21/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno a leitura e a escrita, para assim apresentar o gênero textual contos e entrevistas. Além de saber utilizar os recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. É importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contribuir com as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
"Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 03 de jul. 2013.
"Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 03 de jul 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, faça a rodinha de conversa e leia o texto de Carla Caruso “O segredo da Vó Maria” se preferir entregue cópias do texto, para o registro no caderno de Língua Portuguesa (Interpretação de Textos) dos alunos e para pesquisarem durante a interpretação.
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 38, 39 - 41. (Coleção: A escola é nossa.).
Professor, após a leitura com seus alunos, explique que este texto é um conto, uma história narrada. Faça aos alunos, alguns questionamentos sobre o texto:
Professor, após a interpretação oral, proponha aos alunos o registro no caderno de Interpretação de Textos.
Interpretação escrita 1) As histórias acontecem em um ou mais de um lugar? Onde se passa a história lida?
________________________________________________________________________________
2) Leia a seguinte informação:
Aquele que narra uma história é chamado de narrador. Ele pode apenas narrar os acontecimentos, sem deles participar, ou pode contá-los, participando também como personagem.
O narrador do texto que você leu também participa da história? Como você chegou a esta conclusão?
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________ Professor, ajude os alunos a perceberem que o narrador faz parte da história pelo fato de narrá-la em 1ª pessoa, ou seja, faz uso de pronomes “eu” e de verbos conjugados na 1º pessoa do singular. 3) Em uma história, costumamos encontrar palavras e expressões que indicam a ideia de tempo, de lugar, do modo como algo ocorreu. Reveja as seguintes expressões que aparecem no texto. Outro dia Em seguida Depois disso Que ideia as expressões acima transmitem? Assinale a opção correta. ____tempo ____lugar 5) As fotos encontradas por Beatriz eram todas em marrom e branco, desbotadas e algumas delas estavam rasgadas. O que essas características indicam? ______________________________________________________________________________ |
Fonte: Acervo da própria autora.
Após a atividade de interpretação de texto registrada no caderno, faça a correção coletiva com os alunos.
Professor, peça para que seus alunos entrevistem os avós. Caso na turma tenha algum aluno que não possui avós, proponha que ele entreviste outro adulto da família.
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, retomando a atividade anterior peça para os alunos se reunirem na rodinha para lerem as entrevistas feitas com a família. Deixe que cada aluno apresente seu trabalho e faça os comentários somente ao final das apresentações de todos.
Indague os alunos se as crianças de antigamente se divertiam mais que as de hoje? Por quê?
Após a apresentação proponha a eles construírem juntos, uma lista com as músicas e brinquedos citados da época do entrevistado. Faça o registro no quadro com a ajuda dos alunos e depois os deixe registrarem no caderno.
Professor, explore o texto O segredo de vó Maria, pesquisando expressões que não são conhecidas, utilizando o dicionário.
Proponha que os alunos se organizem em duplas para trabalharem o sentido de algumas palavras e expressões do texto e a intencionalidade com que foram empregadas. Esse é um momento também oportuno para resgatarem os costumes e o modo de vida do passado.
Depois que a turma for organizada em duplas, distribua cópias da atividade com as expressões que serão pesquisadas para registro dos alunos, caso a escola não disponibilize as cópias passe na lousa para que eles possam registrar no caderno.
Professor a atividade a seguir, usa a expressão sinônimo, se você ainda não tiver trabalhado com este termo, explique o significado e dê exemplos para que os alunos possam entender.
Os sinônimos são palavras "da mesma categoria gramatical, com sentido parecido e com forma diferente, que podem intercambiar-se em determinados contextos com ou sem matizações de significado". O conhecimento e o uso dos sinônimos são importantes para que se evitem repetições desnecessárias na construção de textos, evitando que se tornem enfadonhos.
Ex: Morrer – falecer Bonito – belo Após - depois
|
Reescreva os trechos a seguir, substituindo as palavras e expressões destacadas por sinônimos:
Fui me ajeitando entre os lençóis e as toalhas.
_____________________________________________________________________________
Tateando no escuro, descobri uma lâmpada bem pequena...
_____________________________________________________________________________
... a única coisa que fiz foi guardar aqueles velhos segredinhos dentro do saquinho de veludo, apagar a lâmpada e sair de fininho...
_______________________________________________________________________________
Sempre tivera vontade de abrir aquele móvel. Fui até ele, escancarei a porta e vi que era grande...
______________________________________________________________________________
Professor, depois que os alunos fizerem a atividade, peça para cada dupla socializar com os demais alunos suas descobertas.
Fonte: You Tube “Xuxa - Os avós”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=31eV-M8rpWU>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Ya ya ya ô!
