. 2013. 3) O QUE ESTAVA FALTANDO NO DESENHO? __________________________________________________________________________ 4) QUEM VEM ANTES DA VOVÓ? ________________________________________________ 5) QUEM VEM DEPOIS DA NETA? ________________________________________________ 6) QUEM ESTÁ ENTRE O A VOVÓ E O CACHORRO? __________________________________ 7) LEIA OS NOMES DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA E FAÇA O QUE SE PEDE:
8) O VOVÔ ESTAVA PREOCUPADO EM ARRANCAR O RABANETE PARA FAZER UMA DELICIOSA SALADA, POIS ELE SABE QUE ESTA ALIMENTAÇÃO É MUITO SAUDÁVEL. E VOCÊ COME SALADA? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 9) DESENHE COMO DEVE SER O PRATO DE UMA CRIANÇA QUE ALIMENTA BEM:
|
Fonte: Imagem da própria autora.
Assim que os alunos concluírem as atividades discuta-as com os mesmos, visando socializar as respostas e rever alguns conceitos apresentados pelos alunos caso sejam contraditórios com relação a aquisição de hábitos de uma alimentação saudável.
Sugestões de links para os professores:
Fonte: Revista Nova Escola. O que é um prato bem feito. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/prato-bem-feito-687723.shtml?page=all>. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Fonte: Smart kids. Pirâmide alimentar. TV Smart kids. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html>. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Fonte: Aprender brincando. Atividades alimentação. Disponível em: <http://professorajuce.blogspot.com.br/2009/03/atividades-alimentacao.html>. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Sugestões de links para os alunos:
Fonte: Smart kids. Pirâmide alimentar. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/nutricao-piramide-alimentar.html>. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Fonte: Mais divertidos Nestlé. Ligue os pontos. Disponível em: <http://www.nestle.com.br/maisdivertido/AtividadeInterna.aspx?s=LIGUEOSPONTOS>. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Fonte: Mais divertido Nestlé. Jogo da horta. Disponível em: <http://www.nestle.com.br/maisdivertido/Jogo.aspx?s=JOGODAHORTA>. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los, no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias; interpretar gráficos, reconhecer receitas culinárias e suas características; conscientizar da importância da alimentação saudável; interagir com os colegas e fazer os registros no caderno de Ciências, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante valorizar todo o seu trabalho.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/05/2014
Quatro estrelasBom dia. 0 projeto ficou muito interessante. O fato de deixar as crianças interagirem com o tema ficou bastante válido. Parabéns a todos que estavam inseridos no trabalho.
21/04/2014
Cinco estrelasatividades ótimas para trabalhar em sequencia didática.
25/07/2013
Quatro estrelasEste tema é de suma importancia na vida dos alunos, pois nos dias atuais temos muita comida industrializada e muita propaganda que influencia na alimentação, porém nosso dever é mostrar o quão importante uma alimentaçaõ saúdavel. Te daria uma sugestão para levar os alunos visitar uma feira de produtos colonias ou uma fruteira. Parabéns pelo trabalho!!!!
25/07/2013
Quatro estrelasParabéns, gostei muito da elaboração da aula, pois consegui buscar novas estratégias para ensinar os alunos em sala.
23/07/2013
Cinco estrelasuma aula exelete pude tirar muitas ideias sobre alimentação.