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A função poética da linguagem e os textos publicitários

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que é a função poética da linguagem e como ela aparece nos textos publicitários.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Funções da linguagem

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Texto impresso sobre a relação entre a função poética e os textos publicitários. Disponível em: http://www.uff.br/ensaiosdemarketing/artigos%20pdf/1/artigodois.pdf
  • handout com uma seleção de textos publicitários que evidenciem a função poética da linguagem;
  • papel sulfite ou cartolina e pincéis para a criação dos textos publicitários;

Estratégias:

  • Discussão oral;
  • leitura alternada de texto científico;
  • análise de textos publicitários em grupos;
  • produção de textos publicitários (individual ou em grupos).

Módulo 1

Atividade 1 - ativando os conhecimentos prévios

Primeiramente o professor deverá retomar oralmente com os alunos o que são as funções da linguagem e lembrar os alunos de que num mesmo texto podem estar presentes mais de uma função da linguagem. Durante essa revisão, deve-se salientar a função poética da linguagem, uma vez que essa é a função que será o foco das análises que eles farão.

Sobre funções da linguagem, sugerimos as seguintes definições, com exemplos, do site soportugues.com.br:

1. Função Referencial ou Denotativa, na qual o foco é o referente, ou seja, sobre o que se fala. Transmite uma informação objetiva sobre a realidade.

Exemplo: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma maçã, uma laranja, uma banana e um morango. (Este texto informa o que há dentro da cesta, logo, há função referencial).

2. Função Expressiva ou Emotiva, o foco é o emissor. Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.

Exemplos:

  • a) Ah, que coisa boa!
  • b) Tenho um pouco de medo...


3) Função Apelativa ou Conativa, na qual o foco é o receptor. Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Exemplos:

  • a) Você já tomou banho?
  • b) Mãe, vem cá!
  • c) Não perca esta promoção!

 

4) Função Poética, cujo foco é a mensagem. É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais de expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade.

Exemplos:

  • “... a lua era um desparrame de prata”. (Jorge Amado)    
  •  Em tempos de turbulência, voe com fundos de renda fixa. (Texto publicitário)

 

5) Função Fática, o foco é o canal de comunicação. Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. Fática quer dizer "relativa ao fato", ao que está ocorrendo. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

Exemplo:

Alô? Está me ouvindo?

 

6) Função Metalinguística, que foca o código. Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.

Exemplo:

Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado. (Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)

 

Definições disponíveis em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil13.php> Acesso em

 

Atividade 2 - A função poética e os textos publicitários

Sabemos que o objetivo final dos textos publicitários é convencer o público a comprar determinado produto. A função da linguagem relacionada a incitar o receptor a tomar determinada atitude, como sabemos, é a função conativa. Contudo, não raro nos textos publicitários há uma preocupação também em mobilizar recursos linguísticos de forma a deixar a mensagem (o slogan) mais sedutora, de mais fácil memorização, ou dar um tom mais engraçado.

Para compreender melhor a relação entre a função poética (ou estética) da linguagem e os textos publicitários, o professor distribuirá o texto produzido por FEDRIZZI, Giulia; VASCONCELLOS, Nathália e CASTRO, Renata, todas alunas do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense.

Disponível em: <http://www.uff.br/ensaiosdemarketing/artigos%20pdf/1/artigodois.pdf>. Acesso em 20 jul. 2013.

O professor pedirá para que cada aluno leia um parágrafo do texto, dando especial enfoque às seções 2 e 3. Durante a leitura do texto, o professor deverá explicar oralmente as eventuais dúvidas, mantendo sempre o foco na relação entre a função poética e os textos publicitários.

Módulo 2

Atividade 1 - Análise

Uma vez que no texto lido pelos alunos, as autoras fazem uma análise cuidadosa de alguns textos publicitários, buscando evidenciar a função poética, os alunos deverão fazer suas próprias análises de alguns textos publicitários. Para isso, o professor deverá levar impresso, uma seleção de textos publicitários para serem analisados pelos alunos, em duplas.

Os alunos deverão explorar quais recursos foram usados (rimas, aliterações e outras figuras de linguagem) e que efeito de sentido eles provocam nos textos publicitários analisados.

Sugere-se que todas as duplas analisem todas as imagens, buscando rimas, aliterações, antíteses e/ou jogos de palavras, que evidenciem que houve uma preocupação com a mensagem em si (função poética).

Como sugestão de textos para serem analisados temos:

suco minute maid mais

Disponível em: <http://dc349.4shared.com/doc/U1ZhHmN_/preview_html_7e7484f5.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

bistro do margs

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-RwdGciFkTK4/TZtQuPfAO7I/AAAAAAAAAI4/cAD4NhTjEyw/s320/bistro_margs_poetica1.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

 

quasar

Disponível em: <http://desenblogue.com/wp-content/uploads/2009/05/quasar.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

transpulmin

Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/_MGMZJD88nMQ/SxGswCmQt1I/AAAAAAAAAB8/S8Wz2xJYPwo/s1600/anuncios-cretinos-xarope-transpulmin.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

sportage

Disponível em: <http://igorfsilva.files.wordpress.com/2011/02/k-max_4.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

doril

Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-cQd82W2ReCU/TcKj7UurDBI/AAAAAAAABDU/s-nfttoF2ac/s400/tumblr_kyyz0vC9Uv1qamaor.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

omo

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/_4TVvuLNCLlI/S5lUjOCSNQI/AAAAAAAAADo/yQJEZcHKDFc/s320/case_omo%5B1%5D.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

lacta

Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-2cK-VZq4blk/T7LUGBZC0XI/AAAAAAAAAAs/DkQLo9wTTPM/s1600/Anuncio+publicitario.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

 

Atividade 2 - apresentação

Após terem analisado as imagens, o professor deverá sortear oito alunos (ou o número de textos publicitários analisados, caso o professor tenha optado por adicionar mais alguns) para apresentarem as análises feitas nas duplas. Após a apresentação de cada colega sobre o que a dupla conseguiu analisar, os outros colegas da turma deverão dizer se conseguiram observar alguma outra figura de linguagem naquele mesmo texto publicitário.

Módulo 3

Atividade 1 - Produção

Após terem analisado alguns textos publicitários, o professor pedirá que os alunos façam, individualmente ou em grupos, textos para serem colocados em campanhas publicitárias levando em consideração a importância da função poética nos textos publicitários.

A temática poderá ser livre para instigar a criatividade dos alunos. Inclusive os produtos anunciados podem ser produtos inventados/fictícios.

Após a criação dos textos publicitários, cada aluno/grupo apresentará seu texto para os demais colegas.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados durante a leitura do texto, segundo sua participação e envolvimento nas discussões, durante as análises e apresentação oral das análises, e por fim, pode-se analisar a produção dos textos publicitários, verificando se eles fizeram efetivamente o uso da função poética para a construção de seus textos.

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