Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Proposta didática com “A metamorfose”, de Franz Kafka

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Verbalizar e justificar impressões sobre a obra de Kafka, A metamorfose.
  • Conhecer releituras da obra A metamorfose
  • Relacionar biografia de Franz Kafka à obra trabalhada.
  • Reconhecer aspectos literários da novela kafkaniana.
  • Verticalizar a leitura do livro, a partir de uma "palavra geradora" e relacioná-la com o mundo (noção de leitores protagonistas).
  • Desenvolver e apresentar comunicações orais.
  • Redigir texto expositivo sobre a relação parasitária na obra.
  • Produzir textos de autoria própria para a indicação (ou não) de A metamorfose
Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Escola literária Realismo Mágico.
  • Gênero exposição oral.
  • Texto expositivo.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • visualização de vídeos;
  • dinâmica pergunta-resposta;
  • pesquisa na internet;
  • discussão coletiva;
  • produção de texto oral e escrito;
  • apresentação oral.

 

Módulo 1

Atividade 1

Essa atividade tem por objetivo sensibilizar os alunos para a verbalização das primeiras impressões sobre a obra de Kafka, A metamorfose.

Professor, para o desenvolvimento da proposta didática, os alunos já devem ter lido o livro de Franz Kafka, A metamorfose, disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=16641 Acesso em: 15 jul. 2013.

Com os alunos dispostos em círculo, o professor iniciará a aula, instigando os discentes a verbalizarem as impressões e sentimentos sobre o enredo da obra por meio de uma única palavra. Cada aluno terá um tempo aproximado de 3 minutos para, oralmente, justificar a escolha do vocábulo. O professor solicitará aos alunos para registrarem sua escolha em seus cadernos,  a fim de retornar a ela após todas as atividades desenvolvidas sobre A metamorfose. Essa atividade inicial ainda pode ser feita em duplas por meio da construção de um cartaz com as palavras que poderá ser afixado na sala, conforme imagens abaixo acerca da produção dos alunos do 9ºano B, do ano de 2013, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba):

4

Alunas: Amanda Cunha, Andressa Batista e Giovana Quites.

 

5

Alunos: Eduarda Costa, Caroline Ferreira e Daniel Teixeira.

 

6

Alunos: Ivan Hernandes, Vinícius Silva e Vinícus Tavares.

 

7

Alunos: Maria Nathália Silva, Gabriel Souza e João Luiz Hortêncio.

Atividade 2

Essa atividade objetiva tornar o enredo da obra, "A metamorfose",  mais acessível ao aluno e, ao mesmo tempo, apresentá-lo sob outras linguagens.
 
 
O professor exibirá três vídeos, feitos por António Pacheco, que propõem uma releitura de Kafka, a partir do gênero história em quadrinhos.
 
Antes de apresentar os vídeos, o professor solicitará aos alunos atenção aos seguintes aspectos:
 
  • trilha sonora que acompanha a história em quadrinhos;
  • os episódios do enredo recortados para a história em quadrinhos;
  • as imagens (tamanho, formas, aspecto etc);
  • as cores utilizadas.
 
Após a visualização, a ideia é que o professor proponha uma roda de discussão, a partir de cada aspecto cuja atenção foi solicitada.
 
Professor, a atividade visa provocar os alunos para os efeitos de sentido advindos do uso de outras modalidades da linguagem. É preciso que o aluno entenda que a utilização de outro gênero para recontar o enredo de A metamorfose pressupõe outros sentidos, por meio de recursos para além do verbal. Por exemplo, a trilha sonora escolhida é bastante sugestiva à evocação, no interlocutor, de sentimentos de tristeza e angústia - sentimentos  semelhantes aos vivenciados pelo protagonista, Gregor. Isso sugere comoção no interlocutor da história em quadrinhos para com a situação desse personagem.
 
Vídeo - parte 1
Disponível em:
1
 
 
Vídeo - parte 2
Disponível em:
2
 
 
Vídeo - parte 3
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=TqA1qjSA2Dc Acesso em: 15 jul. 2013.
3
 
 
Uma outra atividade em que se pode comparar o enredo original a outras leituras é por meio de filmes baseados na obra kafkaniana. 
 
1)
 
Ver análise no site abaixo:
 
 
2)
 
9
 
 
Após assistir ao filme, alunos e professor deverão listar diferenças e semelhanças entre enredo verbal e enredo cinematográfico, de modo a propor possíveis explicações. É possível ainda comparar os enredos cinematográficos entre si.
 
