22/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno a leitura e a escrita, para assim apresentar os gêneros textuais: lendas, instruções, textos informativos científicos, músicas, entre outros. Além de saber utilizar os recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. É importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: De onde vem? – De onde vem o dia e a noite?
. Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Entendendo o Pacto. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de jul. 2013.
. Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Entendendo o Pacto. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Neste sítio você poderá saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Professor, inicie sua aula com a rodinha para falar sobre o assunto da aula. Questione se eles sabem de onde vem o dia e a noite. Se já ouviram falar sobre esta curiosidade. Deixe os alunos darem suas opiniões e logo após proponha a eles para assistirem ao vídeo “De onde vem o dia e a noite”.
Você poderá projetá-lo utilizando um data show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao vídeo:
Fonte: TV Escola. De onde vem o dia e a noite? <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2410>. Acesso em: 16 de jul. 2013.
Professor, após ver o vídeo com os alunos, questione-os sobre o que acharam. Se o que eles pensavam sobre o dia e a noite era o mesmo que estava sendo falado no vídeo.
A personagem Kika ficou curiosa querendo saber de onde vem o Dia e a Noite, e ouviu duas palavrinhas bem curiosas: Rotação e Translação. Questione os alunos se já ouviram falar destas palavrinhas? Faça uma explanação sobre o assunto, mostrando vídeos ou experimentos que os exemplifiquem. Veja sugestões abaixo.
O planeta Terra realiza um movimento em torno de si mesmo chamado Movimento de Rotação.
O Movimento de Rotação da Terra e o Sol são responsáveis pela ocorrência dos dias e das noites. Para a Terra dar uma volta completa em torno de si mesma é necessário um dia ou 24 horas, por isso há o dia e a noite.
Fonte: NOWATZKI; Alexei. Movimento da Terra. Disponível em: <http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/astronomia/movimentos-da-terra/ >. Acesso em: 16 de jul. 2013.
A imagem acima representa o Movimento de Rotação da Terra. Na parte da Terra em que há incidência direta de luz solar é dia, enquanto na outra parte é noite. A Terra gira ao redor de um eixo imaginário chamado de Eixo de Rotação.
Professor, para exemplificar este movimento e ficar mais claro para os alunos como acontece, convide-os para fazerem um experimento. Se em sua escola tiver Laboratório de Ciências, aproveite este momento para levar seus alunos e assim eles vivenciarem um ambiente de pesquisas, mas caso em sua escola não ofereça este espaço, use a própria sala de aula.
Material necessário:
Como fazer:
Este experimento só pode ser feito com a presença do professor, pois há materiais perigosos para o aluno.
Fonte: TRIGO, Elisabete Chadad. Viver e aprender ciências 3º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 17.
Fonte: Portal do professor. O Sol e a Terra. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27936 >. Acesso em: 12 de jul. 2013.
Professor, após fazer a experiência com os alunos e mostrar como acontece o Movimento de Rotação, peça para que eles registrem no caderno de Ciências, as instruções do experimento e as atividades sobre o que foi feito nesta aula.
Professor, depois que os alunos fizerem a correção coletiva proponha que os mesmos formem trios e produzam um relatório, comentando sobre as observações que fizeram no período que estavam fazendo a experiência do dia e da noite.
Hoje na sala fizemos a experiência do dia e da noite, para assim entendermos o Movimento de Rotação. Agora com muita atenção, você e seu grupo irão fazer um relatório sobre o que observaram na experiência. No final, comentem o que vocês acharam desta aula.
Professor, após o relatório reúna os alunos na rodinha e peça para que o grupo eleja um integrante que irá ler o texto que fizeram para os outros alunos.
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, após ter estudado e feito experimentos para exemplificar o Movimento de Rotação, converse com seus alunos mostrando que nesta mesma experiência é possível também observar outro movimento, que é o de Translação.
Professor, apresente para os alunos um vídeo, no qual é possível ver o Movimento de Translação e também o de Rotação. Veja o sítio:
Fonte: YouTube. Movimento de translação. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=CGvkTwfjzQY>. Acesso 13 de jul. 2013.
Professor, aproveite este momento para cantar a música “Dança dos Movimentos” de autoria de Bia Bedran. Peça para os alunos fazerem uma roda, escolha um para ficar no centro representando o Sol e os outros o Planeta Terra, através dos movimentos do corpo interpretem os Movimentos de Translação e de Rotação.
Fonte: YouTube. Dança dos movimentos. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PI1nAluWl1A>. Acesso em: 16 de jul. 2013.
Professor, caso você queria para registro, no caderno de Ciências dos alunos distribua cópias da música.
Bia Bedran
Professor, com esta música é possível desenvolver outras atividades como interpretação da música pedindo para identificar os versos que citam os Movimentos da Terra e suas características.
