Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Histórias de outros tempos: Nossos avós e suas histórias

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar a infância e suas tradições;
  • Desenvolver habilidades de leitura, reflexão e de expressão oral;
  • Localizar informações no texto;
  • Produzir textos;
  • Reconhecer a finalidade do texto;
  • Conhecer crianças de uma época anterior à sua;
  • Reconhecer gêneros textuais: contos e entrevistas;
  • Reconhecer personagem e narrador;
  • Perceber que os adultos já foram crianças;
  • Desenvolver a atitude de colaboração. 
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos - 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno a leitura e a escrita, para assim apresentar o gênero textual contos e entrevistas. Além de saber utilizar os recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. É importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas.



 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

"Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 03 de jul. 2013.

 

"Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 03 de jul 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, faça a rodinha de conversa e leia o texto de Carla Caruso “O segredo da Vó Maria” se preferir entregue cópias do texto, para o registro no caderno de Língua Portuguesa (Interpretação de Textos) dos alunos e para pesquisarem durante a interpretação.

lllllll..aaaaaa

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 38, 39 - 41. (Coleção: A escola é nossa.). 

Professor, após a leitura com seus alunos, explique que este texto é um conto, uma história narrada. Faça aos alunos, alguns questionamentos sobre o texto: 

 

  • Ao ler o título do texto, o que você imaginou que fosse o segredo da vó Maria?
  • O que você achou da atitude de Beatriz de ler os bilhetinhos no armário?
  • E você já conseguiu descobrir algum segredinho de seus avós?
  • Você já teve oportunidade de conversar com seus avós sobre a história de vida deles? 

 

Professor, após a interpretação oral, proponha aos alunos o registro no caderno de Interpretação de Textos.

Interpretação escrita

1) As histórias acontecem em um ou mais de um lugar? Onde se passa a história lida?

 

________________________________________________________________________________

 

2) Leia a seguinte informação:

 

Aquele que narra uma história é chamado de narrador. Ele pode apenas narrar os acontecimentos, sem deles participar, ou pode contá-los, participando também como personagem.

 

O narrador do texto que você leu também participa da história? Como você chegou a esta conclusão?

 

________________________________________________________________________________

 

________________________________________________________________________________

Professor, ajude os alunos a perceberem que o narrador faz parte da história pelo fato de narrá-la em 1ª pessoa, ou seja, faz uso de pronomes “eu” e de verbos conjugados na 1º pessoa do singular. 

3) Em uma história, costumamos encontrar palavras e expressões que indicam a ideia de tempo, de lugar, do modo como algo ocorreu. Reveja as seguintes expressões que aparecem no texto.

Outro dia           Em seguida           Depois disso

Que ideia as expressões acima transmitem? Assinale a opção correta. 

____tempo             ____lugar 

5) As fotos encontradas por Beatriz eram todas em marrom e branco, desbotadas e algumas delas estavam rasgadas. O que essas características indicam?

______________________________________________________________________________

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Após a atividade de interpretação de texto registrada no caderno, faça a correção coletiva com os alunos. 

Professor, peça para que seus alunos entrevistem os avós. Caso na turma tenha algum aluno que não possui avós, proponha que ele entreviste outro adulto da família.

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, retomando a atividade anterior peça para os alunos se reunirem na rodinha para lerem as entrevistas feitas com a família. Deixe que cada aluno apresente seu trabalho e faça os comentários somente ao final das apresentações de todos.

Indague os alunos se as crianças de antigamente se divertiam mais que as de hoje? Por quê?

Após a apresentação proponha a eles construírem juntos, uma lista com as músicas e brinquedos citados da época do entrevistado. Faça o registro no quadro com a ajuda dos alunos e depois os deixe registrarem no caderno.

 

Professor, explore o texto O segredo de vó Maria, pesquisando expressões que não são conhecidas, utilizando o dicionário.

Proponha que os alunos se organizem em duplas para trabalharem o sentido de algumas palavras e expressões do texto e a intencionalidade com que foram empregadas. Esse é um momento também oportuno para resgatarem os costumes e o modo de vida do passado.

Depois que a turma for organizada em duplas, distribua cópias da atividade com as expressões que serão pesquisadas para registro dos alunos, caso a escola não disponibilize as cópias passe na lousa para que eles possam registrar no caderno.

Professor a atividade a seguir, usa a expressão sinônimo, se você ainda não tiver trabalhado com este termo, explique o significado e dê exemplos para que os alunos possam entender.

 

Os sinônimos são palavras "da mesma categoria gramatical, com sentido parecido e com forma diferente, que podem intercambiar-se em determinados contextos com ou sem matizações de significado".

O conhecimento e o uso dos sinônimos são importantes para que se evitem repetições desnecessárias na construção de textos, evitando que se tornem enfadonhos.

 

                    Ex:

Morrer – falecer

Bonito – belo

Após - depois

 

 

 

 

Reescreva os trechos a seguir, substituindo as palavras e expressões destacadas por sinônimos:

  

Fui me ajeitando entre os lençóis e as toalhas.

 

_____________________________________________________________________________

 

Tateando no escuro, descobri uma lâmpada bem pequena...

 

_____________________________________________________________________________

 

... a única coisa que fiz foi guardar aqueles velhos segredinhos dentro do saquinho de veludo, apagar a lâmpada e sair de fininho...

_______________________________________________________________________________

 

Sempre tivera vontade de abrir aquele móvel. Fui até ele, escancarei a porta e vi que era grande...

______________________________________________________________________________ 

 

 

Professor, depois que os alunos fizerem a atividade, peça para cada dupla socializar com os demais alunos suas descobertas.

 

Vamos cantar!

