21/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
· Identificar os números;
· Compreender a sequência numérica;
· Realizar operações de adição e subtração por meio de jogos;
· Registrar atividades realizadas;
· Conhecer diversos jogos;
· Desenvolver o raciocínio lógico matemático
· Trabalhar a desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as práticas pedagógicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse: o sítio disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em 18 de jul. 2013.
Nesse sentido, propomos essa aula sobre a temática dos jogos de tabuleiros envolvendo números e operações com a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
Professor, o trabalho com jogos é extremamente necessário para que os alunos estimulem cada vez mais o raciocínio lógico matemático. Portanto, nossa proposta em todas as atividades, é realizar jogos que propiciem o desenvolvimento de alguns conceitos matemáticos (Números e operações.).
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 28.
Professor, o trabalho com jogos é extremamente necessário para que os alunos estimulem cada vez mais o raciocínio lógico matemático. Portanto, nossa proposta em todas as atividades, é realizar jogos que propiciem o desenvolvimento de alguns conceitos matemáticos (Números e operações.). Apresentamos algumas modalidades de “Jogos de tabuleiro” que são chamados de “Jogos de trilha”. Esses jogos propiciam o trabalho com os alunos para a identificação de números e de sequências numéricas. Inicie sua aula conversando com os alunos sobre os jogos. Questione-os sobre este tipo de jogo. Faça um levantamento dos conhecimentos prévios que eles têm sobre eles. Depois, organize a turma em duplas e prepare antecipadamente o material que vai utilizar. Veja a seguir:
Material:
Fonte: Imagem da própria autora.
Fonte: Imagem da própria autora.
Participantes: 2
Regras:
OBSERVAÇÃO:
O numeral 8, por exemplo, pode ser descoberto quando as faces dos dados apresentarem 3 e 5 pontos ou 4 e 4 pontos ou 2 e 6 pontos. Se a casa do 8 já estiver descoberta e o jogador fizer 8 pontos, passa a vez.
VARIAÇÕES:
O jogo poderá começar com as casas descobertas. Os jogadores vão cobrindo as casas à medida que obtiverem os totais correspondentes.
Professor, o próximo jogo também requer um espaço organizado para realizá-lo. Organize a turma em duplas e explore as regras para que eles compreendam que, como na vida, os jogos necessitam de regras, caso contrário seria impossível jogar. Prepare um tabuleiro para cada dupla. Veja a seguir nossa sugestão:
Materiais:
Fonte: Imagem da própria autora.
Regras:
Fonte: Imagem da própria autora.
Em seguida, pergunte aos alunos o que acharam do jogo e peça para justificarem. Proponha as seguintes atividades no caderno de Matemática:
ATIVIDADES
1 – Qual numeral vem antes? Qual numeral vem depois? Complete o quadro abaixo:
ANTES |
NÚMERO |
DEPOIS |
|
16 |
|
|
10 |
|
|
13 |
|
|
24 |
|
|
17 |
|
|
28 |
|
2 - Coloque os numerais indicados abaixo, em ordem decrescente:
a) 20, 19, 18
b) 10, 9, 8
c) 50, 49, 48
3 - Complete:
INICIEI DO |
ANDEI |
CHEGUEI NO |
5 |
1 PASSO |
|
17 |
4 PASSOS |
|
21 |
7 PASSOS |
|
Agora, calcule:
5 + 1 =
17 + 4 =
21 + 7 =
INICIEI DO |
VOLTEI |
PAREI NO |
21 |
3 PASSOS |
|
26 |
5 PASSOS |
|
37 |
6 PASSOS |
|
Agora, calcule:
15 – 3 =
26 – 5 =
37 – 6 =
4 - Descubra o segredo e complete as sequências numéricas:
a) 30 – 32 – 34 - ___- ___- 40 – 42 - ___ - 46 - ___ - ___ - 52 -___ - ___ - ___- 60
b) 0 – 5 – 10 – 15 – __ - __ - __ - __ - 40 – ___ - ___ - ___- 60
c) 21 – 26- 31 - __ - __ - ___ - ___ - ___ - 61
Professor, você também poderá montar um tabuleiro com uma numeração maior, de acordo com o nível de seus alunos e propor atividades com esses numerais.
Professor, o “Jogo da trilha” estimula a identificação dos números, bem como a sequência numérica. Para dificultar o nível do jogo, os alunos poderão realizar as operações matemáticas, Veja abaixo alguns exemplos:
Materiais:
Fonte: Sítio: Ensino Fundamental 1. Jogos matemáticos. Disponível em:
<http://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/415-2/>.
Acesso em: 18 de jul. 2013.
Materiais:
Regras:
Professor, a adição é treinada quando se joga os dois dados para obter o total que se vai andar. No entanto, você poderá elaborar alguns questionamentos sobre o jogo. Observe as estratégias que vão utilizar para resolverem os questionamentos.
