Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo de onde vem o dia e a noite. TV Escola- Série: De onde vem?

 

22/07/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as características do gênero textual em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informações nos textos;
  • Conhecer os Movimentos da Terra;
  • Entender de onde vem o Dia e a Noite;
  • Reconhecer os antônimos das palavras;
  • Construir relatórios;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos - 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno a leitura e a escrita, para assim apresentar os gêneros textuais: lendas, instruções, textos informativos científicos, músicas, entre outros. Além de saber utilizar os recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. É importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: De onde vem? – De onde vem o dia e a noite?

. Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Entendendo o Pacto. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de jul. 2013.

. Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Entendendo o Pacto. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Neste sítio você poderá saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe. Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie sua aula com a rodinha para falar sobre o assunto da aula. Questione se eles sabem de onde vem o dia e a noite. Se já ouviram falar sobre esta curiosidade. Deixe os alunos darem suas opiniões e logo após proponha a eles para assistirem ao vídeo “De onde vem o dia e a noite”.

Você poderá projetá-lo utilizando um data show ou também,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao vídeo:

 

aaasss

Fonte: TV Escola. De onde vem o dia e a noite? <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2410>.  Acesso em: 16 de jul. 2013.

 

Professor, após ver o vídeo com os alunos, questione-os sobre o que acharam. Se o que eles pensavam sobre o dia e a noite era o mesmo que estava sendo falado no vídeo.

A personagem Kika ficou curiosa querendo saber de onde vem o Dia e a Noite, e ouviu duas palavrinhas bem curiosas: Rotação e Translação. Questione os alunos se já ouviram falar destas palavrinhas? Faça uma explanação sobre o assunto, mostrando vídeos ou experimentos que os exemplifiquem. Veja sugestões abaixo.

Movimento de Rotação

 

         O planeta Terra realiza um movimento em torno de si mesmo chamado Movimento de Rotação.

         O Movimento de Rotação da Terra e o Sol são responsáveis pela ocorrência dos dias e das noites. Para a Terra dar uma volta completa em torno de si mesma é necessário um dia ou 24 horas, por isso há o dia e a noite.

 

aaasss

Fonte: NOWATZKI; Alexei. Movimento da Terra. Disponível em: <http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/astronomia/movimentos-da-terra/ >. Acesso em: 16 de jul. 2013.

 

A imagem acima representa o Movimento de Rotação da Terra. Na parte da Terra em que há incidência direta de luz solar é dia, enquanto na outra parte é noite. A Terra gira ao redor de um eixo imaginário chamado de Eixo de Rotação.

 

Professor, para exemplificar este movimento e ficar mais claro para os alunos como acontece, convide-os para fazerem um experimento. Se em sua escola tiver Laboratório de Ciências, aproveite este momento para levar seus alunos e assim eles vivenciarem um ambiente de pesquisas, mas caso em sua escola não ofereça este espaço, use a própria sala de aula.

 

 

Vamos praticar

 

Experiência  dia e da noite

 

Material necessário:

 

  • laranja, limão ou maçã ou um Globo Terrestre (No caso do Globo, você não precisará do espeto de churrasco);
  • palito de churrasco;
  • vela ou lâmpada que acenda;
  • pires para fixar a vela ( caso não tenha disponível a lâmpada acesa.).

Como fazer:

 

  • Espete a fruta que escolheu no palito de churrasco;
  • Acenda a vela e fixe-a no pires; (Pode usar lâmpada ou lanterna.);
  • Vá girando o palito lentamente em torno dele mesmo e ao mesmo tempo ao redor da vela acesa ou lâmpada acesa. (Não encoste a laranja na vela.);
  • Considere que a vela é o sol e a fruta é o Planeta Terra;
  • Observe o que acontece com a fruta.

Atenção!

Este experimento só pode ser feito com a presença do professor, pois há materiais perigosos para o aluno.

 

aaasss

Fonte: TRIGO, Elisabete Chadad. Viver e aprender ciências 3º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 17. 

 

aaasss

Fonte: Portal do professor. O Sol e a Terra. Disponível em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27936 >. Acesso em: 12 de jul. 2013.

