21/07/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM, que é o de construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, bem como reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números decimais (H1) são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Professor(a), antes de prosseguir acesse a aula “Multiplicação envolvendo números decimais utilizando o comércio virtual – Parte 1”.
Essa é a parte 2 da aula e será dividida em situações problemas apresentados em fotocópias e também em sites de compras da internet.
A AULA
Inicie a aula perguntando aos alunos em quais situações práticas utilizamos multiplicação de número decimal por número decimal. Deixe que eles se expressem, mesmo que as situações apresentadas não se refiram a esse conteúdo. Caso alguém fale em cálculo de porcentagem ao adquirir um produto, aproveite para falar sobre a proposta da aula. Caso ninguém fale no cálculo de porcentagem, diga a eles que nessas situações cotidianas ao optarmos por adquirir um produto, muitas vezes encontramos promoções onde os mesmos são ofertados com um valor abaixo do original e essa diferença é chamada de desconto.
Retome com os alunos a definição de porcentagem utilizando a representação de uma fração centesimal como parte de um todo. Por exemplo: 5% de alguma quantidade nada mais é do que 5/100 dessa quantidade.
Nesse sentido, vamos aproveitar esse contexto de possibilidade de compras online para trabalharmos a compreensão da multiplicação de número decimal por um número decimal.
Projete na lousa ou cole um cartaz com a imagem da figura 1 e faça a seguinte pergunta:
“Sabendo que o preço original de um fogão cooktop é de R$ 419,00 e que ele está com 15% OFF, qual será o novo preço dele com desconto?”
Figura 1: Imagem de um fogão cooktop
Fonte: Imagens adaptadas do site disponível em www.efacil.com.br Acesso em 17 de julho de 2013.
Oriente os alunos a resolverem o problema e registrar as estratégias de resolução no caderno. Em seguida, proponha que as diferentes estratégias de resolução sejam expostas na lousa simples ou na digital. Espera-se que apareçam os seguintes registros ilustrados pela imagem da Figura 2.
Figura 2: Exemplo de registros de possíveis estratégias utilizadas pelos alunos
Fonte: Imagem da própria autora
Comentário: Talvez não apareça todos os modos expostos na figura 2, então faça intervenções para que os alunos compreendam.
Oriente os alunos a utilizarem qualquer um dos modos para resolver um problema envolvendo multiplicação de um número natural por um número decimal. Talvez apareçam outras estratégias de resolução e, caso isso aconteça, proponha que os alunos socializem seus registros com os demais colegas utilizando a lousa simples ou digital.
Outro detalhe importante é que muitos alunos resolvem esse tipo de multiplicação utilizando o modo 2 (figura2) mecanicamente, calculando naturalmente sem se preocupar com a vírgula e ao final do processo, conta as casas decimais e a coloca. Nesse caso, percebemos que não houve aprendizado com compreensão, que o algoritmo está sendo utilizado sem significado. Intervenha explicando que “contar casas decimais” na verdade significa neste caso dividir o produto por 100 e que, na realidade, o que estamos fazendo é o procedimento do modo 1.
Após os alunos calcurarem essa diferença, entregue para a eles fotocópias da tabela a seguir e oriente-os a usarem a calculadora para conferir os resultados.
Folheto de produtos em oferta |
|
Observe as ofertas abaixo, faça os cálculos necessários e encontre o valor do desconto de cada produto e o novo valor com desconto. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Imagens adaptadas do site disponível em www.dafiti.com.br Acesso em 17 de julho de 2013.
Para finalizar, proponha que cada aluno crie sua própria lista de desejos e no laboratório de informática, com acesso à internet, entre no um site de busca como o www.google.com.br e pesquise os produtos de sua lista de desejos de compras que estão com desconto e verifique em qual lugar seria mais vantajoso comprar e qual seria a diferença do preço original de cada produto e o novo preço com desconto. Oriente-os a registrarem a opção escolhida em uma tabela que pode ser feita no Excel e apresentada para a turma posteriomente.
Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:
O Ábaco de pinos – Jogos propostos
Fonte: disponível em
http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/abaco.htm Acesso em 16 maio 2013.
Multiplicação de decimais
Fonte: disponível emhttp://www.escolakids.com/multiplicacao-de-numeros-decimais.htm Acesso em 17 de julho de 2013.
Números decimais
Fonte: disponível emhttp://www.escolovar.org/mat_numero_decimais.htm Acesso em 17 de julho de 2013.
Professor(a) sugiro que você leia os livros a seguir:
DINIZ, Maria Ignez. Resolução de problemas e Comunicação. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M.A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim SBEM, São Paulo, ano 4, n.7, 1993.
LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006a. (Coleção Formação de professores).
______. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006b. (Coleção Formação de professores).
Professor (a), sugere-se avaliar os registros e as apresentações dos alunos a partir da atividade proposta na tabela e também na pesquisa da lista de desejos de cada aluno realizada no laboratório de informática com acesso à internet.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!