20/07/2013
Eliana Dias, Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
O que são tópicos frasais;
como os tópicos frasais podem nos ajudar a identificar o assunto de um dado texto/parágrafo;
Acesso em: 20 jul 2013.
Primeiramente o professor fará uma revisão oral com os alunos sobre o que são parágrafos e retomará com eles a ideia de que na construção de um texto geralmente devemos fazer a separação dos parágrafos no texto de forma que cada ideia fique em um parágrafo. Feito isso, o professor explicará para os alunos que, uma vez que cada ideia fica num parágrafo, é importante estruturar o parágrafo deixando claro qual ideia está sendo trabalhada no mesmo. A essa ideia norteadora do parágrafo é dado o nome tópico-frasal.
Sugere-se que o professor, para trabalhar aprofundadamente sobre o parágrafo e sobre a constituição dos tópicos frasais, apresente o material disponível no site univercidade.br sobre o parágrafo.
Disponível em: <http://www.univercidade.br/HTML/pap/pdf_portugues/OPARAGRAFO_Parte_Teorica.pdf>. Acesso em 20 jul. 2013.
Para trabalhar esse material, sugere-se que o professor projete o arquivo em datashow, e apresente oralmente, sanando as eventuais dúvidas dos alunos. Com a exposição desse material, os alunos terão uma visão mais aprofundada sobre o parágrafo e perceberão a necessidade de cada parágrafo partir de um tópico frasal.
Acesso em: 20 jul 2013.
Para uma explicação mais detalhada do que são tópicos frasais e quais as diferentes maneiras de desenvolvê-los no parágrafo, o professor entregará em folha impressa ou projetará em datashow o texto "O que é tópico frasal por meio de exemplos", publicado no site scribd.com.
Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/40995399/Topico-frasal-por-meio-de-exemplos>. Acesso em 20 jul. 2013.
Ao final da leitura de cada um dos parágrafos o professor pedirá aos alunos (alternadamente) que identifiquem em cada um dos parágrafos qual foi a frase norteadora (tópico frasal).
O professor pedirá aos alunos que elaborem (em folha avulsa) 3 parágrafos, deixando claros os tópicos frasais, e lançando mão de três formas distintas de ampliação ou desenvolvimento de tópico frasal.
Acesso em 20 jul 2013.
Para realizar essa atividade, os alunos deverão partir dos temas das 10 últimas edições do ENEM, quais sejam:
2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010 O trabalho na construção da dignidade humana
2009 O indivíduo frente à ética nacional
2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007 O desafio de se conviver com as diferenças
2006 O poder de transformação da leitura
2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
Disponível em: <http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/temas-redacao-enem.html> Acesso em 20 jul. 2013.
Após a produção dos textos, os alunos se sentarão em duplas, sendo que cada aluno lerá o parágrafo elaborado por seu colega, e buscará:
Explicação sobre tópicos frasais e as formas de desenvolvê-lo feita pelo PCI concursos.
Disponível em:<http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/topico-frasal>. Acesso em 20 jul. 2013.
Atividades sobre tópicos frasais:
Disponível em: <http://edsonsbigstheories.files.wordpress.com/2012/03/aula2.pdf>. Acesso em 20 jul. 2013.
O professor avaliará a aprendizagem por meio da análise dos comentários que um aluno fará no texto do outro, uma vez que eles deverão marcar qual é o tópico frasal e qual estratégia de desenvolvimento do tópico frasal foi utilizada em cada um dos parágrafos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/10/2013
Cinco estrelasexcelente