Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo nosso caderno de receitas.

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Realizar tentativas de leitura e escrita de palavras relacionadas às receitas.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
  • Reconhecer a estrutura do gênero textual: receita.
  • Explorar e analisar o sistema alfabético.
  • Interpretar informações.

  

Duração das atividades
07 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Roda de Conversa

 

1- É importante que liguemos o conteúdo trabalhado com o cotidiano do aluno, sendo assim, que tal fazer o diagnóstico e aguçar a curiosidade do aluno. Para isso sugerimos que organize uma roda para conversar com os alunos sobre receitas. Inicie essa conversa com os seguintes questionamentos:

  • O que é uma receita?
  • Para que serve uma receita?
  • Alguém já usou uma receita para produzir algum alimento? Qual?

 

2- No segundo momento, instigue as crianças a lembrar de coisas que eles gostam de comer, questione como são feitos esses alimentos e, tendo o professor como escriba, convide as crianças para elaborarem uma lista dos alimentos que gostam de comer. Nesse momento é importante identificar com os alunos qual é a finalidade de uma lista, quais são suas características e como organizá-la.

Observações: A partir da lista, algumas receitas que são familiares às crianças, serão escolhidas para serem confeccionadas na escola e para compor o caderno de receitas que será produzido pela turma.

3- Logo após produzir a lista, faça a escrita do nome dos alimentos da lista em fichas separadas, organize-as dispostas no chão da roda e convide os alunos a identificar nessas fichas as letras utilizadas para escrever o nome dos alimentos. Você poderá explorar com os alunos a quantidade de letras das palavras, em que ordem elas aparecem, bem como incentivar os alunos para que compreendam que palavras diferentes compartilham certas letras.

4- Depois convide os alunos a reproduzir a lista em um cartaz, colocando as fichas com os nomes dos alimentos em ordem alfabética.  Nesse momento, incentive o aluno a nomear as letras do alfabeto e a conhecer sua ordem.

 

Atividade 2- Escolhendo as receitas. 

1- A partir da lista do cartaz, decida com os alunos quais receitas entrarão no livro e que serão realizadas na escola. Após essa escolha, peça para que pesquisem em casa com os pais sobre as receitas selecionadas e traga-as impressas para compartilhar com o grupo.

2- No nosso grupo selecionamos: Brigadeiro, Bolo de Chocolate, Danoninho Caseiro e Gelatina.

3- Ao retornarem com as pesquisas, solicite aos alunos que façam uma roda para compartilharem suas receitas. Peça que observem com atenção as falas dos colegas sobre as receitas e conversem sobre as características desse gênero de escrita. Faça intervenções apontando o que há nesses textos: 

  • Como uma receita é dividida?
  • Por que na receita existe primeiro uma lista de ingredientes e depois o modo de preparo?
  • Vocês sabem o que significa a palavra ingredientes? Incentive o uso das estratégias de leitura para descobrir quais são os nomes desses ingredientes. 

4- Os alunos podem trazer diferentes receitas de um mesmo alimento, por isso explore essas diferenças e escolha, em conjunto com eles, quatro receitas que represente cada alimento (Brigadeiro, Bolo de Chocolate, Danoninho Caseiro e Gelatina), para ser feito com os alunos na escola e que irá compor o caderno de receitas.

 

Produzindo Doces  Produzindo Doces

Produzindo as receitas -Turma1º período "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

Sugestões de receitas:

 

 

BRIGADEIRO DE CENOURA

INGREDIENTES

 

MASSA:

  • 1 CENOURA RALADA NO RALO GROSSO
  • 1 XÍCARA DE CHÁ DE ÁGUA
  • 1 XÍCARA E 1/2 DE LEITE EM PÓ
  • 2 COLHERES DE SOPA DE AMIDO DE MILHO
  • 1/2 XÍCARA DE AÇÚCAR
  • 1 COLHER DE SOPA DE MARGARINA
  •  

PARA COBRIR:

  • COCO RALADO

 

PARA UNTAR:

  • MARGARINA

MODO DE PREPARO

  1. BATA NO LIQUIDIFICADOR A CENOURA, A ÁGUA, O LEITE EM PÓ, O AMIDO DE MILHO E O AÇÚCAR ATÉ TODOS OS INGREDIENTES ESTEJAM INCORPORADOS.
  2. TRANSFIRA PARA UMA PANELA MÉDIA, JUNTE A MARGARINA E LEVE AO FOGO BAIXO, MEXENDO ATÉ APARECER O FUNDO DA PANELA.
  3. DESPEJE EM UM PRATO LEVEMENTE UNTADO.
  4. DEIXE ESFRIAR.
  5. COM AS MÃOS UNTADAS, FAÇA BOLINHAS E PASSE NO COCO RALADO.
  6. VARIAÇÕES: VOCÊ PODE SUBSTITUIR O COCO RALADO POR CHOCOLATE GRANULADO OU AÇÚCAR CRISTAL. 

Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/6396-brigadeiro-de-cenoura.html. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

 

BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA

 

INGREDIENTES

  • 7 OVOS
  • 7 COLHERES DE SOPA DE CHOCOLATE EM PÓ
  • 7 COLHERES DE SOPA DE AÇÚCAR
  • 4 COLHERES DE SOPA DE ÓLEO
  • 2 COLHERES DE SOPA DE MARGARINA
  • 50 GRAMAS (PACOTE PEQUENO) DE COCO RALADO.
  • 1 COLHER DE SOPA CHEIA DE FERMENTO EM PÓ

 

COBERTURA DE BRIGADEIRO MOLE:

  • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
  • 2 COLHERES DE SOPA MARGARINA
  • 7 COLHERES DE CHOCOLATE EM PÓ
  • 50 MILILITROS DE LEITE (RENDE MAIS)

 

MODO DE PREPARO

  1. BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR, DEPOIS DE BEM BATIDO, ACRESCENTAR O FERMENTO SÓ PARA MISTURAR UM POUCO.
  2. UNTAR UMA ASSADEIRA MÉDIA COM MANTEIGA E FARINHA.
  3. LEVAR AO FORNO MÉDIO PARA ASSAR POR APROXIMADAMENTE 25 MINUTOS.