Estamos aprendendo sobre os Movimentos da Terra e descobrimos de onde vem o dia e a noite, e também como surgem os anos.
Faça as atividades a seguir, com atenção:
Olívia estava observando o calendário do mês de fevereiro e percebeu que ele tinha 29 dias. Veja o que Olívia perguntou à sua mãe?
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Ciências. 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 23. (Coleção: A escola é nossa.).
a) Se fosse você como responderia esta pergunta?
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b) Como é chamado o ano sobre o qual Olívia pergunta? Quantos dias têm este ano?
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c) Juliana fez 8 anos. De acordo com o que estudamos sobre Movimento de Translação, descubra quantas voltas a Terra deu em torno do Sol para chegar na idade de Juliana?
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3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, faça a correção coletiva da atividade de casa, relembrando o que foi estudado na aula anterior, deixe este momento para tirar as dúvidas dos alunos, caso surjam.
Após a correção, proponha aos alunos um momento de contação de história, convide-os a ouvirem a história “Dia e Noite” escrita por Mary França e Eliardo França.
Professor, verifique se este livro faz parte do acervo do PNBE que é distribuído para as escolas, pois ele distribui livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro, em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Veja no sítio a seguir:
Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf >. Acesso em: 16 de jul. 2013.
Fonte: Imagem da autora. FRANÇA Mary; FRANÇA, Eliardo. Dia e Noite. 4. ed. São Paulo: Ática, 1983.
Professor, após a leitura do livro “Dia e Noite”, questione os alunos sobre a preferência deles e proponha que em duplas façam uma lista do que eles costumam fazer de dia e de noite. Caso a sua escola disponibilize material de papelaria, distribua para eles: cartolina, papel pardo ou sulfite, para fazerem um cartaz com a lista do que fazem de dia e de noite. Peça para eles ilustrarem o cartaz. Lembre-os de identificarem: o tema, os autores do trabalho, a turma e a data de realização.
Após os alunos montarem as listas, convide-os a exporem seus cartazes para socialização do trabalho realizado.
Professor, aproveitando a leitura do livro “Dia e Noite” é possível você explorar sinônimo e antônimo, se você não tiver desenvolvido este assunto com seus alunos, este é um momento convidativo para a introdução deste tema. Para isso, retome o texto do livro, distribua uma cópia para eles colarem no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que circulem no texto as palavras que têm sentido contrário.
Professor, faça a correção coletiva das atividades sobre antônimo, dê um tempo para que os alunos possam tirar suas dúvidas.
Professor, para consolidar esta aula sobre “Dia e Noite”, leia para aos alunos a “Lenda Indígena do Dia e da Noite” escrita por Rui de Oliveira. Professor, verifique se este livro também faz parte do acervo do PNBE que é distribuído para as escolas.
No princípio do mundo, não havia noite nem lua. Apenas o sol brilhava triste e solitário.
Em sua imaginação, o sol criava as quatro fases da lua, e ficava triste ao vê-las lentamente desaparecerem.
Olhando eternamente o sol, todos lamentavam não existir a noite e, por este motivo, os animais não conseguiam dormir.
Corria a lenda entre os índios Karajás de que a noite vivia prisioneira dentro de um coco de tucumã, guardado no mais fundo dos rios pela Boiúna, a grande serpente.
Naquela época, aconteceu o casamento de Tuilá, filha da Boiúna, com o índio Aruanã.
Certa vez, Aruanã disse à sua mulher Tuilá estar muito sonolento, mas que não conseguia dormir, pois não havia noite. Com pena do marido, a índia resolveu enfrentar aquele mistério, e daí seguiu por um caminho secreto que só ela e sua mãe, a Boiúna, conheciam.
Para encontrar a noite, era preciso que a índia invocasse a sua mãe com um chocalho mágico, guardado pelo peixe jaraqui no fundo do igarapé.
Tuilá entregou finalmente o chocalho mágico a Aruanã. Misteriosamente apareceu o sapo Arutsã, que logo alertou o índio a jamais abrir o coco sem a ajuda de sua mulher.
E, assim, o índio partiu à procura da noite, numa longa viagem ao desconhecido.
A fim de ajudar Aruanã, o jacaré Arurá disse-lhe que a casa da Boiúna ficava logo abaixo da primeira arara vermelha que ele avistasse no céu. Agradecido, o índio seguiu viagem.
Ao perceber a arara vermelha no céu, Aruanã sacudiu o chocalho na esperança de chamar a grande serpente.
Ao chegar perto, Boiúna, a grande serpente, disse para o valente índio que já sabia o que ele procurava, e que por isso trouxera do fundo do rio o coco de tucumã, a ser aberto apenas na presença de sua filha Tuilá.
- Mas tenha cuidado! Jamais tente abrir sozinho este coco. Resista às tentações!...
