Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recursos verbais e não-verbais nos textos de campanha comunitária

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • O que são textos de campanha comunitária;
  • qual a importância de recursos verbais e não-verbais na composição de textos do gênero texto de campanha comunitária.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Linguagem verbal e não-verbal

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • handouts

  • computador e datashow;

  • folha sulfite;

  • cartolina;

  • pincéis;

  • lápis de cor

Estratégias:

  • Discussões orais;
  • análise de textos de campanha comunitária em grupos;
  • exposição oral;
  • produção escrita em duplas.

Módulo 1

Atividade 1 - ativando os conhecimentos prévios

O professor iniciará a aula discutindo com os alunos os conceitos de linguagem verbal e não verbal. Para essa discussão, sugere-se que seja apresentada a seguinte tirinha de Mafalda:

mafalda

Disponível em: <http://25.media.tumblr.com/8163d4e1156cd5be8bd908ce5d9e8b23/tumblr_mj9fy4OLi21qdkmopo1_1280.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

A partir dessa tirinha, o professor explorará com os alunos quais exemplos de linguagem verbal e não-verbal estão presentes nessa tirinha, e deverá ressaltar que podemos interpretar a tirinha não apenas pelo que está escrito nos balões (verbal) como também pela expressão facial e os gestos de Mafalda (linguagem não-verbal).

Atividade 2 - introduzindo o assunto

Após revisar com os alunos o que são a linguagem verbal e não-verbal, o professor introduzirá o trabalho com o gênero Texto de Campanha Comunitária, a partir da seguinte imagem:

camp 1

Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-Cpwqd_4_RRg/UNssfLMKpCI/AAAAAAAAAFY/1r_qKtG55cQ/s1600/anuncio_246x200.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

O professor projetará a imagem em datashow e fará algumas perguntas aos alunos, visando levá-los a perceber que trata-se de um texto de campanha comunitária, que visa principalmente levar os integrantes de uma determinada comunidade a participar de alguma campanha com o intuito de ajudar a um grupo pertencente a uma comunidade específica.

Nesse caso, trata-se da campanha de vacinação infantil, que tem por objetivo principal fazer com que pessoas que tenham crianças menores de cinco anos para irem a um posto de saúde para tomar vacinas.

Como sugestão de perguntas temos:

  • Qual o público-alvo desse texto/imagem?
  • Qual a finalidade desse texto?
  • Qual o tema?
  • Quais recursos verbais tentam convencer as pessoas a participarem dessa campanha de vacinação?
  • Quais recursos não verbais contribuem para incentivar as crianças a participarem da campanha de vacinação?
  • A qual gênero pertence esse texto?

Após os alunos terem respondido oralmente as questões acima, o professor chamará a atenção dos alunos para o fato de que concorrem para incitar as pessoas a participarem da campanha tanto recursos verbais como não verbais.

O professor deverá evidenciar para os alunos que:

Quanto aos recursos verbais, o principal deles é a persuasão por meio do uso do infinitivo "siga o Zé gotinha", "leve as crianças menores de cinco anos..."), além de trazer maiores detalhes sobre a campanha, no texto abaixo da imagem, e a data da campanha (18 de junho) em fonte grande. Devemos lembrar que em alguns textos de campanha comunitária o infinitivo é usado, em outras não, mas que sempre o que se espera é convencer as pessoas a tomarem determinada atitude.

Quanto aos recursos não-verbais, podemos ressaltar o uso de imagens de crianças, com o semblante alegre (colocar crianças chorando não ajudaria muito), ursinhos de pelúcia, o próprio zé-gotinha, para convencer as crianças a participarem da campanha. Além disso, nessa imagem houve um cuidado com a escolha de cores alegres, num dia ensolarado o que reforça o ambiente positivo e legal que se quer formar em torno da campanha. Outro recurso utilizado é o fato de que todos estão indo em direção ao Zé gotinha, mais um motivo para as crianças quererem "seguir o Zé gotinha". Por fim, podemos perceber que a própria  disposição das informações, no topo a informação mais importante, com o nome da campanha (campanha de vacinação), ao lado da data (informação também importante), e abaixo temos informações mais detalhadas (quais crianças devem ser levadas, onde está sendo a campanha, etc.).

 

Feito isso, o professor projetaria uma segunda imagem, de uma campanha de ajuda a mães necessitadas, que não faz muito bem o uso dos recursos verbais e não verbais. E discutirá com os alunos o que poderia ser melhorado, tanto no que se refere a recursos verbais quanto não verbais.

Segue o cartaz:

ajuda de mae

Disponível em: <http://weblog.aventar.eu/atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/Campanha%20Ajuda%20de%20Mae.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

O professor deverá projetar a imagem e ressaltar que nesse texto de campanha comunitária não foi colocado em destaque qual o objetivo da campanha, é feito o pedido de doação "Dê o que você não precisa a quem mais precisa", mas isso não chama a atenção para quem será beneficiado com a campanha, só abaixo, em destaque menor (recurso não verbal de tamanho das fontes) é possível identificar que trata-se de uma campanha em prol das mães carentes.

Além disso as únicas imagens que aparecem são as logos da entidade que está promovendo a campanha "Ajuda de mãe" e dos patrocinadores. Se tivessem colocado imagens de bebês ou de mães carentes na composição desse texto teria ficado melhor.