 

RECHEIO:

  1. MISTURAR TUDO E LEVAR AO FOGO, ATÉ DISSOLVER TUDO.
  2. DEPOIS DE ASSADO DESPEJAR POR CIMA.

 

INFORMAÇÃES ADICIONAIS

  • NÃO É PARA DESENFORMAR SE FIZER O BOLO NUM REFRATÁRIO GRANDE (CERCA DE 40X25), NÃO DARÁ CERTO, POIS VAI SE DESPEDAÇAR. CORTE OS PEDAÇOS DIRETO NO REFRATÁRIO E SIRVA NUM PRATO DE SOBREMESA.

 

Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/6448-bolo-de-chocolate-sem-farinha.html. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

 

DANONINHO CASEIRO

 

INGREDIENTES

  • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
  • 2 CAIXAS DE CREME DE LEITE 200 GRAMAS
  • 1 IOGURTE NATURAL 200 GRAMAS
  • 1 PACOTE DE SUCO SABOR MORANGO (OU OUTRO SABOR DE SUA PREFERÊNCIA) SEM AÇÚCAR

 

MODO DE PREPARO

  1. BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR E COLOCAR EM UM RECIPIENTE.
  2. LEVAR A GELADEIRA.
  3. SE QUISER COLOCAR NO CONGELADOR FICA MUITO BOM.

 

Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/19728-danoninho-caseiro.html. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

 

GELATINA ROSA

 

INGREDIENTES

  • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
  • 1 COPO E MEIO DE SUCO DE LARANJA
  • 6 FOLHAS DE GELATINA VERMELHA

 

MODO DE PREPARO

  1. DISSOLVER A GELATINA CONFORME AS INSTRUÇÕES DA EMBALAGEM.
  2. EM SEGUIDA BATER TODOS OS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR, COLOCAR EM UM REFRATÁRIO E COLOCAR PARA GELAR ATÉ FICAR CONSISTENTE.

 

 

Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/126-gelatina-rosa.html. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

5- Se sua escola possuir uma cantina convide a responsável pela mesma para produzir a receita com os alunos. Se não tiver essa profissional o professor mesmo pode sugerir a produção juntamente com os alunos.

 

Atividade 3- Construindo e divulgando o caderno de receitas

 

1- Depois de conversar sobre a estrutura de uma receita, o que deve nela conter, trabalhado com as quantidades, com a escrita dos números, das palavras e como modo de fazer; pegue um cartaz e construa com os alunos, com ajuda e orientações da cantineira, a escrita das receitas. Relembre como foram realizadas e conte para os alunos sobre a escrita deste texto coletivo, o qual irá compor o nosso caderno de receitas. Para essa atividade, o professor será o escriba dessas receitas e, antes de digita-las para ir para o caderno, proponha uma revisão coletiva do texto produzido. Para essa revisão, o professor deverá ler parte por parte do texto para que os alunos proponham modificações. Incentive-os na leitura dos ingredientes necessários, se algum aluno já consegue fazer a escrita de algumas palavras, peça a ele que a faça.

2- Após esse processo de construção coletiva, digite essas receitas, reproduza uma cópia para cada um dos alunos e encaderne. Trabalhe com eles a construção de um caderno de receitas. Para isso sugerimos alguns apontamentos: 

  • O que deve conter no caderno para que as pessoas saibam que é um caderno de receitas?
  • Temos que preparar um índice? Alguém sabe o que é um índice?
  • Temos que colocar número nas páginas para que as pessoas encontrem as receitas.
  • Podemos fazer uma dedicatória para os pais.
  • Podemos fazer uma tarde de autógrafos para entregar os cadernos de receitas para os familiares.
  • O que é um autógrafo?

3- Peça aos alunos que escrevam a numeração das páginas, ilustre as receitas, autografe o livro. A dedicatória também poderá ser feita através da construção de um texto coletivo. O professor também pode complementar o caderno com fotos dos momentos de produção das receitas.

4- Em seguida convide às famílias para que os alunos possam fazer a entrega do caderno de receitas.  

Recursos Complementares

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

 

NEIVERTH, Thaisa. Vamos nos encontrar e cozinhar? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49574. Acesso em 14 de julho de 2013.

CAPISTRANO, Naire Jane. Sabores, cores e cheiros dos nossos hábitos alimentares. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22733. Acesso em 14 de julho de 2013 

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteadoras observações feitas durante as rodas de conversa, percebendo o envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações podem ter algumas perguntas: 

·         Esses momentos trouxeram: questionamentos, indagações e contribuições?

·         Houve avanço no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de leitura e escrita de palavras do contexto?

·         Os alunos identificaram e ampliaram o conhecimento sobre os gêneros textuais (lista e receita)?

·         Conseguiram compreender e elaborar um caderno de receita?

·         Conseguiram compreender a estrutura da elaboração de um texto coletivo?

 

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteadoras observações feitas durante as rodas de conversa, percebendo o envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. As observações podem ter algumas perguntas: Conseguiram compreender a estrutura da elaboração de um texto coletivo?  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.