 

Professor, após fazer a experiência com os alunos e mostrar como acontece o Movimento de Rotação, peça para que eles registrem no caderno de Ciências, as instruções do experimento e as atividades sobre o que foi feito nesta aula.

 

Depois que observamos a experiência do dia e da noite vamos responder.

 

a) Que movimento da Terra esta atividade representa?

____________________________________________________________________

 

b) O que a lâmpada ou a vela acesa representa?

____________________________________________________________________

 

c) O que o Globo Terrestre ou caso você tenha usado uma fruta representa?

 

d) No nosso experimento, você observou que a parte sombreada representa a __________ e a iluminada representa o __________.

  

Professor, depois que os alunos fizerem a correção coletiva proponha que os mesmos formem trios e produzam um relatório, comentando sobre as observações que fizeram no período que estavam fazendo a experiência do dia e da noite.

 

Hoje na sala fizemos a experiência do dia e da noite, para assim entendermos o Movimento de Rotação. Agora com muita atenção, você e seu grupo irão fazer um relatório sobre o que observaram na experiência.  No final, comentem o que vocês acharam desta aula.

 

Professor, após o relatório reúna os alunos na rodinha e peça para que o grupo eleja um integrante que irá ler o texto que fizeram para os outros alunos.

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

 Professor, após ter estudado e feito experimentos para exemplificar o Movimento de Rotação, converse com seus alunos mostrando que nesta mesma experiência é possível também observar outro  movimento, que é o de Translação.

 

                                                                                    Movimento de Translação

 

         Além do Movimento de Rotação, a Terra, assim como os outros planetas do Sistema Solar, realiza um movimento ao redor do Sol, que é chamado de Movimento de Translação.

         Para completar uma volta ao redor do Sol, a Terra leva, aproximadamente, 365 dias e 6 horas, ou seja, um ano.

         O Movimento de Translação determina a contagem dos anos. O ser humano baseou-se, principalmente, nessa contagem para elaborar o nosso calendário.

 

                                                                                            Fique sabendo!

 

         Os calendários geralmente apresentam o ano com 365 dias.

         Às seis horas restantes de cada ano são somados e, em quatro anos, obtêm-se 24 horas, ou seja, um dia. Esse dia é acrescentado ao mês de fevereiro, que a cada quatro anos têm 29 dias.

         O ano com 366 dias é chamado ano bissexto.

 

Professor, apresente para os alunos um vídeo, no qual é possível ver o Movimento de Translação e também o de Rotação. Veja o sítio: 

aaasss

Fonte: YouTube. Movimento de translação. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=CGvkTwfjzQY>.  Acesso 13 de jul. 2013.

 

 

Vamos cantar

 

Professor, aproveite este momento para cantar a música “Dança dos Movimentos” de autoria de Bia Bedran. Peça para os alunos fazerem uma roda, escolha um para ficar no centro representando o Sol e os outros o Planeta Terra, através dos movimentos do corpo interpretem os Movimentos de Translação e de Rotação.

 

aaasss

Fonte: YouTube. Dança dos movimentos. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PI1nAluWl1A>. Acesso em: 16 de jul. 2013.

 

Professor, caso você queria para registro, no caderno de Ciências dos alunos distribua cópias da música.

 

Dança dos Movimentos da Terra.

                                                      Bia Bedran

 

São dois os movimentos
Que ao mesmo tempo eu faço
Seguindo o compasso
Desse meu coração
Eu danço danço danço
Eu danço sem parar
Levo a vida fazendo piruetas no ar
O meu nome é Terra
Eu gosto de girar
Em volta de mim mesma
Pra me apreciar
Eu danço um dia inteiro e não me canso não
E a esse movimento chamam rotação
Eu tenho um namorado
Que vivo a rodear
O nome dele é Sol me dá luz e calor
Pra ele eu danço um ano e trago as estações

E não me canso não
E a esse movimento, chamam translação
.

 

Professor, com esta música é possível desenvolver outras atividades como interpretação da música pedindo para identificar os versos que citam os Movimentos da Terra e suas características.

