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Usos da norma padrão: onde e quando?

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre o uso da norma padrão e da linguagem coloquial;
  • Resolver exercícios sobre o uso da norma padrão ou formal e informal;
  • Selecionar registros da língua em função da situação de comunicação (formal ou informal).
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Tirinhas disponíveis  e vídeos veiculados na internet;
  • Computador e projetor;
  • Exercícios impressos.

Módulo 1 - Norma culta ou padrão e linguagem coloquial

ATIVIDADE 1

Professor, para introduzir a temática da aula, traga imagens com exemplos de usos da norma padrão e não-padrão da Língua Portuguesa para mostrar aos alunos. Veja algumas sugestões abaixo:

http://peramblogando2.files.wordpress.com/2009/01/dicas_monica_06.jpg

Imagem disponível em: http://peramblogando2.files.wordpress.com/2009/01/dicas_monica_06.jpg. Acesso em: 18 jul 2013.

DSC05787

Imagem disponível em: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/05/quadrinhos-do-chico-bento-avanco-nas.html. Acesso em: 19 jul 2013.

http://4.bp.blogspot.com/-FIF-29iQXZE/TeRiLMceCTI/AAAAAAAAACM/JnJ7HEoMYHg/s320/capoliglota.jpg

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-FIF-29iQXZE/TeRiLMceCTI/AAAAAAAAACM/JnJ7HEoMYHg/s320/capoliglota.jpg. Acesso em: 19 jul 2013.

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_uFgfiyADj04/TARASJfsfDI/AAAAAAAAAC4/Czdl5KOhx_I/s1600/Figura1.jpg. Acesso em: 18 jul 2013.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/11706/imagens/quadrim.jpg

Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/11706/imagens/quadrim.jpg. Acesso em: 19 jul 2013.

http://2.bp.blogspot.com/_5w4LjiL_BmM/TDUUZ3wjLKI/AAAAAAAAAAU/RKs4jwOgrLs/s1600/chico+bento+2.bmp

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_5w4LjiL_BmM/TDUUZ3wjLKI/AAAAAAAAAAU/RKs4jwOgrLs/s1600/chico+bento+2.bmp. Acesso em: 19 jul 2013.

http://fotos.sapo.pt/biclaranja/pic/000hayq8/s500x500

Imagem disponível em: http://fotos.sapo.pt/biclaranja/pic/000hayq8/s500x500. Acesso em: 19 jul 2013.

ATIVIDADE 2

Terminada a exposição das imagens e a leitura dos respectivos diálogos e também do convite formal,  faça questionamentos aos alunos a propósito desses exemplos citados. Você pode propor questões tais como:

1. A maneira de falar do personagem Chico Bento é comum, isto é, é empregada por várias pessoas?

2. Você conhece pessoas que falam como o Chico Bento?

3. Você acredita que as pessoas que falam como o Chico Bento falam "errado"?

4. Há diferenças entre fala e escrita nas frases do Chico Bento reproduzidas nessas imagens?

5. Você acredita que a secretária da terceira imagem fala mesmo fluentemente todas as línguas citadas por ela? Como você pode inferir sua resposta?

6. Na última imagem, Rita e a professora fazem uso de qual registro da língua? Você percebe alguma diferença entre a linguagem das duas e a linguagem padrão habitual no Brasil? Você acredita que elas são brasileiras? Ou seriam portuguesas?

7. Você já ouviu dizer que os brasileiros não sabem português e que só os portugueses falam bem nosso idioma? O que você pensa sobre isso?

ATIVIDADE 3

Terminadas as reflexões sobre as imagens, leia com os alunos o seguinte trecho de um livro sobre a gramática do Português:

 [...] quem pratica o português popular não “fala errado” – apenas opera com a variedade correspondente ao seu nível sociocultural. Quem pratica o português culto não “fala certo”, de novo apenas se serve da variedade correspondente ao seu nível sociocultural. Falar errado é não se fazer entender em seu meio, [...] ou é usar uma variedade inadequada ao meio em que o falante se encontra (CASTILHO, 2010, P. 205).

Comente com os alunos essa afirmação e certifique-se de que todos a compreenderam bem. Aproveite para rever com eles conceitos como variante de prestígio ou norma padrão, português não-padrão (PNP), certo, errado versus adequação e inadequação. Depois, peça a eles para reescreverem os diálogos do Chico Bento, da secretária e dos "anjos" de acordo com a variedade padrão ou norma culta da língua.

Módulo 2 - Reconhecendo a norma formal e/ou informal

ATIVIDADE 1

Leve os alunos ao laboratório de informática ou providencie um computador e um projetor para assistirem a um vídeo sobre norma culta e linguagem coloquial.

norma culta

Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=LnnJUFhKC_s. Acesso em: 19 jul 2013.

Depois de assistirem ao vídeo uma ou duas vezes, caso seja necessário, proponha uma discussão com os alunos, por meio das seguintes questões:

1. Quando devemos empregar a norma culta? Em quais situações?

2. Segundo o narrador do vídeo, a frase "me beija" está em conformidade com a linguagem coloquial, isto é, com a fala. E segundo a norma culta, como seria a frase para pedir um beijo?

