Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tópico frasal - identificando a ideia chave

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que são tópicos frasais;

como os tópicos frasais podem nos ajudar a identificar o assunto de um dado texto/parágrafo;

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Frase, oração, período;
  • paragrafação.
Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • computador
  • datashow;
  • folhas avulsas para a produção escrita

Estratégias:

  • exposição oral;
  • análise de parágrafos (identificação de tópicos frasais)
  • produção escrita (individual);

Módulo 1

Atividade 1 - Introduzindo o assunto

aluno pensando

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://leals.files.wordpress.com/2009/06/vestibular-aluno.gif&imgrefurl=http://leals.wordpress.com/2009/06/&h=369&w=386&sz=17&tbnid=UQbnE-WtHn9MxM:&tbnh=90&tbnw=94&zoom=1&usg=__6dEGsm2Z2ZD17KsbzSMyMGAHDU4=&docid=B1MaaGY6NyNNIM&sa=X&ei=iBTrUc7QC_Hl4AObmoDYCg&ved=0CFcQ9QEwDA&dur=249

Acesso em: 20 jul 2013.

Primeiramente o professor fará uma revisão oral com os alunos sobre o que são parágrafos e retomará com eles a ideia de que na construção de um texto geralmente devemos fazer a separação dos parágrafos no texto de forma que cada ideia fique em um parágrafo. Feito isso, o professor explicará para os alunos que, uma vez que cada ideia fica num parágrafo, é importante estruturar o parágrafo deixando claro qual ideia está sendo trabalhada no mesmo. A essa ideia norteadora do parágrafo é dado o nome tópico-frasal.

Sugere-se que o professor, para trabalhar aprofundadamente sobre o parágrafo e sobre a constituição dos tópicos frasais, apresente o material disponível no site univercidade.br sobre o parágrafo.

Disponível em: <http://www.univercidade.br/HTML/pap/pdf_portugues/OPARAGRAFO_Parte_Teorica.pdf>. Acesso em 20 jul. 2013.

Para trabalhar esse material, sugere-se que o professor projete o arquivo em datashow, e apresente oralmente, sanando as eventuais dúvidas dos alunos. Com a exposição desse material, os alunos terão uma visão mais aprofundada sobre o parágrafo e perceberão a necessidade de cada parágrafo partir de um tópico frasal.

datashow

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.visualimagem.com.br/media/k2/items/cache/f7a0a54c92471ac4480e727e4ccf93df_XL.jpg&imgrefurl=http://www.visualimagem.com.br/aluguel-projetor-datashow/aluguel-projetor-datashow-sharp&h=768&w=1024&sz=126&tbnid=JgFFxkMs8B7R9M:&tbnh=129&tbnw=172&zoom=1&usg=__MXTQsFkikdTujd44bLgFdRo6-JI=&docid=EoDtYyUKhbheUM&sa=X&ei=PhXrUbrLLpei4APhrICICw&ved=0CE0Q9QEwCQ&dur=672

Acesso em: 20 jul 2013.

Atividade 2 - exemplificando

Para uma explicação mais detalhada do que são tópicos frasais e quais as diferentes maneiras de desenvolvê-los no parágrafo, o professor entregará em folha impressa ou projetará em datashow o texto "O que é tópico frasal por meio de exemplos", publicado no site scribd.com.

Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/40995399/Topico-frasal-por-meio-de-exemplos>. Acesso em 20 jul. 2013.

Ao final da leitura de cada um dos parágrafos o professor pedirá aos alunos (alternadamente) que identifiquem em cada um dos parágrafos qual foi a frase norteadora (tópico frasal).

Módulo 2

Atividade 1 - Produção

O professor pedirá aos alunos que elaborem (em folha avulsa) 3 parágrafos, deixando claros os tópicos frasais, e lançando mão de três formas distintas de ampliação ou desenvolvimento de tópico frasal.

imagem tópico frasal

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-EN9RQ3qd-fQ/UakcgVx_nhI/AAAAAAAAAxE/vAbZvVYTedM/s640/Digitalizar0001.jpg&imgrefurl=http://www.redacaolorenza.com.br/&h=1600&w=1163&sz=319&tbnid=B9OrqDx1gfQQ-M:&tbnh=92&tbnw=67&zoom=1&usg=__n5_5tbS8zP7QvbCTyXEdTKQ_1Gw=&docid=JqoqgCYFNZYeuM&sa=X&ei=nRPrUeqDHs3D4APB0IDIBA&ved=0CEAQ9QEwBQ&dur=505

Acesso em 20 jul 2013.

Para realizar essa atividade, os alunos deverão partir dos temas das 10 últimas edições do ENEM, quais sejam:

2012    Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011    Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010    O trabalho na construção da dignidade humana
2009    O indivíduo frente à ética nacional
2008    Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007    O desafio de se conviver com as diferenças
2006    O poder de transformação da leitura
2005    O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004    Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003    A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002    O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

Disponível em: <http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/temas-redacao-enem.html> Acesso em 20 jul. 2013.

Atividade 2 - trocando ideias

 

Após a produção dos textos, os alunos se sentarão em duplas, sendo que cada aluno lerá o parágrafo elaborado por seu colega, e buscará:

  • identificar qual o tópico-frasal;
  • identificar qual estratégia de desenvolvimento foi utilizada pelo colega para desenvolver cada um dos tópicos frasais.
Recursos Complementares

Explicação sobre tópicos frasais e as formas de desenvolvê-lo feita pelo PCI concursos.

Disponível em:<http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/topico-frasal>. Acesso em 20 jul. 2013.

 

Atividades sobre tópicos frasais:

Disponível em: <http://edsonsbigstheories.files.wordpress.com/2012/03/aula2.pdf>. Acesso em 20 jul. 2013.

Avaliação

O professor avaliará a aprendizagem por meio da análise dos comentários que um aluno fará no texto do outro, uma vez que eles deverão marcar qual é o tópico frasal e qual estratégia de desenvolvimento do tópico frasal foi utilizada em cada um dos parágrafos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.