Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Construção de vínculos afetivos entre professores e alunos

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Analisar as relações afetivas entre alunos e professores na sala.
  2. Conscientizar sobre a importância de estabelecer uma relação respeitosa e ética com os professores.
  3. Estabelecer vínculo positivo, afetivo e de confiança com os professores.
  4. Desenvolver atitudes cooperativas e solidárias com os professores.
  5. Valorizar a figura do professor como alguém que pode favorecer o desenvolvimento pleno do sujeito.
Duração das atividades
5 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e já estejam alfabetizados. Além disso, se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, é fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o TuxPaint. Caso sua escola não participe do projeto, você precisará encaminhar os alunos ao laboratório de informática para a realização das atividades sugeridas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para introduzir o tema, solicitar aos alunos que acessem o endereço abaixo e façam a leitura do texto: Crônica para dona Nicota. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/cronica-dona-nicota-634218.shtml. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/cronica-dona-nicota-634218.shtml. Acesso em 15 de julho de 2013.

2º Momento: Após a leitura da crônica, provocar a reflexão dos alunos por meio das seguintes questões: Como Ricardo, o personagem da história se sentia na relação com sua professora Nicota? Em que a professora Nicota contribuiu com o aluno? Vocês se lembram da professora que tiveram quando ingressaram na escola? Como se chamava? Que relação vocês estabeleceram com ela? Sentiam-se seguros na presença dela? Construíram bons vínculos afetivos?

3º Momento: Com base nas discussões e reflexões promovidas pelo debate, propor que cada aluno faça uma crônica referente às suas professoras manifestando seus sentimentos em relação ao que viveram juntos no início do processo de escolarização.

ATIVIDADE 2:

1º MOMENTO: Dando continuidade à exploração do tema, oriente os alunos a acessarem o endereço abaixo para assistirem o vídeo: Charlie Brown e a turma do Snoopy. Vida escolar!!. Duração: 3min14seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=auq_3eL87C8. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=auq_3eL87C8. Acesso em 15 de julho de 2013.

2º Momento: Explorar o vídeo, solicitando que cada aluno, individualmente responda as seguintes questões:

1)    Qual a visão da personagem do vídeo sobre a escola?

2)    Como a professora é retratada no vídeo?

3)    No vídeo a personagem desabafa que “nem sempre a gente consegue agradar a professora”, você concorda com isso?

4)    Na sua percepção, o que acontece quando o aluno não consegue agradar a professora?

5)    Você considera importante que alunos e professores estabeleçam uma boa relação interpessoal? Por quê?

6)    Relate situações de seu cotidiano em que você recebeu agrado da professora e em que você agradou a professora. Não deixe de mencionar sobre como você se sentiu nessas ocasiões.

3º Momento: Com o objetivo de ampliar a reflexão dos alunos sobre a importância de se cultivar o afeto na relação entre alunos e professores, constituir um fórum de discussão com a turma para debater sobre as questões apresentadas. Levar os alunos a perceberem que um bom relacionamento entre professor e aluno favorece a aprendizagem e o bom desempenho escolar dos estudantes.

ATIVIDADE 3

1º Momento: Convidar os alunos para assistirem o vídeo: “CAMINHOS DA ESCOLA - EPS. 08- RELAÇÃO ALUNO PROFESSOR”. Duração: 50 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1345. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1345. Acesso em 15 de julho de 2013.

2º Momento: Em roda de conversa, aprofundar o diálogo com os alunos sobre a temática a partir das seguintes questões: Na sua percepção, qual a função do professor? Como deve ser a relação entre aluno e professor? Para você, professor e aluno podem desenvolver relação de amizade? Por quê? Quando o aluno estabelece um bom vínculo com o professor isso favorece a aprendizagem?  Quais as ferramentas que existem para aproximar o aluno do professor? Aula de campo? Diálogo? Aulas dinâmicas?