Quem é que deixa fazer tudo que a mamãe nunca deixou
Ya ya ya ô!
É a vovó e o vovô!
O vovô não fica sério
faz o tipo brincalhão
É a vovó quem manda o tédio
Passear, lamber sabão
A criançada pinta o sete
Faz o avô de cavalinho
A vovó brinca de pique
De boneca e de carrinho
Hamburguer no almoço
E sorvete no jantar
Dormir sem tomar banho
Só os avós que vão deixar
Quem te livra do castigo
E deixa ver televisão
E não briga com a roupa
Espelhada pelo chão
A mamãe fica zangada
Com tamanha confusão
Se os avós liberam tudo
A bomba estoura em sua mão
Mas no fundo ela entende
Que é uma prova de amor
Pois eles sabem tudo
A vida já lhes ensinou
Assim na brincadeira
Aprendemos a lição
Que os avós são outros pais
Que a gente tem no coração
Professor, aproveite esta música para conversar com os alunos sobre os avós de hoje. Pergunte a eles: como são seus avós? Lembram um pouco os da música ou são diferentes. Eles concordam que os avós deixam fazer tudo que querem?
Depois que os alunos falarem, comente com eles das mudanças nos tempos, que atualmente os avós estão mais ativos no campo de trabalho e nas atividades físicas. Comente também sobre o respeito que devemos ter com as pessoas idosas, e que hoje no Brasil, existe o “Estatuto do Idoso” onde garante a eles a liberdade, a integridade, a saúde e a educação.
Professor para lhe ajudar nas informações sobre o “Estatuto do Idoso”, acesse o sítio: “Estatuto do Idoso”. Disponível em: <http://www.estatutodoidoso.org/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Professor, proponha para seus alunos montarem uma “Exposição de Época”. Veja a sugestão a seguir:
Vamos fazer uma exposição e para isso precisamos que tragam para a sala de aula: roupas, fotografias, brinquedos e outros objetos da época em que as pessoas que você entrevistou eram jovens.
Tragam na próxima aula, para montarmos nossa exposição.
Professor, é interessante que seus alunos convidem a comunidade escolar para prestigiarem o trabalho da turma. Eles poderão fazer cartazes para divulgarem nos corredores da escola ou fazerem os convites para entregarem para os alunos de outras turmas. Façam isto antecipadamente e aproveite para trabalhar com o gênero textual “Convite”. Oriente-os sobre a estrutura deste gênero textual.
Convidem também os avós ou as pessoas que participaram da entrevista, assim elas poderão contribuir mais uma vez com o trabalho.
No dia da exposição vocês podem apresentar a música “Os avós”, como também chamar os avós que forem prestigiar a exposição para contarem histórias da época.
Professor, auxilie os alunos a etiquetarem os objetos para não misturarem com os outros.
Prepare a sala de aula para a exposição e ensaie com os alunos a música “Os avós” para apresentarem para a comunidade escolar.
Aproveite para expor as entrevistas que os alunos fizeram com os avós ou outros integrantes adultos da família.
Fonte: Imagem da própria autora. Exposição de objetos antigos com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - 2013 - Professora Nádia.
Prepare este dia também para contação de histórias, de preferência que seja um convidado dos alunos, caso não seja possível se caracterize de avó, ou peça para alguma criança se vestir.
Fonte: Imagens da própria autora. Contação de história, onde a professora se caracteriza de vovó.
Recursos Complementares
Para o professor:
Fonte: Sítio: “Marista. Projeto. Roda de leitura”. Disponível em: <http://marista.edu.br/palmas/projeto-roda-de-leitura-traz-avos-de-estudantes-para-a-biblioteca/>. Acesso em: 11 de jul. 2013.
Fonte: Sítio: “CEAVJR. Projeto avós”. <http://www.ceav.com.br/ceavjr/wp-content/uploads/2012/06/Projeto-avo%CC%81s-01.07a-31.07.pdf>. Acesso em: 11 de jul. 2013.
Fonte: Sítio: “Portal da família: avós, diversão ou formação”. Disponível em: <http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo586.shtml>. Acesso em: 11 de jul. 2013.
Desenvolvendo as atividades interdisciplinares.
Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com História e Geografia, onde você poderá desenvolver atividades como: linha do tempo; o espaço da criança no passado e nos dias atuais; histórias das famílias dentre outras.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se: conseguiram produzir texto a partir da releitura; conseguiram ver as diferenças das crianças de ontem e de hoje; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante à valorização de todo o trabalho do aluno.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/07/2013
Quatro estrelasValorizar a infância e suas tradições, conhecer as crianças de uma época anterior á sua, é um ótimo trabalho que precisa ser desenvolvido.E preisamos sempre compartilhar sugestões.