Ainda é possível utilizar a música "Inimigos do Rei cantam uma barata chamada Kafka" para se pensar nos efeitos de sentido sugeridos pela letra da canção e relacioná-los ao enredo original da obra A metamorfose.
Música disponível em:     http://www.youtube.com/watch?v=60EO7Pnq2Cs Acesso em: 15 jul. 2013.
 
20
 
 

Atividade 3

O objetivo dessa atividade é proporcionar ao aluno o conhecimento da biografia de Franz Kafka para que ele possa ou não relacionar obra e vida do autor.
 
 
Essa atividade deverá ser realizada no laboratório de informática. Os alunos pesquisarão sobre a biografia de Franz Kafka e anotarão o que julgarem necessário. Isso servirá para análises sobre A metamorfose, no sentido de permitir reflexão sobre a relação entre vida e obra autoral. Para tornar essa atividade dinâmica, o professor poderá preparar antecipadamente um jogo sobre a biografia de Kafka. Para tanto, deverão ser criadas afirmações sobre a vida do autor, as quais os alunos decidirão por verdadeiro ou falso. A ideia é que  se divida a sala em dois grupos para julgar as afirmações. O grupo vencedor pode ser premiado, por exemplo, com o sorteio de um livro de bolso do autor.
 
8
 
 
Sugestão de sites para pesquisa:
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka Acesso em: 15 jul. 2013.
 
 
http://www.e-biografias.net/franz_kafka/ Acesso em: 15 jul. 2013.
 
 
 
Algumas afirmações para serem julgadas pelos alunos:
 
(    ) Kafka era de origem alemã.
(    )  O conjunto de seus textos foi publicado postumamente.
(    )  Seu pai, Hermann Kafka,  foi um "grande empresário egoísta e arrogante"
(    )  A mãe de Kafka chamava-se Judie.
(    )  Franz era o mais novo de seis filhos.
(    )  A relação de Kafka com seu pai era amistosa.
(    )  Durante a Segunda Guerra Mundial, as irmãs de Kafka morreram em campos de extermínio.
(    )  Kafka cresceu sob as influências de duas culturas: a judaica e a alemã.
(    )  Teve vários casos amorosos mal resolvidos.
(    )  Considerava-se incapaz nos estudos.
(    ) Optou pelo curso de   Filosofia, no entanto foi impedido por sua mãe de cursá-lo.
(    ) Tendo de decidir entre Química e Direito, Franz opta pela faculdade de Química e desiste um ano depois.
(    ) Formou-se em Direito.
(    )  Kafka morreu em 1934.
 
 

Módulo 2

Atividade 1

Nessa atividade, a proposta é formalizar com os alunos aspectos literários da novela kafkaniana.
 
 
Após sensibilização dos alunos ao enredo em si, os discentes deter-se-ão mais pormenorizadamente à obra. Para tanto, o professor organizará a turma em círculo, de modo que os alunos trabalhem em duplas. A tarefa deles será responder a uma pergunta sorteada. Cada dupla terá o tempo aproximado de 10 minutos para pensar na resposta e poderá consultar o livro. Essa resposta será desenvolvida oralmente e contará com as intervenções do professor, ao final de cada uma, para que sejam feitas as ressalvas e considerações devidas. Todos da sala poderão, no tempo devido, contribuírem com as reflexões, a partir da discussão de cada pergunta.
 

Questões para a discussão em sala:

1)    Como começa a narração da novela? É natural começos desse tipo? Comente.

2)    No enredo, não há preocupação, nem de Gregor nem do narrador, em relação ao grotesco: acordar inseto. Qual é, então, a preocupação do narrador?  E a de Gregor?

3)    Fale um pouco sobre o narrador e a condução dada à trama.

4)    O que causa “perturbação”, “estranhamento” no leitor em toda a obra? Para responder, pense na escola literária estudada: o Realismo Mágico.

5)    Uma das inversões da narração é o começo pelo conflito, ou pelo momento de maior tensão. Quais seriam as outras inversões da narrativa? Para responder, pense nos personagens.

6)    Comente a fala de Adorno (1977) em relação à obra de Kafka: “A origem social do indivíduo (a família) revela-se no final como a força que o aniquila.”.