3º Momento: Propor a construção de um Caderno de Receitas de boas maneiras na relação entre professores e alunos. Para a produção do caderno, serão necessários os seguintes materiais: caderno brochura ou espiral, cola, tesoura, revistas para recorte, ou papel de presente. Sugerir aos alunos que procurem figuras em revistas que ilustrem situações de aprendizagem para encaparem o caderno de receitas. Caso opte pelo papel de presente, fornecer o mesmo para que seja encapado pelos próprios alunos. Em seguida, em roda de conversa, cada aluno deverá sugerir algumas posturas e comportamentos que poderão ser adotados por alunos e professores para que: 1) construam vínculo positivo, afetivo e de confiança entre si; 2) cultivem uma relação respeitosa e ética; 3) desenvolvam atitudes cooperativas e solidárias com os professores; 4) valorizem a figura do professor como alguém que pode favorecer o desenvolvimento pleno do sujeito.

IMAGEM DO CADERNO DE RECEITAS

FONTE: Imagem da própria Autora

Professor, você poderá trabalhar com os alunos o enunciado explicativo de abertura do Caderno de Receitas.

Sugestão de enunciado: "Esse caderno de receitas contém dicas, sugestões, proposições de como professores e alunos poderão agir, para construírem e cultivarem uma relação afetiva de proximidade, de respeito, de ética que contribua com o desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos".

Além disso, poderá utilizar alguma poesia ou crônica que se refere à importância do diálogo na relação interpessoal entre alunos e professores. Tal reflexão poderá compor a contracapa do caderno de receitas, implementando a introdução sobre a que tal caderno se destina. Sugestão de texto:

Dialogar é descobrir (Autor desconhecido)

"Quanto mais avançamos na descoberta dos outros, tanto mais substituiremos as tensões por laços de amizade e de paz.

Através do diálogo aprendemos a respeitar a pessoa humana, seus valores, sua cultura, sua autonomia legítima, sua autodeterminação.

Através do diálogo aprendemos a olhar para além de nós mesmos, a fim de compreender  e valorizar o que há de bom nos outros.

Através do diálogo aprendemos  a contribuir para um desenvolvimento e um crescimento justos.

Através do diálogo aprendemos a transformar a solidariedade em característica permanente do mundo em que vivemos.

Através do diálogo aprendemos a fazer da amizade um valor sem fronteiras".

Texto extraído do Livro: MIRANDA, S. de. Oficina de dinâmica de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários. Campinas: Papirus Editora, 1996.

Recursos Complementares

Texto eletrônico:

LEITE, Sergio Antônio da Silva; TASSONI, Elvira Cristina Martins. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/alle/textos/SASL-AAfetividadeemSaladeAula.pdf. Acesso em 15 de julho de 2013.

Vídeos:

Os vídeos abaixo retratam diferentes situações vividas por professores em suas práticas. Vale a pena assisti-los para ampliar possibilidades de reflexão sobre a temática:

Documentário: Pro dia nascer feliz! Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU .  Duração: 1h28min37seg. Acesso em 15 de julho de 2013.

Documentário longa-metragem: Carregadoras de sonhos. Sinopse disponível em: http://www.sintese-se.com.br/carregadorasdesonhos/. Acesso em 15 de julho de 2013.

Filme: Mr Holland: adorável professor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dk3d-MaOhw4. Duração: 2h22min18seg. Acesso em 15 de julho de 2013.

Avaliação

A Avaliação deverá ser contínua e processual. Procure verificar o envolvimento e seriedade com que os alunos lidaram com a temática. Busque perceber se os alunos conscientizaram-se sobre importância de estabelecer uma relação de afeto, respeitosa e ética com os professores. Observe ao longo das aulas se os alunos conseguiram identificar o professor como alguém que pode favorecer o desenvolvimento pleno do sujeito. Pontue as produções individuais e aproveite para verificar a linguagem oral e escrita dos alunos. Registre suas percepções sobre todo o processo para subsidiar a abordagem do tema em outros momentos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.