20/07/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
O que é a função poética da linguagem e como ela aparece nos textos publicitários.
Funções da linguagem
Primeiramente o professor deverá retomar oralmente com os alunos o que são as funções da linguagem e lembrar os alunos de que num mesmo texto podem estar presentes mais de uma função da linguagem. Durante essa revisão, deve-se salientar a função poética da linguagem, uma vez que essa é a função que será o foco das análises que eles farão.
Sobre funções da linguagem, sugerimos as seguintes definições, com exemplos, do site soportugues.com.br:
1. Função Referencial ou Denotativa, na qual o foco é o referente, ou seja, sobre o que se fala. Transmite uma informação objetiva sobre a realidade.
Exemplo: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma maçã, uma laranja, uma banana e um morango. (Este texto informa o que há dentro da cesta, logo, há função referencial).
2. Função Expressiva ou Emotiva, o foco é o emissor. Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.
Exemplos:
3) Função Apelativa ou Conativa, na qual o foco é o receptor. Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
Exemplos:
4) Função Poética, cujo foco é a mensagem. É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais de expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade.
Exemplos:
5) Função Fática, o foco é o canal de comunicação. Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. Fática quer dizer "relativa ao fato", ao que está ocorrendo. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.
Exemplo:
Alô? Está me ouvindo?
6) Função Metalinguística, que foca o código. Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.
Exemplo:
Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado. (Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)
Definições disponíveis em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil13.php> Acesso em
Sabemos que o objetivo final dos textos publicitários é convencer o público a comprar determinado produto. A função da linguagem relacionada a incitar o receptor a tomar determinada atitude, como sabemos, é a função conativa. Contudo, não raro nos textos publicitários há uma preocupação também em mobilizar recursos linguísticos de forma a deixar a mensagem (o slogan) mais sedutora, de mais fácil memorização, ou dar um tom mais engraçado.
Para compreender melhor a relação entre a função poética (ou estética) da linguagem e os textos publicitários, o professor distribuirá o texto produzido por FEDRIZZI, Giulia; VASCONCELLOS, Nathália e CASTRO, Renata, todas alunas do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense.
Disponível em: <http://www.uff.br/ensaiosdemarketing/artigos%20pdf/1/artigodois.pdf>. Acesso em 20 jul. 2013.
O professor pedirá para que cada aluno leia um parágrafo do texto, dando especial enfoque às seções 2 e 3. Durante a leitura do texto, o professor deverá explicar oralmente as eventuais dúvidas, mantendo sempre o foco na relação entre a função poética e os textos publicitários.
Uma vez que no texto lido pelos alunos, as autoras fazem uma análise cuidadosa de alguns textos publicitários, buscando evidenciar a função poética, os alunos deverão fazer suas próprias análises de alguns textos publicitários. Para isso, o professor deverá levar impresso, uma seleção de textos publicitários para serem analisados pelos alunos, em duplas.
Os alunos deverão explorar quais recursos foram usados (rimas, aliterações e outras figuras de linguagem) e que efeito de sentido eles provocam nos textos publicitários analisados.
Sugere-se que todas as duplas analisem todas as imagens, buscando rimas, aliterações, antíteses e/ou jogos de palavras, que evidenciem que houve uma preocupação com a mensagem em si (função poética).
Como sugestão de textos para serem analisados temos:
Disponível em: <http://dc349.4shared.com/doc/U1ZhHmN_/preview_html_7e7484f5.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.
Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-RwdGciFkTK4/TZtQuPfAO7I/AAAAAAAAAI4/cAD4NhTjEyw/s320/bistro_margs_poetica1.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.
Disponível em: <http://desenblogue.com/wp-content/uploads/2009/05/quasar.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.
Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/_MGMZJD88nMQ/SxGswCmQt1I/AAAAAAAAAB8/S8Wz2xJYPwo/s1600/anuncios-cretinos-xarope-transpulmin.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.
Disponível em: <http://igorfsilva.files.wordpress.com/2011/02/k-max_4.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.
Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-cQd82W2ReCU/TcKj7UurDBI/AAAAAAAABDU/s-nfttoF2ac/s400/tumblr_kyyz0vC9Uv1qamaor.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.
Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/_4TVvuLNCLlI/S5lUjOCSNQI/AAAAAAAAADo/yQJEZcHKDFc/s320/case_omo%5B1%5D.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.
Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-2cK-VZq4blk/T7LUGBZC0XI/AAAAAAAAAAs/DkQLo9wTTPM/s1600/Anuncio+publicitario.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.
Após terem analisado as imagens, o professor deverá sortear oito alunos (ou o número de textos publicitários analisados, caso o professor tenha optado por adicionar mais alguns) para apresentarem as análises feitas nas duplas. Após a apresentação de cada colega sobre o que a dupla conseguiu analisar, os outros colegas da turma deverão dizer se conseguiram observar alguma outra figura de linguagem naquele mesmo texto publicitário.
Após terem analisado alguns textos publicitários, o professor pedirá que os alunos façam, individualmente ou em grupos, textos para serem colocados em campanhas publicitárias levando em consideração a importância da função poética nos textos publicitários.
A temática poderá ser livre para instigar a criatividade dos alunos. Inclusive os produtos anunciados podem ser produtos inventados/fictícios.
Após a criação dos textos publicitários, cada aluno/grupo apresentará seu texto para os demais colegas.
Sites sobre a função poética da linguagem. Todos acessados em 20 jul. 2013.
http://www.brasilescola.com/redacao/funcao-poetica-linguagem.htm
http://redacaonocafe.wordpress.com/2012/02/09/funcao-poetica-a-beleza-do-texto/
Trechos de livros (online) sobre a relação entre textos publicitários e as funções da linguagem. Todos acessados em 20 jul. 2013.
http://www.slideshare.net/CarolinaKallas1/3-as-funcoes-da-linguegem-na-propaganda
Os alunos serão avaliados durante a leitura do texto, segundo sua participação e envolvimento nas discussões, durante as análises e apresentação oral das análises, e por fim, pode-se analisar a produção dos textos publicitários, verificando se eles fizeram efetivamente o uso da função poética para a construção de seus textos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/07/2014
Cinco estrelasAdorei!, bem explicado e de fácil entendimento