7)    É possível metaforizar o drama de Gregor em A metamorfose? Se sim, comente sobre as metáforas possíveis e as implicações delas na e para a sociedade.

8)    Para muitos leitores e estudiosos de A metamorfose, Gregor pode ser considerado o vilão da história. Explique as razões desse ponto de vista.

9)    Explique a metamorfose dos sentimentos da irmã.

10)    Hipotetize: qual o desejo do pai ao tentar matar Gregor pelo menos 2 vezes?

11)    Em linhas gerais, explique o título do livro conforme seu entendimento sobre o enredo.

 

Atividade 2

Nessa atividade, os alunos deverão verticalizar sua leitura do livro, a partir de uma "palavra geradora" e relacioná-la com o mundo (leitores protagonistas).

Os alunos deverão, depois das discussões da obra, verticalizarem suas análises a partir de uma "palavra geradora". Para isso, o professor entregará um roteiro para a atividade que consta da exposição oral acerca de uma reflexão da obra e a relação com o mundo.

Roteiro para trabalho avaliativo

A metamorfose, de Franz Kafka

 

  •  A proposta do trabalho é, depois das discussões em sala sobre a obra, A metamorfose, de Franz Kafka, os alunos partirão de "palavras geradoras" para a produção de uma comunicação. O aluno deverá ser capaz de produzir uma reflexão sobre a obra lida a partir de sua palavra-geradora. A essa palavra, o aluno deverá agregar reflexões extraobra e/ou produzir novas possibilidades relacionais com o mundo. Enfim, deverá propor explicações, análises, levantar questionamentos, problematizar o texto, partindo da palavra-geradora da discussão.
  • A apresentação da análise não poderá ultrapassar 10 minutos, com tolerância de 5 minutos, e deverá ser realizada por meio do gênero exposição/comunicação oral.
  • Critérios avaliativos: i) apresentação no dia estipulado; ii) organização da apresentação; iii) consideração da palavra-geradora para a realização da proposta; iv) consideração de análises extraobra; v) consistência do conteúdo apresentado e relação com a obra de Kafka; v) respeito ao tempo proposto.
  • Data de apresentação: 

            O trabalho é individual e poderá contar com a orientação do professor nos seguintes horários:...

             Valor:...

VEJA UM EXEMPLO DA PRODUÇÃO DISCENTE DESSA PROPOSTA ACESSANDO:
 
Aluna: Maria Clara Silveira 9º A - 2013 - 1º trimestre

 Professor, deverá ser dado um tempo de aproximadamente duas semanas para que os alunos criem suas análises. 

 

"Palavras geradoras":

1)  OPRESSÃO

2) DESESPERANÇA DO SER

3) PESSIMISMO

        4) EXPLORAÇÃO

5) RESGATE DE VALORES E PRINCÍPIOS

6) SOLIDÃO

        7) ISOLAMENTO

8) FUGA

9) DESCASO

       10) ANGÚSTIA/AGONIA

11) ACOMODAÇÃO

12) REBAIXAMENTO À CONDIÇÃO SUBUMANA

      13) DOMINAÇÃO

14) LIBERTAÇÃO

15) APATIA

      16) APRISIONAMENTO

17) ANULAMENTO

18) INCOMUNICABILIDADE

 

     19) REPULSA

20) INDIFERENÇA

21) AVERSÃO

     22)  DEDICAÇÃO

23)  CULPABILIDADE

24)  ENDIVIDAMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação: cada aluno sorteará apenas uma "palavra geradora".

 

 Atividade 3

O objetivo desta atividade é apresentar as comunicações orais.

Chegou o momento da apresentação das exposições orais, a partir das "palavras geradoras". 

Professor, ao final de cada avaliação, convide os colegas da turma para comentarem sobre o que assistiram ou perguntarem algo. O importante é inibir qualquer atitude que não corresponda a uma crítica positiva e que leve o aluno a uma situação constrangedora. É importante que você faça uma avaliação rápida de cada apresentação, ressaltando pontos positivos e questões que podem ser melhor pensadas.

