21/07/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM, que é o de construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, bem como reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números decimais (H1) são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
A AULA
Professor(a), cada vez mais são feitas compras pela internet no Brasil, só em2012 foram realizados 66,7 milhões de pedidos. Segundo uma pesquisa realizada publicada em 20 de março de 2013, 42,2 milhões de pessoas já fizeram pelo menos uma compra on-line no Brasil (Para saber mais acesse http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/03/vendas-do-comercio-eletronico-do-brasil-devem-crescer-24-em-2013.html Acesso em 17 de julho de 2013).
Nesse sentido, aproveite esse contexto de possibilidade de compras online para trabalhar a compreensão da multiplicação de número natural por um número decimal.
Projete na lousa ou cole um cartaz com a imagem da figura 1 e faça a seguinte pergunta:
“Se eu decidir comprar pela internet um Sapatênis em 4 vezes de R$ 23,39, qual será o valor pago?”
Figura 1: Imagem preço de um Sapatênis
Fonte: Disponível em www.ricardoeletro.com.br. Acesso em 17 de julho de 2013.
Oriente os alunos a resolverem o problema, usando o ábaco de pinos e a registrarem as estratégias de resolução no caderno. Para saber um pouco mais sobre operações utilizando o ábaco de pinos acesse http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/abaco.htm.
Em seguida, proponha que as diferentes estratégias de resolução sejam expostas na lousa simples ou na digital. Espera-se que apareçam os seguintes registros ilustrados pela imagem da Figura 2.
Figura 2: Exemplo de registros de possíveis estratégias utilizadas pelos alunos
Fonte: Imagem da própria autora
Comentário: Talvez não apareça todos os modos expostos na figura 2, então faça intervenções para que os alunos compreendam.
Professor(a), se for necessário, utilize o ábaco para que os alunos relembrem o processo das trocas, retome a multiplicação como soma de parcelas iguais e relembre a representação de um número decimal em fração decimal e a adição de frações com denominadores iguais. Oriente os alunos a utilizarem qualquer um dos modos para resolver um problema envolvendo multiplicação de um número natural por um número decimal. Talvez apareçam outras estratégias de resolução e, caso isso aconteça, proponha que os alunos socializem seus registros com os demais colegas utilizando a lousa simples ou digital.
Outro detalhe importante é que muitos alunos resolvem esse tipo de multiplicação utilizando o modo 3 (figura2) mecanicamente, calculando normalmente sem se preocupar com a vírgula e ao final do processo, conta as casas decimais e a coloca. Nesse caso, percebemos que não houve aprendizado com compreensão, que o algoritmo está sendo utilizado sem significado. Intervenha explicando que “contar casas decimais” na verdade significa neste caso dividir o produto por 100 e que, na realidade, o que estamos fazendo é o procedimento do modo 4 (figura2).
Após os alunos responderem a pergunta “Se eu decidir comprar pela internet um Sapatênis em 4 vezes de R$ 23,39, qual será o valor pago?” e encontrar o valor R$ 93,56, faça outra pergunta:
“Existe diferença entre o preço à vista e o preço dividido em 4 parcelas de R$ 23,39? Se existir, de quanto é essa diferença?”
Após os alunos calcurarem essa diferença, entregue para a eles fotocópias da tabela a seguir. Em seguida, deixe que os alunos apresentem seu raciocínio na lousa simples ou digital.
Lista de desejos |
|
Observe as promoções abaixo, faça os cálculos necessários e verifique se há alteração no valor do produto na compra a prazo. Se houver alteração, diga de quanto foi. |
|
|
|
|
|
Fonte: Disponível em www.ricardoeletro.com.br Acesso em 17 de julho de 2013.
Para finalizar, proponha que cada aluno crie sua própria lista de desejos e no laboratório de informática com acesso à internet, entre em um site de comparador de preços, como por exemplo, no www.zoom.com.br/Comparador-de-Precos ou no www.bondfaro.com.br/ ou no www.buscape.com.br ou no www.jacotei.com.br, dentre outros e digite sua lista de desejos de compras e perceba quais são as condições de pagamento à vista e parcelado e registre a opção escolhida em uma tabela que pode ser feita no Excel e apresentada para a turma posteriomente.
Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:
O Ábaco de pinos – Jogos propostos
Fonte: disponível em
http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/abaco.htm Acesso em 16 maio 2013.
Multiplicação de decimais
Fonte: disponível emhttp://www.escolakids.com/multiplicacao-de-numeros-decimais.htm Acesso em 17 de julho de 2013.
Números decimais
Fonte: disponível emhttp://www.escolovar.org/mat_numero_decimais.htm Acesso em 17 de julho de 2013.
Professor(a) sugiro que você leia os livros a seguir:
DINIZ, Maria Ignez. Resolução de problemas e Comunicação. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M.A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim SBEM, São Paulo, ano 4, n.7, 1993.
LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006a. (Coleção Formação de professores).
______. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006b. (Coleção Formação de professores).
Professor (a), sugere-se avaliar os registros e as apresentações dos alunos a partir da atividade proposta na tabela e também na pesquisa da lista de desejos que cada aluno realizará no laboratório de informática com acesso à internet.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!