3. Quando devemos empregar a linguagem coloquial?

4. O narrador explica porque a língua tem variações. Você entendeu sua explicação? Você é capaz de explicar o que leva a língua a sofrer variações?

ATIVIDADE 2

Ainda no laboratório de informática, peça aos alunos que acessem o site: http://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br/2012/05/atividade-de-portugues-sobre-variacao.html, para resolverem os  exercícios propostos, a seguir. Caso não seja possível fazer a atividade no laboratório de informática, providencie cópias dos exercícios e entregue-as aos alunos.

Exercícios

1.    Observe a imagem abaixo e responda as perguntas, abaixo:

 
 
 
a)    Qual tipo de linguagem a personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b)    Observando bem a imagem, cite, no mínimo, dois fatores que contribuem para que a personagem fale dessa forma?
c)    Esse jeito como a personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender?
d)    Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?
e)    Reescreva essa fala do personagem, seguindo a norma padrão da linguagem.
  
2.    Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:
 
Nos últimos meses, as prefeituras municipais de todo o Brasil, em especial as da Região Nordeste e Norte, têm sofrido com a queda de suas receitas devido o Governo Federal ter reduzido a zero um imposto que beneficiou as montadoras de carro, mas que provocou o chamado “efeito dominó”, afetando os cofres de milhares de municípios pobres ou de renda per capita muito baixa.
(Jornal Folha de São Paulo, 20/03/2012)
 
a)    Que tipo de texto é esse acima?
b)    Que linguagem foi usada para escrever esse texto?
c)    Por que foi usado esse tipo de linguagem e não outra?
  
3.    Leia a música a seguir e faça o que se pede:
 
Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense não existe explicação
Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra e dizer que é distração
Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga)
 
   a)    Que linguagem foi usada para escrever essa música?
   b)    Essa linguagem atrapalhou o entendimento da música?
   c)    Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
   d)    Retire desta música palavras e expressões da linguagem coloquial?
 
4.     Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
   a)    Falando em público sobre política.________________________________
   b)    Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo. __________________________
   c)    Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.___________________
   d)    Numa carta de reclamação para a presidente Dilma. ________________________________
   e)    Numa conversa na praça entre amigos._________________________________
   f)     Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.__________________________
   g)    Um bilhete para irmã, explicando que você foi à padaria comprar pão._____________________
   h)    Um bilhete para a diretora da sua escola, explicando o porquê da sua falta de hoje.___________________________________
   i)     Uma redação solicitada pelo professor de português.______________________________
 

ATIVIDADE 3

Para encerrar a aula, faça a exibição do vídeo sugerido, abaixo. É um vídeo muito interessante em que se discorre sobre as variantes linguísticas.

oral e escrita

Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=6fHF_Eru65k. Acesso em: 19 jul 2013.

Após a exibição do vídeo, proponha o seguinte exercício para verificar a compreensão do conteúdo exibido:

De acordo com o conteúdo exposto no vídeo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

(     ) O bom falante é o poliglota de sua própria língua.

(     ) O bom falante é o que fala a norma culta.

(     ) A língua é viva como uma cidade.

(     ) Um paulista fala como um carioca ou um mineiro.

(     ) A língua não varia de geração para geração e de grupo social para grupo social.

(     ) A língua varia de acordo com as diferentes situações de comunicação.

(     ) É o povo que fala gostoso o português do Brasil.

(     ) O estudante de português precisa aprender a produzir textos, a ler textos e ampliar suas possibilidades de expressão linguística.

Recursos Complementares

Referência do livro citado:

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

Para mais informações sobre língua língua falada e língua escrita, acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=tzm-WjT788s. Acesso em: 19 jul 2013.

http://www.youtube.com/watch?v=g_YB5fr-RZg. Acesso em: 19 jul 2013.

http://www.youtube.com/watch?v=PGEBGMqpC5g. Acesso em: 19 jul 2013.

Avaliação

Durante as aulas, o professor deverá observar se os estudantes alcançaram os objetivos propostos. Observar, por exemplo, se os alunos refletiram sobre o uso da norma culta, apontando os pontos positivos e entendendo que o preconceito linguístico é prejudicial e que não existe "certo" e "errado" no que se refere à língua.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Gleise Nolêto, UEMA , Maranhão - disse:
    gleise_coelho@yahoo.com

    01/10/2014

    Quatro estrelas

    Adorei... o conteúdo disponibilizado vai ser muito útil á mim...


  • Luisa leal, COCA COLA , Minas Gerais - disse:
    luisaleal09@yahoo.com.br

    08/06/2014

    Cinco estrelas

    Pois e muito informativo e ensina oque que e o uso da linguagem padrão e coloquial .Pois amanhã dia09/06/2014 terei prova de Português e não sabia o que era isso(padrão e coloquial ) obrigado pois dessa vez vocês me ssalvaram .Muito obrigado mesmo


  • Mariangela Ferreira Busuth, ANTONIO BRANCO RODRIGUES JUNIOR PROF , São Paulo - disse:
    busuth@ig.com.br

    13/08/2013

    Cinco estrelas

    ótima, muito criativa e fácil de aplicar


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