Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Multiplicação envolvendo números decimais utilizando o comércio virtual – Parte 2

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANA MARTINS PEREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM, que é o de construir  significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, bem como reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números decimais (H1) são propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Avaliar as várias possibilidades de se adquirir um produto no comércio virtual;
  • Compreender a multiplicação de um número decimal por um número decimal a partir de situações práticas envolvendo porcentagem.
Duração das atividades
4 horas/aula (50 minutos cada - preferencialmente aulas geminadas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Adição envolvendo números decimais
  • Fração de uma quantidade
  • Operações envolvendo frações decimais
  • Porcentagem
Estratégias e recursos da aula
  • Caderno para registros
  • Calculadora
  • Fotocópias contendo as atividades propostas
  • Laboratório de Informática com acesso à internet
  • Lousa simples ou digital

 

Professor(a), antes de prosseguir acesse a aula “Multiplicação envolvendo números decimais utilizando o comércio virtual – Parte 1”.

Essa é a parte 2 da aula e será dividida  em situações problemas apresentados em fotocópias e também em sites de compras da internet.

A AULA

Inicie a aula perguntando aos alunos em quais situações práticas utilizamos multiplicação de número decimal por número decimal. Deixe que eles se expressem, mesmo que as situações apresentadas não se refiram a esse conteúdo. Caso alguém fale em cálculo de porcentagem ao adquirir um produto, aproveite para falar sobre a proposta  da aula. Caso ninguém fale no cálculo de porcentagem, diga a eles que nessas situações cotidianas ao optarmos por adquirir um produto, muitas vezes encontramos promoções onde os mesmos são ofertados com um valor abaixo do original e essa diferença é chamada de desconto.

Retome com os alunos a definição de porcentagem  utilizando a representação de uma fração centesimal como parte de um todo. Por exemplo: 5% de alguma quantidade nada mais é do que 5/100 dessa quantidade.

Nesse sentido, vamos aproveitar esse contexto de possibilidade de compras online para trabalharmos a compreensão da multiplicação de número decimal por um número decimal.

Projete na lousa  ou cole um cartaz com a imagem da figura 1  e faça a seguinte pergunta:

“Sabendo que o preço original de um fogão cooktop é de R$ 419,00 e que ele está com 15% OFF, qual será o novo preço dele com desconto?”

Figura 1: Imagem de um fogão cooktop

fogao cooktop

Fonte: Imagens adaptadas do site disponível em www.efacil.com.br Acesso em 17 de julho de 2013.

Oriente os alunos a resolverem o problema e registrar as estratégias de resolução no caderno. Em seguida, proponha que as diferentes estratégias de resolução sejam expostas na lousa simples ou na digital. Espera-se que apareçam os seguintes registros ilustrados pela imagem da Figura 2.

Figura 2: Exemplo de registros  de possíveis estratégias utilizadas pelos alunos

Exemplo de registros  de possíveis estratégias utilizadas pelos alunos

Fonte: Imagem da própria autora

Comentário: Talvez não apareça todos os modos expostos na figura 2, então faça intervenções para que os alunos compreendam.

Oriente os alunos a utilizarem qualquer um dos modos para resolver um problema envolvendo multiplicação de um número natural por um número decimal. Talvez apareçam outras estratégias de resolução  e, caso isso aconteça, proponha que os alunos socializem  seus registros com os demais colegas utilizando a lousa simples ou digital.

Outro detalhe importante é que muitos alunos resolvem esse tipo de multiplicação utilizando o  modo 2 (figura2) mecanicamente, calculando naturalmente sem se preocupar com a vírgula e ao final do processo, conta as casas decimais e a coloca. Nesse caso, percebemos que não houve aprendizado com compreensão, que o algoritmo está sendo utilizado sem significado. Intervenha explicando que “contar casas decimais” na verdade significa neste caso dividir o produto por 100 e que, na realidade, o que estamos fazendo é  o procedimento do  modo 1.

Após os alunos calcurarem essa diferença, entregue para a eles fotocópias da tabela a seguir e oriente-os a usarem a calculadora para conferir os resultados.

Folheto de produtos em oferta

Observe as ofertas abaixo, faça os cálculos necessários e encontre o valor do desconto de cada produto e o novo valor com desconto.

perfume 1

bota

camisa

camiseta

vestido

body

camisa

camisa

Fonte: Imagens adaptadas do site disponível em www.dafiti.com.br  Acesso em 17 de julho de 2013.

Para finalizar, proponha que cada aluno crie sua própria lista de desejos e no laboratório de informática, com acesso à internet, entre no um site de busca como o  www.google.com.br e pesquise os produtos de sua lista de desejos de compras que estão com desconto e verifique em qual lugar seria mais vantajoso comprar e qual seria a diferença do preço original de cada produto e o novo preço com desconto. Oriente-os a registrarem a opção escolhida em uma tabela que pode ser feita no Excel e apresentada para a turma posteriomente.

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:

O Ábaco de pinos – Jogos propostos

Fonte: disponível em

http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/abaco.htm Acesso em 16 maio 2013.

Multiplicação de decimais

Fonte: disponível emhttp://www.escolakids.com/multiplicacao-de-numeros-decimais.htm Acesso em 17 de julho de 2013.

Números decimais

Fonte: disponível emhttp://www.escolovar.org/mat_numero_decimais.htm Acesso em 17 de julho de 2013.

 

Professor(a) sugiro que você leia os livros a seguir:

DINIZ, Maria Ignez. Resolução de problemas e Comunicação. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M.A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim SBEM, São Paulo, ano 4, n.7, 1993.

LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006a. (Coleção Formação de professores).

______. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006b. (Coleção Formação de professores).

Avaliação

Professor (a), sugere-se avaliar os registros e as apresentações dos alunos a partir da atividade proposta na tabela e também na pesquisa da lista de desejos de cada aluno realizada no laboratório de informática com acesso à internet.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.