  

Atividade de Casa

Estamos aprendendo sobre os Movimentos da Terra e descobrimos de onde vem o dia e a noite,  e também como surgem os anos.

Faça as atividades a seguir, com atenção:

Olívia estava observando o calendário do mês de fevereiro e percebeu que ele tinha 29 dias. Veja o que Olívia perguntou à sua mãe?

 

aaa

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini.  A escola é nossa. Ciências. 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 23. (Coleção: A escola é nossa.).

 

 

a) Se fosse você como responderia esta pergunta?

___________________________________________________________________________

b) Como é chamado o ano sobre o qual Olívia pergunta? Quantos dias têm este ano?

___________________________________________________________________________

c) Juliana fez 8 anos. De acordo com o que estudamos sobre Movimento de Translação, descubra quantas voltas a Terra deu em torno do Sol para chegar na idade de Juliana?

______________________________________________________

 

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

O dia e a noite nos livros de literatura

 

Professor, faça a correção coletiva da atividade de casa, relembrando o que foi estudado na aula anterior, deixe este momento para tirar as dúvidas dos alunos, caso surjam.

Após a correção, proponha aos alunos um momento de contação de história, convide-os a ouvirem a história “Dia e Noite” escrita por Mary França e Eliardo França.

Professor, verifique se este livro faz parte do acervo do PNBE  que é  distribuído para as escolas, pois ele distribui  livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônica, memó­rias, biografias e teatro, em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Veja no sítio a seguir:

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf >. Acesso em: 16 de jul. 2013.

 

aaasss

Fonte: Imagem da autora.  FRANÇA Mary; FRANÇA, Eliardo. Dia e Noite. 4. ed. São Paulo: Ática, 1983.

 

Dia e Noite

                                                                                    Mary França e Eliardo França

 

Não sei se gosto do dia.
Não sei se gosto da noite.
De dia, eu posso brincar.
Mas de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!...
de noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite. 

 

E você gosta do dia ou da noite?

 

Professor, após a leitura do livro “Dia e Noite”, questione os alunos sobre a preferência deles e proponha que em duplas façam uma lista do que eles costumam fazer de dia e de noite. Caso a sua escola disponibilize material de papelaria, distribua para eles: cartolina, papel pardo ou sulfite, para fazerem um cartaz com a lista do que fazem de dia e de noite. Peça para eles ilustrarem o cartaz. Lembre-os de identificarem: o tema, os autores do trabalho, a turma e a data de realização.

Após os alunos montarem as listas, convide-os a exporem seus cartazes para socialização do trabalho realizado.

Professor, aproveitando a leitura do livro “Dia e Noite” é possível você explorar sinônimo e antônimo, se você não tiver desenvolvido este assunto com seus alunos, este é um momento convidativo para a introdução deste tema. Para isso, retome o texto do livro, distribua uma cópia para eles colarem no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que circulem no texto as palavras que têm sentido contrário.

 

Antônimos nada mais são do que palavras que possuem significados opostos, contrários ao de outras palavras.


Exemplo:
Bonito - Feio
Dia- Noite
Paz - Guerra
Ligado - Desligado
Inteligente - Ignorante
Capaz - Incapaz
Cheiroso - Fedido
Amor - Ódio

 

Copie as frases com o antônimo das palavras em destaque.

 

a) Meu pai vendeu seu carro velho e comprou um veículo.

 

____________________________________________________________________

velho – novo

 

 

b) Durante o dia, o tempo estava quente.

 

____________________________________________________________________

dia- noite   quente – frio

 

c) Fico triste em dias chuvosos.

 

____________________________________________________________________

triste-alegre   chuvoso-ensolarado

 

 

Leia a frase a seguir:

 

Na natureza, há muitos animais velozes.

 

Assinale qual das palavras abaixo mudaria completamente o sentido da frase acima se fosse substituir o termo em destaque.

 

___rápido       ___lentos         ___ligeiros

 

 

Professor, faça a correção coletiva das atividades sobre antônimo, dê um tempo para que os alunos possam tirar suas dúvidas.