- Advertiu novamente a grande serpente.
- Eu o fechei com cera de abelha.
- E, se ele for aberto longe da minha filha Tuilá, todas as coisas se perderão.
Aruanã partiu então de volta para a aldeia.
Em meio a longa viagem, o índio ouviu um estranho ruído dentro do coco, despertando a sua curiosidade. Mas nisso, surgiu uma voz do alto de um galho. Era o pássaro Anu-guassu que o advertia:
- Não esqueça o que falou a grande serpente. Se você abrir o coco, tudo se perderá. Temeroso, o índio continuou sua viagem de volta.
Tomado novamente de forte curiosidade, Aruanã quis abrir o coco, mas foi mais uma vez alertado, agora pelo peixe Jaraqui:
- Cuidado! Tuilá entregou-lhe o chocalho em confiança. Se você abrir o coco, tudo se perderá, e você se perderá também.
Apesar de tantos conselhos, o índio não resistiu à curiosidade e foi à margem do rio fazer uma fogueira, a fim de derreter a resina que vedava o coco.
Ao abrir o coco, tudo se transformou em noite. A natureza mergulhou na mais profunda escuridão e logo foi povoada pelos terríveis habitantes das trevas.
Em plena escuridão, Aruanã seguiu tristemente sua viagem de volta, arrependido por não ouvir tantos conselhos e ter causado a noite eterna. E retornou à aldeia, com vergonha de encontrar a sua mulher.
Finalmente, Aruanã encontrou Tuilá e lhe devolveu o chocalho mágico. A índia, mais uma vez com pena do marido - o perdoou e disse-lhe:
- Não se preocupe. Das trevas eu irei criar o dia e a noite. De um lado terá o luminoso Sol, e do outro, a Lua e as Estrelas.
Ao chegar a um pequeno riacho, Tuilá fez do barro um boneco em forma de pássaro, e disse:
- Tu serás o Cajubi, o pássaro que anunciará a separação eterna do dia e da noite.
E logo as trevas tornaram-se noites, e dela surgiu a luz. Os dois enamorados, Aruanã e Tuilá, sob a proteção da noite e das estrelas, puderam então se encontrar, dormir e ter muitos filhos. E, assim, a tribo dos Karajás começou a ser povoada.
Fonte: Blog Rápido dos amigos. A lenda do dia e da noite. Disponível em: <http://blograpidodosamigos.blogspot.com.br/2013/07/a-lenda-do-dia-e-da-noite.html>. Acesso em: 13 de jul. 2013.
Professor, outra possibilidade é acessar o vídeo que conta a história do mito da origem do Dia e da Noite na visão do povo Karajás. Você poderá projetá-lo utilizando um data show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao vídeo:
Fonte: YouTube. A lenda do dia e da noite. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=v4LERka3bOY>. Acesso em: 16 de jul. 2013.
Professor, você também tem como recurso a música “Como surgiu a noite” do grupo EMCANTAR, onde através da canção ele explora a lenda indígena. A música possibilita um trabalho interdisciplinar, pois além do conteúdo explorado podemos trabalhar com diferentes atividades, tais como: localizar informações no texto, leitura, escrita, rimas e aliterações (consciência fonológica), dentre outras. Veja no sítio abaixo
Fonte: Rádio UOL. Como surgiu a noite. Disponível em: <http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/como-surgiu-a-noite/2452959>. Acesso em: 16 de jul. 2013.
Professor, nesta música é possível você explorar, os Movimentos da Terra, as estações do ano e a preservação do nosso planeta.
Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com: Português, Ciências e Matemática, onde você poderá desenvolver atividades sobre os seguintes temas: Preservação da Natureza; Estações do Ano; Calendário; Horas: Minutos e Segundos, dentre outros.
Para o professor:
Fonte: Ler e escrever certo. O dia e a noite e os movimentos da Terra: Lenda do dia e da noite. Disponível em: <http://lereescrevercerto.blogspot.com.br/2008/12/o-dia-e-noite-e-os-movimentos-da-terra_22.html>. Acesso em: 16 de jul. 2013.
Fonte: Acrilex. Trabalhando com o livro infantil. Disponível em: <http://www.acrilex.com.br/educadores.asp?conteudo=23&visivel=sim&mes=12>. Acesso em: 13 de jul. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se: conseguiram produzir textos a partir da releitura; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; reconheceram os antônimos das palavras; conseguiram assimilar de onde vem o Dia e a Noite e os Movimentos da Terra; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno de Ciências e de Língua Portuguesa. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante à valorização de todo o trabalho do aluno.
Cinco estrelas 1 classificações
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14/05/2015
Cinco estrelasGostei muito, voces estao de parabens, foi de grande ajuda para meu projeto sobre o dia e a noite. Obrigada!