20/07/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Estratégias e recursos:
Essa atividade tem por objetivo sensibilizar os alunos para a verbalização das primeiras impressões sobre a obra de Kafka, A metamorfose.
Professor, para o desenvolvimento da proposta didática, os alunos já devem ter lido o livro de Franz Kafka, A metamorfose, disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=16641 Acesso em: 15 jul. 2013.
Com os alunos dispostos em círculo, o professor iniciará a aula, instigando os discentes a verbalizarem as impressões e sentimentos sobre o enredo da obra por meio de uma única palavra. Cada aluno terá um tempo aproximado de 3 minutos para, oralmente, justificar a escolha do vocábulo. O professor solicitará aos alunos para registrarem sua escolha em seus cadernos, a fim de retornar a ela após todas as atividades desenvolvidas sobre A metamorfose. Essa atividade inicial ainda pode ser feita em duplas por meio da construção de um cartaz com as palavras que poderá ser afixado na sala, conforme imagens abaixo acerca da produção dos alunos do 9ºano B, do ano de 2013, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba):
Alunas: Amanda Cunha, Andressa Batista e Giovana Quites.
Alunos: Eduarda Costa, Caroline Ferreira e Daniel Teixeira.
Alunos: Ivan Hernandes, Vinícius Silva e Vinícus Tavares.
Alunos: Maria Nathália Silva, Gabriel Souza e João Luiz Hortêncio.
Questões para a discussão em sala:
1) Como começa a narração da novela? É natural começos desse tipo? Comente.
2) No enredo, não há preocupação, nem de Gregor nem do narrador, em relação ao grotesco: acordar inseto. Qual é, então, a preocupação do narrador? E a de Gregor?
3) Fale um pouco sobre o narrador e a condução dada à trama.
4) O que causa “perturbação”, “estranhamento” no leitor em toda a obra? Para responder, pense na escola literária estudada: o Realismo Mágico.
5) Uma das inversões da narração é o começo pelo conflito, ou pelo momento de maior tensão. Quais seriam as outras inversões da narrativa? Para responder, pense nos personagens.
6) Comente a fala de Adorno (1977) em relação à obra de Kafka: “A origem social do indivíduo (a família) revela-se no final como a força que o aniquila.”.
7) É possível metaforizar o drama de Gregor em A metamorfose? Se sim, comente sobre as metáforas possíveis e as implicações delas na e para a sociedade.
8) Para muitos leitores e estudiosos de A metamorfose, Gregor pode ser considerado o vilão da história. Explique as razões desse ponto de vista.
9) Explique a metamorfose dos sentimentos da irmã.
10) Hipotetize: qual o desejo do pai ao tentar matar Gregor pelo menos 2 vezes?
11) Em linhas gerais, explique o título do livro conforme seu entendimento sobre o enredo.
Nessa atividade, os alunos deverão verticalizar sua leitura do livro, a partir de uma "palavra geradora" e relacioná-la com o mundo (leitores protagonistas).
Os alunos deverão, depois das discussões da obra, verticalizarem suas análises a partir de uma "palavra geradora". Para isso, o professor entregará um roteiro para a atividade que consta da exposição oral acerca de uma reflexão da obra e a relação com o mundo.
Roteiro para trabalho avaliativo A metamorfose, de Franz Kafka
O trabalho é individual e poderá contar com a orientação do professor nos seguintes horários:... Valor:...
VEJA UM EXEMPLO DA PRODUÇÃO DISCENTE DESSA PROPOSTA ACESSANDO:
Aluna: Maria Clara Silveira 9º A - 2013 - 1º trimestre
|
Professor, deverá ser dado um tempo de aproximadamente duas semanas para que os alunos criem suas análises.
"Palavras geradoras":
1) OPRESSÃO |
2) DESESPERANÇA DO SER |
3) PESSIMISMO |
4) EXPLORAÇÃO |
5) RESGATE DE VALORES E PRINCÍPIOS |
6) SOLIDÃO |
7) ISOLAMENTO |
8) FUGA |
9) DESCASO |
10) ANGÚSTIA/AGONIA |
11) ACOMODAÇÃO |
12) REBAIXAMENTO À CONDIÇÃO SUBUMANA |
13) DOMINAÇÃO |
14) LIBERTAÇÃO |
15) APATIA |
16) APRISIONAMENTO |
17) ANULAMENTO |
18) INCOMUNICABILIDADE |
19) REPULSA |
20) INDIFERENÇA |
21) AVERSÃO |
22) DEDICAÇÃO |
23) CULPABILIDADE |
24) ENDIVIDAMENTO |
Observação: cada aluno sorteará apenas uma "palavra geradora".
O objetivo desta atividade é apresentar as comunicações orais.
Chegou o momento da apresentação das exposições orais, a partir das "palavras geradoras".
