22/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, histórias em quadrinhos e fábulas, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Professor, inicie a aula explicando sobre as fábulas, uma vez que em muitas histórias os animais são os personagens. Comente que nas fábulas os animais apresentam características próprias dos seres humanos; são vaidosos, malvados, sinceros ou generosos. Use como exemplo a fábula do “Leão e o Ratinho”, você poderá apresentá-la em vídeo, caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laboratório de Informática.
Fonte: YouTube. Fábulas inesquecíveis Parte V – O leão e o Ratinho. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=36Bd_GpCRKs>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Professor, se na sua escola não disponibilizar as TICs, você poderá também fazer a leitura da fábula e fornecer cópias da mesma para registro no caderno de Língua Portuguesa dos alunos e desenvolver a sua interpretação. Veja a sugestão a seguir:
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione , 2007. p. 160, 161. (Coleção: A escola é nossa.).
Professor, após a leitura ou apresentação do vídeo converse com os alunos sobre a fábula. Faça uma interpretação oral e peça para refletirem sobre os seguintes questionamentos:
Deixe que cada aluno dê sua opinião sobre o assunto, neste momento não é necessário corrigir os alunos, pois você estará ouvindo as opiniões, como são questões subjetivas é importante respeitar os pontos de vista dos alunos. O que você deverá fazer caso seja necessário é apenas orientá-los. Professor, após a interpretação oral fale um pouco mais sobre as características das fábulas e também sobre Jean La Fontaine escritor que adaptou as fábulas de Esopo. Veja abaixo mais curiosidades sobre as fábulas:
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione , 2007. p. 162. (Coleção: A escola é nossa.).
Professor, após a conversa com os alunos proponha uma atividade de fixação, distribua cópias das mesmas ou passe na lousa para que os alunos possam registrar no caderno de Língua Portuguesa.
Interpretando o texto 1. Nas fábulas, os personagens, que geralmente são animais, falam. Retire da fábula "O leão e o ratinho" uma fala:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 2. As fábulas costumam apresentar uma lição, um ensinamento. O que a fábula “O leão e o ratinho” pretende ensinar? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 3. No texto, aparecem duas expressões que foram empregadas para se referirem ao leão. Você sabe dizer quais são? ___________________________________________________________________ Professor espera-se que os alunos citem as expressões Rei das selvas e Majestade das selvas. 4. Liste outras palavras e expressões que poderiam ser empregadas para se referirem a esse personagem. ______________________________________________________________________________________________ Possíveis respostas: Felino, rei dos animais, temível animal... 5. Observando as frases abaixo, qual você escolheria para o final do texto, caso você fosse o escritor?
6. Observe as cenas e numere de acordo com os acontecimentos que ocorreram na história. Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione , 2007. p. 164. (Coleção: A escola é nossa.). Após você ter ordenado as cenas, escreva uma frase para cada uma. Reconstruindo a fábula. 1. _________________________________________________________________________ 2. _________________________________________________________________________ 3. _________________________________________________________________________ 4. _________________________________________________________________________ |
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, retomando a aula sobre a fábula, proponha que os alunos construam uma história em quadrinhos baseados na fábula o “Leão e o Ratinho”. É importante que os alunos já conheçam a estrutura de uma história em quadrinhos. Se por ventura os alunos apresentarem dificuldade é interessante que você faça uma explanação das características deste portador de texto. Para você ter informações sobre este tema acesso o sítio: Portal do Professor. A história em quadrinhos e suas características textuais. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27990>. Acesso 08 de jul. 2013.
Nesta atividade você desenvolverá com os alunos a releitura do texto trabalhado modificando sua estrutura original, de modo a transformá-lo em outro gênero textual, no caso da atividade a seguir, você vai ajudar os alunos a transformarem fábula em história em quadrinhos.
Professor, apresente para os alunos a história em quadrinhos baseada na fábula “O leão e o ratinho”, comente com eles sobre a estrutura da história e peça para que eles criem uma nova história.
Fonte: Comunidades net. Alfabetização tempo certo. Disponível em: <http://files.comunidades.net/alfabetizacaotempocerto/ATIVIDADES_DE_SEQUENCIA_DIDATICA_1_E_2_ANO.pd >. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Elabore uma história em quadrinhos baseada na fábula ‘O leão e o ratinho’:
|
Fonte: Imagem da própria autora.
Veja a seguir um exemplo da atividade desenvolvida em 2013 com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU – Professora Nádia.
Fonte: Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - Professora Nádia.
Professor, após os alunos construírem sua história em quadrinhos, organize a sala de aula para que cada aluno apresente sua produção e compartilhe com os outros alunos suas ideias.
Professor, depois que os alunos apresentaram as histórias em quadrinhos, explore outras fábulas, comente que existem várias outras criadas por diferentes escritores.
Proponha que os alunos façam uma rodinha, coloque no meio, da mesma, uma caixa de fábulas. Peça para que cada um escolha uma fábula que está na caixa.
Professor, utilize este momento para que os alunos se deleitem na leitura com as diferentes fábulas que escolheram.
Após este momento, peça para cada aluno ler para seus colegas a fábula que escolheu e compartilhar com eles as opiniões sobre o ensinamento da fábula escolhida.