 

Professor, para consolidar esta aula sobre “Dia e Noite”, leia para aos alunos a “Lenda Indígena do Dia e da  Noite” escrita por Rui de Oliveira. Professor, verifique se este livro também faz parte do acervo do PNBE  que é  distribuído para as escolas.

 

A Lenda do Dia e da Noite.

                                                                                                                                                                                                                Rui de Oliveira

 

 

   No princípio do mundo, não havia noite nem lua. Apenas o sol brilhava triste e solitário. 

   Em sua imaginação, o sol criava as quatro fases da lua, e ficava triste ao vê-las lentamente desaparecerem.  

   Olhando eternamente o sol, todos lamentavam não existir a noite e, por este motivo, os animais não conseguiam dormir. 

   Corria a lenda entre os índios Karajás de que a noite vivia prisioneira dentro de um coco de tucumã, guardado no mais fundo dos rios pela Boiúna, a grande serpente. 

   Naquela época, aconteceu o casamento de Tuilá, filha da Boiúna, com o índio Aruanã. 

   Certa vez, Aruanã disse à sua mulher Tuilá estar muito sonolento, mas que não conseguia dormir, pois não havia noite. Com pena do marido, a índia resolveu enfrentar aquele mistério, e daí seguiu por um caminho secreto que só ela e sua mãe, a Boiúna, conheciam.     

   Para encontrar a noite, era preciso que a índia invocasse a sua mãe com um chocalho mágico, guardado pelo peixe jaraqui no fundo do igarapé. 

   Tuilá entregou finalmente o chocalho mágico a Aruanã. Misteriosamente apareceu o sapo Arutsã, que logo alertou o índio a jamais abrir o coco sem a ajuda de sua mulher. 

   E, assim, o índio partiu à procura da noite, numa longa viagem ao desconhecido.

   A fim de ajudar Aruanã, o jacaré Arurá disse-lhe que a casa da Boiúna ficava logo abaixo da primeira arara vermelha que ele avistasse no céu. Agradecido, o índio seguiu viagem. 

   Ao perceber a arara vermelha no céu, Aruanã sacudiu o chocalho na esperança de chamar a grande serpente.    

   Ao chegar perto, Boiúna, a grande serpente, disse para o valente índio que já sabia o que ele procurava, e que por isso trouxera do fundo do rio o coco de tucumã, a ser aberto apenas na presença de sua filha Tuilá.   

   - Mas tenha cuidado! Jamais tente abrir sozinho este coco. Resista às tentações!...

   - Advertiu novamente a grande serpente. 

   - Eu o fechei com cera de abelha.

   - E, se ele for aberto longe da minha filha Tuilá, todas as coisas se perderão. 

   Aruanã partiu então de volta para a aldeia.     

   Em meio a longa viagem, o índio ouviu um estranho ruído dentro do coco, despertando a sua curiosidade. Mas nisso, surgiu uma voz do alto de um galho. Era o pássaro Anu-guassu que o advertia: 

   - Não esqueça o que falou a grande serpente. Se você abrir o coco, tudo se perderá. Temeroso, o índio continuou sua viagem de volta. 

   Tomado novamente de forte curiosidade, Aruanã quis abrir o coco, mas foi mais uma vez alertado, agora pelo peixe Jaraqui:

   - Cuidado! Tuilá entregou-lhe o chocalho em confiança. Se você abrir o coco, tudo se perderá, e você se perderá também.         

   Apesar de tantos conselhos, o índio não resistiu à curiosidade e foi à margem do rio fazer uma fogueira, a fim de derreter a resina que vedava o coco. 

   Ao abrir o coco, tudo se transformou em noite. A natureza mergulhou na mais profunda escuridão e logo foi povoada pelos terríveis habitantes das trevas. 

   Em plena escuridão, Aruanã seguiu tristemente sua viagem de volta, arrependido por não ouvir tantos conselhos e ter causado a noite eterna. E retornou à aldeia, com vergonha de encontrar a sua mulher. 

   Finalmente, Aruanã encontrou Tuilá e lhe devolveu o chocalho mágico. A índia, mais uma vez com pena do marido - o perdoou e disse-lhe: 

   - Não se preocupe. Das trevas eu irei criar o dia e a noite. De um lado terá o luminoso Sol, e  do outro, a Lua e as Estrelas.     

