20/07/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 1- Roda de Conversa
1- É importante que liguemos o conteúdo trabalhado com o cotidiano do aluno, sendo assim, que tal fazer o diagnóstico e aguçar a curiosidade do aluno. Para isso sugerimos que organize uma roda para conversar com os alunos sobre receitas. Inicie essa conversa com os seguintes questionamentos:
2- No segundo momento, instigue as crianças a lembrar de coisas que eles gostam de comer, questione como são feitos esses alimentos e, tendo o professor como escriba, convide as crianças para elaborarem uma lista dos alimentos que gostam de comer. Nesse momento é importante identificar com os alunos qual é a finalidade de uma lista, quais são suas características e como organizá-la.
Observações: A partir da lista, algumas receitas que são familiares às crianças, serão escolhidas para serem confeccionadas na escola e para compor o caderno de receitas que será produzido pela turma.
3- Logo após produzir a lista, faça a escrita do nome dos alimentos da lista em fichas separadas, organize-as dispostas no chão da roda e convide os alunos a identificar nessas fichas as letras utilizadas para escrever o nome dos alimentos. Você poderá explorar com os alunos a quantidade de letras das palavras, em que ordem elas aparecem, bem como incentivar os alunos para que compreendam que palavras diferentes compartilham certas letras.
4- Depois convide os alunos a reproduzir a lista em um cartaz, colocando as fichas com os nomes dos alimentos em ordem alfabética. Nesse momento, incentive o aluno a nomear as letras do alfabeto e a conhecer sua ordem.
Atividade 2- Escolhendo as receitas.
1- A partir da lista do cartaz, decida com os alunos quais receitas entrarão no livro e que serão realizadas na escola. Após essa escolha, peça para que pesquisem em casa com os pais sobre as receitas selecionadas e traga-as impressas para compartilhar com o grupo.
2- No nosso grupo selecionamos: Brigadeiro, Bolo de Chocolate, Danoninho Caseiro e Gelatina.
3- Ao retornarem com as pesquisas, solicite aos alunos que façam uma roda para compartilharem suas receitas. Peça que observem com atenção as falas dos colegas sobre as receitas e conversem sobre as características desse gênero de escrita. Faça intervenções apontando o que há nesses textos:
4- Os alunos podem trazer diferentes receitas de um mesmo alimento, por isso explore essas diferenças e escolha, em conjunto com eles, quatro receitas que represente cada alimento (Brigadeiro, Bolo de Chocolate, Danoninho Caseiro e Gelatina), para ser feito com os alunos na escola e que irá compor o caderno de receitas.
Produzindo as receitas -Turma1º período "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Sugestões de receitas:
BRIGADEIRO DE CENOURA INGREDIENTES
MASSA:
PARA COBRIR:
PARA UNTAR:
MODO DE PREPARO
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Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/6396-brigadeiro-de-cenoura.html. Acesso em 11 de julho de 2013.
BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA
INGREDIENTES
COBERTURA DE BRIGADEIRO MOLE:
MODO DE PREPARO
RECHEIO:
INFORMAÇÃES ADICIONAIS
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Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/6448-bolo-de-chocolate-sem-farinha.html. Acesso em 11 de julho de 2013.
DANONINHO CASEIRO
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
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Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/19728-danoninho-caseiro.html. Acesso em 11 de julho de 2013.
GELATINA ROSA
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
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Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/126-gelatina-rosa.html. Acesso em 11 de julho de 2013.
5- Se sua escola possuir uma cantina convide a responsável pela mesma para produzir a receita com os alunos. Se não tiver essa profissional o professor mesmo pode sugerir a produção juntamente com os alunos.
Atividade 3- Construindo e divulgando o caderno de receitas
1- Depois de conversar sobre a estrutura de uma receita, o que deve nela conter, trabalhado com as quantidades, com a escrita dos números, das palavras e como modo de fazer; pegue um cartaz e construa com os alunos, com ajuda e orientações da cantineira, a escrita das receitas. Relembre como foram realizadas e conte para os alunos sobre a escrita deste texto coletivo, o qual irá compor o nosso caderno de receitas. Para essa atividade, o professor será o escriba dessas receitas e, antes de digita-las para ir para o caderno, proponha uma revisão coletiva do texto produzido. Para essa revisão, o professor deverá ler parte por parte do texto para que os alunos proponham modificações. Incentive-os na leitura dos ingredientes necessários, se algum aluno já consegue fazer a escrita de algumas palavras, peça a ele que a faça.
2- Após esse processo de construção coletiva, digite essas receitas, reproduza uma cópia para cada um dos alunos e encaderne. Trabalhe com eles a construção de um caderno de receitas. Para isso sugerimos alguns apontamentos:
3- Peça aos alunos que escrevam a numeração das páginas, ilustre as receitas, autografe o livro. A dedicatória também poderá ser feita através da construção de um texto coletivo. O professor também pode complementar o caderno com fotos dos momentos de produção das receitas.
4- Em seguida convide às famílias para que os alunos possam fazer a entrega do caderno de receitas.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
NEIVERTH, Thaisa. Vamos nos encontrar e cozinhar? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49574. Acesso em 14 de julho de 2013.
CAPISTRANO, Naire Jane. Sabores, cores e cheiros dos nossos hábitos alimentares. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22733. Acesso em 14 de julho de 2013
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteadoras observações feitas durante as rodas de conversa, percebendo o envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações podem ter algumas perguntas:
· Esses momentos trouxeram: questionamentos, indagações e contribuições?
· Houve avanço no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de leitura e escrita de palavras do contexto?
· Os alunos identificaram e ampliaram o conhecimento sobre os gêneros textuais (lista e receita)?
· Conseguiram compreender e elaborar um caderno de receita?
· Conseguiram compreender a estrutura da elaboração de um texto coletivo?
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