Professor, proponha uma atividade sobre a dinâmica feita na rodinha, onde todos puderam escolher diferentes fábulas.
Registre na lousa, com a ajuda dos alunos, a lista dos nomes das fábulas que cada aluno escolheu e leu para os colegas. Ao lado de cada fábula escreva o ensinamento que ela quer nos passar. Distribua cópias da lista de fábulas ou caso a escola não as disponibilize para você fornecer aos seus alunos, converse com os alunos para copiarem registrando no caderno de Língua Portuguesa.
Lista das fábulas escolhidas pelos alunos do 3º Ano
|
Fonte: Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA/UFU - Professora Nádia.
Professor, após esta atividade divida a turma em pequenos grupos, proponha que cada grupo escolha uma das fábulas listadas na lousa e registradas no caderno de Língua Portuguesa. Permita que os alunos tenham autonomia em decidirem com o grupo, qual fábula devem escolher. Estes momentos são importantes para desenvolverem a interação entre os membros dos grupos.
Professor, após cada grupo escolher uma fábula, proponha a eles que façam uma leitura dramatizada da fábula escolhida. Explique-lhes que é necessário dividir os papéis, tendo um narrador e os personagens.
Distribua para cada grupo materiais como cartolina, ou outro tipo de papel, para os alunos fazerem as máscaras dos personagens que irão encenar. Deixe-os se organizarem e ensaiarem para a apresentação.
Professor, veja abaixo uma sugestão de máscaras de animais retirada do livro: “A Escola é Nossa”.
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 177, 178. (Coleção: A escola é nossa.).
Professor, após os grupos ensaiarem e montarem suas máscaras de acordo com os personagens, solicite que todos sentem na rodinha para assistirem as apresentações. É interessante convidar outras turmas, se for possível, para assistirem as dramatizações e assim haver a participação não só dos alunos da turma, como também de toda a escola para consolidar o trabalho dos grupos. Caso convide outras turmas, organize um espaço maior para as apresentações e trabalhe antecipadamente com os alunos os convites, por escrito, ou divulguem as apresentações por meio de cartazes fixados nos corredores da escola, assim você estará contextualizando uma atividade de escrita tornando-a significativa. Isto contribui para os alunos perceberem a função social da escrita.
Professor, você pode aproveitar o fato de estar desenvolvendo atividades com as fábulas e estudar com os alunos as características dos animais, buscando textos informativos e científicos que falem sobre os animais citados nas fábulas. Faça um trabalho interdisciplinar com o componente curricular - Ciências, caso esteja trabalhando com animais.
Classificação: Reino: Animalia Informações: - O leão é um mamífero felino de grande porte. - Podemos encontrar leões, principalmente, nas savanas africanas. Existem também, embora em pouca quantidade, alguns leões habitando na região noroeste da Índia. - O leão macho possui juba e é peludo, enquanto a fêmea possui menor quantidade de pelos. A cor da pelagem dos leões varia entre o amarelo escuro e o marrom. - São animais carnívoros e caçadores. Alimentam-se principalmente de carne de zebras, gnus, veados, búfalos, javalis e até mesmo elefantes. Podem comer até 30 quilos de carne em apenas uma única refeição. - Em função da agilidade, as fêmeas costumam fazer grande parte das caças. - Os leões têm, em média, 5 horas de atividade por dia. No restante, passam dormindo ou economizando energia (descansando). - Em média, um leão macho adulto pesa entre 180 e 220 quilos. O comprimento, em média, de um leão pode ser de 1,8 a 2,2 metros. - Os leões não conseguem correr por longas distâncias, porém são rápidos, podendo atingir até 55 km/h. - Os machos costumam viver sozinhos ou liderar grupos compostos por até 40 fêmeas. - Existem várias espécies de leões, sendo as mais conhecidas: leão-sul-africano, leão-do-atlas, leão-congolês, leão-etíope, leão-asiático e leão-somaliano.
|
Fonte: Toda biologia. com - Saiba mais sobre os leões. Disponível em: <http://www.todabiologia.com/zoologia/leao.htm>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Sugestões de links para os professores:
Fonte: Mundo encantado. Atividade com fábulas 3º Ano. Disponível em: <http://tiaivanete.blogspot.com.br/2013/04/atividades-relacionadas-fabulas-3-ano.html>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Fonte: Revista Nova Escola. Vídeo Reescrita de fábulas. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/video-jandira-reescrita-fabulas-604882.shtml>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Fonte: UOL Crianças. Histórias Fábulas de Esopo. Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/esopo.jhtm>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Sugestões de links para os alunos:
Fonte: Jogos educacionais. A raposa e as uvas. Disponível em: <http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=185>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Fonte: Youtube. Cocoricó Fábulas. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=VpDCP41e4G4>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias; localizar informações no texto; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; reconhecer os gêneros textuais: histórias em quadrinhos e fábulas; criar história em quadrinhos; fazer a releitura de um texto trabalhado; representar por meio de dramatização a fábula trabalhada; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e fazer os registros nos cadernos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante valorizar todo o seu trabalho.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/04/2015
Cinco estrelasadorei
22/07/2013
Cinco estrelasMuito bom