Algumas fotos das comunicações/exposições orais dos alunos do 9ºA e do 9ºC, em 2013, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba):

1) 11     2)  12   3) 13

                                                                                                                                       

4) 14     5) 15 16

                                                                                                                                                       

1) Marks Cruvinel, 9ºA (Culpabilidade)    

2) Isabela Loiola, 9ºA (Endividamento)

3) Marcos Paulo, 9ºA (Desesperança de si)

4) Victor Ribeiro, 9ºC (Descaso)   

5) Pedro Henrique, 9ºC (Dominação)

 

 Algumas imagens do Power Point e/ou Prezi produzidos para a comunicação/exposição oral dos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba):

 

21             22

Slide de Antero Alves, aluno do 9º A, em 2012, 1º trimestre.                               Slide de Fernanda Peres, aluna do 9º A, em 2012, 1º trimestre.

 

 

23   23.1              

                                                      Slides de Amanda Almeida, aluna do 9º A, em 2012, 1º trimestre.

 

 

2424.1

                                                    Slides de Maria Clara Silveira, aluna do 9º A, em 2013, 1º trimestre.

 

Módulo 3

Atividade 1

O objetivo dessa atividade é a redação de um texto expositivo sobre a percepção dos alunos quanto à relação parasitária na obra.

Os alunos deverão redigir um texto expositivo sobre a relação parasitária na obra. A ideia é que eles mostrem o quanto se apropriaram da leitura da obra de modo a ressignificá-la.

Os textos poderão ser postados no blogue da turma ou no mural da escola e ainda poderão compor um banco de textos da sala, o qual serve de fonte para publicações e organizações editoriais futuras.

Exemplos de textos originais (sem correção e reescrita) de alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba):

1) Domitila Crispim Pietropaolo, aluna do 9ºA, em 2012, 1º trimestre.

10

 

2) Marks Cruvinel, aluno do 9ºA, em 2013, 1º trimestre.

1717.1

 

3) Marcos Pereira, aluno do 9ºA, em 2013, 1º trimestre.

18

 

4) Isabela Loiola, aluna do 9ºA, em 2013, 1º trimestre.

1919.1

 

Atividade 2

A proposta dessa atividade é que os alunos possam refletir sobre a palavra que escolheram antes e depois de estudarem a proposta didática com o livro.

Depois de todo o trabalho com A metamorfose, chegou o momento de os alunos resgatarem a primeira atividade da sequência didática com a obra de Kafka (Módulo 1 - atividade 1): a palavra que escolheram sobre suas impressões acerca do enredo.

A reflexão será embasada pelos questionamentos:

  • continuarão com a mesma palavra? Por quê?
  • mudarão a palavra escolhida, após a orientação das atividades sobre a obra lida? Por quê?

Cada aluno deverá apresentar, oralmente, sua reflexão a todos os colegas.

 

Atividade 3

O objetivo dessa atividade é divulgar socialmente textos de autoria própria sobre a indicação (ou não) de leitura de A metamorfose

Os alunos deverão produzir textos que estimulem a leitura (ou não) do livro A metamorfose. Esses textos podem aparecer sob diversos gêneros: resenhas críticas, anúncios publicitários, ensaios, artigos de opinião. O importante é respeitar o estilo, a composição temática e a estrutura composicional de cada gênero.

Depois de revisados, deverão ser postados em redes sociais, blogues e sites para permitir circulação social ao gênero.

 

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Artigo:

CARONE, Modesto. O parasita da família. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1678-51771992000100013&script=sci_arttext Acesso em: 15 jul. 2013.

CARONE, Modesto. O realismo de Franz Kafka. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002008000100013&script=sci_arttext Acesso em: 15 jul. 2013.

KOSIK, Karel. O século de Grete Samsa: sobre a possibilidade ou a impossibilidade do trágico no nosso tempo. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/nrsantigos/matraga8kosik.pdf Acesso em: 15 jul. 2013.

Dissertação:

ZENI, Lielson. A metamorfose da linguagem: análise de A metamorfose em quadrinhos. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar?cluster=17359638854493629819&hl=pt-BR&as_sdt=0,5 Acesso em 15 jul. 2013.

 

Recurso do Portal do Professor: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19022 Acesso em: 15 jul. 2013.

Avaliação

Nessa sequência didática a ideia principal é que os alunos se apropriem da leitura de A metamorfose, a partir de uma "palavra geradora". Eles deverão ser capazes de analisar o livro, considerando essa palavra e estender sua análise para seu entorno. Isso implica em alunos protagonistas, capazes de ler para além dos sentidos postos pela materialidade linguística. Além disso, os alunos deverão ser capazes de comparar o enredo da obra com outros tipos de linguagem e produzir um texto expositivo acerca da relação parasitária que recobre o livro kafkaniano.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.