   Ao chegar a um pequeno riacho, Tuilá fez do barro um boneco em forma de pássaro, e disse: 

   - Tu serás o Cajubi, o pássaro que anunciará a separação eterna do dia e da noite. 

   E logo as trevas tornaram-se noites, e dela surgiu a luz. Os dois enamorados, Aruanã e Tuilá, sob a proteção da noite e das estrelas, puderam então se encontrar, dormir e ter muitos filhos. E, assim, a tribo dos Karajás começou  a ser povoada. 

Fonte: Blog Rápido dos amigos. A lenda do dia e da noite. Disponível em:  <http://blograpidodosamigos.blogspot.com.br/2013/07/a-lenda-do-dia-e-da-noite.html>.  Acesso em: 13 de jul. 2013.

 

Professor, outra possibilidade é acessar o vídeo que conta a história do mito da origem do Dia e da Noite na visão do povo Karajás. Você poderá projetá-lo utilizando um data show ou também,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao vídeo:

 

aaa

Fonte: YouTube. A lenda do dia e da noite. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=v4LERka3bOY>.  Acesso em: 16 de jul. 2013.

 

Professor, você também tem como recurso a música “Como surgiu a  noite” do grupo EMCANTAR, onde através da canção ele explora a lenda indígena. A música possibilita um trabalho interdisciplinar, pois além do conteúdo explorado podemos trabalhar com diferentes atividades, tais como: localizar informações no texto, leitura, escrita, rimas e aliterações (consciência fonológica), dentre outras.  Veja no sítio abaixo

mm

Fonte: Rádio UOL. Como surgiu a noite. Disponível em: <http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/como-surgiu-a-noite/2452959>. Acesso em: 16 de jul. 2013.

 

                                                                                                       Como surgiu a noite

 

Cobra grande prendeu a noite 
No coquin de tucumã 
Não pode abrir tucumã 
Não tem madrugada nem manhã 
Só tem o sol de Tupã 
Se a noite escapulir 
Toda floresta pode sumir 
Mundo vai mudar 
Índio levou tucumã 
Prometeu: coquim não vou abrir 
Mas não pôde resistir 
Noite saiu de mansim 
Rio, terra, mata, taba e céu 
Tudo desapareceu 
Estrelinha já brilhou 
E a dona lua foi passear 
Índia vai dormir 
Os barulhinhos da noite 
Puderam sair para brincar 
Dança Pituna no ar 
Dança Pituna no ar.

 

Professor, nesta música é possível você explorar, os Movimentos da Terra, as estações do ano e a preservação do nosso planeta.

 

Desenvolvendo atividades interdisciplinares

 

Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com: Português, Ciências e Matemática, onde você poderá desenvolver atividades sobre os seguintes temas: Preservação da Natureza; Estações do Ano; Calendário; Horas: Minutos e Segundos, dentre outros.

  

Recursos Complementares

Para o professor:

Fonte: Ler e escrever certo. O dia e a noite e os movimentos da Terra: Lenda do dia e da noite. Disponível em: <http://lereescrevercerto.blogspot.com.br/2008/12/o-dia-e-noite-e-os-movimentos-da-terra_22.html>.  Acesso em: 16 de jul. 2013.

Fonte: Acrilex. Trabalhando com o livro infantil. Disponível em: <http://www.acrilex.com.br/educadores.asp?conteudo=23&visivel=sim&mes=12>. Acesso em: 13 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se: conseguiram produzir textos a partir da releitura; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; reconheceram os antônimos das palavras; conseguiram assimilar de onde vem o Dia e a Noite e os Movimentos da Terra; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno de Ciências e de Língua Portuguesa. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante à valorização de todo o trabalho do aluno.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • eliana, ESMEC- Prefeitura Municipal , Roraima - disse:
    elianakm30@hotmail.com

    14/05/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito, voces estao de parabens, foi de grande ajuda para meu projeto sobre o dia e a noite. Obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.