 

 

Professor, leve para a sala de aula a música “Os avós”, interpretada pela Xuxa, para cantar com seus alunos. Você pode utilizar vídeo, aparelho de som, internet. Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

z

Fonte: You Tube “Xuxa - Os avós”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=31eV-M8rpWU>. Acesso em: 10 de jul.  2013.

Xuxa

Ya ya ya ô! 
Quem é que deixa fazer tudo que a mamãe nunca deixou 
Ya ya ya ô! 
É a vovó e o vovô! 

O vovô não fica sério 
faz o tipo brincalhão 
É a vovó quem manda o tédio 
Passear, lamber sabão 

A criançada pinta o sete 
Faz o avô de cavalinho 
A vovó brinca de pique 
De boneca e de carrinho 

Hamburguer no almoço 
E sorvete no jantar 
Dormir sem tomar banho 
Só os avós que vão deixar 

Quem te livra do castigo 
E deixa ver televisão 
E não briga com a roupa 
Espelhada pelo chão 

A mamãe fica zangada 
Com tamanha confusão 
Se os avós liberam tudo 
A bomba estoura em sua mão 

Mas no fundo ela entende 
Que é uma prova de amor 
Pois eles sabem tudo 
A vida já lhes ensinou 

Assim na brincadeira 
Aprendemos a lição 
Que os avós são outros pais 
Que a gente tem no coração

 

 

Professor, aproveite esta música para conversar com os alunos sobre os avós de hoje. Pergunte a eles: como são seus avós?  Lembram um pouco os da música ou são diferentes. Eles concordam que os avós deixam fazer tudo que querem?

Depois que os alunos falarem, comente com eles das mudanças nos tempos, que atualmente os avós estão mais ativos no campo de trabalho e nas atividades físicas. Comente também sobre o respeito que devemos  ter com as pessoas idosas, e que hoje no Brasil, existe o “Estatuto do Idoso” onde garante a eles a liberdade, a integridade, a saúde e  a educação.

Professor para lhe ajudar nas informações sobre o “Estatuto do Idoso”, acesse o sítio: “Estatuto do Idoso”. Disponível em: <http://www.estatutodoidoso.org/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

Professor, proponha para seus alunos montarem uma “Exposição de Época”. Veja a sugestão a seguir:

 

 

Atividade de Casa

   Vamos fazer uma “Exposição de Época”

 

 Vamos fazer uma exposição e para isso precisamos que tragam para a sala de aula: roupas, fotografias, brinquedos e outros objetos da época em que as pessoas que você entrevistou eram jovens.

Tragam na próxima aula, para montarmos nossa exposição.

 

  

Planejando a exposição

 

Professor, é interessante que seus alunos convidem a comunidade escolar para prestigiarem o trabalho da turma. Eles poderão fazer cartazes para divulgarem nos corredores da escola ou fazerem os convites para entregarem para os alunos de outras turmas. Façam isto antecipadamente e aproveite para trabalhar com o gênero textual “Convite”. Oriente-os sobre a estrutura deste gênero textual.

Convidem também os avós ou as pessoas que participaram da entrevista, assim elas poderão contribuir mais uma vez com o trabalho.

 

No dia da exposição vocês podem apresentar a música “Os avós”, como também chamar os avós que forem prestigiar a exposição para contarem histórias da época.

 

  

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Organizando a exposição

 

Professor, auxilie os alunos  a etiquetarem os objetos para não misturarem com os outros.

Prepare a sala de aula para a exposição e ensaie com os alunos a música “Os avós” para apresentarem para a comunidade escolar.

Aproveite para expor as entrevistas que os alunos fizeram com os avós ou outros integrantes adultos da família.

 

aaasssccc

Fonte: Imagem da própria autora. Exposição de objetos antigos com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - 2013 - Professora Nádia.

 

Prepare este dia também para contação de histórias, de preferência que seja um convidado dos alunos, caso não seja possível se caracterize de avó, ou peça para alguma criança se vestir.

 

 

bbb

 

Fonte: Imagens da própria autora. Contação de história, onde a professora se caracteriza de vovó.

 

Viajando no futuro: Produzindo texto

 

Professor, após a exposição dos alunos, para consolidar as atividades desenvolvidas, sugira que eles produzam um texto, expondo como eles acham que serão no futuro: a escola, os automóveis e as casas.

Nesta atividade os alunos poderão expressar a ideia de passado, presente e futuro. Dê sugestões para construção dos textos.

Professor, após cada aluno escrever seu texto, faça uma rodinha e peça para que eles leiam suas histórias e contem as expectativas para o futuro.

Recursos Complementares

Recursos Complementares

Para o professor:

Fonte: Sítio: “Marista. Projeto. Roda de leitura”. Disponível em: <http://marista.edu.br/palmas/projeto-roda-de-leitura-traz-avos-de-estudantes-para-a-biblioteca/>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Fonte: Sítio: “CEAVJR. Projeto avós”. <http://www.ceav.com.br/ceavjr/wp-content/uploads/2012/06/Projeto-avo%CC%81s-01.07a-31.07.pdf>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Fonte: Sítio: “Portal da família: avós, diversão ou formação”. Disponível em: <http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo586.shtml>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Desenvolvendo as atividades interdisciplinares.

Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com História e Geografia, onde você poderá desenvolver atividades como: linha do tempo; o espaço da criança no passado e nos dias atuais; histórias das famílias dentre outras.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se: conseguiram produzir texto a partir da releitura; conseguiram ver as diferenças das crianças de ontem e de hoje; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante à valorização de todo o trabalho do aluno.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • GRACIELE BENEDIX, CELER , Santa Catarina - disse:
    gracielebenedix@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Valorizar a infância e suas tradições, conhecer as crianças de uma época anterior á sua, é um ótimo trabalho que precisa ser desenvolvido.E preisamos sempre compartilhar sugestões.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.