Resolva as situações problema a seguir:
Professor, a seguir sugerimos outro jogo, no qual você também trabalhará os conceitos de adição e subtração. Nesta faixa etária, os alunos já dominam as cores, mas se quiser poderá alterá-las. Outra possibilidade é realizar um trabalho interdisciplinar, integrado com Língua Portuguesa, para isso proponha que os alunos elaborem as regras do jogo por meio de um texto instrucional. Lembre-os sobre a estrutura deste tipo de texto, se for necessário leve alguns modelos para eles verem.
Materiais:
Fonte: Imagem da própria autora.
Nível fácil - COR VERDE
Nível médio - COR VERMELHO
Nível difícil- COR AMARELO
Fonte: Imagem da própria autora.
Regras do jogo
Professor, a seguir apresentamos outra possibilidade para você trabalhar com a adição. Para que os alunos sejam estimulados a participar é importante que você motive-os por meio de questionamentos sobre o jogo. Porém, mais importante é esclarecer que além de brincar/jogar, eles estarão aprendendo um pouco mais sobre a adição.
Número de participantes:
Material:
Como jogar:
Desse modo, o jogador poderá colocar seu marcador sobre o número 9, 1, 3 ou 5. Cada um poderá movimentar o marcador apenas uma casa em cada jogada.
Professor, existem diversos tabuleiros em formatos diferentes. Apresentaremos um desafio chamado “Triângulo mágico”.
Material:
Número de jogadores: Individual.
Objetivo do jogo: Distribuir os números de modo que a soma dos mesmos nas laterais do triângulo, indique o número solicitado. Mais adiante mostraremos três tabuleiros, indicando que a soma dos números nas laterais do triângulo deverá ser 10, 11 e 12, respectivamente.
Regra:
O jogador deverá colocar as fichas com os números sobre o tabuleiro de modo que as peças presente em cada lado do triângulo resulte no resultado que está no centro do triângulo.
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, outro jogo bastante popular é o “Sudoku” que é um jogo de lógica conhecido mundialmente. Esse jogo exige muita concentração e raciocínio, poderá ser realizado individualmente ou em duplas. Se optar pela dupla oriente os alunos a colocarem o número alternadamente (revezando.).
Fonte: Sítio: Sudoku. Tudo sobre Sudoku. Disponível em:
Acesso em: 18 de jul. 2013.
Regras do jogo:
Professor, existe outra brincadeira que também é conhecida mundialmente e podemos dizer que ela é representada por um tabuleiro fixo no chão, é a brincadeira da “Amarelinha”.
Esta brincadeira exige um local adequado, prepare um espaço maior, como uma quadra ou pátio. Explique as regras e solicite que fiquem atentos, pois depois da brincadeira farão o registro da atividade. Oriente os alunos para que possam brincar e explorar essa brincadeira.
Fonte: Sítio: Super Interessante. Origem de 6 brincadeiras populares. Disponível em:
<http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/conheca-a-origem-de-6-brincadeiras-populares/>
Acesso em: 18 de jul. 2013.
O padrão é o seguinte: a pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.
Professor, em cada canto do país, as crianças brincam de um modo diferente e chamam a brincadeira por nomes diferentes também. Acesse o sítio: “Alfabetização Mágica. Como brincar de amarelinha”. Disponível em: <http://alfabetizacaomagica-dressa.blogspot.com.br/2010/05/como-brincar-de-amarelinha.html>. Acesso em: 12 de jul. 2013, e veja mais informações e curiosidades sobre a amarelinha.
Veja um exemplo de atividade a partir da brincadeira da amarelinha
Fonte: Sítio: Vamos brincar lá fora. Amarelinha. Disponível em:
<http://www.vamosbrincarlafora.com.br/brincadeira/amarelinha.html>.
Acesso em: 18 de jul. 2013.
1) Observe onde a pedrinha está. Quantos pulos a criança vai dar da Terra ao Céu?
2) E na volta, quantos pulos a criança vai dar do Céu à Terra?
3) No total, quantos pulos a criança vai dar na ida e volta?
3) Se a pedrinha estivesse na casa 7. Quantos pulos a criança daria da Terra ao Céu?
4) Coloque os números da amarelinha na ordem crescente.
5) Coloque os números da amarelinha na ordem decrescente.
6) Invente um desafio sobre a amarelinha para o seu colega descobrir.
Depois de realizada a brincadeira solicite que façam o registro no caderno. Veja a seguir:
Sítio: Só matemática. Artigo: utilizando curiosidades de jogos matemáticos em sala de aula. Disponível em: < http://www.somatematica.com.br/artigos/a1/>. Acesso em: 18 de jul. 2013.
Sítio: Revista Escola. Jogos e matemática: brincar, explorar, aprender. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/jogos-matematica/>. Acesso em: 18 de jul. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à identificação dos números, sequência numérica, operações que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre os números e as operações, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.
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