15/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- As crianças poderão aprender a confeccionar brinquedos simples, mas interessantes, apenas com o papel.
- Brincar com os brinquedos construídos em diferentes espaços, interagindo de diferentes formas com os colegas e com os espaços.
- Experimentar diferentes movimentos, desde os que necessitam de uma coordenação mais fina, como a dobradura no papel, até aqueles que possibilitam uma vivência com as diferentes partes do corpo, como as diferentes maneiras de se arremessar os aviões e helicópteros.
É necessário que o(a) professor(a) tenha proporcionado às crianças uma vivência mínima sobre dobraduras de papel.
Atividade 1: Avião a jato
Material: folha de papel tipo A4. Em sala, o(a) professor(a) realizará uma roda com as crianças e entregará a cada uma delas uma folha de papel A4. Passo a passo o(a) professor(a) demonstrará e realizará em conjunto com às crianças cada dobraduras para feitura (vide referência 1) do avião. Se necessário o(a) professor(a) poderá ajudar pessoalmente a criança que apresentar maior dificuldade interrompendo a demonstração sempre que for necessário. É interessante que o professor pergunte previamente às crianças se alguma delas já sabe construir o avião de papel. Em caso afirmativo ele poderá exercer o papel de ajudante auxiliando os colegas com maior dificuldade.
Referência 1: http://www.comofazerorigami.com.br/wp-content/uploads/2008/05/paperplane22.jpg
Atividade 2: Avião supersônico
Material: folha de papel tipo A4. Seguindo a mesma dinâmica da atividade anterior o(a) professor(a) demonstrará e realizará passo a passo, em conjunto com às crianças, cada dobraduras para feitura (vide referência 2) do outro modelo de avião.
Referência 2: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_106/1166467068X044xf.jpg
Atividade 3: Helicóptero de papel
Material: ¼ de folha de papel tipo A4 e uma tesoura por criança
Seguindo a mesma dinâmica das atividades anteriores o(a) professor(a) demonstrará e realizará passo a passo, em conjunto com às crianças, cada dobraduras para feitura (vide referência 3) do helicóptero. No momento em que for necessário a utilização da tesoura o(a) professor(a) pode interromper a demonstração e ajudar as crianças com maiores dificuldades.
Referência 3: Adelsin, livro Barangandão Arco-íris, pg 46, Ed. Peirópolis 2008
Atividade 4: Fazendo a mágica.
Leve as crianças até o pátio ou espaço aberto da escola para que elas possam usufruir dos brinquedos construídos. O helicóptero de papel pode ser jogado de uma escada ou lugar com um desnível mais acentuado. Esses brinquedos podem possibilitar uma busca por toda a escola de lugares e maneiras diferentes de se brincar. Explore ao máximo essas possibilidades.
O(a) professora(a) poderá realizar uma espécie de instalação em algum espaço comum da escola onde será exposto um mural de fotos retiradas durante a aula, bem como os brinquedos construídos pelas crianças.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2015
Quatro estrelasO brincar é de fundamental importância na vida das crianças,achei bem legal a aula.
13/07/2011
Cinco estrelasBoa tarde. Preciso dessa imagem do exemplo 2 com uma resolução maior, sabe me dizer onde encontro??