Outra questão que pode ser analisada é o fato de se colocar numa fonte de tamanho tão pequeno informações importantes (como a data e qual o público beneficiado): "Dia da mãe - campanha de recolha de donativos 3, 4 e 5 de maio". Uma alternativa seria colocar essas informações em uma fonte um pouco maior, e com uma letra de outra cor.

Ainda sobre as cores (recurso não verbal) esse texto de campanha comunitária ficou muito pobre por utilizar apenas uma cor de fundo (vermelho), a mesma cor para todas as informações, e apenas uma cor diferente para a logo da instituição, que nem ficou tão em destaque devido ao contraste não muito bom com o vermelho.

 

Módulo 2

Atividade 1 - Análise

O professor deverá dividir a turma em grupos pequenos (duplas ou trios), sendo que cada grupo receberá uma folha impressa com 2 a 4 textos de campanha publicitária, selecionados dentre os que seguem abaixo.

(Sugere-se que sejam montados diferentes handouts para que num segundo momento os alunos façam a socialização das suas análises).

 

ciclista legal

Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/wp-content/uploads/sites/64/import/cl-2.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

 

contra acidentes

Disponível em: <http://uniaomotorcycle.files.wordpress.com/2009/12/cartaz-campanha-ijf.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

combate a dengue

Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_737mB_VRq30/TMbBGerwxFI/AAAAAAAAAAg/lEzFBzCT58c/s320/506BannerDengue744x1063.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

adocao de cachorro

Disponível em: <http://www.oparsjc.org/imagens/larfeliz.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

natal literario

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-ydNqjZcGBi0/UJAIWeBgsSI/AAAAAAAAEDw/ZdLHpN6NlP8/s1600/natal+literário_banner.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

camisinha

Disponível em: <http://www.onacional.com.br/img/not_201301311511738525_g.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

cachorros

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-4adAcxvhNyQ/UZ--A68pAqI/AAAAAAAAANI/iN3xHzqQSi8/s320/Dog+registration+poster.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

sos rio

Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/_6avNVKS8q8M/TUBKj5V48pI/AAAAAAAAAOI/2UABbjks2Jc/s1600/Sos+RJ.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

desabrigados

Disponível em: <http://www.horizonte.ce.gov.br/images/conteudo/desabrigadosrj.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

agasalho construtora

Disponível em: <http://www.solidum.hospedagemdesites.ws/upload/textarea/Arte-Campanha-do-Agasalho.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

agasalho

Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-NwgqpLFiiNw/T8gMAvTPaCI/AAAAAAAAABU/L5y4p9LKyLw/s640/Campanha+do+agasalho+(1).jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

ajuda de bebe

Disponível em: <http://imgs.sapo.pt/gfx/513431.gif>. Acesso em 20 jul. 2013.

greenpeace

Disponível em: <http://www.apolo11.com/imagens/etc/aquecimento_global_amazonia_greenpeace_bem_vindo_ao_futuro.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

lixo

Disponível em: <http://bythesign.files.wordpress.com/2008/04/cartaz_loga_p.jpg>. Acesso em 20 jul. 2013.

 

Os alunos deverão analisar os textos de campanha comunitária, respondendo no caderno às seguintes questões, sobre cada um dos textos:

  • Qual o público-alvo desse texto/imagem?
  • Quem será beneficiado com essa campanha?
  • Quem está promovendo essa campanha?
  • Qual o tema?
  • Quais recursos verbais tentam convencer as pessoas a participarem dessa campanha?
  • Quais recursos não verbais contribuem para incentivar as pessoas a participarem da campanha?
  • Esse texto de campanha comunitária te motivaria a participar da campanha em questão? Por quê?
  • O que poderia ser modificado nesse texto de campanha comunitária para incitar ainda mais as pessoas a aderirem à campanha? Você modificaria um dos recursos verbais ou não verbais?

 

Atividade 2 - Socialização

Após analisarem os textos de campanha comunitária, cada grupo apresentará seus textos analisados, para o restante da turma, ressaltando os recursos verbais e não verbais que contribuem para convencer as pessoas a aderirem a uma determinada campanha comunitária.

Módulo 3

Atividade 1 - Produção

Para essa atividade o professor discutirá com os alunos algum tema para uma campanha que poderia ser feita na própria escola (doação de brinquedos para crianças carentes, doação de agasalhos, etc), pensando em datas, local das doações, instituição beneficiária, etc. (se for possível faça uma campanha real, espalhando as produções dos alunos pela escola)

Em seguida o professor dividirá os alunos em duplas, para que eles façam cartazes para essa campanha, tendo como público-alvo os próprios alunos da escola. Para que os alunos possam fazer uma primeira versão, depois revisar e fazer uma versão definitiva dos textos para a campanha, é interessante que a primeira versão seja feita em papel sulfite e a versão final em cartolina ou no computador.

Para finalizar o trabalho os alunos devem escolher quais os melhores locais de exposição para a produção deles e colar os cartazes, e depois aguardarem os resultados da campanha para irem à instituição beneficiada.

Recursos Complementares

Vídeo de uma campanha comunitária no youtube:

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=IHPa3ZqYXsc&list=PLDF97601AC973419C>. Acesso em 20 jul. 2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados durante a apresentação das análises dos textos para os colegas, verificar se os alunos realmente elencaram quais os recursos verbais e não verbais foram utilizados para a construção do texto de campanha comunitária em questão e ao final, um ótimo instrumento de avaliação é o próprio cartaz feito pelos alunos para a campanha comunitária a ser realizada na escola.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.