Professor, ao final de cada avaliação, convide os colegas da turma para comentarem sobre o que assistiram ou perguntarem algo. O importante é inibir qualquer atitude que não corresponda a uma crítica positiva e que leve o aluno a uma situação constrangedora. É importante que você faça uma avaliação rápida de cada apresentação, ressaltando pontos positivos e questões que podem ser melhor pensadas.
Algumas fotos das comunicações/exposições orais dos alunos do 9ºA e do 9ºC, em 2013, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba):
1) 2) 3)
4) 5)
1) Marks Cruvinel, 9ºA (Culpabilidade)
2) Isabela Loiola, 9ºA (Endividamento)
3) Marcos Paulo, 9ºA (Desesperança de si)
4) Victor Ribeiro, 9ºC (Descaso)
5) Pedro Henrique, 9ºC (Dominação)
Algumas imagens do Power Point e/ou Prezi produzidos para a comunicação/exposição oral dos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba):
Slide de Antero Alves, aluno do 9º A, em 2012, 1º trimestre. Slide de Fernanda Peres, aluna do 9º A, em 2012, 1º trimestre.
Slides de Amanda Almeida, aluna do 9º A, em 2012, 1º trimestre.
Slides de Maria Clara Silveira, aluna do 9º A, em 2013, 1º trimestre.
O objetivo dessa atividade é a redação de um texto expositivo sobre a percepção dos alunos quanto à relação parasitária na obra.
Os alunos deverão redigir um texto expositivo sobre a relação parasitária na obra. A ideia é que eles mostrem o quanto se apropriaram da leitura da obra de modo a ressignificá-la.
Os textos poderão ser postados no blogue da turma ou no mural da escola e ainda poderão compor um banco de textos da sala, o qual serve de fonte para publicações e organizações editoriais futuras.
Exemplos de textos originais (sem correção e reescrita) de alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba):
1) Domitila Crispim Pietropaolo, aluna do 9ºA, em 2012, 1º trimestre.
2) Marks Cruvinel, aluno do 9ºA, em 2013, 1º trimestre.
3) Marcos Pereira, aluno do 9ºA, em 2013, 1º trimestre.
4) Isabela Loiola, aluna do 9ºA, em 2013, 1º trimestre.
A proposta dessa atividade é que os alunos possam refletir sobre a palavra que escolheram antes e depois de estudarem a proposta didática com o livro.
Depois de todo o trabalho com A metamorfose, chegou o momento de os alunos resgatarem a primeira atividade da sequência didática com a obra de Kafka (Módulo 1 - atividade 1): a palavra que escolheram sobre suas impressões acerca do enredo.
A reflexão será embasada pelos questionamentos:
Cada aluno deverá apresentar, oralmente, sua reflexão a todos os colegas.
O objetivo dessa atividade é divulgar socialmente textos de autoria própria sobre a indicação (ou não) de leitura de A metamorfose.
Os alunos deverão produzir textos que estimulem a leitura (ou não) do livro A metamorfose. Esses textos podem aparecer sob diversos gêneros: resenhas críticas, anúncios publicitários, ensaios, artigos de opinião. O importante é respeitar o estilo, a composição temática e a estrutura composicional de cada gênero.
Depois de revisados, deverão ser postados em redes sociais, blogues e sites para permitir circulação social ao gênero.
Para leitura do professor:
Artigo:
CARONE, Modesto. O parasita da família. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1678-51771992000100013&script=sci_arttext Acesso em: 15 jul. 2013.
CARONE, Modesto. O realismo de Franz Kafka. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002008000100013&script=sci_arttext Acesso em: 15 jul. 2013.
KOSIK, Karel. O século de Grete Samsa: sobre a possibilidade ou a impossibilidade do trágico no nosso tempo. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/nrsantigos/matraga8kosik.pdf Acesso em: 15 jul. 2013.
Dissertação:
ZENI, Lielson. A metamorfose da linguagem: análise de A metamorfose em quadrinhos. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar?cluster=17359638854493629819&hl=pt-BR&as_sdt=0,5 Acesso em 15 jul. 2013.
Recurso do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19022 Acesso em: 15 jul. 2013.
Nessa sequência didática a ideia principal é que os alunos se apropriem da leitura de A metamorfose, a partir de uma "palavra geradora". Eles deverão ser capazes de analisar o livro, considerando essa palavra e estender sua análise para seu entorno. Isso implica em alunos protagonistas, capazes de ler para além dos sentidos postos pela materialidade linguística. Além disso, os alunos deverão ser capazes de comparar o enredo da obra com outros tipos de linguagem e produzir um texto expositivo acerca da relação parasitária que recobre o livro kafkaniano.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/06/2015
Cinco estrelasExcelente! Digno de um prêmio. Bastante criativo e diversificado. Parabéns!