20/07/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Professor, para introduzir a temática da aula, traga imagens com exemplos de usos da norma padrão e não-padrão da Língua Portuguesa para mostrar aos alunos. Veja algumas sugestões abaixo:
Imagem disponível em: http://peramblogando2.files.wordpress.com/2009/01/dicas_monica_06.jpg. Acesso em: 18 jul 2013.
Imagem disponível em: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/05/quadrinhos-do-chico-bento-avanco-nas.html. Acesso em: 19 jul 2013.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-FIF-29iQXZE/TeRiLMceCTI/AAAAAAAAACM/JnJ7HEoMYHg/s320/capoliglota.jpg. Acesso em: 19 jul 2013.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_uFgfiyADj04/TARASJfsfDI/AAAAAAAAAC4/Czdl5KOhx_I/s1600/Figura1.jpg. Acesso em: 18 jul 2013.
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/11706/imagens/quadrim.jpg. Acesso em: 19 jul 2013.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_5w4LjiL_BmM/TDUUZ3wjLKI/AAAAAAAAAAU/RKs4jwOgrLs/s1600/chico+bento+2.bmp. Acesso em: 19 jul 2013.
Imagem disponível em: http://fotos.sapo.pt/biclaranja/pic/000hayq8/s500x500. Acesso em: 19 jul 2013.
Terminada a exposição das imagens e a leitura dos respectivos diálogos e também do convite formal, faça questionamentos aos alunos a propósito desses exemplos citados. Você pode propor questões tais como:
1. A maneira de falar do personagem Chico Bento é comum, isto é, é empregada por várias pessoas?
2. Você conhece pessoas que falam como o Chico Bento?
3. Você acredita que as pessoas que falam como o Chico Bento falam "errado"?
4. Há diferenças entre fala e escrita nas frases do Chico Bento reproduzidas nessas imagens?
5. Você acredita que a secretária da terceira imagem fala mesmo fluentemente todas as línguas citadas por ela? Como você pode inferir sua resposta?
6. Na última imagem, Rita e a professora fazem uso de qual registro da língua? Você percebe alguma diferença entre a linguagem das duas e a linguagem padrão habitual no Brasil? Você acredita que elas são brasileiras? Ou seriam portuguesas?
7. Você já ouviu dizer que os brasileiros não sabem português e que só os portugueses falam bem nosso idioma? O que você pensa sobre isso?
Terminadas as reflexões sobre as imagens, leia com os alunos o seguinte trecho de um livro sobre a gramática do Português:
[...] quem pratica o português popular não “fala errado” – apenas opera com a variedade correspondente ao seu nível sociocultural. Quem pratica o português culto não “fala certo”, de novo apenas se serve da variedade correspondente ao seu nível sociocultural. Falar errado é não se fazer entender em seu meio, [...] ou é usar uma variedade inadequada ao meio em que o falante se encontra (CASTILHO, 2010, P. 205). |
Comente com os alunos essa afirmação e certifique-se de que todos a compreenderam bem. Aproveite para rever com eles conceitos como variante de prestígio ou norma padrão, português não-padrão (PNP), certo, errado versus adequação e inadequação. Depois, peça a eles para reescreverem os diálogos do Chico Bento, da secretária e dos "anjos" de acordo com a variedade padrão ou norma culta da língua.
Leve os alunos ao laboratório de informática ou providencie um computador e um projetor para assistirem a um vídeo sobre norma culta e linguagem coloquial.
Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=LnnJUFhKC_s. Acesso em: 19 jul 2013.
Depois de assistirem ao vídeo uma ou duas vezes, caso seja necessário, proponha uma discussão com os alunos, por meio das seguintes questões:
1. Quando devemos empregar a norma culta? Em quais situações?
2. Segundo o narrador do vídeo, a frase "me beija" está em conformidade com a linguagem coloquial, isto é, com a fala. E segundo a norma culta, como seria a frase para pedir um beijo?
3. Quando devemos empregar a linguagem coloquial?
4. O narrador explica porque a língua tem variações. Você entendeu sua explicação? Você é capaz de explicar o que leva a língua a sofrer variações?
Ainda no laboratório de informática, peça aos alunos que acessem o site: http://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br/2012/05/atividade-de-portugues-sobre-variacao.html, para resolverem os exercícios propostos, a seguir. Caso não seja possível fazer a atividade no laboratório de informática, providencie cópias dos exercícios e entregue-as aos alunos.
1. Observe a imagem abaixo e responda as perguntas, abaixo:
Nos últimos meses, as prefeituras municipais de todo o Brasil, em especial as da Região Nordeste e Norte, têm sofrido com a queda de suas receitas devido o Governo Federal ter reduzido a zero um imposto que beneficiou as montadoras de carro, mas que provocou o chamado “efeito dominó”, afetando os cofres de milhares de municípios pobres ou de renda per capita muito baixa.
(Jornal Folha de São Paulo, 20/03/2012)
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Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense não existe explicação
Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra e dizer que é distração
Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga)
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Para encerrar a aula, faça a exibição do vídeo sugerido, abaixo. É um vídeo muito interessante em que se discorre sobre as variantes linguísticas.
Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=6fHF_Eru65k. Acesso em: 19 jul 2013.
Após a exibição do vídeo, proponha o seguinte exercício para verificar a compreensão do conteúdo exibido:
De acordo com o conteúdo exposto no vídeo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) O bom falante é o poliglota de sua própria língua.
( ) O bom falante é o que fala a norma culta.
( ) A língua é viva como uma cidade.
( ) Um paulista fala como um carioca ou um mineiro.
( ) A língua não varia de geração para geração e de grupo social para grupo social.
( ) A língua varia de acordo com as diferentes situações de comunicação.
( ) É o povo que fala gostoso o português do Brasil.
( ) O estudante de português precisa aprender a produzir textos, a ler textos e ampliar suas possibilidades de expressão linguística.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
http://www.youtube.com/watch?v=tzm-WjT788s. Acesso em: 19 jul 2013.
http://www.youtube.com/watch?v=g_YB5fr-RZg. Acesso em: 19 jul 2013.
http://www.youtube.com/watch?v=PGEBGMqpC5g. Acesso em: 19 jul 2013.
Durante as aulas, o professor deverá observar se os estudantes alcançaram os objetivos propostos. Observar, por exemplo, se os alunos refletiram sobre o uso da norma culta, apontando os pontos positivos e entendendo que o preconceito linguístico é prejudicial e que não existe "certo" e "errado" no que se refere à língua.
Quatro estrelas 3 classificações
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01/10/2014
Quatro estrelasAdorei... o conteúdo disponibilizado vai ser muito útil á mim...
08/06/2014
Cinco estrelasPois e muito informativo e ensina oque que e o uso da linguagem padrão e coloquial .Pois amanhã dia09/06/2014 terei prova de Português e não sabia o que era isso(padrão e coloquial ) obrigado pois dessa vez vocês me ssalvaram .Muito obrigado mesmo
13/08/2013
Cinco estrelasótima, muito criativa e fácil de aplicar